Ir para conteúdo

C, Aprendendo A Programar


tesla

Posts Recomendados

Motivo:

Bom pessoal, primeiramente olá, eu sou novo no XTibia, jogo somente tibia global, não me interesso por OT, mas vamos lá: Sempre gostei de computador sou muito familiarizado com ele, e agora to aprendendo por conta própria a linguagem C. To com uma apostila muito boa. E já faz um tempo eu estou ficando de "tocaia" na área de programação do XTibia, e para falar a verdade, eu não vi, pelo menos na minha opinião, algum tutorial, que fosse do Básico (Básico mesmo) ao Pelo menos intermediário, e como vocês já devem de ter percebedio a maioria dos tutoriais são de C++. Então decidi criar este tutorial como um definitivo, ao longo do meu aprendizado, vou editando o post, e incrementando aulas.

 

Por que aprender o C?

Como a maioria já deve saber o C++ é o incremento do C (daí o "++"), e na minha opinião, para você aprender o incremento, primeiro deve-se aprender a base.

Requerimentos:

Bom para se aprender a linguagem de programção não precisa ter conhecimento sobre outras linguagens, apenas ser familiarizado com o PC.

Vamos precisar ao longo do tutorial do Dev-C++ disponível para download no seguinte link: Dev-C++

Peço à vocês que:

Comentem as minhas aulas, provas e deêm sujestões.

 

Breve resumo:

O C foi criado por Dennis Ritchie derivado do B, criado por Ken Thompson que por sua vez é derivado do BCPL criado por Martin Richards.

 

Aula 1 - Introdução, Um Primeiro Programa

 

A primeira vez que você for abrir o Dev-C++ ele vai pedir uma configuração de linguagem e skin, coloque em Português (Brasil) e com o skin que você mais gostar. Após isto vá em Arquivo -> Novo -> Arquivo Fonte (Ou Ctrl + N).

Agora observe que um arquivo é aberto, esse é o código fonte do seu programa.

 

OBS: É aconselhado que o aluno Digite os códigos contidos nessas aulas, para ir se acostumando.

 

#include <stdio.h>
int main ()
{
printf ("Eu Existo\n"); /* oO um programa criado por mim */
return(0);
}

Digite o código no Dev compile e execute (F9).

 

Agora Vamos desmembrar este programa, e explicar parte por parte:

#include <stdio.h>

O comando #include <stdio.h> diz ao programa que ele deve incluir o arquivo-cabeçalho stdio.h . Este arquivo possui todas a funções para entrada e saída de dados. O C possui diversos cabeçalhos.

int main ()

{

}

A linha int main () define a função de nome main. Todo programa C deve ter esta função pois esta será chamada quando o programa for executado. Todo o código desta função é delimitado por {} (chaves), e será executado seqüencialmente. O int diz que o programa retorna um inteiro.

 

printf ("Eu Existo\n"); /* oO um programa criado por mim */

A Função printf () imprime uma string na tela (string é uma seqüencia de caracteres, vamos apronfundar mais para frente), o "Eu Existo" é um argumento, este é o texto ser impresso na tela. \n é uma constante recebe o nome de constante barra invertida. Ele indica que após o Eu Existo devemos mudar de linha, então ser tivermos um printf igual ao que vimos aqui ele será impresso debaixo do primeiro. É como se fosse para entender melhor o <br> do html. Quando fazemos um programa é um bom hábito colocarmos comentários isto torna seu programa mais fácil de se entender, estes são delimitados por /* */ e não são compilados pelo programa. Toda linha de função deve terminar com ;.

 

return (0);

Observe que quando executamos o programa ele fecha tão rápido que não dá tempo de se ver o Eu Existo na tela. Calma, o seu programa não está com defeito, pelo contrário, ele funciona corretamente, o que acontece é como eu disse, ele executa o código seqüencialmente, então logo após imprimir o Eu Existo na tela, ele não perde tempo e já determina o printf () como uma função já executada e executa a próxima linha, no nosso caso o return (0);. O return (0); determinou que ele devia retorna á um inteiro no caso o 0, mais para frente vamos aprofundar no return.

