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    MAPPING

    SamueLGuedes
    Por SamueLGuedes,

    Boa noite ÉkzTibianos e ÉkzTibianas

    Hoje vou abrir uma discussão bem interessante abordando o assunto MAPPING.

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    Quero saber de vocês:

     

    Como é ser um Mapper?

    Oque o mapping impacta no seu servidor?

    Oque você acha do estilo de mapping servidores de hoje? há diferenças de antigamente e hoje?

     

     

    Deixem suas respostas e opiniões sobre o assunto.

     

    • 10 posts

    Concurso Desenvolvedor do Mês

    Administrador
    Por Administrador,

     

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    Com o objetivo de apoiar desenvolvedores, lançaremos em parceria com a Otpanel o concurso Desenvolvedor do Mês. No mês de Outubro entregaremos uma versão base e os interessados deverão aprimorar esta versão dentro do prazo, com base em critérios pré-estipulados. 

    Todo mês, o vencedor de cada edição receberá patrocínio da Otpanel para por seu servidor online. O game também ganhará divulgação dentro da comunidade.

     

    Enquanto organizamos o concurso, pedimos que vote na enquete acima,  é rapidinho!

     

    ~~


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    Comente =)

     

     

     

     

     

    • 1 post

    5 Dicas para se tornar um spriter!

    Administrador
    Por Administrador,

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    1 FAÇA POR GOSTAR
       Essa dica parece o clichê, “fazer o que gosta”, mas tem fundamento. Boa parte dos spriters de antigamente faziam suas sprites como hobbie, elas não tinham como destino (na maioria), projetos open tibia. O foco era melhorar a qualidade das sprites e compartilhá-las com a comunidade. 


       Hoje em dia, a maioria está ligeiramente focada em projetos e freelances para atender os mesmos. Não é porque gostam de spriting, mas porque precisam fazer.
    Esses spriters quando novatos (existe algum que deixou de ser novato?) nem sempre levam a sério, acabam fazendo as coisas sem compromisso. Apenas fazem spriting junto com milhares de outras tarefas como mapping, scripting para atender a necessidade do próprio projeto (que na maioria dos casos é mais um poketibia), de todos que vieram me pedir ajuda, nunca vi nenhum que acabou evoluindo...


    “Lesh oque vose achou da mimha sprint?”


       Então essa é a mensagem, se comprometa principalmente com melhorar suas sprites, e não com projetos. Tenha como foco o spriting, projetos surgem e na maioria das vezes não são finalizados, mas você continuará sendo spriter.

     

     

     

     

    2 NÃO SEJA TEIMOSO

    Lesh: “Essa criatura está fora da perspectiva, você pode arrumar isso traçando uma linha diagonal. A pintura tá “meio” rabiscada você pode tentar agrupar em clusters pra melhorar o global shading.”
    Shinevis: “Não tá fora da perspectiva é que é meu estilo fazer assim!!! $%#$%#$%$@[email protected]
    (nome totalmente fictício, qualquer semelhança é mera coincidência)

     

       Se tem algo mais chato quando alguém experiente vai te passar uma crítica construtiva é quando a pessoa começa a se justificar. Se alguém passa muito tempo sem receber uma crítica e muitos elogios de fórum (o que é comum quando não se tem algum artista experiente no fórum), em poucos meses esse artista começa a se sentir “o spriter profissional”.

     

       Isso é péssimo porque nesse perfil o spriter passa a não aceitar mais críticas para manter sua imagem, a desculpa mais frequente para as críticas “esse é o meu estilo”. Também não aceita que existem spriters mais experientes/melhores do que ele, e faz de tudo pra ocultar isso em prol da sua imagem.

     

     

     

    3 NÃO SE LIMITE

       Muitos artistas que iniciam, geralmente começam fazendo sprites de Pokémon e não saem disso. Sprites de Pokémon são mais simples e não requerem tanta habilidade, também não possuem textura na maioria dos casos. Esses artistas acabam limitados e muitas vezes desistem porque o verdadeiro foco eram seus projetos de Pokémon.


       É importante fazer o que você gosta, mas gostar de Pokémon e ter um projeto é totalmente diferente de gostar de spritear.

