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opa,
minha sugestão é a TFS 1.1 tem melhor performance e aguenta 3x mais players que a 0.2, 0.3, 0.4
as versão antigas são muito boas
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Visual do site impecável, sucesso!
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Lindo pack @Leshrot, já conhecia a maioria, vai ser de grande utilidade pro pessoal.
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1 FAÇA POR GOSTAR
Essa dica parece o clichê, “fazer o que gosta”, mas tem fundamento. Boa parte dos spriters de antigamente faziam suas sprites como hobbie, elas não tinham como destino (na maioria), projetos open tibia. O foco era melhorar a qualidade das sprites e compartilhá-las com a comunidade.
Hoje em dia, a maioria está ligeiramente focada em projetos e freelances para atender os mesmos. Não é porque gostam de spriting, mas porque precisam fazer.
Esses spriters quando novatos (existe algum que deixou de ser novato?) nem sempre levam a sério, acabam fazendo as coisas sem compromisso. Apenas fazem spriting junto com milhares de outras tarefas como mapping, scripting para atender a necessidade do próprio projeto (que na maioria dos casos é mais um poketibia), de todos que vieram me pedir ajuda, nunca vi nenhum que acabou evoluindo...
“Lesh oque vose achou da mimha sprint?”
Então essa é a mensagem, se comprometa principalmente com melhorar suas sprites, e não com projetos. Tenha como foco o spriting, projetos surgem e na maioria das vezes não são finalizados, mas você continuará sendo spriter.2 NÃO SEJA TEIMOSO
Lesh: “Essa criatura está fora da perspectiva, você pode arrumar isso traçando uma linha diagonal. A pintura tá “meio” rabiscada você pode tentar agrupar em clusters pra melhorar o global shading.”
Shinevis: “Não tá fora da perspectiva é que é meu estilo fazer assim!!! $%#$%#$%$@!@”
(nome totalmente fictício, qualquer semelhança é mera coincidência)Se tem algo mais chato quando alguém experiente vai te passar uma crítica construtiva é quando a pessoa começa a se justificar. Se alguém passa muito tempo sem receber uma crítica e muitos elogios de fórum (o que é comum quando não se tem algum artista experiente no fórum), em poucos meses esse artista começa a se sentir “o spriter profissional”.
Isso é péssimo porque nesse perfil o spriter passa a não aceitar mais críticas para manter sua imagem, a desculpa mais frequente para as críticas “esse é o meu estilo”. Também não aceita que existem spriters mais experientes/melhores do que ele, e faz de tudo pra ocultar isso em prol da sua imagem.
3 NÃO SE LIMITE
Muitos artistas que iniciam, geralmente começam fazendo sprites de Pokémon e não saem disso. Sprites de Pokémon são mais simples e não requerem tanta habilidade, também não possuem textura na maioria dos casos. Esses artistas acabam limitados e muitas vezes desistem porque o verdadeiro foco eram seus projetos de Pokémon.
É importante fazer o que você gosta, mas gostar de Pokémon e ter um projeto é totalmente diferente de gostar de spritear.4 CONHEÇA A(S) FERRAMENTA(S) E O BÁSICO
Quantos iniciantes me perguntam como fazer uma sprite, mas mal sabem selecionar uma cor com o conta-gotas do Paint? A dica simples é, estude o programa que você vai utilizar, veja se ele é adequado para você, aprenda a utilizar suas ferramentas. Outras dicas interessantes:
- Não pinte com as cores iniciais do paint.
- Não pinte com o balde do paint.
- Não pinte com o spray do paint.
- Busque pelos termos básicos como: AA, contraste, saturação, volume, cluster, global shading.
- Não estude com tutoriais de “Como fazer sprites para habbo, minecraft, flappy bird”.
- Não salve suas sprites em JPG, e sim PNG.
“Lesh fis um sprint ta bom?”
5 CONVIVÊNCIA
Característica chave de um spriter, saber pegar as melhores características de um bom sprite pra si. Aprender com o erro dos outros, aprender com os acertos dos outros. Boa parte do que se vê hoje em boas sprites são padrões já repetidos por várias pessoas. Busque entender o que você acha bom numa sprite, veja o que está repetido nas sprites que você considera boa (se quiser evoluir mais rápido, escolha as melhores, tenha um bom filtro).
Se você anda com bons spriters a tendência é que se torne um, isso vale pra qualquer coisa, se você quer ser bom em uma área, esteja próximo dos que são bons naquilo, provavelmente terá acesso e mais contato com o universo do spriting.
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Texto escrito por @Leshrot. Este artigo é uma opinião pessoal, com objetivo de ajudar iniciantes.
Agradecimento especial aos sprites que autorizaram o uso de suas sprites no tópico, se tiver algo errado com os créditos me avisem!
- Mikas
- Blueshardxdxd
- @jeerenato
- @Leshrot
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Um conteúdo simples e antigo, porém ninguém faz tutoriais atualmente explicando por completo funções úteis como esta. Parabéns pelo tópico!