:button_ok: Prova :button_ok:

Então, preparado(a) para sua primeira prova? Se não, leia novamente a Aula 1. Se sim, prossiga: Bom, como primeira prova eu não vou passar algo muito difícil, até mesmo porque sabemos somente o basicão, vamos lá, Digite um programa que imprima "eu" pule 5 linhas, imprima "sou" pule 5 linhas novamente e digite alguma qualidade sua :smile_positivo: e comente esta sua qualidade, de forma que o programa não execute o comentário.

 

Aula 2 - Matemática e o C

 

 

Galera, antes desta aula devemos compreender que quase tudo (pra não dizer tudo) no C é matemática, então se você não é bom em matemática pode prosseguir, mas tome muito cuidado e tenha atenção ao ler as aulas. Caso você seja :smile_positivo: em matemática, digamos que não irá quase que encontrar dificuldade nas aulas.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
float pi, x, re; /* define os pontos flutuantes */
printf ("Ente com o valor a ser multiplicado (aproximadamente) por Pi\n(numeros com virgula, deve ser usado ponto ao inves de virgula ex: 1.0): ");
scanf ("%f", &x);/* obtem valor de x */
pi = 3.1415; /* define o valor aproximado de Pi */
re = x*pi; /* atribui o resultado se x vezes Pi ao ponto flutuante res */
printf ("\n\aO Produto foi aproximadamente: %f\n", re);
system ("pause");
}

Digite, Compile e Execute.

 

Vamos agora analizar cada estrutura:

 

stdlib.h

Standart Library ou seja Biblioteca Padrão, para saber mais entre aqui Stdlib.h (Wikipédia)

 

float pi, x, re;

Float é um ponto flutuante, melhor explicando vou dar um exemplo: 7,555888 ou seja números com casas decimais, no C, o programa não usa "," (vírgula) para definir casas decimais, ele usa pontos exemplo: 7,555888 está errado, o correto no programa C seria: 7.555888. Podemos definir várias floats com nomes diferentes sempre separando por vírgula. Vou aproveitar e ensinar sobre os números inteiros: int pi, x, re; aqui pi, x e re são inteiros, ou seja, números que não tem casas decimais exemplo: 7555888. Lembrando que 7555888 é diferente de 7.555888.

 

scanf ("%f", &x);

O scanf () lê um dado fornecido pelo usuário, o parâmetro "%f" diz ao scanf () que iremos ler um float (para ler inteiro usamos "%d"), o &x atribui o valor do float fornecido pelo usuário á variável x (lembrando que definimos a variável no ínicio do programa como um float), é importante lembrar de colocar o & antes da variável no scanf (), vamos ver o porque disso mais tarde.

 

pi = 3.1415;

Aqui atribuimos o valor 3.1415 (casas decimais representadas por ponto) á variável "pi".

 

re = x*pi;

Agora é que vem a matemática, aqui nós atribuimos o valor do produto da equação "x*pi" a "re".

 

printf ("\n\aO Produto foi aproximadamente: %f\n", re);

Nós agora devemos imprimir na tela o resultado, primeiro vou explicar o \a. O \a emite um "beep". Agora depois a frase "O Produto foi aproximadamente:" queremos que o valor de "re" (produto de x*pi) apareça na tela, para isso colocamos o %f dizendo ao programa que um float irá aparecer (se fosse um int seria %d) e depois da frase, devemos definir qual o float irá aparecer, então separamos a frase com uma vírgula (depois de delimitar o que será impresso com aspas) e colocamos o parâmetro "re". "re" é a variável (float) que armazenou o produto, então o %f digitado no printf, irá imprimir o valor de "re". Se quisessemos imprimir o valor de "x" por exemplo, depois do valor de "re" era só colocar outro %f no printf e depois definir o parâmetro "x" ficando assim: printf ("\n\aO Produto foi aproximadamente: %f %f\n", re, x); Observe que a string "%f" corresponde a seqüencia dos parametros, ou seja o 1º "%f" corresponde á "re" o 2º "%f" corresponde á "x".

