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Construções No Tibia: Templos, Telhados, Casas, Detalhes, Etc.


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27 respostas neste tópico

#1
Alissow

Alissow

    Metal Up Your Ass

  • Grupo: Herói
  • Posts: 1341 posts
  • Char no Tibia: Thor Knyght
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Atenção! Este tópico contém muitas (25 imagens = 41.559.864 bits) imagens, algumas em tamanho G, então se alguma delas não carregar, atualize a pagina no seu navegador.
Obrigado pela atenção.

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Imagem por: Kaonic

[Construções
]



Construções no Tibia são como na vida real, não se pode viver sem elas. No inicio o jogador nasce no templo, que é talvez o lugar mais importante e visitado do servidor, todos passam por ele no começo e é onde você renasce depois de morrer, também é onde você foge daquele Power abuser fdpfdpfdpfdp. Em segundo lugar na escala de importância vem o Depot, é onde você guarda seus itens mais preciosos (se você não tiver uma casa), onde você faz aquela feirinha maneirinha pra vender seus itens. Temos também as casas, que, com camas, servem pra regeneração fácil e rápida de stamina ou soul, servem pra guardar seus itens, fazer inveja em quem você odeia, brincar de casa da Barbie, etc. Enfim, construções no Tibia são mesmo importantes.



Templos:

Começaremos pelo, na minha opinião, o lugar mais importante de um servidor.

Como você já sabe, templos são aqueles lugares sagrados onde os players nascem e renascem.

Imagem Postada

Claro que esta não é uma construção, mas templos não precisam ser necessariamente quadrados, simétricos e "sem vida". A historia do templo acima, por exemplo, diz que no passado ele era um "templo de verdade", mas devido a ataques simultâneos de bombas atômicas Magos, o templo foi destruído, e mesmo assim os habitantes não quiseram abandoná-lo, por ser um templo sagrado e possuidor de forças sobrenaturais.



Templos e construções são diferentes em cada tipo de cidade, cidades desérticas tendem a ter templos com paredes no estilo "egypt wall" e "egypt Stone wall", cidades em selvas usam templos de bambu, as construções em cidades de gelo possuem paredes de madeira, e assim sucessivamente.

Dica: Em cidades pequenas, templos devem ser pequenos, e em cidades grandes, templos devem ser grandes, respectivamente.

Imagem Postada


Este é o templo do popular Alissow OTS, como podem ver é um templo simples e totalmente retangular, mas mesmo assim não é feio – pelo menos eu acho que não é. Vocês aprenderão mais sobre construções quadradas um pouco mais abaixo.

Casas:

Imagem Postada




As casas precisam ter:

- Pilares, para garantir o sustento da construção, como está indicado em vermelho. Isto não é obrigatório, apenas se tiver algo "solto por ai" que necessite alguma sustentação.

- Janelas nos telhados e nas paredes – indicação em verde - dão um charme a mais na sua casa, além de permitir a visualização dos players de dentro e fora da mesma.

- Uma porta, logicamente, para o player entrar e sair da casa.

- E por ultimo enfeite da maneira que quiser, sempre respeitando a coerência (Leia Detalhes mais abaixo).



Telhados:

Em sua construção você pode usar diversos tipos de telhados, em casas pequenas eu aconselho o seguinte tipo de telhado:

Imagem Postada


Em construções maiores, é aconselhável usar um telhado baixo, pois o alto pode ficar alto demais, resultando num mapa feio.




Imagem Postada




Também é válido utilizar pedras e plantas nos telhados.



Detalhes:
Detalhes em construções são uma coisa muito simples, geralmente usa-se tochasImagem Postada, janelasImagem Postada, portasImagem Postada, musgosImagem Postada, floresImagem Postada, plantasImagem Postada, etc.



OBS: Tochas em paredes de madeira são prejudiciais à saúde das mesmas, por isso o ministério da saúde recomenda o uso de lâmpadas.



Veja alguns exemplos de detalhes nas construções:




Imagem Postada

Observe que nesta casa temos plantas nas paredes, plantas no telhado, além de musgos nas paredes e uma calha com um barril de água, muito comum em casas de toda parte do mundo. Rçrç

Imagem Postada

Nesta, temos um contraste de paredes, além de musgos e chaminés nos telhados.




Construções Grandes:




Imagem Postada


Os castelos (eu adoro esse mapa) também fazem parte do mundo tibiano, os reinos precisam ter uma fortaleza que sirva de uma moradia digna para o seu rei e seus seguidores. Observe como as paredes foram usadas.

Tamanhos.

