Ir para conteúdo

Aulas Básicas Com O Sr. Iunix: 1# Lua, O Que É?.


iunix

Posts Recomendados

Bom, para quem não me conhece, meu nick é iuniX. Sou programador faz uns 2 anos. Minha linguagem principal é Lua, porem domino algumas outras. Ok, agora vamos para a aula.

 

lua.gif

 

 

O que é Lua?

divisor.png

Lua é uma linguagem interpretada e comparada a outras linguagens interpretadas, ela é bem leve e versátil. Lua tem uma sintaxe bem simples de entender e ela é MUITO útil. Ela também é uma linguagem TOTALMENTE brasileira, feita na PUC-Rio.

 

 

 

 

 

Mas por que usar Lua?

divisor.png

Como eu disse acima, Lua é uma linguagem simples e poderosa. Isso a torna perfeita para aplicativos que requerem edições constantes (Como nosso Open Tibia). E também pelo fato de Lua ter um manual realmente completo e bem explicado. Sem contar que Lua é uma linguagem livre (Pode ser usada para qualquer coisa ou pessoa)

 

 

 

 

 

O que é uma linguagem interpretada?

divisor.png

Linguagens interpretadas, são linguagens de programação que precisam de um interpretador, também conhecidas como linguagem de scripting. Algo que "traduza" ela para a máquina (No nosso caso, usamos o distro do Open Tibia). Elas não precisam ser compiladas, isso geralmente as tornam mais eficientes para pequenas e rápidas edições.

 

 

 

 

 

Onde arrumar um interpretador para Lua?

divisor.png

O próprio site da linguagem tem um pequeno interpretador: http://www.lua.org/demo.html, mas para algo mais "sério", eu aconselho vocês a usarem o Scite (postarei o link abaixo).

 

 

 

 

 

 

Finalização

divisor.png

Queria agradecer a todos que leram tudo. E espero que com esse tópico eu desperte interesse em alguns, fazer essa grande linguagem que eu gosto tanto crescer.

Gostaria que vocês me ajudassem com um feedback, dicas e que postem duvidas para eu responder.

 

 

 

 

 

Download

divisor.png

Scite: http://sourceforge.n...=ufpr&download=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, seria legal o nome do tópico: Introdução á Lua! Gostei :))

Pretende continuar com outros Tutoriais?

 

Depende muito do movimento, não irei ter trabalho de criar uma sequencia de aulas para ninguém. Se for bem aproveitado, posso continuar até o final (POO).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mt bom cara,rep+, vc tb entrava naquele chat de msn do skyen hasus e do notorious né?

mas acho q tipo intrudoçao tem p td lado, vai direto a poo pls

 

Quero fazer uma aula por semana. Não quero chegar no POO direto, quero acompanhar desdo começo. Criar mais "scripters", o que realmente está em falta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja vi 2 tutoriais igual ao seu, mas o seu está mais explicado e bem detalhado, Tutorial Aprovado.

 

Estara sendo Movido para Tutoriais de Scripting.

Como eu estou querendo criar uma sequencia de aulas, não posso simplesmente começar direto no meio. Por isso decidi pegar desde o básico do básico.

Editado por iunix
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...