Ir para conteúdo

[Tutorial] Calabouços


Koddy

Posts Recomendados

Saudações XTibianos!

Venho aqui para abrir a sua mente! Fazê-lo esquecer de todo e qualquer tipo de Prisão que você sequer já viu. Levei um tempo para criá-lo, mas valeu a pena.

O meu único pedido é que acompanhe este tutorial até o fim, e ao postar, não esqueça de desabilitar sua assinatura, se possuir imagens.

 

Primeiramente, gostaria de me desculpar pela quantidade de imagens. Foi com a intenção de garantir o aprendizado de todos vocês, leitores. Se alguma imagem não abrir por inteira, atualize seu navegador. Caso o problema continue, selecione a imagem com o botão direito, e clique em Mostrar Imagem. Se mesmo assim o erro persistir, formate o seu computador.

Aviso: Este tutorial envolverá outros quatro tutoriais, que serão citados ao longo de sua confortável leitura. Todos eles se encontram aqui mesmo no XTibia, na sessão "Tutoriais de Mapping".

 

 

Calabouços

 

"Calabouço é o andar mais profundo de um castelo, geralmente utilizado como prisão (como na bastilha), como armazém ou como porão.



É descrito em filmes e livros de terror como um lugar com pouca iluminação, muito empoeirado e de difícil acesso."

Fonte:

Wikipédia

 

Como podemos ver, calabouços são locais no subsolo, ou seja, estão abaixo do nível do mar.

zlayoutcalabouo01.png

 

E tem como uma de suas utilidades, a prisão.

zlayoutcalabouo02.png

 

Vamos aprender hoje, a criar um calabouço simples; com uma prisão e um pequeno armazém.

 

Abra seu RME, e crie uma entrada "escondida" para o calabouço, um pouco longe de sua cidade. Será para lá que os prisioneiros irão; em um local isolado.

Obs: Em hipótese alguma crie sua prisão ao céu aberto, estilo Yurots. Esse tipo de prisão não é atual, e por não possuir nada de medieval (ou mitológico), não se assemelha em nada com o Tibia.

 

Crie uma área montanhosa ao ar livre para a entrada do calabouço. Coloque pedras, plantas ou árvores para dificultar o acesso, fazendo o jogador andar em diagonal, por exemplo. No caso, fiz uma Montanha de Terra. Se quiser fazer também, mas tem difículdades, aconselho dar uma lida neste tutorial, também feito por mim.

zlayoutcalabouo03.png

 

Segue abaixo uma pequena lista de ID's que foram utilizados na imagem acima, que podem facilitar a criação de sua passagem para o seu calabouço.

zlayoutids0.png

 

Para que a escada "embutida" na montanha funcione, visite este tutorial feito por Kyvorgury, que apesar de simples é bem útil. Créditos à ele.

 

Após criar a entrada para seu calabouço, vamos ao andar inferior. Crie o formato dele, e depois detalhe-o. Caso queira ajuda na criação dela ou na decoração, visite os tutoriais feitos anteriormente por mim: Formando Caves e Detalhando Caves. Lembrando que ao terminar este andar, citarei mais uma vez alguns ID's que foram utilizados.

 

Veja uma imagem de como ficou o piso inferior, feito ao meu estilo.

zlayoutcalabouo04.png

 

Como podem ver, utilizei tochas nas paredes, algumas raízes de árvores, sempre com pedras.

Obs: Os suportes para o carvão não são necessários, inclusive não sei se ficaram bem sendo utilizados aqui, mas como não há outro sprite parecido, usei ele mesmo. Se for um bom spriter, ou caso haja um na sua equipe, tente fazer algo parecido com as tochas da primeira imagem.