 

system ("pause");

Esta função só pode ser usada caso incluimos o cabeçalho stdlib.h como fizemos no início do programa. Ela é como se fosse um "Pause" mesmo no programa, ela só irá executar a próxima função caso o usuário precione qualquer tecla, como no nosso programa as funções se acabam depois dela, o programa fecha.

 

:button_ok: Prova :button_ok:

1º Faça um programa que some 3 inteiros fornecidos pelo usuário, imprima na tela o valor dos 3 inteiros e o total da soma dos 3

2º Faça outro programa que multiplique 2 floats fornecidos pelo usuário, e imprima somente o produto da multiplicação dos 2.

 

Aula 3 - Funções, Argumentos e Retornando Valores

 

Agora que já temos uma noção, vamos criar as nossas funções. As nossa funções seram sempre chamadas somente depoisda função main.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int msg ()
{
printf ("Se um knight bem doido quisesse chegar ao distance skill 100, ele usaria 745.807.745.800.000 bolts, que atirados sem parar, consumiriam: 413.437.636.585 Horas 17.226.268.190 Dias 574.218.940 Meses ou 47.851.578 Anos!"); /* coloque isto na mesma linha do printf de cima */
return (0);
}
int main ()
{
msg ();
printf ("\n\nSabia?\n");
system ("pause");
}

Digite, compile e execute.

 

Analizando...

 

msg ();

O msg (); chama a nossa função, e não define nenhum parâmetro, já que sabemos que main é a primeira função a ser chamada, se não chamarmos a nossa função ela vai ser "ignorada" pelo programa. Chamando a função dentro de main é como se colocassemos o código da função msg dentro de main. Esta técnica, torna o programa mais organizado, e mais fácil de se compreender.

 

Também podemos usar funções para retornar valores, resultados, ou o que for.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int tot (int x) /* Calcula o quadrado de x */
{
printf ("O quadrado e %d\n",(x*x));
system ("pause");
}
int main ()
{
int y;
printf ("Entre com um numero: ");
scanf ("%d", &y);
printf ("\n");
tot(y);
return(0);
}

Digite Compile e Execute.

 

Antes de explicar o código fonte acima vou dar um resumo sobres os Argumentos.

Eles são as entradas que a função recebe. Com eles damos parâmetros as funções, um exemplo de argumento simples é o (x*x), que tem como produto um inteiro, que é impresso pelo "%d".

 

Observe que no início da função nós definimos um inteiro x, e observe também que em main quando vamos chamar a função tot definimos um argumento y. Isso faz com que o valor da variável y em main, seja copiado para variável x em tot.

 

Podemos também simplificar a função de tot colocando apenas para retornar o resultado de x*x.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int tot (int x) /* Calcula o quadrado de x */
{
return (x*x);
}
int main ()
{
int y, res;
printf ("Entre com um numero: ");
scanf ("%d", &y);
printf ("\n");
res=tot(y);
printf ("O Quadrado e: %d\n", res);
system ("pause");
}

Digite Compile e Execute

 

Neste caso simplesmente atribuimos o valor de tot, a res, que é impresso na tela. tot neste caso tem a função de retornar do valor da multiplicação x*x.

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int conta (float a, float b, float c)
{
return (a*b*c);
}
int main ()
{
float x, y, z, res;
printf ("Entre com um numero decimal (ponto ao inves de virgula): ");
scanf ("%f", &x);
printf ("\nEntre com outro numero decimal (ponto ao inves de virgula): ");
scanf ("%f", &y);
printf ("\nEntre com outro numero decimal (ponto ao inves de virgula): ");
scanf ("%f", &z);
res=conta(x, y, z);
printf ("\a\nResultado da multiplicação: %f\n\n", res);
system ("pause");
}

Digite, compile e execute

 

Observe que definimos mais de uma variável como parâmetro, se quisessemos poderiamos definir até um valor por exemplo, colocando o valor de pi ao invés de z ficando assim:

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int conta (float a, float b, float c)
{
return (a*b*c);
}
int main ()
{
float x, y, res;
printf ("Entre com um numero decimal (ponto ao inves de virgula): ");
scanf ("%f", &x);
printf ("\nEntre com outro numero decimal (ponto ao inves de virgula): ");
scanf ("%f", &y);
res=conta(x, y, 3.1415);
printf ("\a\nResultado da multiplicação: %f\n\n", res);
system ("pause");
}

 

:button_ok: Prova :button_ok:

Escreva um programa que some dois inteiros fornecidos pelo usuário, e depois multiplique o valor da soma por um numero também fornecido pelo usuário, e retorne o valor da equação.

