Ir para conteúdo

Fazendo Backup/importando Dados Do Seu Servidor.


Posts Recomendados

Olá pessoal do ÉkzTibia, estou aqui criando meu segundo tutorial, e nele vou ensinar como fazer um backup dos dados do seu mysql, e também, como importar esses dados novamente para o mysql.



Então, vamos começar? :)

 

Fazendo Backup / Importando dados do seu servidor

Para servidores que usam MYSQL

 

 

Requisitos mínimos:

• Ter um servidor feito com o MYSQL.

• Ler o tutorial. :)

 

 

Introdução

 

 

1. Primeiro de tudo, O que é Mysql?

R: O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. (fonte: Wikipédia)

 

 

Acessando as informações do Servidor

 

1. Para acessar as informações do seu servidor pelo MYSQL primeiramente devemos acessar o phpmyadmin do servidor, que por padrão o endereço é http://127.0.0.1/phpmyadmin

2. Após acessar o Phpmyadmin do seu servidor, a página que irá aparecer deve ser parecida com a da imagem(1) em spoiler abaixo.

3. Note que no lado esquerdo da página, há alguns Bancos de Dados(1), neles que serão gravadas as informações do seu servidor, clique sobre o Banco de Dados que é usado no seu servidor, caso não saiba, abra o arquivo ‘config.lua’ do seu servidor e procure pela linha a sequir:

 sqlDatabase = "xxxx" 



Onde ‘xxxx’ é o nome do seu Banco de Dados.

4. Após clicar no seu Banco de dados no phpmyadmin, irá carregar uma outra página, na qual estará mostrando todas as tabelas do banco de dados do seu servidor(2).

5. Para fazer o Backup dos arquivos do banco de dados do seu servidor, clique na aba ‘Exportar’, como mostrado na imagem(2) em Spoiler.

6. Então irá carregar uma outra página, onde aparecem muitas opções para exportação do conteúdo, basta que você deixe tudo igual como está na imagem(3), e clique em ‘Executar’ no final da página(4).

7. Um Download será iniciado(5) com o nome do seu Banco de dados e o final ‘.sql’, guarde esse arquivo pois nele é onde estão todas as informações sobre os players do seu servidor, como level, itens, etc.

8. Recomendo, que faça um backup semanal desse arquivo, ou até mesmo diário, para não correr o risco de perder muitas informações, e consequentemente, muitos players...

9. ATENÇÃO: Não exporte os arquivos enquanto o servidor estiver online, para fazer o backup dos arquivos, desligue o servidor, se não muitas informações dos players serão perdidas, e eles poderão ficar insatisfeitos com o servidor.

 

 

1.

93553351.png

 

2.

66593253.png

 

3.

27237466.png

 

4.

23501868.png

 

5.

69661724.png

 

 

 

 

 

Importando os dados novamente para o MYSQL

 

1. Para importar os dados novamente para o MYSQL é muito fácil, basta que você tenha no seu computador o arquivo gerado na etapa anterior do tutorial, e acesso ao PHPMYADMIN do servidor.

2. Para importar os dados, vá no phpmyadmin do servidor, clique na base de dados do seu servidor, e ao invés de clicar em ‘Exportar’ na aba superior, clique em ‘Importar’(1).

3. Irá carregar uma página, como a da imagem em spoiler abaixo, basta que você clique em ‘Selecionar Arquivo...’ e procurar o arquivo gerado pela etapa anterior (final ‘.sql’)(2).

4. Depois de selecionar o arquivo, clique em executar no final da página, e pronto, dados sobre os players foram importados novamente para o mysql(3).

 

 

 

1.

63610079.png

 

2.

60070197.png

 

3.

86588503.png

 

 

 

 

Considerações finais

 

Como dito acima, não faça o backup dos arquivos quando o servidor estiver online.

Faça backups semanais, ou até mesmo diários, para que nunca perca muitas informações sobre os players.

SEMPRE guarde o arquivo de backup em um lugar seguro, pois seu computador pode estragar e você perder todas as informações do servidor, sendo necessário que seja feito um ‘Reset’ nas contas.

 

Sim, é algo muito fácil de se fazer, mas tem gente, que somente faz o servidor pelo mysql seguindo algum tutorial, e acaba por não saber nada sobre o programa que usa.

Qualquer dúvida que venha ocorrer, basta que comente no tópico que com certeza responderei.

 



(Tutorial feito exclusivamente para o site XTIBIA, sua cópia não é permitida para nenhum outro site.)

Editado por Lucas1036
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

pronto ja fiz ... mais tenho uma duvida, eu quero mudar meu servidor de pc, tipo eu quero colocar na casa do meu amigo, ai se eu importar esse backup vai fikar tudo igual como ta aki?

 

vlw

Editado por Jaraguah
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

pronto ja fiz ... mais tenho uma duvida, eu quero mudar meu servidor de pc, tipo eu quero colocar na casa do meu amigo, ai se eu importar esse backup vai fikar tudo igual como ta aki?

 

vlw

 

Aham, vai ficar tudo igual..

Seria como você passar seu Database do seu computador para um dedicado.

 

----------------------------

Aprovado!

 

Estava precisando de um tutorial como esse, obrigado.

Editado por Linikinhow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...