Ir para conteúdo

[Tutorial] Conhecendo o math.random


Roksas

Posts Recomendados

Iaaae galera tudo bom? Hoje irei dar umas informações, ensinar mais a respeito do "math.random"!

  • Introdução
  • Modos de usá-lo
  • Finalização


math.random



Bom galera, o math.random é uma função da linguagem Lua, que pertence á biblioteca MATH. Essa função é utilizada para gerar "valores" aleatórios, numa linguagem mais fácil de compreender: ele sorteia os valores!


Como utilizar?

A função math.random, por narutreza é composta desta forma:

math.random(inicial, final)

Aonde o "inicial" corresponde ao primeiro valor, e o "final" ao último valor. Exemplo:

 math.random (1, 20) 



Aqui sorteamos qualquer valor entre 1 e 20. (Valor inicial/final).

Um outro exemplo de uso:

doSendAnimatedText(position,"Hail Eks", math.random(1, 255))



Aqui iremos mandar aquelas mensagens coloridas, as cores vão variar de 1 a 255 (Valor inicial/final). Entenderam?

Ok, até aqui utilizamos valores "OBRIGATÓRIOS". Mas porque? Dei alguns exemplos acima, como:

math.random(1, 20)



Iremos sortear qualquer valor entre 1 e 20. MAS, e se eu não quiser passar pelo valor 15? Como fazemos?

Simples, criamos uma variável com os valores desejados, e outra randomizando, exemplo:

local quero_esses = {2,5,10}random = quero_esses[math.random(1, #quero_esses)]



Vamos entender essa lógica? Na variável "random", especifiquei que quero randomizar entre 2, 5 e 10. que utilizei acima, coloquei o "VALOR INICIAL", que é o primeiro valor, não importa qual, da minha variável/table/array... e usando o símbolo #, verifico o "tamanho da tabela", ou seja, pego todos os valores da mesma. Que no caso estão na variável (quero_esses).

Sorteando qualquer valor entre os da minha variável, pode ser 2, 5 ou 10!

Podemos também utilizar essa lógica do sorteamento DESEJADO, para quests de sorte. Exemplo de uso:

local possibilidades = {2148, 2450, 2555} -- Possíveis items a ganhar!local randomizar = possibilidades[math.random(1,#possibilidades)]function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)if getPlayerStorageValue(cid,2033) == -1 thendoPlayerAddItem(cid,randomizar,1)doPlayerSendTextMessage(cid,27,"Parabéns, o seu prêmio da quest foi sorteado!")setPlayerStorageValue(cid,2033,1)endreturn trueend



Viram? Depois de criar as duas variáveis, uma randomizando e a outra com os valores, basta usar o nome da variável que randomiza, para escolher os valores entre "2148,2450 e 2555" no caso!

É isso galera, espero que façam bom uso do math.random, como por exemplo: Sistema de chance de dropar, ou acontecer X coisa :)


Beijo grande.

Editado por Bennyyw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, cara, não é só porque você é moderador que você pode postar direto na área de tutoriais. Move o tópico pra aprovação pra galera avaliar antes, pfv.

 

Na minha opinião ainda tá muito fraco o tutorial. Você explicou coisas erradas e não abrangeu todo o potencial do math.random.

Editado por LuckOake
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mesmo galera.

 

@LuckOake

Obrigado por me lembrar de algumas coisinhas.

A minha intenção é de ABRIR o conhecimento para essa função e não explicar ela completamente, que no caso seria bem mais avançado.

 

Fiz o tutorial para como citei no final do tópico, as pessoas pensarem em fazer CHANCE de X coisa acontecer, que as vezes pedem bastante.

 

Já movi para "Aprovação" e peço para criticarem também, oque falta? Oque gostariam de ver, etc.

Farei de acordo com o meu conhecimento e oque estiver ao meu alcance, bjs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado mesmo galera.

 

@LuckOake

Obrigado por me lembrar de algumas coisinhas.

A minha intenção é de ABRIR o conhecimento para essa função e não explicar ela completamente, que no caso seria bem mais avançado.

 

Fiz o tutorial para como citei no final do tópico, as pessoas pensarem em fazer CHANCE de X coisa acontecer, que as vezes pedem bastante.

 

Já movi para "Aprovação" e peço para criticarem também, oque falta? Oque gostariam de ver, etc.

Farei de acordo com o meu conhecimento e oque estiver ao meu alcance, bjs.

 

Certo, e agora que vi o que você tinha feito. Tava certim mesmo o tutorial, foi equívoco meu. É que achei que você tava tentando retornar um índice da tabela.

 

E complementa também com tabelas assim:

local items = {{1234, {10, 100}}, {2345, {50, 60}}}

 

Ou seja, randomizar o itemid e a quantia pra ter uma possibilidade maior nos scripts.

Editado por LuckOake
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu achei tutorial bom vai ajudar quem não entende... mais pra quem já entende fico faltando umas coisas tipo devia dizer como usa math.random com string não só com number

poderia mostras as pessoas que não entende como são sorteados os números. para eles ver rapido no print

exemplo

for i = 1,5 do
print (math.random(1, 20))
end

nota que nesse saiu

1

12

4

17

12

e se tenta de novo vai sair os mesmo numero

pra deixa mais realista o ressutado da pra deixa assim

math.randomseed(os.time())
for I = 1, 5 do
random = math.random(1,20)
print(random)
end

pronto agora sempre que for ver os numeros vai sair outros

Editado por notle2012
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º n são randomicos,são pseudo-randomicos(como vesse no que notle falo),são gerados apartir de uma seed.

2º math.random(99) --esqueceu de citar esse tipo de caso

 

como usa math.random com string

??

s = "aeiou é"
t = "o xtibia é uma comunidade"
for x = 1,math.huge do
r = math.random(#s)
print(t:gsub(s:sub(r,r),""))
end

 

se ta falanlando de strings em tabelas e mesma coisa do que com numbers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...