Aula 4 - Caracteres

O caractere é tratado no C, como um dado, esse dado tem o nome de char:

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char letra;
letra='E';
printf ("%c\n",letra);
system ("pause");
}

Digite Compile e execute

 

char letra;

Como sabemos, devemos definir todas as variáveis no início do programa, assim fazemos com o caractere, que é definido pelo parâmetro "char". Um caractere pode ser uma letra ou um número, e é indicado por ' ' (apóstrofes). O código de controlhe dos caracteres é "%c".

O char também pode armazenar um valor inteiro, esse valo corresponde a um caractere. Esse código é conhecido como código ASCII, veja abaixo que o programa irá imprimir um número correspondente ao caractere pois dizemos ao printf para imprimir um inteiro mas estamos usando um char, isso acontece por que o printf usa o ASCII. Abaixo o programa irá imprimir o número 99 que corresponde ao caracter "c". Vale a pena lembra que a linguagem C é "Case Sensitive" ou seja A (maiúsculo) é diferente de a (minúsculo).

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char letra;
letra='c';
printf ("%d\n",letra);
system ("pause");
}

 

Aqui 2 listas (a segunda é continuação da primeira :withstupidsmiley: ) dos caracteres ASCII

ascii001and7.gif

ascii001bon4.gif

A maioria das vezes queremos ler um caractere fornecido pelo usuário, para isso usamos getch () e getche (). Geralmente estas funções não estão disponíveis em Unix, pois não fazem parte do Padrão ANSI. Apesar disso podemos substituir estas funções pelo scanf ().

 

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char letra;
letra = getch();
printf ("Voce pressionou a tecla %c", letra);
system ("pause");
}

 

#include <conio.h>

É por esse cabeçalho que não funciona em Unix, a não ser que você o possua, sem ele não se pode usar getch () ou getche ().

 

letra = getch();

Aqui o char "letra" não é um caractere, aqui ele define que o caractere será fornecido pelo usuário.

 

Agora vamos ver em como fazer isso com um scanf ():

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char letra;
scanf("%c", &letra);
printf ("Voce pressionou a tecla: %c\n", letra);
system ("pause");
}

 

Aqui o scanf () ao invés de armazenar um número irá armazenar um caractere no char "letra". A Principal diferença é que no primeiro caso com o getch () o usuário simplesmente precisa apertar a tecla com o caractere, já com o scanf () o usuário precisa apertar <ENTER> depois de digitar o caractere. A Diferença entre getch () e getche () é que o primeiro apenas armazena o caractere, já o segundo imprime antes de armazenar.

:button_ok: Prova :button_ok:

Escreva um programa que leia 3 caracteres digitados pelo usuário, imprima os 3 juntos, e depois imprima o código ASCII dos 3, sendo cada código em uma linha.

Aula 5 - Strings

 

String é um vetor de caracteres, vamos estudar o vetor mais a frente, a string sempre acaba com um caractere nulo. Este caractere nulo pode ser representado pela barra invertida da seguinte forma '\0'. Vamos ver agora os fundamentos básicos para se usar uma string.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char frase[100];
printf ("Digite uma frase: ");
gets (frase);
printf ("\a\nDigitou: %s\n", frase);
system ("pause");
}

Digite Compile e execute

 

char frase[100];

Bom, aqui definimos uma string chamada "frase". O "[100]" depois de "frase" define o tamanho máximo da string, se você entrar com uma string maior o programa pode aceitar, mais será uma catástrofe, veremos porque mais à frente. Bom então o tamanho máximo da string é 99. Sim, pois no C, a contagem começa do 0.

 

gets (frase);

Aqui nós pegamos uma string digitada pelo usuário, e armazenamos na string "frase". Para fazer isso nós usamos o comando gets () já incluído em stdio.h.

