Ir para conteúdo

Como Criar uma Calculadora em C


BuzzeD

Posts Recomendados

Introdução: Vim iniciar com o meu primeiro conteúdo em C,eu pesquisei aqui no fórum vi algumas calculadoras em C++ e algumas já prontas mais nenhum tutorial ensinando a você criar a sua própria.

 

Iniciando :

 

1º Passo: Iniciar o Dev.C++ e ir na abá conforme a foto e clicar no botão destacado pela box vermelha.

post-366281-0-10813200-1363494369_thumb.jpg

 

2º Passo:Esse passo é importante para seu projeto,como estamos trabalhando em C siga a legenda abaixo da foto.

post-366281-0-04661000-1363494512_thumb.jpg

 

Box Verde: indica o tipo de arquivo,como estamos no inicio iremos utilizar o Console Application também conhecido como Dos.

Box Vemelha: indica aonde você irar dar nome ao seu projeto.(LEMBRANDO,NÃO É O NOME DO PROGRAMA.).

Box Rosa: indica a linguagem de programação que você irar utilizar em seu projeto.

Lembrando Estamos Trabalhando Nesse Tutorial Com C.

 

3ºPasso: Nesse Passo já vamos começar a Programar.

post-366281-0-38032000-1363495063_thumb.jpg

 

Box Verde: A Box Verde Indica a introdução das bibliotecas em seu programa,elas servem para dar função aos comandos que você utilizará no seu programa.

 

Box Vermelha:A Box Vermelha Indicia o Comando System,ele não é um comando multiplataforma,então ele só funcionará no sistema operacional Windows.

Nessa utilização do Title ele indicia ao sistema o nome do programa,aquele que fica no canto superior esquerdo na mesma barrinha aonde você maximiza e fecha o programa destacado em laranja abaixo.

post-366281-0-60515900-1363498216_thumb.jpg

 

Box Azul:A box azul é a função ler do programa,ou seja,ela indica ao computador quantas variáveis você quer utilizar em seu programa,lembrando que toda e qualquer variável ao ser comparada a outra ela perderá o seu valor exemplo:

var1=var2;

var1=var3;

Nessas duas linhas acima eu indiquei que a variável 1 é igual a variável 2 e logo abaixo eu indiquei que a variável 1 é igual a variável 3 ou seja ela perdeu o primeiro valor que dizia que ela era igual a var2.

 

Tipos de variáveis:

Int (Números Inteiros.)

Float(Números Reais.)

Double(Números Reais Porém Mais Precisos.)

Char(Caracteres)

 

Box Vinho: É a função que encerra seu programa,quem já mexeu em algum programa em DOS já viu alguma vez a seguinte frase: Prima qualquer tecla para continuar... , pois é, esse é o comando que executa essa função de após o enter o programa se encerra.

 

4º Passo: Comandos de Leitura e Impressão.

post-366281-0-14271700-1363496007_thumb.jpg

 

Agora vamos iniciar uma das melhores partes do nosso programinha.

 

Box Laranja:Na box laranja nós temos nosso comando de impressão,esse comando é o que indica a mensagem que vai ser impressa no console do usuário.

Vou ensinar os módulos do printf.

 

printf("Digite o Valor da var1: ");

 

O Azul indica o Comando.

O Vemelho entre Aspas indica que o que estiver dentro de Aspas será impresso na tela do usuário.

 

Box Amarela:Ja na box amarela nós temos o comando de entrada,ele que pega o valor que for digitado pelo usuário e o envia para a variável como visto acima.

 

scanf("%d", &var1);

 

O Azul indica o Comando.

O Verde indica o tipo de variável de entrada que se vai utilizar:

%c Lê um Character(char).

%d Lê um inteiro positivo ou negativo (int).

%i Lê um inteiro positivo ou negativo (int).

%e Lê um número de ponto flutuante em notação científica.

%f Lê um número de ponto flutuante(float).

%g Lê um número de ponto flutuante podendo ser expressa em notação científica.

%o Lê um número em octal.

%s Lê uma cadeia de caracteres (string).

%u Lê um inteiro sem sinal.

%x Lê um número hexadecimal.

%n Recebe um valor inteiro correspondente ao número de caracteres lidos até então.

%[] Busca por um conjunto de caracteres.

 

O Rosa é o E-Comercial e só pode ser usado no scanf e se for esquecido causará erro no programa.

O Laranja é para qual variável vai o valor digitado pelo usuário.

 

5ºPasso:Nesse passo aprenderemos como executar o calculo e como imprimir o valor do calculo.

post-366281-0-92120400-1363497298_thumb.jpg

 

Box Vermelha:Nessa Box temos o calculo que será efetuado pelo computador.

Ele diz que a Soma da Var1+Var2 é igual a Var3.

var3=var1+var2;

Ou seja a var3 tem o valor da soma da var1 com a var2.

Operadores Matemáticos(+ Mais, - Menos, / Divisão, * Multiplicação, % Resto da Divisão).

 

Box Verde:Nessa Box temos a função de impressão do resultado de um calculo com 2 variáveis.

 

printf("Valor da 3 variavel: %d\n", var3);

 

O Azul é o Comando.

O Vermelho é o texto antes do resultado.

O Rosa é aonde vai ser encaixado o resultado.

O Cinza a quebra da minha ou seja, ele pula a linha após mostrar o resultado nesse caso.

O Laranja indica qual variável que ele vai utilizar para dar o resultado em %d.

 

6º Passo:Aqui vamos compilar e executar o nosso programa para ver se está tudo Ok.

post-366281-0-86656400-1363497946_thumb.jpg

 

Box Verde:Clique ali para compilar e executar o seu programa.

 

7º Passo:Agora é só verificar se o programa não contém erros,procure sempre executar todas as opções possíveis para poder identificar quaisquer erros.

post-366281-0-16682900-1363498170_thumb.jpg

 

Créditos: A Mim mesmo(BuzzeD);

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boaa BuzzeD :o

ótimo trabalho cara, é bom ver que já esta botando em pratica e passando sua sabedoria nova a outras pessoas.

acredito no seu potencial e nos seus trabalhos sempre fez tudo muito bem feito e o tutorial a cima ficou perfetc :D

aprovadíssimo....

 

Quero você na programação do Eribaiak agora :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boaa BuzzeD :o

ótimo trabalho cara, é bom ver que já esta botando em pratica e passando sua sabedoria nova a outras pessoas.

acredito no seu potencial e nos seus trabalhos sempre fez tudo muito bem feito e o tutorial a cima ficou perfetc :D

aprovadíssimo....

 

Quero você na programação do Eribaiak agora :p

 

Aahhh lipe vlw meu brother qualquer dia desses ai vou bater na porta da tua casa ai pra te dar uns cascudos ! KKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...