Ir para conteúdo

C/C++ Parte 2 Continuação!


Posts Recomendados

CPlusPlus.jpg

Eae galerinha voltei para dar continuidade ao tutorial, esse tutorial é continuação da parte 2, eu não expliquei totalmente ela vou terminar ela nesse tutorial espero que gostem e vamos ao que interessa!

 

 

No tutorial passado a gente estava falando sobre as 3 tipos de variáveis com diferentes intervalos. São elas : float, double e long double!

 

 

Então vamos lá !

 

Float é o tipo de variável real natural, aquela com a qual o sistema trabalha com maior naturalidade. Double e long double são úteis quando queremos trabalhar com intervalos de números reais realmente grandes. Utilizamos números reais geralmente para expressar precisão através do número de casas decimais, então podemos dizer que uma variável float é menos precisa que uma variável double, assim como uma variável double é menos precisa que long double. A tabela abaixo mostra os tipos de variáveis reais, seu tamanho em bits e o intervalo de armazenagem.

Tipo	         Tamanho (em bits)	       Intervalo
Float	           32	                       3,4E-38 a 3,4E+38
Double	           64	                       1,7E-308 a 1,7E+308
long double	   80	                       3,4E-4932 a 1,1E+4932

Definição de Variáveis:

 

 

As variáveis devem ser declaradas, ou seja, devem ser definidos nome, tipo e algumas vezes seu valor inicial. As variáveis são classificadas em variáveis locais e globais.

Variáveis globais são aquelas declaradas fora do escopo das funções.

Variáveis locais são aquelas declaradas no início de um bloco e seus escopos estão restritos aos blocos em que foram declaradas. A declaração de variáveis locais deve obrigatoriamente ser a primeira parte de um bloco, ou seja, deve vir logo após um caractere de “abre chaves”, '{'; e não deve ser intercalada com instruções ou comandos.

Para declarar uma variável somente é obrigatório declarar seu tipo e nome:

<tipo> <nome>;

Por exemplo:

int exemplo

Além disso, caso seja necessário, podemos declarar um valor a esta variável no momento de sua declaração, e também adicionar um prefixo a ela, da seguinte forma:

<prefixo> <tipo> <nome> = <valor>;

Por exemplo:

unsigned int exemplo = 12;

Definição de Constantes:

O conceito de constantes em linguagens de programação é atribuir um certo valor constante a um nome, e quando este nome for referenciado dentro do código do programa, será utilizado nas operações o valor atribuído a este nome. Ou seja, se for definida a constante PI com o valor “3,1415926536”, quando for encontrado no código o nome PI, será utilizado em seu lugar o valor “3,1415926536”.
Em C++ , utilizamos o prefixo const associado a um tipo, um nome e um valor para definir uma constante. Assim:
const <tipo> <nome> = <valor>;

Por exemplo:

const int eterna = 256;

No exemplo acima, definimos uma constante inteira de nome “eterna” que possui o valor numérico 256. É importante notar que devemos declarar a constante e lhe atribuir um valor na mesma linha de comando. Não podemos criar uma constante e lhe atribuir um valor posteriormente, ou seja, as seguintes linhas de comando são inválidas:

const int eterna; eterna = 256;

A partir da primeira linha, “eterna” passa a ser uma constante e seu valor não pode ser mais mudado durante a execução do programa. Como seu valor não foi declarado, esta constante pode ter qualquer valor que esteja na memória do computador naquele momento da declaração da variável.

 

Números Hexadecimais e Octais :

 

 

 

Em programação algumas vezes é comum usar um sistema de numeração baseado em 8 ou 16 em vez de 10. O sistema numérico baseado em 8 é chamado octal e usa os dígitos de 0 a 7. Em octal, o número 10 é o mesmo que 8 em decimal. O sistema numérico de base 16 é chamado hexadecimal e usa os dígitos de 0 a 9 mais as letras de A até F, que equivalem a 10, 11, 12, 13, 14 e 15. Por exemplo, o número hexadecimal 10 é 16 em decimal. Por causa da freqüência com que estes dois sistemas numéricos são usados, a linguagem C++ permite que se especifique valores inteiros em hexadecimal ou octal para uma variável ou constante em vez de decimal. Um valor hexadecimal deve começar com “0x” (um zero seguido de um x), seguido pelo valor em formato hexadecimal. Um valor octal começa com um zero. Aqui estão alguns exemplos:
hex = 0xFF; /* 255 em decimal */ oct = 011; /* 9 em decimal */

Outra base numérica muito utilizada na programação é a base binária. Apesar de C++ não possuir uma forma específica de se expressar valores de base binária, podemos utilizar a notação hexadecimal para esta função.

 

Valores Strings:

 

 

 

Outro tipo de valor suportado pela Linguagem C++ é o tipo string. Uma string é um conjunto de caracteres entre aspas. Por exemplo, “você é um vencedor” é uma string, composta pelas várias letras que formam a frase. Não confunda strings com caractere. Uma constante caractere simples fica entre dois apóstrofos, por exemplo ‘a’. Entretanto “a” é uma string que contém somente uma letra.

 

Então e isso galera, não deu pra terminar tudo a parte 2 porque ela vai ser bem grandinha! espero que gostem e estudem ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...