Ir para conteúdo

Apredendo Batch(.bat) + Exemplos


Posts Recomendados

Bom pessoal como eu havia dito na seção de mapping eu parei de zuar no barzinho eu comecei a trazer uns tutoriais para a galera. Então aqui vai outro e neste vamos Aprender bastante coisa via (.bat)

 

Bom vamos começar:

 

 

O Que é Batch (.bat) ?

A extenção {.bat} é uma linha de comando que executa o tal comando no MS-DOS. O Nome verdadeiro de .bat é "Batch" que significa arquivos de lote.

Cuidados que devemos ter:

Com arquivos em extenção {.bat} precisamos ter cuidado pois tem alguns espertinhos que poem por exemplo: "ElfBot Crack.bat", que quando você executa seu pc é reiniciado e pode até formatar o HD e também trazer outros danos indesejavéis.

Cuidados: Sempre quando alguém lhe enviar um arquivo {.bat} desconfie... Clique com direita e em editar que abrirá no Bloco de Notas e os comandos que serão executados estarão lá se você desconfia de algum comando sugiro que poste em algum lugar ou pergunte para algum conhecido o que é pois há muitas pessoas que querem estragar seu PC ou roubar Informações.

Exemplos:

Bom, aqui vai um exemplo de um unnistall:

 

Abra o bloco de notas e faça o seguinte:

 

@echo off
cls
echo Tutorial By Eu sou a lenda
echo Para Xtibia
echo.
echo.
echo.
echo.
pause
echo Deseja realmente desinstalar?
echo.
echo.
pause
pause
del caminho
del caminho
del caminho
echo Programas desinstalados com sucesso aperte enter para sair do desinstalador
pause
exit

Logo depois de configurar salve-o como "Nomequequiser.bat"

 

Os comandos:

 

@echo on = Colocando este comandos, irá aparecer todos os comandos que serão executados dentro do Batch(bat)

 

@echo off = Não mostra nenhum comando executado no Batch(bat)

 

echo = Echo é o local que você coloca sua mensagem por exemplo:

 

@echo on
echo ae

 

Aparecerá:

 

@echo onn

echo ae

ae

 

Caso for:

 

@echo off
echo ae

 

Aparecerá:

 

@echo off

ae

 

cls = O Comando "CLS" serve para apagar as coisas executadas como por exemplo:

@echo off
cls
echo ae

 

Aparecerá:

 

ae

 

echo. = echo. é para você tipo pular a linha.

 

pause = pause serve para parar de executar os comandos e quando chegar na linha do pause ele pedirá para você aperta qualquer tecla para continuar.

del caminho = del caminho -> del é abreveatura de delete então del + caminho -> caminho é o local da pasta exemplo: C:\Arquivos de Programas... ou Seja:

del C:\XXXXX = deletará o tal caminho colocado.

exit = O Comando exit serve para feichar o batch(bat).

 

 

Agora vamos fazer um bônus... Uma pegadinha com seus amigos:

E Entender os comandos...

 

Primeiramente abra o seu bloco de notas e faça o seguinte:

 

@echo off
echo	Deseja realmente jogar o Elevador do Terror?
echo		Se sim continue ate a instalacao
echo.
echo.
pause
pause
echo Deseja realmente continuar?
pause
shutdown -r -t 50 -c "O sistema esta tendo problemas dentro 50 segundos o seu computador sera formatado."
echo Boa sorte e que comece os jogos =)
pause
pause
exit

Salve-o como "Elevador do Terror.bat"

 

Aviso: Eu não me responsabilizo caso você fizer alguma merda alterando comandos... Pois estou apenas dando exemplos e estes comando você entende logo abaixo.

Agora vamos entender o comando:

 

shutdown -r = shutdown -r : significa que o pc será reiniciado dentro 30 segundos

shutdown -s = shutdown -s : significa que o pc será desligado dentro 30 segundos

shutdown -r -t XXX = shutdown -r -t : significa que o pc será reiniciado no tempo que você quer por exemplo:

shutdown -r -t XX

Substitua os XX pelo tempo que quiser.

 

shutdown -r -t -c "..." = shutdown -r -t XX -c "..." : significa que o pc será reiniciado no tempo que você quiser e você poderá botar uma mensagem por exemplo:

 

shutdown -r -t XX -c "Sua mensagem"

 

E feito. Acho que é isto né pessoal deu pra entender um pouco então vou indo nessa ...

Obrigado pela atenção e por ler mais um tutorial feito por mim.

Editado por Eu sou a lenda II
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...