Ir para conteúdo

Dicas de tipografia


WH47

Posts Recomendados

Muito se fala sobre iluminação, tratamento, renderização e efeitos para compor um trabalho, mas, convenhamos, uma tipografia ruim acaba com uma sign perfeita.


Então trouxe algumas dicas simples que eu mesma ponho em pratica sempre que possível.



DICAS



1) Tipografia não combina com trabalhos poluidos


Usar tipografia em trabalhos pesados, ou seja, um pouco poluidos e cheios de recursos, acaba bagunçando o job



2) Nada de comic sans, cooper e gigi


Não entendo a mania que as pessoas tem de usar essas fontes. ENTENDAM: É rara a situação em que fontes essas fontes ou outras espalhafatosas realmente combinam num job, ainda mais quando não se tem muita experiência.


Dica? Tem algumas fontes pra baixar na área de recursos, clica ai, da uma procurada e baixa essas.



3) Usar fontes diferentes pode sim deixar o job agradável


Algo que se cria é de que "quando estou desenvolvendo algo, usa-se apenas uma fonte, pra não ficar feio e poluido".


Engano de quem pensa isso. Na verdade da uma vibe super agradavel se você misturar algumas fontes, desde que saiba fazer isso.


Perpetua titling e trajan pro, por exemplo, podem ser misturadas, já que são quase identicas.


Trajan Pro e scriptina também, pois são totalmente diferentes e ambas simples.


Agora, lucida calligraphy com broadway não da! São duas fontes medianas, ou seja, não são simples nem exageradas, mas juntas formam um exagero sem tamanho.


Portanto,


simples + simples = mistura


simples + media = mistura


media + media = não rola



4) Cuidado com o tamanho da fonte


Já vi muita gente usando arial em tamanho 18 ou 24 em sign, por exemplo. ENTENDAM: tamanho superior a 14, em sign geralmente só ficam legal em fontes de caligrafia (aquelas que parecem que foram feitas a mão), que normalmente não dá pra ler bem com um tamanho pequeno. Então evite usar tamanhos absurdos em fontes simples



5) Fique atento ao posicionamento


Se o lado direito ta mais clean que o esquerdo, coloque a tipografia no lado direito, e vice-versa. Nada de colocar a tipografia num lado cheio de recursos e deixar o outro vazio



That's it wink.png

Editado por Dudinha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que eu não seja o único a ter problemas com tipografia.

Eu sempre fico um tempinho razoável até encontrar a fonte adequada pra tal arte.

O posicionamento, tamanho e efeitos jogados na fonte, também é outra coisa que consome bastante tempo e não é nada fácil.

 

Ps: eu faço a sign em 10 min e fico 30 min pra escolher a fonte e ajeitar ela... tem base? kkkkkkkk (Brincadeira, é mais ou menos isso rs)

Ótimas dicas para aqueles que buscam um aperfeiçoamento a mais em tipografias.

Obrigado pelas dicas Duda wink.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...
Em 06/01/2014 at 16:31, WH47 disse:

Muito se fala sobre iluminação, tratamento, renderização e efeitos para compor um trabalho, mas, convenhamos, uma tipografia ruim acaba com uma sign perfeita.

Então trouxe algumas dicas simples que eu mesma ponho em pratica sempre que possível.

 

DICAS

 

1) Tipografia não combina com trabalhos poluidos

Usar tipografia em trabalhos pesados, ou seja, um pouco poluidos e cheios de recursos, acaba bagunçando o job

 

2) Nada de comic sans, cooper e gigi

Não entendo a mania que as pessoas tem de usar essas fontes. ENTENDAM: É rara a situação em que fontes essas fontes ou outras espalhafatosas realmente combinam num job, ainda mais quando não se tem muita experiência.

Dica? Tem algumas fontes pra baixar na área de recursos, clica ai, da uma procurada e baixa essas.

 

3) Usar fontes diferentes pode sim deixar o job agradável

Algo que se cria é de que "quando estou desenvolvendo algo, usa-se apenas uma fonte, pra não ficar feio e poluido".

Engano de quem pensa isso. Na verdade da uma vibe super agradavel se você misturar algumas fontes, desde que saiba fazer isso.

Perpetua titling e trajan pro, por exemplo, podem ser misturadas, já que são quase identicas.

Trajan Pro e scriptina também, pois são totalmente diferentes e ambas simples.

Agora, lucida calligraphy com broadway não da! São duas fontes medianas, ou seja, não são simples nem exageradas, mas juntas formam um exagero sem tamanho.

Portanto,

simples + simples = mistura

simples + media = mistura

media + media = não rola

 

4) Cuidado com o tamanho da fonte

Já vi muita gente usando arial em tamanho 18 ou 24 em sign, por exemplo. ENTENDAM: tamanho superior a 14, em sign geralmente só ficam legal em fontes de caligrafia (aquelas que parecem que foram feitas a mão), que normalmente não dá pra ler bem com um tamanho pequeno. Então evite usar tamanhos absurdos em fontes simples

 

5) Fique atento ao posicionamento

Se o lado direito ta mais clean que o esquerdo, coloque a tipografia no lado direito, e vice-versa. Nada de colocar a tipografia num lado cheio de recursos e deixar o outro vazio

 

That's it wink.png

 

Obrigado pelas dicas!

Vai me ajudar muito :D !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...