 

Suponhamos agora que nós temos uma string com nome "str" e a string armazenada seja "xtibia", e nós queremos acessar o segundo caractere (t) para isso basta indexarmos ou seja:

 

str[1] = 't';

Mas porque estamos acessando 't' e não 'x' já que colocamos "1"? Lembre-se que o C começa a contar do 0 se quisermos acessar o caractere 'x' devemos colocar [0]. Com isso podemos até mesmo alterar um caractere da string se fizessemos assim: str[1] = 'x'; e imprimir na tela, teriamos uma string escrota :surprised: : "xxibia".

 

printf ("\a\nDigitou: %s\n", frase);

Bom vocês já devem ter percebido que %s serve para imprimir uma string. Acho que agora é um bom momento para mostrar a tabela dos códigos de controle:

Vou improvisar Aqui:

  1. %d
  2. %f
  3. %c
  4. %s
  5. %%

Correspondem à:

  1. Inteiro
  2. Float
  3. Caractere
  4. String
  5. %

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char frase[100];
printf ("Digite uma frase: ");
gets (frase);
printf ("\a\nDigitou: %s\n", frase);
printf ("O Segundo Caractere da Frase e: %c\n", frase[1]);
system ("pause");
}

Digite Compile e Execute

Bom observe que queremos imprimir o segundo caractere digitado pelo usuário, para isso acessamos com a string "frase" indexada do número do seu segundo caractere [1], e imprimimos usando um código de controlhe %c já que queremos imprimir somente um caractere.

 

:button_ok: Prova :button_ok:

Bom, vou passar duas provas:

1 Escreva um programa que leia uma string, imprima segundo e o quarto caractere da string juntos, e depois separados (cada um em uma linha), imprima a string, depois imprima o código ASCII dos dois caracteres juntos e depois separados. Difícil? Olha o debaixo ^^ :rules:

2 Agora essa é pros mais espertos :diablo: : Crie um programa que leia uma string. Depois disso pessa o número do caractere da string que o usuário quer ver. Após isso, imprime o número digitado pelo usuário, imprima o caractere, imprima o código ASCII do caractere, e depois a string (todos separados).

 

:construction: consgt9.jpgGalera to ocupado com o grupo de programação, mas em breve voltarei consgt9.jpg :construction:

 

Tutorial 100% Criado por Tesla (Victor França Lopes)

Lembrando: Sou apenas um estudante e não um professor :positive:

Qualquer dúvida: victorhavenk@hotmail.com (Online quase 24Hrs)

Editado por tesla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, vou continuar sim, a medida que eu for aprendendo eu vo postando aqui, apesar de eu jah estar um pouco mais avançado que isso, eu n tenho preguiça serve ateh para eu fixar meus aprendizados ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz todas as aulas aqui... Muito "boum" esse seu tutorial, eu peguei o assunto bem facil... Eu ja tinha um curso de logica de programação. Eu tentei fazer um de C, mas, falaram que eu era muito nova '>.<'

 

 

Gostei muito do seu "curso"

 

 

 

Parabens, 11 post e ja ta arrasando heim?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Me ajuda numa coisinha?

Eu baixei um distro, e compilei ele. Na hora de executar da o seguinte erro:

post-110791-1227999677_thumb.jpg

Editado por Gofaia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado Gofaia, agora to ocupado com o grupo de programação que eu montei mas, em breve vou continuar o tuto :party: , se precisar de alguma coisa entre em contato

 

OBS: Pessoal mais velho, pra se programar não precisa de idade e sim de cabeça, eu montei meu primeiro site flash sozinho com 12 anos pra vcs terem uma idéia

-

Sobre o erro, eu vou procurar saber para você, vou pergunta pro programador mais esperto da minha equipe, mas como ele já tinha me falado o Dev-C++, é leve mas tem alguns bugs... Eu acho que é um bug, vo procurar saber te retorno a resposta :positive: ...

Editado por tesla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, esse tuto deve ter dado um trabalhão hein.

Muito bom, muito bem explicado, boa formatação, enfim, tudo que o xtibia merece de seus usuários.

Está de parabéns cara!

Tô usando teu tuto cara, agora eu vou aprender de qualquer jeito hehe.

