Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Ola pessoal xtibiano.

Neste tutorial estarei abordando as famosas gambiarras ou "pogs".

Tomara que gostem do tuto e que decidam o sua posição em relação a gambiarras.

Organizei o tutorial por perguntas mais "importante" em relação ao poger.

Todas as perguntas estão organizadas e bem estruturadas.

 

 


Mais o que é Gambiarras?

 

Gambiarras são novas formulas em programação para se realizar uma ação.

Normalmente as "gambiarras" são associadas a lentidão e mal uso da linguagem mais isto irá depender da sua estrutura!

 

Normalmente um programador busca a formula mais convencional,simples,rápida é funcional para se realizar um script mais os programadores "gambiarizadores" tentem de inúmeras maneiras possíveis mesmo comprometendo a performance de seu script .

Na hora da construção ele utiliza estruturas mais "abusivas".

 

Um exemplo de gambiarra são a reconstrução de funções nativas da linguagem normalmente as funções recriadas saem com sua "performance" prejudicada.

 

Todo programador utiliza gambiarras?

 

Normalmente um programador adquiri esta "sede" de gambiarras ou seja nem todo programador gosta dessas fantásticas ideias.

Normalmente gambiarras são associadas a falta de organização é isto e realmente verdade.

Um gambiarrador normalmente tem menos organização em seus scripts ignorando (nome de variáveis,espaçamento e etc...)

 

Necessita ter mais conhecimento na linguagem para usar as gambiarras?

 

Não necessita ter mais conhecimento NECESSITA TER MAIS CRIATIVIDADE.

Como foi dito o gambiarrador utiliza estruturas "abusivas" ou seja que consomem mais processamento da plataforma.

Loops e Tables com múltiplos valores são muitos comuns em scripts com gambiarras.

 

Existe a possibilidade de ter uma gambiarra amigável com o processamento da maquina?

 

Claro.

A maioria das gambiarras consome uma boa quantidade de processamento da maquinas mais não significa que todas as gambiarras vão utilizar a memoria de forma abusiva.

Lembrando que gambiarras são apenas formulas mais inovadoras não as confundam.

 

Numero de linhas de um código e associado a gambiarras?

 

Sim.

Normalmente códigos com gambiarras são perfeitamente visíveis que consomem mais linhas.

Usar mais inovação também gasta linhas(hehe).

 

Afinal de tudo vale a pena virar um poger?

 

Tudo depende da pessoa.

Se a pessoa gostar do que faz não há nada que impeça usar gambiarras.

Um programador acima de tudo deve gostar do que ele faz.

 


 

Tomarás que tenham respondido suas perguntas sobre as gambiarras.

E isto ae pessoal.

 

OUVIU LUCKOAKE POG NÃO E RUIM.

Editado por caotic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GAMBIARRA É UMA COISA RUIM, SIM!

Tirem da cabeça que fazer algo de forma absurda é bom. KISS

Tem gente que prega o "POG" como coisa boa, que até mesmo tenta fazer de propósito. Sério, vocês precisam parar com isso.

 

De fato, existem situações onde não existe outra solução, então é um mal necessário, mas somente se você tiver certeza de que está fazendo a coisa certa, e isso leva muito tempo e conhecimento da ciência por trás do seu programa e linguagem.

 

No geral, tente SEMPRE fazer um código simples de entender. Nada de fazer macarronada com o código. Vale a pena saber fazer? Vale. Vale a pena botar isso em prática? Não.

 

E outra coisa: Número de linhas nunca foi indicador de qualidade de código. Um código de 100 linhas pode ser melhor ou pior que um código de 10 linhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GAMBIARRA É UMA COISA RUIM, SIM! Tirem da cabeça que fazer algo de forma absurda É bom. KISS Tem gente que prega o "POG" como coisa boa, que atÉ mesmo tenta fazer de propósito. SÉrio, vocês precisam parar com isso. De fato, existem situações onde não existe outra solução, então É um mal necessário, mas somente se você tiver certeza de que está fazendo a coisa certa, e isso leva muito tempo e conhecimento da ciência por trás do seu programa e linguagem. No geral, tente SEMPRE fazer um código simples de entender. Nada de fazer macarronada com o código. Vale a pena saber fazer? Vale. Vale a pena botar isso em prática? Não. E outra coisa: Número de linhas nunca foi indicador de qualidade de código. Um código de 100 linhas pode ser melhor ou pior que um código de 10 linhas.

