Ir para conteúdo

C/C++ Parte 2


Posts Recomendados

Ola galerinha do xtibia, vim dar continuidade aos tutoriais de C/C++ esse tutorial ficou um pouco grande não teve como eu resumir muito, desculpem então preste bem atenção!

 

Vamos começar :D:D

 

 

compiler.jpg

 

 

Características e Definições.

 

 

Nomes e identificadores da linguagem.

 

 

Nomes de variáveis só podem conter letras do alfabeto, números e o caracter underscore “_”.

 

Não podem começar com um número.

 

Nomes que comecem com um ou dois caracteres underscore (“_” e “__”) são reservados para a implementação interna do programa e seu uso é extremamente desaconselhado. O compilador não acusa erro quando criamos variáveis desse jeito, mas o programa criado se comportará de forma inesperada.

 

Não é possível utilizar palavras reservadas da linguagem C++. Também não é possível criar uma variável que tenha o mesmo nome de um função, mesmo que essa função tenha sido criada pelo programador ou seja uma função de biblioteca.

 

C++ diferencia letras maiúsculas e minúsculas em nomes de variáveis. Ou seja, count, Count e COUNT são três nomes de variáveis distintos.

 

C++ não estabelece limites para o número de caracteres em um nome de variável, e todos os caracteres são significantes.

 

Palavras reservadas.

 

 

Na linguagem C++ existem palavras que são de uso reservado, ou seja, que possuem funções específicas na linguagem de programação e não podem ser utilizadas para outro fim, como por exemplo, ser usada como nome de variável. Por exemplo, a palavra reservada “for” serve para chamar um laço de repetição, e não pode ser utilizada como nome de uma variável.

 

A lista abaixo relaciona as palavras reservadas.

c++p1_img13.jpg

 

É importante notar que a linguagem C++ diferencia letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, char é uma palavra reservada de C++ mas CHAR ou ChAr não é (entretanto, normalmente desaconselha-se o uso dessa diferenciação por atrapalhar a legibilidade do código). Reforçando o que já foi mencionado, as palavras reservadas só irão executar os comandos que lhes foram designados.

 

Tipos de dados.

 

Quando um programa é escrito em qualquer linguagem de programação é necessário a definição de algumas variáveis. Variáveis são instâncias em que serão armazenados valores utilizados durante a execução de programas. Estas variáveis podem ser modificadas para suportar diferentes tipos de dados. Os principais tipos de dados utilizados em C++ podem ser divididos em variáveis inteiras e reais.

Variáveis inteiras servem para armazenar números inteiros, sem partes fracionárias. O principal tipo de variável inteira em C++ é o int. Além dele, existem os tipos char, short e long, cada um deles caracterizado por um tamanho em bits diferente. Estes tipos podem ser modificados pelo prefixo “unsigned”, que determina que a variável em questão só terá valores positivos, liberando o bit de sinal e aumentando a capacidade de armazenamento da variável (por default, todas as variáveis inteiras e reais declaradas em C++ são “signed”, ou seja, possuem um bit de sinal e podem ser tanto positivas como negativas).

 

Variáveis reais servem para armazenar números que possuem partes fracionárias. Existem duas maneiras de representar números fracionários em C++. A primeira, a mais simples, é utilizar o ponto para separar as partes inteiras e fracionárias. Por exemplo:

0.00098
1.2145
3.1461
8.0

(Mesmo no caso de um número com parte fracionária igual a zero, a utilização do ponto assegura que este número seja considerado um número de ponto flutuante por C++).

 

A segunda maneira é utilizar a notação científica E. Por exemplo : 3.45E7 significa “3.45 multiplicado por 10 elevado à sétima potência (10.000.000)”. Essa notação é bastante útil para representar números realmente grandes ou realmente pequenos. A notação E assegura que o número seja armazenado em formato de ponto flutuante. exemplos:

2.52E8 = 2.52 x 100.000.000 = 252.000.000
-3.2E3 = -3.2 x 1000 = -3200
23E-4 = 23 x 0.0001 = 0.0023

Assim como os inteiros, os números reais em C++ podem ser representados por 3 tipos de variáveis com diferentes intervalos. São elas: float, double e long double. Float é o tipo de variável real natural, aquela com a qual o sistema trabalha com maior naturalidade. Double e long double são úteis quando queremos trabalhar com intervalos de números reais realmente grandes. Utilizamos números reais geralmente para expressar precisão através do número de casas decimais, então podemos dizer que uma variável float é menos precisa que uma variável double, assim como uma variável double é menos precisa que long double.

 

 

 

 

Então e isso galera, o tutorial ficou grande não deu pra resumir muito, o próximo tutorial sera a continuação desse, espero que gostem e estudem ! abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do tutorial, mas acho que poderia melhorá-lo...Ser mais direto, objetivo. Dá para melhorar a formatação do tópico e focar mais na explicação de algumas coisas, como por exemplo explicar o que são as linguagens "case sensitive and insensitive", vantagens e desvantagens, etc...

Todavia, bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...