 

E continue fazendo o caminho, não muito comprido, nem muito curto.

zlayoutcalabouo05.png

 

Faça um caminho razoável até o andar inferior. Um comprimento suficiente para fazer o prisioneiro transpirar para chegar, mas não que faça com que ele seja carregado pelo guarda até chegar ao seu local.

zlayoutcalabouo06.png

 

Como prometido, segue mais uma lista com parte dos ID's que foram utilizados neste andar.

zlayoutids1.png

 

No andar inferior, crie uma passagem para os jogadores poderem transitar, e não se esqueça de adicionar o mais importante, as grades!

zlayoutcalabouo07.png

 

Se tiver dificuldade na criação de uma 'gaiola', segue a dica de como fazê-la. (Faça-as fechadas, deixei aberta pois não há nenhum preso no momento, e é só para demonstração.

zlayoutidsdicafinal.png

 

Após fazer uma área com várias prisões, adicione os detalhes básicos.

zlayoutcalabouo08.png

 

Crie mais e mais 'compartimentos', caso falte espaço, faça-os no piso inferior. Não se esqueça agora, de adicionar uma "cama" para o prisioneiro, e adicionar os balcões citados penúltima imagem.

zlayoutcalabouo09.png

 

Adicione também alguns esqueletos, tanto na parede como no chão. Segue aqui alguns ID's que podem ser uilizados.

zlayoutids2.png

 

Os ID's da última coluna serão utilizados agora, na criação do seu armazém. O barril d'água foi feito para chuva, mas pode servir de estoque para os condenados. Se quiser fazer o armazém cercado por parede, fique a vontade, só fique atento para não colocar uma parede muito esquisita. No armazém, recomendo fazer um estoque de água (com os dois tipos de barris), e também uma pequena quantidade de armas, para que os guardas do calabouço possam se equipar. Faça o acesso ao armazém com uma grade também, ou com uma porta trancada, que necessite de uma chave para realizar a passagem.

zlayoutcalabouo10.png

 

É isso aí galera. Acabou. Espero que tenham gostado deste tutorial, e peço que não esqueçam de desabilitar a assinatura, na hora de comentar (sei que vão). Peço desculpas se ficou muito cansativo, mas espero que tenham entendido a ideia de um calabouço. Façam como quiserem. Refaçam. Inventem. Faça o seu próprio Calabouço ao seu estilo. Segue aí mais duas imagens do Calabouço.

zlayoutcalabouo11.png

 

E...

zlayoutcalabouo12.png

 

 

Dica: Em nenhuma das imagens acima me lembrei de utilizar teias de aranha. Elas caem super bem, desde que não seja em excesso, perto das grades dos prisioneiros. Principalmente dentro do armazém, próximo aos móveis e objetos.

 

Obrigado por acompanhar o meu Tutorial até aqui, e peço: não esqueça de criticar. Tem algo que não gostou nas imagens acima? Algum 'bug' na criação do seu Calabouço? Quer elogiar? Faça como queira, apenas não deixe de comentar.

 

 

Créditos:

Imagens: Koddy

Mapa: Koddy

Layout: Koddy

Conteúdo: Koddy

 

Resumindo...

100% Koddy

Abraços, e até a próxima!

Editado por Koddy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem maneiro manoloo! ;D

Muito bem explicado, e com essas imagens ficou rox! Ótimo para quem quer fazer um server/mapa com vários detalhes e diferenças, e isso também é bem medieval.. Parabéns mano.

 

 

Aprovado! :button_ok:

Continue fazendo mais e mais mano, sei que tem capacidade de fazer ótimos tutoriais como este aqui!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial, passou com clareza as idéias ao leitor de uma forma que não é cansativa, embora no meu ponto de vista, calabouços em cavernas são um tanto quanto... surreais.

Apenas os mapas deixaram um pouco a desejar, mas isso se desenvolve com o tempo :]

 

reputado

Editado por alissow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não entendi uma coisa....

Você colocou o significado de calabouço, e nele consta "[...]lugar com pouca iluminação[...]"

 

Ai vai lá, no mapa e ENCHE de coal basin????

 

E você poderia ter feito o castelo né, ai em baixo a cave tudo pra ir para o calabouço...

 

De resto, ficou bem legal e bem explicado.

Editado por Kyvorgury
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...