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi

tem como ver se meus códigos estão corretos ? vlw

1º aula

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <cstdlib>
#include <iostream>

using namespace std;

int main(int argc, char *argv[])
{
printf("Eu\n\n\n\n\nSou\n\n\n\n\nGostoso\n"); /*não estou me achando, é que sou gostosão mesmo :D */
system("pause");
}

 

Agora o da prova 2, 1º

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <cstdlib>
#include <iostream>
int main ()
{
int x, y, z, resultado;
printf("Entre com o valor a ser somado:\n");
scanf("%d", &x);
printf("Entre com o valor a ser somado com %d\n", x);
scanf("%d", &y);
printf("Entre com o valor a ser somado com %d e %d\n", x, y);
scanf("%d", &z);
resultado = x+y+z; 
printf("\nPrimeiro valor = %d\n", x);
printf("Segundo valor = %d\n", y);
printf("Terceiro valor = %d\n\n", z);
printf("A Soma de %d+%d+%d resultou em: %d\n", x, y, z, resultado);
system("pause");
}

 

Prova 2, 2º

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <cstdlib>
#include <iostream>
int main ()
{
float x, y, resultado;
printf("Entre com o valor a ser multiplicado:\n");
scanf("%f", &x);
printf("Entre com o valor a ser multiplicado com %f\n", x);
scanf("%f", &y);
resultado = x*y; 
printf("\nPrimeiro valor = %f\n", x);
printf("Segundo valor = %f\n", y);
printf("A Multiplicacao de %f e %f resultou em: %f\n", x, y, resultado);
system("pause");
}

 

Não sei se fiz certo, mas ta ai:

Prova 3

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <cstdlib>
#include <iostream>

int main(int a, int b, int c, int resultadosoma, int resultadomult)
{
  printf("Entre com um valor a ser somado\n");
  scanf("%d", &a);
  printf("Entre com um valor a ser somado com %d\n", a);
  scanf("%d", &b);
  resultadosoma = a+b; 
  printf("A soma de %d e %d foi de %d\n", a, b, resultadosoma);
  printf("Agora digite um numero para multiplicar com %d\n", resultadosoma);
  scanf("%d", &c);
  resultadomult = resultadosoma*c;
  printf("A Multiplicacao entre %d e %d resultou em %d\n", resultadosoma, c, resultadomult);
  printf("Voce acabou de realizar a seguinte equacao: %d + %d = %d e multiplicou por %d que resultou em %d\n", a, b, resultadosoma, c, resultadomult);
  system("pause");
}

 

E Finalmente o da 5, 1º

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <cstdlib>
#include <iostream>

int main(int a, int b, int c, int resultadosoma, int resultadomult)
{
char x[100];
printf("Digite uma frase: \n");
gets(x);
printf("Voce digitou '%s'\n", x);
printf("O segundo e o quarto caractere da frase digitada eh, respectivamente, '%c%c'\n", x[1], x[3]);
printf("O segundo caractere da frase digitada eh '%c'\n", x[1]);
printf("O quarto caractere da frase digitada eh '%c'\n", x[3]);
printf("Codigo ASCII de '%c' eh '%d' e de '%c' eh '%d'\n", x[0], x[0], x[3], x[3]);
printf("Codigo ASCII de '%c' eh '%d'\n", x[0], x[0]);
printf("Codigo ASCII de '%c' eh '%d'\n", x[3], x[3]);
system("pause");
}

o 2º nem tenho coragem de tenta :p

Editado por MaNeRiNhU
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MaNeRiNhU

 

Correto mas poderia ser simplificado assim:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

 

int main()

{

printf("Eu\n\n\n\n\nSou\n\n\n\n\nGostoso\n\n\n\n");

system("pause");

}

 

2/1º Correto

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

 

int main ()

{

int x, y, z, resultado;

printf("Entre com o valor a ser somado:\n");

scanf("%d", &x);

printf("Entre com o valor a ser somado com %d\n", x);

scanf("%d", &y);

printf("Entre com o valor a ser somado com %d e %d\n", x, y);

scanf("%d", &z);

resultado = x+y+z;

printf("\nPrimeiro valor = %d\n", x);

printf("Segundo valor = %d\n", y);

printf("Terceiro valor = %d\n\n", z);

printf("A Soma de %d+%d+%d resultou em: %d\n", x, y, z, resultado);

system("pause");

