Ir para conteúdo

Lua quest log


MaXwEllDeN

Posts Recomendados

9bBccI.png

Olá, galerinha. Hoje estou trazendo a vocês um modo, ao meu ver, mais prático e organizado de configurar e gerenciar os logs de quest do seu servidor.

Eu sempre gostei de RPG e tudo que fosse relacionado a ele, quests bem elaboradas com npcs, desafios e coisas do tipo sempre me atraíram muito, e ai que entra o questlog, quando você tem várias missões é bom dar uma orientação pro player do que ele tem que fazer(mas não spoilers, isso tira toda a graça da missão), o questlog é uma ferramenta bem bacana que pode servir para dar essa orientação ao player e lembrar a ele que ele tem algumas missões ou etapa de missão, que não foi concluída e que ele pode fazer para receber alguma recompensa.

 

Por padrão os servidores já vêm com um único arquivo que tem a responsabilidade de guardar as informações sobre as missões, só que eu sempre achei que ter várias informações em um único arquivo tornava tudo muito desorganizado, uma bagunça. Então tive a ideia de fazer uma pasta e colocar lá dentro arquivos com informações sobre as missões, e logo quando o servidor estivesse sendo iniciado um script simples iria transformar esses arquivos Lua, em um quest.xml prontinho para ser usado, bem vamos deixar de papo-furado e botar a mão na massa.

 

Em primeiro lugar é bom você fazer um backup do seu quest.xml antigo, só pra ter guardadinho caso tenha necessidade de usar depois. Em segundo, você deve baixar o arquivo abaixo, descompactar ele e jogar no diretório raiz do seu OTServer.

 

Pra configurar é simples, você vai na pasta questlog que fica dentro da pasta data do seu servidor e adiciona os arquivos lua lá com as configurações da sua quest. Tem um arquivo de exemplo lá na pasta já, é só baixar e ler, o arquivo está todo comentado é só ler e aprender , o nome da quest vai ser igual ao nome do arquivo(não pode usar acentos no nome da missão).

 

Essa é a quest de exemplo que vem na pasta questlog, quando você baixar o arquivo anexado:

-- Lua quest log
-- by Maxwell Alcantara[MaXwEllDeN]
-- maxwellmda@gmail.com
 
local geral = {
   storage_id = 30031, -- Storage value da quest
   startstorage = 1, -- Valor inicial da storage(Só vai aparecer no quest log do player quando a storage 30031 tiver o id 1)
 
   missions = {
      ["The head of Kiper"] = { -- Nome da missão 1
         storageid = 1001, -- Storage value da missão
 
         start_value = 1, -- valor inicial da storage
         end_value =   3, -- valor final da storage
 
         states = {
            [1] = "Kill Kiper!", -- Descrição do state 1
            [2] = "Give his head to Talaturen!", -- Descrição do state 2
            [3] = "Take the medal you got from Talaturen to Ruly!", -- Descrição do state 3
         }
      },
 
      ["Ruly's Revenge"] = { -- Nome da missão 2
         storageid = 30031,  -- Storage value da missão
 
         start_value = 4, -- valor inicial da storage
         end_value =   6, -- valor final da storage
 
         states = {
            [4] = "You received a document with instructions from Ruly, follow them.", -- Descrição do state 4
            [5] = "Go back to Ruly and tell him that you followed his instructions to the end.", -- Descrição do state 5
            [6] = "You got a reward from Ruly, he was very thankful with that you helped him to take his revenge.", -- descrição do state 6
         }
      },
   }
}

É só isso pessoal, até a próxima .

Editado por MaXwEllDeN
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...