Ir para conteúdo

Enciclopédia de Tutoriais de Scripting


Omega

Posts Recomendados

Última Atualização: 14/03/2014

Aqui serão organizados os tutoriais da área, divididos por nível de conhecimento (básico, intermediário e avançado) e conteúdo (spells, monsters, ...). Também separei tópicos com material de consulta para scripters, as listas organizadas anteriormente e um adicional de alguns scripts de destaque.

Recomendações:

  • Para os que querem aprender e editar scripts e estão começando, não usem o bloco de notas, muitas vezes destrói a organização do código e torna o scripting muito mais trabalhoso. Para começar, usem o Notepad++.
  • Outra boa ideia para aprender é sempre exercitar-se lendo e criando códigos. Tente procurar por códigos que você consiga entender na pasta do seu otserver e vá aumentando o nível de dificuldade, tentando reproduzi-los por conta própria, à sua maneira. Além disso, você deve criar códigos do zero para se exercitar devidamente.
  • Leia o segundo tutorial (lógica, algoritmos e organização, por iuniX) e aprenda o que é identação antes mesmo de pensar em aprender o resto.

1. Módulo Geral - Tutoriais focados na linguagem LUA e nas bases do scripting

Nível 0 - Tutoriais focados no desenvolvimento da lógica e contato inicial com a linguagem LUA

Nível 1 - Tutoriais básicos sobre a linguagem e scripting

Nível 2 - Tutoriais intermediários sobre a linguagem e scripting

Nível 3 - Tutoriais avançados sobre a linguagem e scripting

Material de Consulta - Tópicos que podem ser de ajuda quando se está criando códigos (para relembrar como usar aquela funçãozinha que você esqueceu)

2. Módulo Específico - Tutoriais variados separados por assunto

Monsters

NPCs

Spells

Actions

Movements

Itens

XML

Outros

3. Scripts de destaque

4. Listas antigas

5. Pedidos de Tutoriais
Aqui é a lista de tutoriais pedidos para complementar o acervo do XT. Quem fizer algum deles e este for aprovado, me avise e ganhará 3 rep+. Para pedir um tutorial aqui, basta comentar no tópico especificando o conteúdo.

  • Tutorial detalhado sobre a criação de mods
  • Tutorial sobre mounts

Por fim, deixe sua sugestão de tutorial ou sobre o tópico, denuncie links quebrados e, se o conteúdo do fórum te ajudou, procure devolver contribuindo de volta.

Editado por Omega
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 5 weeks later...

Seria interessante um tutorial de como criar monstros, não só como criá-los, mas mostrar e explicar todas as tags existentes (as mais usadas/conhecidas/padrões em servidores).

Acho que aqui explica bem: Como Criar Seu Monstro - Por VitorHugoFerreira

Revisão de Monsters, NPCs e Spells - Por Lucas Rap

 

happy.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Seria interessante um tutorial de como criar monstros, não só como criá-los, mas mostrar e explicar todas as tags existentes (as mais usadas/conhecidas/padrões em servidores).

Acho que aqui explica bem: Como Criar Seu Monstro - Por VitorHugoFerreira

Revisão de Monsters, NPCs e Spells - Por Lucas Rap

 

happy.png

 

 

Opa, obrigado. Infelizmente algumas imagens se perderam desde que o tutorial foi postado, mas adicionei o do VictorHugo, com todas as tags.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei esse old aqui... http://www.xtibia.com/forum/topic/44882-pasta-data-monstros/. Realmente muito bom.

 

Cara, esse conjunto de tutoriais da pasta data, pra mim, são os melhores daqui. Me ajudaram MUITO e o cara realmente se esforçou pra explicar bem cada parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...