Eu vejo bastante gente fazendo casas extremamente gigantescas, quadradas ou curvas e com apenas uma porta e uma janela. A não ser que você queira criar monstros lá dentro, 13x13 SQMs já é grande o suficiente para uma casa grande e 6x7 para uma casa normal.

Se você não sabe o que é SQM, preste atenção:

SQM significa Square Metre, que em português, significa Metro quadrado. Passando para o Tibia, um player Imagem Postada ocupa um SQM, assim como um Demon Imagem Postada (ou qualquer outro monstro) também ocupa um SQM. Um pedaço de chão Imagem Postada ou uma parede Imagem Postada Também possuem 1 SQM.

Imagem Postada

Uma casa grande no tamanho certo.




Imagem Postada

Uma casa grotesca do jeito totalmente errado.




Quadrado X Curvo:



Quando se fala em construções quadradas a primeira coisa que vem à cabeça é que é um mapa muito simples, feio e... quadrado (what?), o que não é verdade. Construções curvas atrapalham a jogabilidade, acompanhe.



Mapa 1:

Imagem Postada

A primeira vista você poderá dizer que é um mapa muito simples, feio e quadrado, continue acompanhando.




Mapa 2:

Imagem Postada

Qual dos dois mapas é mais bonito? Qual deles suporta mais items? Com certeza é a casa quadrada certo? Por isso pense bem antes de querer fazer algo "incomum".

Isso não quer dizer que deve-se fazer tudo quadrado, algumas curvinhas às vezes também deixam um mapa bonito:

Imagem Postada


Aplicando a "técnica do olha e faz" também é possível fazer lindas construções e com formas diferentes. Observe:

Imagem Postada


Depois:

Imagem Postada



É certo que um servidor sem construções não funcionará como deveria, ele ficará totalmente incompleto, os players precisam de um lugar bonito pra renascer, precisam de um depósito seguro para guardar seus items, precisam de casas para viver e de qualquer forma essas construções precisam ser bem feitas, seja para atrair o publico ou para simplesmente mostrar seu trabalho.

______________________________________________________________________________




Considerações finais:

Os mapas não ficaram muito beeem feitos, alguns deles serviram apenas de demonstração.

Gostou do artigo? Deseja criticar? Elogiar?
Comente :laugh:


Chat do B@r: [email protected]

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Gifts: Kaonic, Kaonic, XMapping5, XMapping6, XMapping7, XMapping8, XMapping9, XMapping10, CEM#1, Lais

Contato:
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@Alissow
Acesse: www.sotserv.blogspot.com

#2
ArthurFavilla

ArthurFavilla

    Lorde

  • Grupo: Membros
  • Posts: 1657 posts
Reputation: 10
cara, muito bom. tem algumas coisas que eu sinceramente não concordo com você, mas pouca coisa, no geral excelente!
deu uma bruta vontade de voltar a mapear agora ;s
mas vou me segurar, sei que vou. ;x

Ex-membro da Equipe de Imprensa


[email protected]


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#3
Zim

Zim

    De tudo um pouco =P

  • Grupo: Membros
  • Posts: 50 posts
  • Char no Tibia: Ash Hero
  • Seção Favorita: Tibia Oo
  • OTserv Preferido: Pokemon Adventure
Reputation: 0
Puts Sem Comentarios, até o mapa de demonstração ta esta excelente Oo
vai ajudar muito a quem pretende ser um bom mapper. Meus Parabéns :smile_positivo:

#4
Koddy

Koddy

    Visconde

  • Grupo: Membros
  • Posts: 374 posts
Reputation: 80
Excelente! :o
Ideias muito bem organizadas, transmitindo todas as informações necessárias para o leitor. A leitura não ficou cansativa, e há muitas imagens para exemplificação.

Aquela ultima screen de duas casas, antes de "Construções Grandes:", me fez lembrar aquela ao norte do DP de Carlin (pra lá >> dos campos de Xadrez, e ao sul do Castelo da Rainha). ;P


Ahh, e na última imagem do tutorial, quando você criou aquela casa, esqueceu de colocar o número. Aff...
Perfect ;x
Parabéns ^^
REP + :thumbsupsmiley:
Alguma vez você já se perguntou porque ainda não é cadastrado no XTibia?