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Em 15/10/2016 at 20:39, drigobo disse:
Muuito bom, parabéns @drigobo, está fazendo um ótimo trabalho em spriting.
Eu gosto muito de ver trabalhos de outfits/monsters, e achei que o orc precisa melhorar a cabeça.
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Eu acho confuso muitas vocações. Otserv custom ainda é uma área muito fraca em open tibia, você precisa fazer algo prático, que seja entendido e que cative o público através dessa percepção.
Torço para que siga desenvolvendo, gostei das ideias.
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Eu usaria esse no efeito de completo:
(alt + 254)
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Achei genial @loladobolado, obrigado por compartilhar.
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Com o objetivo de apoiar desenvolvedores, lançaremos em parceria com a Otpanel o concurso Desenvolvedor do Mês. No mês de Outubro entregaremos uma versão base e os interessados deverão aprimorar esta versão dentro do prazo, com base em critérios pré-estipulados.
Todo mês, o vencedor de cada edição receberá patrocínio da Otpanel para por seu servidor online. O game também ganhará divulgação dentro da comunidade.
Enquanto organizamos o concurso, pedimos que vote na enquete acima, é rapidinho!
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Comente
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Muito bom, precisa ajustar esses frames, algumas linhas estão quebrando errado na troca de imagens. O sombreamento do pé está estranho ao meu ver.
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Belo tópico.
Os mapas são realmente bons, boa escolha.
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RESULTADO
Olá caros amigos, após uma semana, analisamos as apresentações dos projetos e os votos. Não foi como esperávamos, os projetos estavam em total parte mais preocupados com a impressão das pessoas referente ao que já está pronto e não houve muita ênfase no principal, que era o desenvolvimento. Apesar disso, algumas apresentações chamaram muita atenção de membros. Sabemos que esta é a primeira edição e nas próximas haverá mudanças positivas, para trazer à comunidade apresentações cada vez melhores.
Senti que muitos projetos não leram as recomendações publicadas dias antes do prazo para envio das apresentações, o que resultou, não só por este motivo em particular, no banimento de um membro da comunidade e na remoção de seu patrocínio. Gostaria de deixar claro que este membro quebrou várias normas do evento e infringiu pelo menos 3 regras importantes da nossa comunidade, uma delas é referente à ripping. Portanto, peço que dispensem acusações ao fórum, até porque esse mesmo membro tirou horas do seu dia para burlar a votação da maratona e criar provas fakes para atrapalhar os outros projetos, ou seja, não tem moral pra reclamar do evento. Isto serviu de exemplo para nós e para os próximos projetos que vierem a adquirir o nosso patrocínio. Pois pudemos enxergar de modo geral, através da maratona, a maturidade destes integrantes.
O que foi avaliado?
• Texto
• Mídias
• Impressão ao público
• Presença administrativa (gerar e atender comentários de membros)
• ContribuiçãoO projeto vencedor da maratona é Pokemon Global, por @Tony Araujo, com a seguinte premiação:
150 Otservlists.com Coins
150 Xtibia Coins
30 Pontos de Reputação, distribuídos entre os integrantes do time.
Em segundo lugar, Pokemon Light, por @Drazyn, com a seguinte premiação:
75 Otservlists.com Coins
75 Xtibia Coins
20 Pontos de reputação, distribuídos entre os integrantes do time.
Não faremos 3º lugar devido ao número de participantes. Esperávamos 7 projetos, 2 foram desclassificados por inatividade e 1 desclassificado por infringir regras.
(Entrar em contato para retirar os prêmios)
Agradecemos a participação de todos os projetos e aos membros que colaboraram comentando e divulgando o evento, esperamos que a próxima edição seja melhor ainda! Comente abaixo.
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Votação encerrada, tópico fechado.
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Moderadores, podem alertar a vontade. Principalmente os que cometem um flood atrás do outro e ainda por cima me marcam no post. Já disse que se tiverem um problema é pra reportar o tópico e não ficar discutindo no tópico. Isso aqui não é bate-papo.
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Caro membro, seu tópico foi movido de Download Otserv > Otserv > Otserv Derivado para Otserv > Suporte Otserv.
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Caro membro, seu tópico foi movido de Otserv > Notícias e Debates para Otserv > Suporte Otserv.
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Os votos vão ser conferidos galera, sei que estão ferventes por causa de uma criança tentando sabotar o evento, mas o mais importante são os votos das pessoas que comentaram (justificaram o voto) aqui no tópico + a avaliação dos juízes. Obrigado por estarem colaborando e desculpem o ocorrido.
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Gostei da ideia e da caixa tbm. Só repetiria o efeito da borda do botãozinho na borda do diálogo exterior, é um detalhe bobo mas faz a diferença. Esperando por mais, parabéns!
