Ir para conteúdo

Ajude-me respondendo!  

9 votos

  1. 1. Ajudei?



Posts Recomendados

Opa galera! Hoje trago um tutorial de como criar um OtServers e outras coisas Sobre ele. Sigam e prestem atenção! :D

Esse é meu primeiro Post, então não reclamem, ainda sou iniciante aqui no xtibia :p

 

"REP AQUI SE EU TE AJUDEI!"

 

Para criar um OTServ, primeiramente, peço a você que tenha um pouco de paciência e dedicação. Se concentre bastante ao ler o tutorial abaixo, não é nada complicado, mas procure extrair todas as informações que o mesmo oferece.

 

Primeiros passos

 

 

Obviamente, antes de tudo, você precisa de todos os arquivos necessários para rodar o servidor no seu computador e um registro no fórum. Para se registrar gratuitamente clique aqui (informe um e-mail real no campo, pois você precisará confirmar o registro). Depois que você criar o registro, clique aqui para entrar na seção "Download de OTServs", baixe o servidor da versão que mais lhe chamar a atenção (para ter certeza se ele é bom, examine as respostas dos outros membros e o próprio tópico) e descompacte ele (todos os servidores da seção vêm compactados em arquivos RAR/ZIP, clique aqui e baixe o programa para descompactá-los) no diretório Meus Documentos ou qualquer outro de fácil acesso.

 

Você verá vários arquivos e pastas, mas por enquanto não mexa nem exclua nada. Dê um duplo clique no arquivo config.lua que está localizado no diretório matriz, e faça-o ser executado com o notepad (bloco de notas).

 

 

Segundo passo

 

Configurando o config.lua

 

 

Este é o arquivo principal do servidor, pois é lá que você irá configurar a maioria dos itens para iniciá-lo corretamente. Normalmente, a variável da configuração é auto-explicativa, mas é tudo em inglês. Se você tem um bom conhecimento da língua, você entendará o que cada item configura, se não tem, não se preocupe, estarei mostrando abaixo um exemplo de config.lua comum, e explicando o que cada item faz:

- é recomendado baixar o arquivo .txt.

 

 

Nota: Se algum item existente no config.lua não estiver exposto aqui, não se preocupe, simplesmente não mexa nele, a menos que você entenda o que ele faz e queira mudar. Aqui foram expostos os principais, os que podem ser alterados se você desejar.

Vale ressaltar também que, todas as alterações no config.lua devem ser feitas dentro das aspas (""). Se você quiser usar aspas nas alterações, utilize-a em conjunto com uma barra invertida para a esquerda: \"

location = "Brasil, \"País do futebol\""

Terceiro passo

Criando conta de GMAgora vamos criar a conta do administrador do servidor, do senhor Gamemaster. Esta parte pode parecer mais complexa que o segundo passo, mas depois que você pega o jeito e entende o padrão da linguagem, fica bem fácil.

 

Antes de tudo, existem dois tipos de otservs, os Servidores SQL (que guardam todas as informações em um banco de dados SQL) e os Servidores XML (que guardam as informações em diversos arquivos XML), e dependendo de qual é seu servidor, a criação da conta de gamemaster será diferente.

 

Atualmente, os Servidores XML estão sendo abolidos e muito em breve existirá apenas Servidores SQL.

 

Servidor XMLA maioria dos servidores xml vêm com uma conta de gamemaster pronta, mas ainda sim você terá que configurar o nome, uma nova conta e senha.

 

• Abra a pasta do seu servidor, vá até data > players. Ache qualquer arquivo que tenha nome de GM (God, GM...), renomeie-o para o nome que você quiser (ex: God Magus) e abra-o com o bloco de notas (clique com o botão direito no arquivo e selecione "Editar").

• Em name você insere o nome do arquivo (ex: name="God Magus") e em account você insere a conta que você deseja ser a conta do gamemaster (ex: account="214675"). IMPORTANTE!! Antes de mudar a account, anote a antiga pois você precisará mais adiante. Tenha certeza também que a variável access está com o valor 5 ou maior (ex: access="5"). As outras variáveis não são necessárias alterar.

Dica: se a visualização do arquivo estiver ruim no bloco de notas, tente deixá-la melhor ativando a "quebra automática de linha" em "Formatar".

• Agora volte para a pasta matriz, e entre em data > accounts. Procure um arquivo XML que o nome seja a account antiga que estava última arquivo que você acessou (por isso que foi pedido anotar a antiga account), renomeie-o para os números da sua nova account (ex: 214675) e abra-o com o bloco de notas (clique com o botão direito no arquivo e selecione "Editar").

