Ir para conteúdo

Criando Novos Pokes Ou Monsters (Tibia) Em Geral..


Posts Recomendados

Olá :XTibia_smile: quando eu era novo em ot (adimito, não faz muito tempo) eu queria aprender a CRIAR novos pokes com novas sprites e tudo, e eu num achava como... Eu fucei em uns negócios e consegui!! Então como eu sei que tem muitas pessoas com esse mesmo problema, decidi criar esse tuto. Então, vamos ao trabalho.

 

Parte 1: Sprites

 

Faça o download desse dat editor: DAT EDITOR DOWNLOAD

 

1º Passo:

 

 

1- clicar em open

Quando se clica em opem aparece uma nova janela.

2- selecionar selecionar os arquivos

Na nova janela terá "dat" e "spr" clique nesses botões e selecione o tibia.spr e tibia.dat do seu cliente.

3- abrir

Depois de ter selecionado o spr e o dat clique em open e o seu tibia spr (Imagens) e o seu dat (configurações) irão aparecer..

 

2º passo:

 

 

tutocolocandopokes2.png

 

 

1- importar

Clique em import/sprites e abra a pasta onde tem suas sprites...

2- sua sprite

Encontre sua sprite na barrinha do lado onde tem os sprites.

 

3º passo:

 

 

tutocolocandopokes3.png

 

 

1- criar novo monstro

Clique em File/New/Monster e aparecerá na barrinha do lado esquerdo abaixo da tela ( |_ )aparecerá um novo "monster" mas, está em branco.

2- achar sprite e adicionar

Ao aparecer o novo monstro em branco ache suas sprites, que estarão no fim, e aperte "insert" na primeira..

 

 

insertm.png

 

 

3- aparecerá

Sua sprite aparecerá ao envez do local em branco.

4- ajustando

Aqui é que entra a parte do arquivo data (dat). Em Width coloque a largura em sqm do seu pokemon ou monster de tibia e já em Height coloque a altura em sqm..Cropsize e Blendframes deixe como está.. X div coloque 4 (norte,sul,leste e oeste), Y e Z div não mecha.. e em Animation coloque quantas animações tem no pokemon/monster EX.: 3=1- pisar com o pé esquerdo,2- parado,3-pé direito. e em ITEM STATUS tem por exemplo: Se ele transmite luz que é a única coisa que um pokemon/monster pode ter nessa área.

 

4º passo:

 

 

tutocolocandopokes4.png

 

 

1- clique para salvar

Clique no disquete localizado acima esquerda da tela ( |\ ).

2- salvar o dat e o spr

Selecione o Dat e o Spr do seu cliente novamente para salvar (aconselho copiar o do cliente e colar em outra pasta para beckap).

3- salvar

Quando você clica em "Complie" é como se estivesse "Salvando" mais é isso mesmo....

 

Gente até aqui utilizamos o dat editor com imagens... a partir de agora é com XML só de poketibia e com spoiler, ou seja, sem fotos.

Observações:

Obs1: Todos os sprites devem ser em 32x32 píxels e salvos em formato ou PNG (aconselho) ou em BPM...

Obs2: Para pokemon/monsters de 4 sqm, Width:2, Height:2, precisam de 4 sprites de 32x32 para cada parte...

Obs3: A Animation pode ter quantas forem necessárias.. 1=não tem animção, 2, 3, 4, 5, etc...

Obs4: Eu estou disponibilizando um site com sprites de pokemon só para recortar:

http://www.spriters-resource.com/ds/pkmndungeon2/index.html

 

Parte 2: XML

 

1º passo:

 

Abra a pasta Data/Monsters/Pokes copie e cole um pokemon qualquer e mude o nome por fora.

 

 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<monster name="Abra" nameDescription="a Abra" race="undead" experience="300" speed="250" manacost="450">

