Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Introducao_programacao_cover.png

 

Eai Galera Tudo Bom?

Estou aqui para ajudar a todos que querem começar a Programar , este tutorial que estou fazendo explicando a programação , funções e etc, irá te dar uma Noção de Programação. Primeiro não é lendo tutoriais,revistas vendo videos, que você vai ficar bom em programação. Sempre Faça Exercícios para ficar bom em programação e cada fez melhorar.

 

Introdução

 

. Linguagem de Programação .

 

- Uma Linguagem de programação é um conjunto de símbolos (comandos, indentificadores, caracteres ASCII, etc...) e regras de sintaxe que permitem a construção de sentenças que descrevem de forma precisa ações compreensíveis e executáveis para o computador.

 

Então você tem um conjunto de símbolos e um conjunto de regras, esse símbolo e essas regras vão formar um conjunto de ações que vão ser compreensíveis e vão ser executadas pelo computador, nisso irá se chamar Linguagem de Programação.

 

Detalhe: Esses símbolos podem ser Comandos, indentificadores, Caractéreas ASCII e etc.

 

As caractéreas ASCII são toda aquelas tabelas, se não souber só pesquisar ou me procure depois, que poderei explicar, ou irei explicar em outro Tópico mais para frente.

 

Jutando essas caractéreas, esses símbolos com as regras de sintaxe você vai ter uma Linguagem de Programação.

 

- Uma Linguagem de programação é uma notação formal para descrição de algoritmos que serão executados por um computador. Como todas as notações formais, uma lingugem de programação tem dois compontentes: Sintaxe e Semântica.A Sintaxe consiste em um conjunto de regras formais que especificam a composição de programas a partir de letras, dígitos e outros símbolos.

Por exemplo, regras de Sintaxe podem especificar que cada parênteses aberto em uma expressão aritmética deve corresponder a um parêntese fechado, e que dois comandos quaisquer devem ser separados por um ponto e vírgula.As regras de Semântica especificam o "significado" de qualquer programa, sintaticamente válido, escrito na linguagem

 

Sintaxe e Semântica são regras básicas para a Linguagem de programação.

 

Uma Linguagem de programação como qualquer outra língua , ela é regida por regra de Sintaxe no português é como se fosse objeto direto, sujeito,predicado então são regras de Sintaxe que venham a compor a Língua portuguêsa, em toda as línguas a sua regra de Sintaxe, no Inglês tem a sua, no Espanhol tem a sua.Então em toda linguagem tem sua regra de Sintaxe que venha a dizer como as coisas funcionam.

 

Por Exemplo: Se você fizer algum comando usando a línguagem Pascal e não colocar o Ponto e vírgula no final, na hora que você for executar o programa o Compilador vai dizer que há um erro de Sintaxe. Por que vai acontecer isso Victor? Porque o programa entende que pra você ter que finalizar o comando tem que finaliza-lo com ponto e vírgula.Esta regra é para o Compilador, já está determinado.

 

Toda Línguagem ela é Regida por estas regra.Mas para cada função existe uma regra específica. Por Exemplo se você quer uma estrura de saída de dados, toda as estruras de saída de dados vão retornar do tipo TEXTO.

Então você tem que por entre aspas, se você quer digitar um Texto, tem que por entre aspas dentro da Estrutura de Saída, as vezes utilizando Algoritmo você pode utilizar a palavra Escreva, em outras regras usa a palavra Imprima. Em uma outra linguagem como a pascal você vai utilizar a palavra write e assim por diante.

Então a Sintaxe venha ser as regras que vão compor a nossa lingugaem, toda a estrutura , todo comando. Se você vai fazer o comando de repetição tem a regra de Sintaxe.Se você vai atribuir o valor há uma vareavel então cada lingugagem tem a sua Sintaxe que forma isso.

 

Exemplo: Na Lingugagem Pascal, pra você atribuir o valor a alguma variavel você usa dois ponto e igualdade vb , por exemplo você usa só a igualdade, na lingugagem C você tambem só usa a igualdade, oque isso quer dizer?Algumas coisas sempre vão mudando de acordo com a Lingua.Um Exemplo é o Portugues de portugal para o nosso portugues (brasileiro) ou o Espanho para o Portugues, ou o Inglês (americano) para o Britânico e assim por diante.

 

Agora vem as regras de Semântica.

 

As regras de Semântica especificam o Significado de qualquer programa sintaticamente valida e escrito na linguagem.

 

Então a regra de Sintaxe e a forma de Sintaxe é o significado.

 

Começarei a fazer tópico sobre Lingugagens mas não só de linguagem se vocês todos concordarem estarei trazendo aqui no Xtibia, muitos tutorias para você aprender a Programar, Tutorias do que programar e etc. Você não vai estudar lógica de programação para C , logica de programação para Delphi, lógica de programação para Pascal não existe isso. Lógica de Programação é basica para qualquer linguagem. Então se você entender alguns tópicos que irei criar , se você estudar , ver outros tutoriais você irá programar em qualquer Linguagem. Um conselho a todos que leram este tópico até o final, não fique desinteressado não faça as coisas pelo caminho , porque tudo na vida é questão de esforço.

Veja meus tutoriais que mas em breve estarei disponibilizando aqui no Xtibia, mas tambem veja outros na Internet.

 

Se Gostou da um REP+ :] só pra ajudar um pouco .

 

 

Obrigado a Todos.

Att, VictorFT

Editado por VictorFT
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...