Ir para conteúdo

Como parar pequenos ataques?


Beeki

Posts Recomendados

E aí, esse é meu primeiro tutorial após assumir a moderação da sessão de Infraestrutura, bom, vou estar aqui ensinando o basicão pra vocês.

 

O que vou ensinar?

 

  • Limitar conexões simultâneas vinda de um único/same IP.
  • Identificar o IP ataquente (noob).
  • Matar conexões TCP com TCP Kill.
  • Usar o Cutter para matar conexões em qualquer porta ou interface de rede.
  • Bloquear qualquer IP pelo IPTables.
  • Salvar e Restaurar regras no IPTables.
  • Parar/Ligar IPTables.

 

Para iniciar é necessário estarmos conectados com o usuário "root". Essas primeiras regras limita o numero de conexões em uma porta vindo de um mesmo IP, prevenindo um possível "attack" mitigando o mesmo.

iptables -I INPUT -p tcp --dport 80 -i eth0 -m state --state NEW -m recent --set
iptables -I INPUT -p tcp --dport 80 -i eth0 -m state --state NEW -m recent --update --seconds 60 --hitcount 10 -j DROP

Tais regras acima verificam conexões vindas de tal IP, e se o pacote enviado pelo IP for muito alto a conexão é cancelada.

 

Bom, e como identifico o IP atacante?

netstat -ntu | awk '{print $5}' | cut - -f1 | sort | uniq -c | sort -n

Esse comando mostra o IP com mais conexões em seu servidor.

 

Exemplo:

1 127.0.0.1
1 Address
1 servers)
132 201.119.167.193

O IP 201.119.167.193 fez 132 conexões em seu servidor, possivelmente pode ser o atacante.

 

Como faz pra desconectar clientes das minhas interfaces de internet? Simples! Tal façanha pode ser feita utilizando o utilitário TCPKill.

apt-get install dsniff

Depois

tcpkill host xxx.xxx.xxx.xxx

onde xxx.xxx.xxx.xxx.xxx é o IP a ser desconectado.

 

Como eu bloqueio IP's utilizando o IPTables no Linux? Fácil, só usar essa regrinha aqui.

iptables -A INPUT -s xxx.xxx.xxx.xxx -j DROP

Algumas façanhas podem ser feitas, por exemplo, bloquear um IP de acessar tal porta, como mostra no comando abaixo.

iptables -A INPUT -s 163.235.144.110 -p tcp --destination-port 25 -j DROP

Bom, e agora? como salvo tudo isso que eu fiz para que não seja perdido no próximo server restart? fácil.

iptables-save > /etc/iptables.up.rules
iptables-restore < /etc/iptables.up.rules

Antes de reiniciar, execute o comando de -save, após o shutdown utilize o comando de -restore.

 

Ligar e desligar o IP Tables.

service iptables stop
service iptables start

Basicão pra vocês, pode ser útil.

 

Em breve, tutoriais mais avançados sobre segurança.

Editado por Beeki
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Foi mal por reviver o tópico, mas estou realmente precisando de ajuda...meu OT tem 50 online e um cara fica derrubando não sei como, tirou realmente a internet de TODOS MEUS PCS não sei como para o OT cair.....Não entendi a parte que tenk estar conectado a uma conta root...seria mysql? Não entendi....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...