Ir para conteúdo

Aprendendo A Scriptear


LuckOake

Posts Recomendados

Olá galera. Muitos de vocês que são iniciantes em scripting tem certa dificuldade para criar scripts, uns por falta de ideias, outros por realmente não conseguirem montar nada. Por isso, resolvi fazer esse tutorial simples e claro.


Aprendendo a Scriptear



Introdução: Bom, primeiramente, você já se perguntou "por quê quero scriptear"? Se sim, legal, mas chegou à uma resposta? Se não, pense nisso. Tente chegar à algo que te inspire, seja observando trabalhos de scripters mais conhecidos e habilidosos ou simplesmente querendo criar novas coisas para ter seu nome conhecido. Sem uma inspiração você não vai avançar, acredite em mim.

Começando no mundo dos scripts: Quando você tentou aprender a scriptear pela primeira vez, o que você fez? 95% das pessoas responderiam: "Eu li tutoriais". Tudo bem, mas será que isso é certo? Posso te assegurar que não. É claro, ler um tutorial abre sua mente para a parte teórica de scriptear, mas nada muito grande, de pouco adianta a teoria se você não entende a prática.

Como praticar: Vou compartilhar com vocês uma experiência de vida. Eu tenho um server que está atualmente fechado para reformas, mas antigamente, eu necessitava sempre de inovar para agradar os players, só que os scripts que eu queria nem sempre estavam disponíveis na net. O que eu fazia? Simples, procurava scripts que possuiam as funções que eu precisava e ia juntando os pedaços até formar o que eu queria. Não, nunca funcionava de primeira, tinha vez que eu levava umas 2 horas para montar um script não muito avançado.

Resultados da prática: Com a prática dita acima, você aprende as funções (como elas funcionam, o que significam, etc), aprende a estrutura de um script (if, else, end, etc), e o principal, aprende a criar.

Moral: Não leia tutoriais apenas, pratique à partir do que você já conhece. Exemplo disso: Você conhece as cores azul e vermelho. Se você juntar as duas, você conhecerá uma nova cor, a cor roxa. Ou seja, juntando seus conhecimentos você obtêm mais sabedoria.


Aprendendo a Imaginar



Introdução: Bom, o maior problema de todo scripter é a falta de idéias, mas nem todos sabem resolver isso e encalham, alguns até desistem. Como resolver? Mas antes de tudo, vamos ao por quê.

Por quê não tenho ideias? Você provavelmente já se perguntou isso. Se não, SE PERGUNTE. É importante. Parte das pessoas diriam que é porquê tudo já foi inventado, mas acredite, isso tá errado. Eu mesmo tinha essa visão, mas aprendi a imaginar, mesmo que às vezes seja difícil. Você não tem ideias bem provavelmente porquê você não tentou ter. Ou se tentou, fez da maneira errada.

Então como ter ideias? Cara, você mora num universo que provavelmente está dentro de outras imensidões que seres humanos como nós são incapazes de compreender, mas fiquemos na Terra mesmo. O que tem na Terra? Muitas coisas, e a cada dia são criadas mais e mais coisas. Observe o mundo ao seu redor, se você prestar atenção em cada detalhe, verá que existem objetos, pessoas e até ambientes que você nunca imaginava que existisse. Você, tendo um pingo de criatividade, pode criar na sua mente um paraíso inteiro à partir de um simples campo de futebol.

Moral: Você aprende a imaginar à partir do que já existe, isso é fato, mas com isso, você pode muito bem tirar uma base da sua imaginação ou até mesmo da realidade e criar um sistema que não existe, afinal, muitas coisas ainda não existem.


Conclusão Final



Você aprende praticando, e com a prática você evolui, mas para praticar você precisa de uma inspiração, e a partir da inspiração você tem ideias, e a partir das ideias você pratica, e com a prática você evolui, e fica nesse ciclo infinito.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Obrigado galera, espero que vocês tenham entendido o que eu quis dizer.

Att. Luck Oake

Editado por Mudrock
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garoto, você me surpreendeu mais uma vez. Conheço seu servidor, Subwat Extreme Fun e a família Oake, rsrs.

 

Ótimo tutorial e vai ajudar bastante aqueles poucos que buscam aprender scripting. Quando digo poucos, digo a realidade, as pessoas se acomodaram um pouco demais e só sabem pedir e já não correm mais atrás. Seria muito interessante se elas ao menos abrissem os arquivos como era quase que obrigatório antigamente - os recursos eram meio escassos - então se você queria uma magia sequer, você mesmo tinha que abrir um arquivo e mudar as coisas até chegar no seu gosto.

 

Parabéns.

Editado por Oneshot
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, galera. Tô fazendo o possível pra reviver o espíto scripter da área de scripting, hoje em dia aparece muito conteúdo inútil que uns ainda tem coragem de dizer que é bom por não saberem scriptear. Antigamente, cada dia apareciam sistemas ótimos e inovadores, e tá faltando isso atualmente.

 

E Oneshot, tô precisando muito da sua ajuda com uma função nas sources. Se puder, me mande uma PM, aqui não tá dando pra te enviar.

(E você conhece a família Oake e o Subwat :o)

Editado por LuckOake
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns guilherme belo tutorial vou lhe reputar daqui a pouco pois estou sem agora.

 


 

Curiosidade

80% das pessoas que comentaram nesse tópico não leram o tutorial.

Editado por Skymagnum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns guilherme belo tutorial vou lhe reputar daqui a pouco pois estou sem agora.

 


 

Curiosidade

80% das pessoas que comentaram nesse tópico não leram o tutorial.

eu li

 

Muito bom, parabens?

 

Aprender script serve para algumas outra coisa alem de tibia?

depende da linguagem que você aprende

e depende de em que você ira usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LOL otimo tutorial mano, o pessoal tem ms q começar a fuçar e fuçar para conseguir chegar onde se quer '--'

uma dica q daria tb eh tentar usar o OTScript Live! para editar os scripts .lua ... ele tem uma debug proprio, q ajuda muito, e tem uma lista com varias funçoes basicas q podem ajudar muito os iniciantes...

 

ps: sei bem oq tu quis dizer com..

Bom, o maior problema de todo scripter é a falta de idéias...

kkk ja to cançado de soh copiar e copiar a pxg '--' mas ideias boas n vem entao... kkk \o/

Editado por Slicer
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Caraca eu tava procurando um script de transformação por spell para dbz 8.54 e não achava ate que li esse topico fui pegando partes de scripts e concegui vlw ;D repi +.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...