Imagem Postada

Colaborador de Conteúdo: Mapping
Entrada: 28.05.2010
Contato: [email protected]
[email protected]

Concurso(s) de Mapping em andamento: ---

Tutoriais de Mapping:

٭*٭ Formato Continental ٭*٭ Formando Caves ٭*٭ Detalhando Caves ٭*٭ [EXT] Montanhas Vermelhas ٭*٭ Calabouços ٭*٭ [EXT] Beige Pavement / "New" Wooden Floor ٭*٭

٭*٭ (Novo) "Green" Nature Tutorial ٭*٭

٭*٭ (HOT) Aprendendo a modificar Extensions (6 em 1) ٭*٭

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#5
moskitinho

moskitinho

    Please don't let me go

  • Grupo: Membros
  • Posts: 1706 posts
Reputation: 94
Que monstrouosidade Alissow! Lindo mesmo os mapas as explicações, você ta arrepiando nos artigos, parabéns mesmo sou fãn da sua coluna :winksmiley02: vou ver se baixo o Alissow OT e abro pro pessoal do XT jogar...

REP+, e parabéns de novo!

MSK

 

11221911.png


#6
Gustavo

Gustavo

    Sonhador...

  • Grupo: Membros
  • Posts: 2427 posts
  • Char no Tibia: Lojigufz
  • Seção Favorita: Portal xtibia.com
  • OTserv Preferido: Zartha
Reputation: 145
Galera, eu quase caí da cadeira vendo os artigos que o pessoal tem feito, sério mesmo!

Todos estão de parabéns, alissow ... simplesmente perfeito!

Em breve, terei uma surpresa para ajudar todo mundo que está criando conteúdo
aqui no xtibia.com ... =p

| Regras do Fórum| Atendimento | Noticias |

Tentando mudar o rumo das coisas ... 


#7
BruMatt

BruMatt

    Marquês

  • Grupo: Membros
  • Posts: 952 posts
  • Char no Tibia: '-'
  • Seção Favorita: All
Reputation: 89
Simplismente EXCELENTE, alissow! Parabéns cara.. curto muito ver seus artigos.
Esse artigo, está.. (fico sem palavras).. irá ajudar muito à quem está começando ou até quem já começou.
Perfect :D

(até deu vontade de fazer algumas construções :D)

Imagem Postada


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Contato: [email protected]




Entrada na Equipe: 14/05/2010 Cargo: Estagiário
Promoção: 04/07/2010 Cargo: Imprensa

#8
Kaonic

Kaonic

    Lorde

  • Grupo: Membros
  • Posts: 2253 posts
  • Char no Tibia: -
  • Seção Favorita: Design
  • OTserv Preferido: -
Reputation: 47
WoW o que dizer meu amigo?
Muito bom mesmo, vai ajudar muito...
Atenciosamente, Kaonic
Trabalhando para um futuro melhor do Xtibia - By Kaonic, não use sem colocar os créditos.
Email (não uso como msn): [email protected]
MSN: Envie MP
Mapping Teacher: Koddy

Copa XTibia Design - Participante #2 do Grupo A
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Darien, A New Era Has Begun!
Entre na equipe, clicando aqui!
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Moskitinho ** -Reji * -Dj Sky * -ShadowDemon** -NightAdams **


#9
LuisFelipe

LuisFelipe

    Infante

  • Grupo: Membros
  • Posts: 1357 posts
Reputation: 221
Excelente, perfeito, espetacular, parabens alissow, ótimo artigo de mapper cara !
Ta tudo organizado, com imagens, não deichou a leitura chata, ta ótimo.

REP +++

Abraços.

Luís Felipe Santana
XTibia - A sua comunidade de Tibia e OTserv.

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(Clique na imagem para ser redirecionado para o site oficial do Mystery World)

Mystery World - OTserv Global Full 8.6


Ajude a divulgar o Mystery World, coloque o seguinte código em sua assinatura:
Spoiler

#10
caverna

caverna

    OHHHHHHH!!!!

  • Grupo: Membros
  • Posts: 1326 posts
Reputation: 50
Parabéns Alissow. Tem algumas imagens que não estão abrindo aqui. :P
PS: Vi que tu usou a casinha que tu tinha editado pro CEM. rsrs

mjcargif.gif


#11
JV Chequer

JV Chequer

    "Veni, vidi, vici."

  • Grupo: Herói
  • Posts: 10061 posts
Reputation: 217
Sensacional como sempre rapaz.