 

E como foi dito o poger e associado a quantidade de linhas.

Mais nunca disse que a quantidade de linhas tem relação com a qualidade do script.

 

Do mais.

Eu não vejo as gambiarras como monstro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GAMBIARRA É UMA COISA RUIM, SIM! Tirem da cabeça que fazer algo de forma absurda É bom. KISS Tem gente que prega o "POG" como coisa boa, que atÉ mesmo tenta fazer de propósito. SÉrio, vocês precisam parar com isso. De fato, existem situações onde não existe outra solução, então É um mal necessário, mas somente se você tiver certeza de que está fazendo a coisa certa, e isso leva muito tempo e conhecimento da ciência por trás do seu programa e linguagem. No geral, tente SEMPRE fazer um código simples de entender. Nada de fazer macarronada com o código. Vale a pena saber fazer? Vale. Vale a pena botar isso em prática? Não. E outra coisa: Número de linhas nunca foi indicador de qualidade de código. Um código de 100 linhas pode ser melhor ou pior que um código de 10 linhas.

 

E como foi dito o poger e associado a quantidade de linhas.

Mais nunca disse que a quantidade de linhas tem relação com a qualidade do script.

 

Do mais.

Eu não vejo as gambiarras como monstro.

 

Desculpe, eu interpretei mal. Realmente, as "gambiarras" geralmente ocupam mais linhas do que uma solução que seria naturalmente mais simples.

 

E quanto à ser um monstro, é o que eu falei: é um mal necessário. Se existe uma solução mais simples e limpa, por que fazer de forma absurda? Para ganhar a alcunha de "rei do pog"? Para obscurecer o código? Usando uma analogia bem ridícula: se você pode colocar o quadro na parede com um prego, por que usar durepoxy?

 

Existem casos onde gambiarras são sim necessárias. Talvez porque não exista outra solução pro problema. Ou talvez seja um método mais rápido de executar determinada rotina. Para estes casos eu concordo com você, mas o programador tem que ter certeza absoluta de que a solução é segura, eficiente, e a melhor possível para o problema. Para isso você precisa saber com o que está lidando, conhecer muito bem suas ferramentas (bibliotecas e linguagem), e mesmo assim deixar um comentário explicando como a magia negra funciona e por que ela foi necessária. Todo mundo faz gambiarra um dia, apenas tenha certeza de que está fazendo a coisa certa, e não fazendo só por graça. O trabalho dos programadores não é apenas encontrar soluções, mas sim encontrar as melhores soluções.

 

O motivo do meu pânico em relação ao assunto é que muitos programadores incentivam os iniciantes a fazer gambiarra como se fosse normal, e isso continua com a pessoa por muito tempo, até que ela atinja maturidade suficiente pra diferenciar uma solução boa de uma solução ruim. Me chame de egoísta se quiser, mas eu não quero mais ver novatos fazendo magia negra sem nem se dar o trabalho de procurar uma solução mais simples. São essas pessoas que fazem códigos com 9 loops aninhados e dificílimos de entender.

 

Outra coisa: do jeito que eu falei talvez tenha parecido que eu estou depreciando seu trabalho. Se você entendeu isso, você tem minhas sinceras desculpas, não foi minha intenção. Eu apenas não quero que quem está começando a programar leia o tópico e seja encorajado a fazer gambiarra em todo lugar do código. Programação não é isso. Um bom programador faz um código limpo, legível e rápido, e gambiarra é justamente o contrário desses três adjetivos.