}

 

2/2º Certim

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main ()

{

float x, y, resultado;

printf("Entre com o valor a ser multiplicado:\n");

scanf("%f", &x);

printf("Entre com o valor a ser multiplicado com %f\n", x);

scanf("%f", &y);

resultado = x*y;

printf("\nPrimeiro valor = %f\n", x);

printf("Segundo valor = %f\n", y);

printf("A Multiplicacao de %f e %f resultou em: %f\n", x, y, resultado);

system("pause");

}

 

3 Correto

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

 

int main(int a, int b, int c, int resultadosoma, int resultadomult)

{

printf("Entre com um valor a ser somado\n");

scanf("%d", &a);

printf("Entre com um valor a ser somado com %d\n", a);

scanf("%d", &b);

resultadosoma = a+b;

printf("A soma de %d e %d foi de %d\n", a, b, resultadosoma);

printf("Agora digite um numero para multiplicar com %d\n", resultadosoma);

scanf("%d", &c);

resultadomult = resultadosoma*c;

printf("A Multiplicacao entre %d e %d resultou em %d\n", resultadosoma, c, resultadomult);

printf("Voce acabou de realizar a seguinte equacao: %d + %d = %d e multiplicou por %d que resultou em %d\n", a, b, resultadosoma, c, resultadomult);

system("pause");

}

 

Kde o 4? XD

5/1º Correto, mas e se o 4º ou o segundo caractere for nulo? XD ainda não ensinei á vocês como fazer o programa testar uma condição por isso tá certo sim ^^...

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

 

int main(int a, int b, int c, int resultadosoma, int resultadomult)

{

char x[100];

printf("Digite uma frase: \n");

gets(x);

printf("Voce digitou '%s'\n", x);

printf("O segundo e o quarto caractere da frase digitada eh, respectivamente, '%c%c'\n", x[1], x[3]);

printf("O segundo caractere da frase digitada eh '%c'\n", x[1]);

printf("O quarto caractere da frase digitada eh '%c'\n", x[3]);

printf("Codigo ASCII de '%c' eh '%d' e de '%c' eh '%d'\n", x[0], x[0], x[3], x[3]);

printf("Codigo ASCII de '%c' eh '%d'\n", x[0], x[0]);

printf("Codigo ASCII de '%c' eh '%d'\n", x[3], x[3]);

system("pause");

}

 

UHAHHUAHUUHAUHUHA Cara se vc analizar direito é muito fácil a 5/2º, é pura lógica ^^

 

 

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas aulas estão muito boas, acredito que esse método de passar programas modelos e explica-los é o melhor, pq fica bem mais fácil de aprender.

 

Poderia falar sobre essa apostila muito boa que vc está?

Vc ja tem uma previsão sobre os assuntos das próximas aulas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Cara tentei de milhoes de maneira a 5:2 olha ai

 

 

 

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char frase[100], a;
printf ("Digite uma frase: ");
gets (frase);
printf ("Digite o numero da string desejada:");
scanf ("%d", &a);
printf ("%d",frase[a]);
system ("pause");
}

 

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <stdlib.h>
int main ()
{
char frase[100], a;
printf ("Digite uma frase: ");
gets (frase);
printf ("Digite o numero da string desejada:");
scanf ("%d", &a);
printf ("frase%d",['a']);
system ("pause");
}

 

putz cara mts jeitos passa a resposta ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

vlw galera to sem tempo pq to num projeto mas prometo q assim q me sobra eu passo o resto das aulas

XoxoTai: preste mais atenção o seu erro foi muito bobo mas acontece :blush:

#include <stdio.h>

#include <conio.h>

#include <stdlib.h>

int main ()

{

char frase[100];

int a;

printf ("Digite uma frase:");

gets (frase);

printf ("\nDigite o numero do caractere desejado:");

scanf ("%d", &a);

printf ("%c",frase[a]);

printf ("\n");

system ("pause");

}

Editado por tesla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...