Ir para conteúdo

Intermediário - Actions


MersTurial

Posts Recomendados

Muito bem, nesta aula estarei ensinando a vocês como funciona os Scripts.lua contídos na pasta Actions.. vamos lá!!

 

De longe esta é a pasta mais simples de todo o servidor (Na minha opinião), por apenas conter duas funções, é fácil de domina-la. As funções usadas em scripts.lua nesta pasta são:

function onUse(cid, item, fromPosition, ItemEx, toPosition)
function onUse(cid, item, fromPos, Item2, toPos)

É básicamente a mesma, não sei se na verdade são a mesma coisa, e não tería diferência se usar apenas uma delas em todo script da pasta actions, más fui ensinado assim, e assim que írei lhe ensinar :p

 

Muito bem, agora que conhecemos as duas funções vamos descobrir para que elas servem:

 

  1. Quando você clica com o botão direito de um mouse, e é realizada uma ação altomaticamente.. é usado a primeira função..
  2. E quando você clica por exemplo em uma vara de pesca, e aparece uma mira branca, e você tem usa-la na agua para pescar o Fish.. bem, usamos a segunda função..

Vamos para um exemplo com a primeira função:

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)

    if getPlayerLevel(uid) <=7 then
      doPlayerSendCancel(uid, "I'm sorry, you don't have level to use this item.")
  else
      doPlayerAddExp(cid, 1200)
  return true
  end
end

Neste Script quando um player clicar no item, altomaticamente ele ganhará 1200 de exp, más caso for level 7 ou menor, uma mensagem de cancelamento será enviado para ele..

 

Voltando ao foco da aula, vemos que a função foi usada para criar um item que ao clica-lo, tudo será feito altomaticamente.. agora, se eu tenho um item que deve ser usado em outro, como eu faço...

function onUse(cid, item, fromPos, item2, toPos)
         if item.itemid == 4321 and item2.itemid == 1234 then
         doPlayerSendTextMessage(cid, "Yeah!!")
         else
         return false
         end

end

Olhando um pouco você verá a diferênça entre os scripts... neste segundo script, determinei que ao usar o item de id 1234 em um item de id 4321, mandaria uma mensagem ao player, simples não, básicamente, mudei o estilo do script com esta linha:

         if item.itemid == 4321 and item2.itemid == 1234 then

Onde item.itemid (É o item que iremos usar) e item2.itemid (É o item na qual iremos usar o primeiro).. com um pequeno conhecimento de Scripting, você pode se aventurar a criar scripts mais complexos, apenas usando estas duas funções.

 

Espero que tenham gostado da minha primeira aula de uma série que planejo realizar, muito obrigado, e sua curtida é sempre bem vinda..

Editado por vital900
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tutorial 'concertado', limpo (pois crianças poluíram o tópico de um membro que estava tentando colaborar com o fórum) e aprovado.

 

~Caso alguém volte a poluir o tópico com post's que não acrescentam em nada, irei começar a alertar e posteriormente banir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Bom o Tutorial, e bom ver que em menos de 15 posts um Membro ja esta contribuindo com conteúdo.

 

 

 

@off Vital acho que você usou erradamente o Plural "crianças", so Houve uma "criança" que causou tudo aquilo

Editado por Shoguns
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Bom o Tutorial, e bom ver que em menos de 15 posts um Membro ja esta contribuindo com conteúdo.

 

 

 

@off Vital acho que você usou erradamente o Plural "crianças", so Houve uma "criança" que causou tudo aquilo

Que bom que gostou, em breve dou contínuação a este tutorial..

Muito bom ! , fiz um tutorial bem parecido faz alguns dias ..

http://www.xtibia.com/forum/topic/228972-tutorial-basico-actions/

Foi seu tutorial que me inspirou a fazer o meu, espero que contínue com os seus, é bastante útil, principalmente os de Spells, que tinha dificuldade em certas partes, You is my hero!! kk..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem bom amigo , obrigado pelo elogio .. é bom ver que meus tutorias estão ajudando os membros .

Continue assim .. quando poder te dou meu Rep , hoje ta no limite .

Editado por DuuhCarvalho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...