<health now="750" max="750"/>

<look type="262" head="113" body="57" legs="95" feet="113" corpse="3000"/>

<targetchange interval="1000" chance="1000"/>

<strategy attack="100" defense="0"/>

<flags>

<flag summonable="1"/>

<flag attackable="1"/>

<flag hostile="1"/>

<flag illusionable="1"/>

<flag convinceable="1"/>

<flag pushable="0"/>

<flag canpushitems="1"/>

<flag canpushcreatures="0"/>

<flag targetdistance="1"/>

<flag staticattack="90"/>

<flag runonhealth="10"/>

</flags>

<attacks>

<attack name="tackle" interval="1000" chance="50" min="-10" max="-30">

</attack>

<attack name="confusion" interval="5000" chance="90" min="-50" max="-90">

</attack>

<attack name="scratch" interval="3000" chance="90" min="-20" max="-40">

</attack>

<attack name="teleport" interval="7000" chance="90" min="-0" max="-0">

</attack>

<attack name="psychic" interval="6500" chance="90" min="-100" max="-150">

</attack>

</attacks>

<defenses armor="1" defense="1">

</defenses>

<immunities>

</immunities>

<voices interval="5000" chance="10">

<voice sentence="ABRA!"/>

<voice sentence="Abraaa!"/>

</voices>

<loot>

<item id="5896" countmax="1" chance="15000"/><!-- Sell Item -->

<item id="5888" countmax="0" chance="1"/><!-- Sell Item -->

<item id="5888" countmax="0" chance="1"/><!-- Sell Item -->

<item id="5903" chance="100"/><!-- Stone -->

</loot>

</monster>

 

 

monster name: nome do monstro.

nameDescription: como fica o nome quando da look no poke.

race: Sempre será undead.. Não mude.

experience: experiência que o pokemon dá ao derrotá-lo.

speed: velocidade do monstro.

 

health now: vida atual (ao ver ele em local de spawn).

max: vida real dele, quando estiver totalmente curado.

 

look type: quando vc estiver no dat editor ainda, lá tem itemtype em Extras nas barrinhas de baixo.. coloque o itemtype que está lá, aqui.

 

attacks: os attacks que ele irá utilizar se for selvagem... se não for, não coloque nada e sim apague.

defenses: Que tipo de defesa ele utiliza por exemplo: a cada 4000 interval ele se cura.

 

voices: as vozes que ele fala (aquelas em laranja).

loot: o item que cai do poke em id.

 

Legal, daí vc abre Data/Monsters/Monsters.xml e lá fassa a mesma coisa, copie qualquer uma linha e cole ali mesmo:

 

 

<monster name="pidgey" file="pokes/pidgey.xml"/>

 

 

monster name: nome do monstro.

 

file="pokes/.xml": onde estaria escrito "pidgey" coloque o nome do arquivo XML que vc colocou no seu poke. EX.: Se eu criei um agron, e coloquei o nome do xml de agron, teria que colocar: file="pokes/agron.xml"

 

Ajudas:

 

1ª ajuda:

 

Para passar as sprites para 32x32 tem que ser assim:

Imagem

Só dá para ser feito isso pelo paint.

 

Créditos: 99% BlueshardXD

01% GustavoFire (por achar o link de download ^-^)

 

Bom gente é isso.. qualquer dúvida pode postar (ñ sei se irei resolver mas...) e postem comentários por favor.. Por que eu fasso um tutorial desse tamanho e nem ligam... Pelo amor de Deus em...

MEU PRIMEIRO POST DE TUTORIAL.. ENTÃO DÊEM COMENTÁRIOS CONSTRUTIVOS... E NÃO AQUELES QUE SÓ JOGA AGENTE NO FUNDO DO POÇO VIU... MAS VALEU!

 

 

DESCOBRI UMA DICA!!!

 

Eu descobri uma coisa que será muito útil para todos os que aprenderam e estão fazendo seus servers com monsters ou pokes novos... aqui vamaos à dica...

 

Após fazer seu monster ou poke no Dat Editor clique em Export/Export Item... e salve am algum canto... (aconselho em uma pasta separada) o arquivo será salvo no formato .idc

IREI EXPLICAR PRA QUE ISSO SERVE:

se vc perder os dados ou fizer outro server ou sei lah o que vc queira.. ao abrir o dat editor clique em New/Monster... e quando aparecer o novo monstro pra vc criar as sprites e adionar vc, ao envés de clicar em Import/Sprites, clica em Import/Import Itens e seleciona o Monster/Pokemon que vc salvou no formato .idc e ele aparecerá com as sprites todas jah adicionadas e alteradas.. Ex: jah estará com a sequencia <,^,>,\/, e se for um poke ou monster de 4 sqm (height2, weight2) jah estará tudo correto... Se for de 9 sqm, 16 sqm, etc... vai estar tudo certo.. VANTAGEM: vc num vai perder tempo fazendo sprite por sprite Novamente !!!

 

Espero ter ajudaddo novamente!!!

Editado por BlueShardXD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AE IRMAO TIPO TUTORIAL PERFECT :thumbsupsmiley2:

 

 

MAIS EU QUERIA Q VC ME EXPLICASSE UMA COISA TIPO COMO Q EU FAÇO PARA TIRAR DESSE SITE DAS SPRITES Q VC POIS AE PRA TIRAR E POR NO MEU SERVER.

