Ir para conteúdo

Introdução A Sql


Posts Recomendados

  • Administrador

Introdução a SQL

Quando os banco de dados relacionais estavam sendo desenvolvidos, foram criadas linguagens destinadas à sua manipulação. Nos laboratórios de pesquisas da IBM, no início dos anos 70, foi desenvolvida a linguagem SQL (Structure Query Language - Linguagem estruturada de consulta). Em 1986, o American National Standart Institute (ANSI) publicou um padrão SQL. Então, a linguagem SQL tornou-se padrão para o banco de dados relacionais.

A linguagem possui diversos comandos, que se dividem em três categorias:

- DLL - Data Definition Language (Linguagem de Definição de Dados): Esta parte da linguagem SQL é composta pelos comandos CREATE, ALTER, DROP e é a responsável por dar forma ao banco de dados, criando o próprio banco, tabelas, índices, generators, exceptions etc...

- DML - Data Manipulation Language (Linguagem de manipulação de dados): Esta parte da linguagem SQL é composta pelos comandos SELECT, INSERT, DELETE e UPDATE. Ela é a responsável por manipular os dados dentro do banco de dados, acrescentando, modificando, apagando e fazendo consultas aos dados existentes.

- DCL - Data Control Languagem (Linguagem de Controle de Dados): Na verdade, a DCL é um subgrupo de comandos da DML e é composta pelo comando GRAT e pelo comando REVOKE. Seu objetivo é controlar o acesso dos usuários aos dados, permitindo estabelecer regras para consultas, inserções, modificações e exclusões de dados no banco de dados.

Para se construir um banco de dados, que não apresente redundâncias nem desperdícios, é necessário que se faça um projeto muito bem detalhado e pensado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

boa aula téorica, mas mesmo assim não mecho com SQL,

digamos que é uma liguajem boa, leve, mas um pouco complicada,

tipo se você consegui posta uma explicação melhor de como funciona,

acho que ajudaria eu e muita gente ;)

Abraços,

kamimura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 months later...
  • Administrador

@Nostradamus

Hehe,

Sempre pensei deste jeito igual você citou acima, mas, meu velho, quando se fala de otimizar algo, a teoria é a parte que mais interessa.

Digo isso por experiência própria, pois, fazer sistemas para o xtibia é uma tarefa difícil.

Tenho que pensar, por exemplo:

- Quantas pessoas vão visitar o sistema? Muitas..

- O nível de segurança do sistema? Alto, tem que ser.

- Estrutura de banco de dados para usar?

Curiosidades:

- Sabia que o xtibia tem quase 350 mb de SQL (TEXTO)

- Sabia que o xtibia tem projetos para usar MYSQL SERVER como SGBD

- Sabia que o xtibia foi desenvolvido para aguentar 4 tipos de SGBD

- Sabia que indexação por número é o método mais rápido de se pesquisar algo em SQL

- Sabia que o mysql do xtibia usa cerca de 10% da CPU, e as vezes, ele entra em overload por causa do robot da lista de servidores. Essa é a minha maior preocupação, "Otimizar a Lista e seus robots"

Abraços meu velho =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 1 year later...

Bom bem legal ^^

 

 

 

+----------------+

| FireBlessOT's |

+----------------+

Firebless Ot Recrutando:

Web master (1/2)

Hoster (0/1) - precisamos de hoster urgente

Mapper (3/3)

Scripter All (1/1)

 

Interessados Contate:

Flavinho45hp@hotmail.com

 

Via Messenger(MSN)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Ai, eu queria so falar algo sobre este tópico.

 

Eu jogo Tibia faz tempo, sou GOD e hoster, mais confesso que eu prefiro XML apesar de SQL ser melhor.

 

Isso não vem ao caso. Eu estou fazendo curso de Tecnico em Informática na IPUC em Canoas onde eu moro (e dalê Gremioo xD) e estou no segundo semestre. Eu queria dizer que criar um tópico aqui tentando resumir oque é SQL é sinceramente besteira... Desculpe ao criador, mais é oque eu acho. Para começar a entender SQL o cara tem que pelo menos saber bem Lógica de Programação. E tipo, botar um OT SQL online é o mais basico de tudo sobre essa linguagem de programação. É um geito de mecher com SQL sem precizar entender realmente oque é. :blush:

 

Desculpe ai se falei merda sei la so quiz da meu ponto de vista como respeito o das outras pessoas.

 

vLwWw... :positive:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...