 

Para provar que eu também faço absurdos e não estou só falando da boca pra fora, aqui está uma gambiarra que eu fiz não faz muito tempo:

module("space", package.seeall)
_T = "space"
local __type__ = type
function _G.type(value)
   if __type__(value) == "table" and value._T then
       return value._T
   end
   return __type__(value)
end

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GAMBIARRA É UMA COISA RUIM, SIM! Tirem da cabeça que fazer algo de forma absurda É bom. KISS Tem gente que prega o "POG" como coisa boa, que atÉ mesmo tenta fazer de propósito. SÉrio, vocês precisam parar com isso. De fato, existem situações onde não existe outra solução, então É um mal necessário, mas somente se você tiver certeza de que está fazendo a coisa certa, e isso leva muito tempo e conhecimento da ciência por trás do seu programa e linguagem. No geral, tente SEMPRE fazer um código simples de entender. Nada de fazer macarronada com o código. Vale a pena saber fazer? Vale. Vale a pena botar isso em prática? Não. E outra coisa: Número de linhas nunca foi indicador de qualidade de código. Um código de 100 linhas pode ser melhor ou pior que um código de 10 linhas.
E como foi dito o poger e associado a quantidade de linhas. Mais nunca disse que a quantidade de linhas tem relação com a qualidade do script. Do mais. Eu não vejo as gambiarras como monstro.
Desculpe, eu interpretei mal. Realmente, as "gambiarras" geralmente ocupam mais linhas do que uma solução que seria naturalmente mais simples. E quanto à ser um monstro, É o que eu falei: É um mal necessário. Se existe uma solução mais simples e limpa, por que fazer de forma absurda? Para ganhar a alcunha de "rei do pog"? Para obscurecer o código? Usando uma analogia bem ridícula: se você pode colocar o quadro na parede com um prego, por que usar durepoxy? Existem casos onde gambiarras são sim necessárias. Talvez porque não exista outra solução pro problema. Ou talvez seja um mÉtodo mais rápido de executar determinada rotina. Para estes casos eu concordo com você, mas o programador tem que ter certeza absoluta de que a solução É segura, eficiente, e a melhor possível para o problema. Para isso você precisa saber com o que está lidando, conhecer muito bem suas ferramentas (bibliotecas e linguagem), e mesmo assim deixar um comentário explicando como a magia negra funciona e por que ela foi necessária. Todo mundo faz gambiarra um dia, apenas tenha certeza de que está fazendo a coisa certa, e não fazendo só por graça. O trabalho dos programadores não É apenas encontrar soluções, mas sim encontrar as melhores soluções. O motivo do meu pânico em relação ao assunto É que muitos programadores incentivam os iniciantes a fazer gambiarra como se fosse normal, e isso continua com a pessoa por muito tempo, atÉ que ela atinja maturidade suficiente pra diferenciar uma solução boa de uma solução ruim. Me chame de egoísta se quiser, mas eu não quero mais ver novatos fazendo magia negra sem nem se dar o trabalho de procurar uma solução mais simples. São essas pessoas que fazem códigos com 9 loops aninhados e dificílimos de entender. Outra coisa: do jeito que eu falei talvez tenha parecido que eu estou depreciando seu trabalho. Se você entendeu isso, você tem minhas sinceras desculpas, não foi minha intenção. Eu apenas não quero que quem está começando a programar leia o tópico e seja encorajado a fazer gambiarra em todo lugar do código. Programação não É isso. Um bom programador faz um código limpo, legível e rápido, e gambiarra É justamente o contrário desses três adjetivos. Para provar que eu tambÉm faço absurdos e não estou só falando da boca pra fora, aqui está uma gambiarra que eu fiz não faz muito tempo:
module("space", package.seeall) _T = "space" local __type__ = type function _G.type(value) if __type__(value) == "table" and value._T then return value._T end return __type__(value) end

 

Mais como foi dito.

 

Você "pelo que parece" e muito organizado;

Na verdade não tenho organização nenhuma e isto e realmente um problema.

Tanto que já perdi muita coisa por falta de organização.

 

Depende muito do programador.

 