•Em pass você insere a senha que desejar para sua account (ex: pass="magusehlindao", e em character name você coloca o nome do seu gamemaster (ex: character name="God Magus").

 

Salve todos os arquivos e está tudo pronto, sua conta de gamemaster está feita.

 

 

Quarto e último passo:

 

Após essas configurações, você já pode abrir seu servidor para testá-lo (Visualize o F.A.Q abaixo caso não saiba entrar no servidor). Porém, você ainda pode fazer várias alterações nele, como criar novos monstros, magias, runas, e até NPCs!

 

Nota: Em caso de falta de DLL na execução do servidor, visite o site DLL-Files (www.dll-files.com) e utilize a caixa de busca para encontrá-las e baixá-las. Depois, descompacte elas no diretório aonde está localizado o executável (otserv.exe).

 

 

F.A.Q

 

Como abrir meu servidor?

Após configurar corretamente o config.lua, dê um duplo clique no executável (OTServ.exe ou TheForgottenServer.exe; pode variar) e aguarde a abertura do servidor. Se no processo aparecer qualquer mensagem de erro, tire uma screenshot do erro e poste nos comentários para obter ajuda. Se o servidor abrir sem erros, você já está pronto para testá-lo!

 

 

Como entrar no meu servidor?

 

 

Para entrar no seu servidor, você precisará do cliente de Tibia correlativo ao protocolo do seu OTServ (por ex, se baixou um servidor 8.4 precisará exatamente do Tibia 8.4). Todas as versões do Tibia estão disponíveis em vários sites como o 4shared.

Você também precisará de uma ferramenta comumente conhecida como "IP Changer", que tem a função de trocar o IP/Porta do cliente do Tibia para um em específico. Para baixá-lo clique aqui. (Tibia Multi-IP Changer 7.1 - 9.8 (...))

 

Baixados os programas necessários, execute os dois e coloque o IP/Porta do seu servidor no "IP Changer", e "troque o IP". Fazendo isso, você já pode acessar o seu servidor colocando o Account Name/Password na tela do Tibia.

 

 

Como saber meu IP?

 

Há várias maneiras para descobrir seu IP, vamos tentar duas delas.

Vá até o menu Iniciar -> Configurações -> Painel de controle e clique no item Conexões de rede. Dê um duplo clique na conexão local (a conexão ativa) e vá até a aba Suporte. Seu endereço de IP estará lá.

Outra maneira, ligeiramente mais fácil, é visitar o site WhatIsMyIp, copiar o IP e colar ele no arquivo de configuração do servidor.

 

 

O que é "Account Manager"?

 

Account Manager é, em poucas palavras, um NPC que cria uma conta para você. Hoje em dia, é mais utilizado do que websites, devido a sua praticidade e também por exilar o uso de webservers para rodar os sites, tais que acarretam mais uso da memória do computador.

Praticamente todos os servidor atuais possuem um Account Manager imbutido e, também, uma opção para desabilitá-lo se você quiser. Fica a seu critério decidir se vai usá-lo ou não.

 

 

Não conseguem conectar?

 

Se os jogadores não estiverem conseguindo entrar no seu servidor, provavelmente é porque a porta inserida na variável "port" (padrão 7171) está bloqueada para acesso remoto.

Para desbloquea-la é simples.

Vá até o menu Iniciar > Configurações > Painel de controle e clique no item Firewall do windows.

Se você achar conveniente, desative-o por completo, e peça para seus amigos tentarem acessar novamente o servidor, porém, se quiser deixar seu computador com a proteção do programa, faça o seguinte:

Vá até a aba Exceções, e clique no botão Adicionar Porta.

No campo Nome digite Tibia (ou qualquer outro) e no campo Porta, 7171 (porta inserida no config.lua). Após isso nenhuma alteração é necessária, clique em Ok.

Recomendo também desativar qualquer anti-vírus ou firewall opcional, caso estejam previnindo acessos à porta. Tente novamente e veja os resultados.

 

Problemas com scripts?

 

Caso o seu servidor apresente qualquer tipo de "LUA error", é porque você adicionou/modificou algo que não é suportado pela linguagem LUA, ou mal uso do mesmo.

Para resolver o problema é simples: basta visualizar qual é a linha que está ocorrendo tais erros, e verificar se o script segue o padrão da linguagem.

 

Problemas com websites?

 

Geralmente todo tipo de erro relacionado com linguagens se baseia no ato de acessar a linha que o aplicativo indica, e verificar se está correto.

Na linguagem PHP, que é utilizada para a criação de websites de OTServ, não é diferente.

Normalmente, os websites vêm com um arquivo específico que possui todas as variáveis globais (config.php), que é aonde você deve configurar.

