Ir para conteúdo

Aula 1 - Introdução


Oneshot

Posts Recomendados

AULA I

 

Introdução a Programação LUA

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Olá, se você está aqui lendo essa aula, provavelmente é porque abriu aqueles arquivos estranhos da pasta do seu servidor e viu uns escritos místicos que você não conseguiu entender.

 

Primeiro, você tentou mexer naqueles escritos e, BOOM!, as quests do seu servidor começaram a dar erros, as poções do jogo começaram a ficar desequilibradas, magias começaram a ficar "apelonas" e, enfim, seu servidor foi para o espaço.

 

Aqui nesse conjunto de aulas, você aprenderá a milenar arte de programar scripts e sua única ferramenta será a linguagem LUA. No fim delas, você poderá bater no peito e falar, eu sou um scripter.

 

SCRIPTING? SCRIPTS?

 

Antes de mais nada, você precisa entender o que é scripting e o que são scripts. Scripting é, nada mais, o ato de programar em uma certa linguagem. Já scripts são blocos de código escritos nessa linguagem, que, através de um interpretador, são lidos e... bem... interpretados.

 

Essa certa linguagem é a Lua, uma potente ferramenta de programação, que oferece recursos e suporte para orientação a objetos ou dados, como também programação funcional.

 

Lua foi criada por um time de desenvolvedores do Tecgraf da Puc-Rio, a princípio, para ser usada em um projeto da Petrobras. Devido à sua eficiência, clareza e facilidade de aprendizado, passou a ser usada em diversos ramos da programação, como no desenvolvimento de jogos (a LucasArts, por exemplo, usou a linguagem no jogo Escape from Monkey Island), controle de robôs, processamento de texto, etc. Também é freqüentemente usada como uma linguagem de propósito geral.

 

Wikipédia - Lua (linguagem de programação)

 

Por ser de fácil utilização e entendimento, a linguagem LUA foi implementada como uma biblioteca ao código C++ do projeto Open Tibia.

 

O QUE EU PRECISO PARA SER UM SCRIPTER?

 

Muita gente acha dá de cara com os obstáculos e, pronto, desiste. Isso é um dos "defeitos" que você deve abrir mão, se quiser ser um futuro programador. Você deve ter força de vontade e determinação, olhar para a linguagem e falar: "Eu sou foda e vou fazer isso funcionar".

 

Além disso, você precisa ter paciência, nem sempre você vai conseguir entender os mais difíceis conceitos e estruturas, quando isso ocorre, você deve ter garra e tirar suas dúvidas. Nem sempre você vai pegar um bloco vazio, escrevinhar um código e ele vai funcionar do jeito que você queria e, por isso, você não pode desanimar e/ou desistir.

 

Um scripter também precisa ter criatividade e muita vontade, a primeira para ter ideias e a segunda para concluir e tornar essa ideia real. Você acha que vai ter a ideia, olhar para a tela do computador e sem cansar a mão de tanto escrever, a ideia vai surgir pronta? Não mesmo.

 

E, por fim, você precisa de ferramentas, não é? Afinal, o que é um técnico sem suas ferramentas de trabalho.

 

Lua necessita de um interpretador que leia seus scripts e, entendendo, execute as funções programadas nele, para isso você já tem um interpretador e ele é seu próprio servidor. Como disse antes, o código do projeto Open Tibia, tem bibliotecas Lua, o que faz do executável um interpretador.

 

E você irá precisar de uma ferramenta para escrever o código, para isso, recomendo o Notepad++, que possui suporte a Lua.

 

CONCLUSÃO

 

Essa aula termina aqui, ela é curta, pois introduz apenas os conceitos básicos, afinal, você não quer ler um pequeno artigo e se tornar o melhor, melhor do mundo em programar scripts, certo?

 

Na próxima aula, juntos iremos aprender que a programação tem uma certa lógica entre-linhas, criaremos um algoritmo e com a apresentação detalhada de algumas estruturas léxicas, iremos criar nosso primeiro script!

 

Bem-vindo ao mundo do scripting, padawan!

Para saber mais:

 

Wikipédia - Lua (linguagem de programação)

 

 

Editado por Oneshot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...