 

PQ EXEMPLO: QUERO UM HERACROSS AI EU APERTO LA NA IMAGEM DELE NO SITE NE AI OQ EU FAÇO DPS ???????? SE PUDER ME RESPONDER AGRADEÇO MAIS TUTO PERFEITO AE...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente, muito obrigado por agradecer... Quando vc clicar na foto, ela abre, e ae vc tem que clicar com o botão direito sobre ela e colocar "Salvar imagem como..." Selecione onde irá salvar (Aconselho criar uma pasta separada só para isso) e depois abra e vá recortando do seu jeito, mas lembre-se tem que ser em 32x32 pixels!!

 

Ajudas irei adicionando no tuto na parte rosa escrito "AJUDAS:"

Blz...

Tinha escrevido errado.. num é look, é itemtype... FOI MAL.

 

Colocando em 64x64 ao envés de 32x32... weihgt: 2 e height: 2 ... Mais com 4 sprites para cada parte.. Olha no dat editor o tentacruel e vc entenderá...

Editado por BlueShardXD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conseguir criar um novo monstro + quando ele morrer o corpo nao aparece!!

oque tenho que fazer ???!

o problema e com o otb item ke nao estou conseguindo edita se alguem poder ajudar, pq ele dar esse error: error while loading tibia.spr

Editado por Eterno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu conseguir criar um novo monstro + quando ele morrer o corpo nao aparece!!

oque tenho que fazer ???!

 

Olha lá no script do monster...

 

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<monster name="Chikorita" nameDescription="a Chikorita" race="blood" experience="290" speed="270" manacost="330">

<health now="700" max="700"/>

<look type="532" head="20" body="30" legs="40" feet="50" corpse="5969"/>

 

<targetchange interval="1000" chance="1000"/>

<strategy attack="100" defense="0"/>

<flags>

<flag summonable="1"/>

<flag attackable="1"/>

<flag hostile="1"/>

<flag illusionable="1"/>

<flag convinceable="1"/>

<flag pushable="1"/>

<flag canpushitems="0"/>

<flag canpushcreatures="0"/>

<flag targetdistance="0"/>

<flag staticattack="90"/>

<flag runonhealth="0"/>

</flags>

<attacks>

<attack name="melee" interval="2000" skill="25" attack="15"/>

<attack name="divine missile" interval="3600" chance="100" min="-0" max="-130">

</attack>

</attacks>

<defenses armor="11" defense="11"/>

<immunities>

<immunity physical="0"/>

<immunity energy="0"/>

<immunity fire="0"/>

<immunity poison="0"/>

<immunity lifedrain="0"/>

<immunity paralyze="0"/>

<immunity outfit="0"/>

<immunity drunk="0"/>

<immunity invisible="0"/>

</immunities>

<voices interval="5000" chance="10">

<voice sentence="Chiko!"/>

<voice sentence="Chikorita!"/>

</voices>

<loot>

<item id="5954" countmax="21" chance="100000"/><!-- seed -->

<item id="2111" countmax="1" chance="30000"/><!-- Leaves -->

</loot>

</monster>

 

 

no final desta linha tem corpse="5969" (no meu caso)... Então deixe o script aberto e abra o remeres.... Vá em doaded pallet/corpses.. procura algum corpo de um bixo do tibia... clica para adicionar na tela e passe o mouse em cima.. em baixo terá "id=...... CID=....." olhe onde tem o CID.. e vá no DAT EDITOR e procure no itemtype o número do cid... recorte a sprite do seu monstro morto (se já estiver recortada mehlor) e adicione lá como se fosse adicionar o monstro... daí salve e feche...no script do pokemon coloque o CID em Corpse="CID ou ITEMTYPE (é o mesmo!!)".. agora abra a pasta Data/Itens/Itens.xml e procure o número que no remeres estava como "ID" então copie qualquer outra parte de outro poke e cole lá... Assim:

 

<item id="5969" article="a" name="dead bulbasaur">

<attribute key="duration" value="500" />

<attribute key="decayTo" value="0" />

<attribute key="containerSize" value="8" />

<attribute key="corpseType" value="blood" />

<attribute key="fluidSource" value="blood" />

</item>

 

Copie, de um enter depois da parte "</item>" e cole...Mude o nome e o ID para o que estava no remeres...

 

 

Abra o server e veja se o corpo apareceu... Se apareceu va em Data/Actions/cacht.lua e ADICIONE ESTA LINHA VERMELHA (COM OS NOMES CORRETOS):

 

local chance = {

['abra'] = 100,

['NOME DO POKEMON'] = CHANCE DE CACHT, O MÁXIMO (de qualquer jeito capturar) é 1000 e não 100!!!

