Ir para conteúdo

Tutorial Montanhas Vermelhas


Koddy

Posts Recomendados

Outro dia, jogando o Kingdom Age, perguntei se o Castiello gostaria de algum tutorial de mapping em especial. A gente tava na área dos Trolls, e ele me pediu para criar um sobre as Montanhas Vermelhas. Agora, vejo a dúvida do Senat, que é igual. Então, vamos lá.

 

 

Colocando Auto Border para sua Montanha Vermelha

 

1º Passo: Esqueça o RME por em quanto. Abra apenas a pasta dele. Dentro da pasta do RME, vá em data, e selecione a versão do seu mapa, que você gostaria de construir este tipo de montanhas (se quiser em mais de uma versão, siga o procedimento duas vezes) C:\...\Remere's Map Editor\data\(versão). Após abrir a pasta da versão escolhida por você, iremos utilizar três arquivos: o "borders", o "grounds" e o "tilesets".

 

Começando pelo mais fácil, abra o arquivo tilesets no Bloco de Notas. Se ao clicar duas vezes não abrir no bloco de notas, clique com o botão direito, vá em "Abrir com", e selecione o programa desejado, o Bloco de Notas, que é o mais simples e o mais comum. Você encontrará algo parecido com isso:

<materials>
<!-- TILESETS -->

<tileset name="Grounds">
	<raw>

 

Desça mais um pouco a barra lateral até encontrar o próximo título, parecido com isso:

	</raw>
</tileset>

<tileset name="Nature">
	<terrain>

 

Para facilitar a procura na hora da criação da montanha vermelha, entre:

			<brush name="mountain"/>
		<brush name="red mountain"/> (adicione esta linha)
		<brush name="ramp"/>

 

Após adicionar a linha "<brush name="red mountain"/>", salve o arquivo e feche.

 

2º Passo: 1/3 do trabalho está feito. Está na hora de dizer para o RME qual é o nome do piso que você quer adicionar, como ele aparecerá no Map Editor, e quais bordas ele deve seguir.

Abra o arquivo grounds, que é encontrado no mesmo local que o arquivo anterior.

A Ordem do que deve ser adicionado agora não altera em nada. Eu coloquei no final, para saber o que veio com o programa na hora do download, e o que eu modifiquei. Não tenho certeza das duas ultimas linhas. Acredito que apenas uma poderia ser utilizada, mas como deu certo com as duas, é melhor deixá-las.

 

Após qualquer </brush>, adicione:

 

	<brush name="red mountain" type="ground" server_lookid="7975" z-order="9900">
	<item id="8133" chance="1"/>

	<border align="inner" to="icy mountain" id="53"/>
	<border align="inner" to="snowy mountain" id="53"/>
	<border align="outer" to="none" id="51"/>
	<border align="outer" id="999"/>
	<optional id="999"/>
</brush>

 

Salve, e feche o arquivo. Agora está quase pronto.

 

3º Passo: Depois de configurar o tile que aparecerá no Map Editor, e criá-lo, está na hora de colocar o auto border em ação. Abra o arquivo borders, dentro da pasta data.

Também não há preferência de lugar para se colocar, coloque em qualquer lugar, após qualquer </border>.

 

Basta adicionar o seguinte trecho:

	<border id="999" group="1"> -- red mountain border (by koddy)--
	<borderitem edge="n"   item="7989"/>
	<borderitem edge="w"   item="7988"/>
	<borderitem edge="s"   item="8169"/>
	<borderitem edge="e"   item="8168"/>
	<borderitem edge="cnw" item="7995"/>
	<borderitem edge="cne" item="7996"/>
	<borderitem edge="csw" item="7994"/>
	<borderitem edge="cse" item="8371"/>
	<borderitem edge="dnw" item="8135"/>
	<borderitem edge="dne" item="8137"/>
	<borderitem edge="dsw" item="8136"/>
	<borderitem edge="dse" item="8138"/>
</border>

É isso. Salve e feche o arquivo. Agora você já pode abrir o RME e finalmente criar sua montanha de cor alternativa.

OBS: O número 999 que aparece foi porquê não conheço como está as configurações dos borders ID's de vocês, mas caso já exista esse valor, mude para um qualquer, fazendo as modificações necessárias.

 

Lembrando que se você quiser juntar os dois tipos diferentes, não testei ainda, mas acredito que terá de modificar as bordas manualmente na hora da divisão, mas já é um trabalhão a menos que levará :D

Essa é uma pequena demonstração de como você pode modificar o programa, e alterar as bordas que você nunca gostou de utilizar, por outras mais agradáveis. Segue agora uma foto bem simples, dessa montanha que você agora pode criar com muito mais facilidade.

 

redmountain.png

 

Espero ter ajudado, e peço que continue acompanhando os próximos Tutoriais de Mapping. Não esqueça de pedir o seu!

Abraços,

Koddy

 

PS: Não fiz no Layout do XTibia pois dificultaria a cópia e cola de vocês na hora de atualizar o arquivo. Preferem desse jeito? Não esqueçam de comentar!

Editado por Koddy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Ajudo e muito até agora! só não to em casa pra testar mas concerteza ta aprovado!

 

vlw pelo esforço e pelo tuto.

 

Rep+

 

Edit: Caverna, se mata :]

Editado por Senat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ajudo e muito até agora! só não to em casa pra testar mas concerteza ta aprovado!

 

vlw pelo esforço e pelo tuto.

 

Rep+

 

Edit: Caverna, se mata :]

Nem me mato, muito sussa. rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que éssas montanhas ja tinham que vir prontas! só faze-las e pronto.. nada de fica add aqueles ground nas frentes, lados etc.. ¬_¬

Éra só ter 2 tipos, as prontas e as quadradas normais :p, que nem water =o

 

Ai sim!

Editado por Senat
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandou muito bem cara, coloca de outros que tiver também.

Isso que me fez parar de tentar mappear, mesmo lembrando que eu era um péssimo mapper que tentava editar os Yurots...

Ta afim de ser meu teacher?

Abraços e PM me.

Editado por kaonic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nem vira, esses autoborders deixa o mapa quadrado. :p

sem autoborder é mais pratico, e tem mais chances de ficar algo bonito: rsrs

 

Eu concordo cara, na maioria dos casos eu uso raw pallete, ou aperto A.

Mas a maioria aqui é tudo iniciante. Qual a probabilidade de ele fazer um mapa bonito pelo raw pallete? Vai sair uma caca...

Auto borders só ajuda, com o tempo ele vai se aprimorando e vai deixando de usar o auto border, por isso que ao meu ver ele não atrapalha em nada.

 

Tutorial muito bom, mas... é Earth Montain auehaueae... Red Montain é tenso, eu ri quando li...

Mas nada que atrapalhe, além do mais, o pessoal entenderia mais red do que earth ao ler o título do tópico antes de ler o conteúdo...

 

Abraços,

RR

Editado por Kyvorgury
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

×
×
  • Criar Novo...