Parabéns. :thumbsupsmiley:

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<- "Keep Calm and enjoy my wisdom." ->


[/------------------[!]<SIGNATURE>[!]------------------\]


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<- "Contra FATOS não há ARGUMENTOS." ->

<- "Meu gosto é melhor que o seu, aceite minha superioridade." ->
Imagem Postada


[\------------------[!]<SIGNATURE>[!]------------------/]


#12
MaxxJuba

MaxxJuba

    Cavaleiro

  • Grupo: Membros
  • Posts: 114 posts
Reputation: 5
Alissow semre arrebentando nos tutoriais
Parabens!
Gostei da casa real q vc usou de exemplo pra criar uma do tibia!
Muito bem pensado
Rep+

Não precisa me dar +Rep, se eu te ajudo, com certeza não é pra ganhar nada em troca..

Imagem Postada
Imagem Postada

Imagem Postada


Entrem e se divirtam, soulflix o melhor server global ;)


http://soulflix.servegame.com/


#13
godviollator

godviollator

    .kcufdniM ~> ( * Y * ) <~Mindfuck.

  • Grupo: Membros
  • Posts: 125 posts
  • Seção Favorita: Mapping e Administração.
  • OTserv Preferido: Diversos.
Reputation: 1
Qual os IDs usados nas calhas? virei meu map editor interio aqui e não achei nada dela o.o
E qual os ids das plantas que você usou nos teclado? (eu só achei a versão dela ceca...)

Editado por godviollator, 23/July/2010 - 21:58.

Ultimas postagens:
Spoiler




Gostou de mim? te ajudei? me odeia? use minha fan! xD
Imagem Postada

See more at [+]:
@godviollator

#14
BielzinRulez

BielzinRulez

    Fada do Poço

  • Grupo: Membros
  • Posts: 38 posts
  • Char no Tibia: Haayashi
  • Seção Favorita: XTibia
  • OTserv Preferido: Solscian
Reputation: 1
Perfeito,não tem mais nada pra definir este topico...

Mensager - [email protected]


#15
Karislayer

Karislayer

    ♦ Retired ♦

  • Grupo: Membros
  • Posts: 338 posts
Reputation: 16
Muito bom mesmo da para ver sua capacidade jogando o seu ot e agora esse excelente tuto.
Parabéns

Ajudando a comunidade no Anonimato!


#16
Kisame23

Kisame23

    SKSO DATTEBAYO !!!!!!

  • Grupo: Membros
  • Posts: 53 posts
  • Char no Tibia: Pai De Santu
  • Seção Favorita: escripites
  • OTserv Preferido: Yurots v11 8.40
Reputation: 0
POR FAVOR COLOQUE PARA BAIXAR ESSE MAPAAAAAAAAAAAAA
Imagem PostadaImagem Postada Imagem Postada................................................... Imagem Postada.........................................................
.....................................................................................................................................................................................
...................................................Imagem Postada.........................................................

#17
Exseven

Exseven

    Flames_force

  • Grupo: Membros
  • Posts: 32 posts
Reputation: 2
Alissow , belo tuto , foi otimo pra mim que to querendo "engrenar" nesse negoço de mapper .. ja faço umas coisas legais e tals mas .. o jeito agente só pega com o tempo né.

agora tipo aquela parada das construções quadradas .. eu particularmente acho mto relativo, penso que depende da situação ..

mas cara isso ta ajudando mto a mim e deve tar ajudando a mta gente que procura melhorar suas tecnicas em mapear,

enfim vlw ,flw:winksmiley02:

#18
Swaan

Swaan

    ~MAPPER~

  • Grupo: Membros
  • Posts: 11 posts
  • Char no Tibia: Grownmer
  • Seção Favorita: Mapping
  • OTserv Preferido: brwarriors.servegame.com
Reputation: 1
Bom trabalho cara
deve ter sido bem trabalhoso fazer aquele castelo...
tutorial bem complexo que ajudará muitas pessoas :D


Imagem Postada

Editado por Swaan, 12/September/2010 - 17:49.


#19
felipitovis

felipitovis

    BADAROSKA !

  • Grupo: Membros
  • Posts: 866 posts
  • Char no Tibia: Barney Roxo
  • Seção Favorita: Mapping&Design
  • OTserv Preferido: -
Reputation: 83
O artigo ficou ótimo, ás idéias das houses ja tinha visto num fórum, mas ficou bem explicado e complexo!
Só achei exagerado as chaminés que você colocou, foi muitas!

Bom trabalho.

Imagem Postada


Mapper&Designer

Fefolive


#20
Bullzin

Bullzin

    Cavaleiro

  • Grupo: Membros
  • Posts: 158 posts
Reputation: 2
Opaa,

Cara, Paréns.
Lí o tópico inteiro, adorei! sem contar que me deu algumas idéias, e agregou um pouco mais de conhecimento.

Novamente, parabéns!

Editado por Bullzin, 21/November/2010 - 15:24.





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