['kadabra'] = 100,

['alakazam'] = 50,

['machop'] = 200,

['machoke'] = 100,

['machamp'] = 50,

['bellsprout'] = 200,

['weepinbell'] = 200,

['victreebel'] = 100,

['tentacool'] = 200,

['tentacruel'] = 100,

['geodude'] = 200,

['graveler'] = 100,

['golem'] = 50,

['ponyta'] = 100,

['rapidash'] = 50,

['slowpoke'] = 200,

['slowbro'] = 50,

['magnemite'] = 200,

 

 

Depois de fazer isso abra o server ou de "Re-Load" no actions e tente capturar!!!

Editado por BlueShardXD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo no meu dat editor nao mostra o CID, no remeres aparece o corpo do monstro do tibia com o itemtype e no dat editor aparece outra coisa com o mesmo itemtype!!

 

 

--EDIT--

 

E eu olhei outro corpo e deu certo valeu !!!

tem como me ajudar a usar o otitemeditor-0.3.7 pq dar o error!!

Editado por Eterno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VEIO MUITO FODA CRIA SPRITE GRANDE EM 64X64 FODA D++++++++++++++++++

 

 

 

SERA Q NAO DA PRA AJUDA AE NAO FAZE UMAS PRA NOIS E PO PRA BAXA AKE???????????

 

 

SE VC FOR FZ ISSO FAIS TIPO DO MAGMORTAR,ELECTIVIRE,STEELIX,AGGRON ETC,,,

 

AGRADECERIA :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem me ajudaa duvida cruell, eu consegui add o pokemon no jogo mas o unico problema é o corpo nao consegui de maneira nenhuma colocar o corpo,pls ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Eterno para fazer meus pokes eu num uso o item editor (ele dá o mesmo problema comigo) eu ainda estou procurando como ajustar isso....

Já sobre como colocar em 32x32 eu acho que esta imagem irá explicar:

IMAGEM

E sobre alguns pokes em 64x64 (4 sqm) até EU tenho preguiça de fazer e o steelix é muito difícil de fazer pois ele não está no tamanho certo, que é ele ser 96x96 (9 sqm), ele está com 64x64 (4 sqm) e tem que aumentar com as proporções corretas (estou parecendo um Nerd!!) e isto é chato de fazer.... Já tentei fazer ele umas 5 vezes, mais desisti porque é muito difícil....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Kra, meu fiz tudo igual a vs .. sendo qe eu fiz com magmortar e tyrogue .. até ai blz!

Mas teve um problema.. qando eu entrei no serve e dei /m magmortar e depois /m tyrogue pra ver os pokes eles estavam invisiveis lol

COMO FAÇO PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA ?? VALEU PELA ATENÇÃO!

post-314533-040875000 1304219188_thumb.jpg

Editado por ChuckNorris666
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kra, meu fiz tudo igual a vs .. sendo qe eu fiz com magmortar e tyrogue .. até ai blz!

Mas teve um problema.. qando eu entrei no serve e dei /m magmortar e depois /m tyrogue pra ver os pokes eles estavam invisiveis lol

COMO FAÇO PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA ?? VALEU PELA ATENÇÃO!

 

O caso é... Vc baixou o dat editor, e extraio numa pasta a parte do cliente (não na mesma pasta do cliente, em outra) e colou o tibia.dat e tibia.srp nesta outra pasta.... Estou certo disto??? Se eu estiver... É só copiar os arquivos Tibia.dat e Tibia.spr da pasta do dat editor e colar na pasta do cliente... Se deu certo avisa e manda uma foto (se possível)... VALEU!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kra, meu fiz tudo igual a vs .. sendo qe eu fiz com magmortar e tyrogue .. até ai blz!

Mas teve um problema.. qando eu entrei no serve e dei /m magmortar e depois /m tyrogue pra ver os pokes eles estavam invisiveis lol

COMO FAÇO PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA ?? VALEU PELA ATENÇÃO!

 

O caso é... Vc baixou o dat editor, e extraio numa pasta a parte do cliente (não na mesma pasta do cliente, em outra) e colou o tibia.dat e tibia.srp nesta outra pasta.... Estou certo disto??? Se eu estiver... É só copiar os arquivos Tibia.dat e Tibia.spr da pasta do dat editor e colar na pasta do cliente... Se deu certo avisa e manda uma foto (se possível)... VALEU!!

 

Isso eu ja resolvi pow era pq o client qe eu tava usando naum era compativel com o spr e o dat qe eu tava usando por isso fiko invisivel agora to cm um outro problema ...

eu criei um electvire blz td certo arrumei td sprites corpo fiz td certo .. mas só qe qando ele morre eu capturo ai qando eu vo usa ele aparece

somente o nome "go electvire" mais o bixo naum ée sumonado :x como resolvo isso ? vo manda ate um printpost-314533-023296400 1304738903_thumb.jpg

Editado por ChuckNorris666
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...