     

     

     

    4 CONHEÇA A(S) FERRAMENTA(S) E O BÁSICO

       Quantos iniciantes me perguntam como fazer uma sprite, mas mal sabem selecionar uma cor com o conta-gotas do Paint? A dica simples é, estude o programa que você vai utilizar, veja se ele é adequado para você, aprenda a utilizar suas ferramentas. Outras dicas interessantes:


    - Não pinte com as cores iniciais do paint.
    - Não pinte com o balde do paint.
    - Não pinte com o spray do paint.
    - Busque pelos termos básicos como: AA, contraste, saturação, volume, cluster, global shading.
    - Não estude com tutoriais de “Como fazer sprites para habbo, minecraft, flappy bird”.
    - Não salve suas sprites em JPG, e sim PNG.


    “Lesh fis um sprint ta bom?”
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    5 CONVIVÊNCIA

       Característica chave de um spriter, saber pegar as melhores características de um bom sprite pra si. Aprender com o erro dos outros, aprender com os acertos dos outros. Boa parte do que se vê hoje em boas sprites são padrões já repetidos por várias pessoas. Busque entender o que você acha bom numa sprite, veja o que está repetido nas sprites que você considera boa (se quiser evoluir mais rápido, escolha as melhores, tenha um bom filtro).


       Se você anda com bons spriters a tendência é que se torne um, isso vale pra qualquer coisa, se você quer ser bom em uma área, esteja próximo dos que são bons naquilo, provavelmente terá acesso e mais contato com o universo do spriting.

     

    • • •

     

     

    Texto escrito por @Leshrot. Este artigo é uma opinião pessoal, com objetivo de ajudar iniciantes.

     

    Agradecimento especial aos sprites que autorizaram o uso de suas sprites no tópico, se tiver algo errado com os créditos me avisem!

     

     

     

     

     

     

    • 5 posts

    Xtibia Otserv - Ruínas 10.96

    Administrador
    Por Administrador,

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    Ruínas

     

    Esta é uma apresentação de um OTserv em desenvolvimento pela comunidade Xtibia.com.

     

     

    Em meio à vasta imensidão no espaço, havia um mundo chamado Ruínas. Fora chamado assim por causa da forte energia presente e das mais diversas criaturas vivas no planeta, assim como as próprias belezas provenientes de formações naturais, algumas com características especiais e míticas.

     

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    O tempo é o único responsável pela vida em Ruínas. De fato, muitas espécies não são oriundas deste mundo, o que reflete em atritos constantes. Mas uma espécie em especial, os humanos, vindos de outro mundo eras atrás, aprendeu a se adaptar à energia de seu novo planeta tão bem, que muitas das criaturas assombrosas de Ruínas temem seu sucumbimento.

     

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    Em Ruínas você é servo do impulso de sobrevivência, servo da luta, do sacrifício, da bravura e da mais profunda e temível coragem, um humano sentinela. Ou você é servo de sua própria natureza, dominante da matéria e das emoções que trazem vida ao universo de Ruínas e às transformam, um humano mago.

     

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    Entre nesse mundo de aventura, explore e domine habilidades específicas de Sentinelas ou Magos. Mas seja rápido, há um mal desconhecido assombrando o destino de Ruínas, ele precisa ser combatido.

     

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    Esperamos calorosamente que tenham gostado, aguarde por mais prévias, valerá a espera!

     

    • 12 posts

    3 Mapas criativos para seu Otserv

    SamueLGuedes
    Por SamueLGuedes,

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    Há diferentes tipos de otserv, diferentes gráficos e jogabilidades. Mas todo otserv precisa de um mapa criativo e atrativo, para poder cativar seus jogadores. Selecionamos 3 mapas interessantes para utilizar em um projeto, alguns com gráficos próprios e outros não. Confira abaixo:

     

    1 PIRATAS DO CARIBE

    Este mapa é ótimo para servidores rpg de Tibia, e está bem detalhado.

     

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    2 WORLD OF PIECE

    Um mapa diferenciado para um servidor diferenciado. Você com certeza vai querer conferir este!

     

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    3 CONTINENTES RPG

    Embora falte spawns, este mapa está pronto para ser jogado e notado.

     

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    É isso ai. Fique ligado nas novidades da nossa comunidade!

    • 3 posts

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