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Hail Xtibianos! É hora de votar, diga-nos qual projeto lhe interessou mais, e porque? O que torna o projeto que você escolher digno de receber o 1º lugar? A votação vai ficar aberta até 15~17/10, postaremos o resultado.
Parabéns aos projetos que participaram!
PROJETOS PARTICIPANTES
1 POKÉMON GLOBAL
Apresentação:
Contribuição
2 HEROES VALLEY
Apresentação:
Contribuição
3 POKÉMON LIGHT
Apresentação:
Contribuição
4 ATTACK
Apresentação:
Contribuição
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5 minutos atrás, disso disse:
Eu quando vejo algo que nunca ví, sempre entro pra ver a descrição do conteudo.
pena ai não ter explicando pra que serve isso .
É uma extenção (auto-border) de map editor.
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Caro membro, seu tópico foi movido de Design > OFF-Topic > Galerias para Notícias e Debates > Otserv > Exposições (Show Off).
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ATTACK
Olá Xtibianos, esta é a apresentação 4 do evento Maratona de Projetos. Peço humildemente que leia a apresentação que o projeto preparou e contribua comentando a respeito, saiba que devemos apoiar nossos desenvolvedores BR para que nossa comunidade cresça mais forte, faça sua parte! Lembro que no final das apresentações haverá uma votação, onde os membros avaliaram e escolherão o projeto desenvolvedor vencedor da maratona!
Bem vindos à intimidade do projeto Attack!
(Se você não sabe do se trata o projeto, por favor, clique aqui!)
Como está dividido o desenvolvimento do jogo?O jogo está sendo desenvolvido em três etapas:
- A etapa inicial, alpha, consiste em adaptar o servidor e o cliente, TFS 1.2 e OTClient, respectivamente, ao gênero MOBA.
- A etapa posterior, beta, consiste em testar as interações das adaptações promovidas e as interações das habilidades de cada personagem, para termos um jogo dinâmico e justo.
- Por ultimo e mais importante: release. Essa etapa de desenvolvimento se refere a criar conteúdo para a interação da comunidade, como torneios, conquistas e itens.
Quem é a equipe?
A equipe é composta por mim, MarceLoko e Skulls.
Quem faz o que?
Sou responsável por viabilizar a plataforma de construção do conteúdo e coordenar as próximas ações e prioridades.
Skulls é responsável pelo desenvolvimento do conteúdo.
Ferramentas utilizadas:
- Skype
- Trello
- Bitbucket
- Remere's Map Editor
- ObjectBuilder
Dificuldades do projeto:
- Falta de disponibilidade de ambas partes, precisamos focar em nossa vida profissional, tendo em vista que lucrar com o jogo não é fator decisivo.
- Grande distância física entre os membros.
- Falta de habilidade de desenvolvimento visual.
- Necessidade de refatoramento de características das plataformas, já que se trata de um gênero diferente de jogo.
Descrição de algumas características planejadas:
- Multi-idiomas
- Comunicação por voz
- Dados de partidas antigas e análises estatísticas
- Partidas ao vivo e replays
- Fórum e galerias dentro do jogo
- Jogadores poderão criar seus próprios torneios
- Servidores de jogo em vários locais do mundo, inclusive no Brasil (todos conectados entre si)
(Essa listagem não contém qualquer tipo de ordem de importância, implementação e nem significa que são indispensáveis.)
Política de novos desenvolvedores:
A equipe no momento não está em busca de qualquer novo membro. Atividades que necessitam de alguma habilidade específica são encomendadas a profissionais.
Entretanto, há grande demanda na parte gráfica e de desenvolvimento. Caso algum desenvolvedor demonstre seu valor, o que e o quanto deseja agregar ao projeto, este poderá ser efetivado no quadro de desenvolvedores.
Vídeos e fotos
Peço desculpas pelo pouco conteúdo visual, como já foi dito, o desenvolvimento visual é uma deficiência.
Demonstração da movimentação da câmera do jogador:
Demonstração de uma magia
Prévia da interface
O projeto não possui previsão de lançamento.
Terei prazer em responder dúvidas e receber sugestões.
CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA O XTIBIA
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Idéias/tópico muito bons. E da pra aproveitar muita coisa do tibia em um projeto como este.
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Quem Está Navegando 0 membros estão online
- Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
Comunicado
em Noticias
Postado
Boa galera!
Estamos de volta pra dar uma agitada aqui no fórum, queremos idéias e sugestões nas seguintes áreas:
- Conteúdo (oq falta pra vocês? como gerar novas distros, scripts etc..?)
- Motivação (concursos, eventos)
- Organização (apontem problemas)
- Equipe (precisamos de ajuda)
Aqui é o Gus!! Primeiro passo que gostaríamos é ouvir sugestões e idéias pra gente crescer a comunidade.
Já atualizamos agora o fórum tudo novinho em folha e rápido como sempre!
Lista otserv-list.com atualizada e rodando também!!