Ir para conteúdo

C/C++ Parte 1


Posts Recomendados

Ola galera do xtibia, quanto tempo haha, fiquei um bom tempo sem entrar no xtibia e acabei entrando esses dias e andei olhando a parte de tutoriais de C/C++ e percebi que está muito parada, então resolvi dar inicio a novos tutoriais espero que gostem!

 

 

 

present.png

 

 

 

Hoje apenas explicarei as características da linguagem!

 

 

Características da linguagem C++.

 

 

Em proposta geral, C++ deve ser tão eficiente e portável quanto C, sendo desenvolvida para ser uma linguagem com tipos de dados estáticos.

 

C++ é desenvolvido para ser o quanto mais compatível com C possível, fornecendo transições simples para código C.

 

C++ é desenvolvido para suportar múltiplos paradigmas de programação, principalmente a programação estruturada e a programação orientada a objetos, possibilitando múltiplas maneiras de resolver um mesmo problema.

 

C++ é desenvolvido para fornecer ao programador múltiplas escolhas, mesmo que seja possível ao programador escolher a opção errada.

 

 

Compilador.

 

 

Toda linguagem de programação possui um tradutor de código. Este tradutor pode ser um compilador ou um interpretador, dependendo da linguagem. Interpretadores são programas que leêm o código-fonte e executam ele diretamente, sem a criação de um arquivo executável. Chamamos de compilador o programa que traduz um arquivo escrito em código de linguagem de programação (arquivo-fonte) para a linguagem do microprocessador, criando um arquivo capaz de executar as instruções pedidas (arquivo executável).

 

Estrutura Básica.

Temos abaixo um exemplo:

#include <iostream>
using namespace std;

int main()
{

//comandos do programa

system("PAUSE > null");
return 0;
}  

As duas primeiras linhas são o cabeçalho do programa. Todo programa deve ter um cabeçalho desse tipo para definir quais as bibliotecas ele utilizará. “Bibliotecas” são arquivos que normalmente são instalados juntos com o compilador e que possuem os comandos e funções pertencentes à linguagem.

 

O cabeçalho #include<> serve para indicar ao compilador todas as bibliotecas que este programa utilizará. Na maioria dos programas que escreveremos durante o tutorial, só utilizaremos o #include <iostream>, que serve para incluir a biblioteca iostream em nossos programas. Esta biblioteca contém as principais funções, comandos e classes de entrada e saída de C++, necessárias para realizar programas que, por exemplo, recebam dados via teclado e enviem dados via monitor.

 

A segunda linha do cabeçalho, using namespace std; , é um aviso ao compilador que estaremos utilizando os comandos e funções padrão de C++. Ele é necessário porque em C++ podemos criar várias bibliotecas para serem utilizáveis em vários programas. Cada uma dessas bibliotecas contém comandos, classes e funções próprias, e para evitar confusões e problemas com os nomes destes comandos, utilizamos o cabeçalho “using namespace ...;” para definir qual o campo de nomes que estamos utilizando. Num programa normal, que não utiliza outras bibliotecas além da padrão de C++, utilizamos o namespace std como nosso campo de nomes de comandos e funções. Assim, sempre que utilizamos um comando próprio de C++, o compilador reconhecerá automaticamente este comando como sendo pertencente à biblioteca padrão de C++.

 

Assim como em C, tudo o que acontece durante a execução do programa está contido dentro de uma função principal, chamada main. Declaramos a função main com:

int main ( )

Todos os comandos executados pelo programa estão contidos entre as chaves “{ }” da função main. Nos próximos tutoriais estudaremos as funções à fundo e veremos que um programa pode ter mais de uma função, mas é indispensável que todos os programas possuam a função main.

Cada programa terá seus próprios comandos, logicamente. Entretanto, o encerramento de um programa geralmente é feito da mesma maneira para todos eles. As duas últimas linhas antes do fecha-chaves são dois comandos normalmente utilizados ao fim de um programa.

A linha “system(“PAUSE > null”)” é uma chamada de função própria de C++. A função system( ) recebe argumentos como o PAUSE que na verdade são comandos para o sistema operacional. Neste caso, ela recebe o comando “PAUSE > null” para pausar a execução do programa até que o usuário aperte uma tecla qualquer. Utilizamos este recurso para que a tela do programa não seja terminada automaticamente pelo sistema, impedindo que vejamos os resultados do programa.

Finalmente, o comando “return 0” é a “resposta” da função main para o sistema. Quase toda função retorna um valor para o sistema ou programa que a chamou, por exemplo, uma função pode retornar o resultado de uma operação matemática executada por ela. No caso da função main, ela retorna um valor para o sistema operacional que executou o programa. Esse valor é interpretado pelo sistema como uma mensagem indicando se o programa foi executado corretamente ou não. Um valor de retorno 0 indica que o programa foi executado sem problemas; qualquer outro valor de retorno indica problemas. Quando o programa é executado até o fim, ele retorna 0 ao sistema operacional, indicando que ele foi executado e terminado corretamente. Quando o programa encontra algum erro ou é terminado antes da hora, ele retorna um valor qualquer ao sistema, indicando erro durante a execução.

Por hoje é só galera, espero que gostem! ate mais :]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...