[i]Tudo depende da pessoa.
Se a pessoa gostar do que faz não há nada que impeça usar gambiarras.[/i]
[i]Um programador acima de tudo deve gostar do que ele faz.[/i]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GAMBIARRA É UMA COISA RUIM, SIM! Tirem da cabeça que fazer algo de forma absurda É bom. KISS Tem gente que prega o "POG" como coisa boa, que atÉ mesmo tenta fazer de propósito. SÉrio, vocês precisam parar com isso. De fato, existem situações onde não existe outra solução, então É um mal necessário, mas somente se você tiver certeza de que está fazendo a coisa certa, e isso leva muito tempo e conhecimento da ciência por trás do seu programa e linguagem. No geral, tente SEMPRE fazer um código simples de entender. Nada de fazer macarronada com o código. Vale a pena saber fazer? Vale. Vale a pena botar isso em prática? Não. E outra coisa: Número de linhas nunca foi indicador de qualidade de código. Um código de 100 linhas pode ser melhor ou pior que um código de 10 linhas.
E como foi dito o poger e associado a quantidade de linhas. Mais nunca disse que a quantidade de linhas tem relação com a qualidade do script. Do mais. Eu não vejo as gambiarras como monstro.
Desculpe, eu interpretei mal. Realmente, as "gambiarras" geralmente ocupam mais linhas do que uma solução que seria naturalmente mais simples. E quanto à ser um monstro, É o que eu falei: É um mal necessário. Se existe uma solução mais simples e limpa, por que fazer de forma absurda? Para ganhar a alcunha de "rei do pog"? Para obscurecer o código? Usando uma analogia bem ridícula: se você pode colocar o quadro na parede com um prego, por que usar durepoxy? Existem casos onde gambiarras são sim necessárias. Talvez porque não exista outra solução pro problema. Ou talvez seja um mÉtodo mais rápido de executar determinada rotina. Para estes casos eu concordo com você, mas o programador tem que ter certeza absoluta de que a solução É segura, eficiente, e a melhor possível para o problema. Para isso você precisa saber com o que está lidando, conhecer muito bem suas ferramentas (bibliotecas e linguagem), e mesmo assim deixar um comentário explicando como a magia negra funciona e por que ela foi necessária. Todo mundo faz gambiarra um dia, apenas tenha certeza de que está fazendo a coisa certa, e não fazendo só por graça. O trabalho dos programadores não É apenas encontrar soluções, mas sim encontrar as melhores soluções. O motivo do meu pânico em relação ao assunto É que muitos programadores incentivam os iniciantes a fazer gambiarra como se fosse normal, e isso continua com a pessoa por muito tempo, atÉ que ela atinja maturidade suficiente pra diferenciar uma solução boa de uma solução ruim. Me chame de egoísta se quiser, mas eu não quero mais ver novatos fazendo magia negra sem nem se dar o trabalho de procurar uma solução mais simples. São essas pessoas que fazem códigos com 9 loops aninhados e dificílimos de entender. Outra coisa: do jeito que eu falei talvez tenha parecido que eu estou depreciando seu trabalho. Se você entendeu isso, você tem minhas sinceras desculpas, não foi minha intenção. Eu apenas não quero que quem está começando a programar leia o tópico e seja encorajado a fazer gambiarra em todo lugar do código. Programação não É isso. Um bom programador faz um código limpo, legível e rápido, e gambiarra É justamente o contrário desses três adjetivos. Para provar que eu tambÉm faço absurdos e não estou só falando da boca pra fora, aqui está uma gambiarra que eu fiz não faz muito tempo:
module("space", package.seeall) _T = "space" local __type__ = type function _G.type(value) if __type__(value) == "table" and value._T then return value._T end return __type__(value) end

 

Mais como foi dito.

 

Você "pelo que parece" e muito organizado;

Na verdade não tenho organização nenhuma e isto e realmente um problema.

Tanto que já perdi muita coisa por falta de organização.

 

Depende muito do programador.

 

[i]Tudo depende da pessoa.
Se a pessoa gostar do que faz não há nada que impeça usar gambiarras.[/i]
[i]Um programador acima de tudo deve gostar do que ele faz.[/i]

 

O problema é que vocês não estão programando só para vocês mesmos. Principalmente se você for postar seus códigos, outras pessoas vão ler ele, e até mesmo tentar aprender programação lendo seus códigos. Se ninguém mais for ler, provavelmente outras pessoas vão querer se beneficiar do que o script oferece (jogando seu servidor que tem aquele script, por exemplo). Programação não é algo de uma pessoa só, você sempre faz para outra pessoa (E na verdade, todas as profissões são assim). Mesmo que ninguém mais vá ler seu código, você ainda precisa achar a melhor solução para o problema. Se você acha que está fazendo um script só para o seu servidor, você ainda precisa deixar ele rápido, e é ai que aquela gambiarra faz a diferença. É essa diferença que vai fazer seu servidor ser melhor que o do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...