Para que os outros possam acessar seu website, você deve possuir um webserver instalado em sua máquina.

 

--------------

Tá tudo bem explicado, não precisa de foto né? só é prestar atenção no texto! xD

 

Outros problemas?

 

Não hesite em utilizar os comentários! Estaremos aqui pra te ajudar! ;)

 

 

Todos os Créditos vão para o Blog sobre OTServers "OtServer Team", não sei se posso colocar o link dele então vou deixar só o nome! :D

Editado por UltimatePlayerx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara da pra organiza mais um poco aumenta a letra se você arruma tudo fica melhor mas pelo menos tu coloco os créditos então na minha opiniao ta aprovado vai ajudar muitos membros do forum :D

Editado por MrKirito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom cara pelo menos tu coloco os créditos então na minha opiniao ta aprovado vai ajudar muitos membros do forum :D

Obrigado cara, parte dos créditos são meus u.u

aquele arquivo .txt ficava atrapalhando o texto, então fiz o upload e postei o link de donwload do Tibia Multi-Ip Changer e do Arquivo .txt aí pra não ficar muito bagunçado, mas mesmo assim valeu cara! :D

Editado por UltimatePlayerx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Tem muitos tutoriais desses, consegue me dizer por que o seu é melhor?

 

(faz parte da aprovação)

Sei que existem vários Tutoriais iguais ao meu, mas esses tutoriais tem muitas falhas e não explicam corretamente oque você quer fazer,

Quando criei meu Ot Server (só por diversão, eu jogo Global), eu procurei vários tutoriais, nenhum me ajudou e nem me explicou oque era certas coisas..

Quando descobri fiz o tutorial, que na minha opinião, é mais explicado que os outros, por exemplo: Pessoas novas que querem criar um OtServer não sabem oque é um Sprite e no meu Tutorial tem.

 

é só isso, obrigado xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada pessoa tenta criar um otserv e sempre aparece um novo problema.

 

#Tópico

 

 

1- Textos contínuos se torna cansativo em ler, resumir o assunto principal com poucas palavras e objetivas

2- Config.lua não tem muita explicação sobre ela

3- Explicando como Criar account no mesmo Spoiler do Config.lua.

4- XML já é ultrapassado e poucos utilizam deste modelo, acaba sendo Inútil..;

5- FAQ - Perguntas que já são fáceis de ser encontradas em qualquer lugar e com ótima explicaçoes.

6-Websites você acabo em não explicar nada. Saber que um site é em formato PHP não vai levar nenhum cidadão em lugar algum.

7- Disponibilizar links para download de programas que são disconhecido da sua natureza, e sugerir em que baixem tibia pelo 4shared é meio complicado, pois são usuarios qualquer que disponibilizão o conteudo que pode conter virus. Indique sites mais seguros como o www.tibiaclient.com ou remeresmapeditor.com

8- Muito fraco em conteúdo.

 

Existem tutoriais muito mais explicativos, e muito mais além que o seu.

Você apenas falou oque todos ja sabem, oque todos querem saber é o funcionamento, algo que nesse tutorial não tem.

 

por exemplo: Pessoas novas que querem criar um OtServer não sabem oque é um Sprite e no meu Tutorial tem.

 

Aposto que pessoas novas não iram querem saber oque é sprite, pois não iriam ajuda-la em nada em saber oque é sprite..Onde está este assunto no seu tutorial, não acabei encontrando...

Editado por maligno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem muitos tutoriais desses, consegue me dizer por que o seu é melhor?

 

(faz parte da aprovação)

Sei que existem vários Tutoriais iguais ao meu, mas esses tutoriais tem muitas falhas e não explicam corretamente oque você quer fazer,

Quando criei meu Ot Server (só por diversão, eu jogo Global), eu procurei vários tutoriais, nenhum me ajudou e nem me explicou oque era certas coisas..

Quando descobri fiz o tutorial, que na minha opinião, é mais explicado que os outros, por exemplo: Pessoas novas que querem criar um OtServer não sabem oque é um Sprite e no meu Tutorial tem.

 

é só isso, obrigado xD

Típica resposta, na verdade andei conferindo outros tutoriais do gênero e os outros tutoriais estão melhores sim do que o seu, por min está reprovado, ja é o 4° ou 5°o tópico abordando o mesmo assunto aqui na aprovação :)

Reprovado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Aprovado.

 

Motivo: Este topico tem suas palavras juntamente com seu ponto de vista da criação.

Não e modelo base igual outros.

 

Sempre que um usuario tem DUVIDAS é otimo ter variedades.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...