Gostaria de fazer parte da equipe do xTibia? Ajude a comunidade tibiana, faça a diferença entre os membros. Acesse o tópico aqui e participe :)

Welcome to xTibia - Sua comunidade de Otserv e Tibia

Register now to gain access to all of our features. Once registered and logged in, you will be able to contribute to this site by submitting your own content or replying to existing content. You'll be able to customize your profile, receive reputation points as a reward for submitting content, while also communicating with other members via your own private inbox, plus much more! This message will be removed once you have signed in.

Administrador

Rochas e Pedras

Vale lembrar que este é um tutorial universal, então não estará categoricamente feito para nossos 45 graus, mas a noção que se ganha é ótima, e após isso é simples utilizar os conceitos para nossos requisitos.

Bom, sem mais delongas, vamos lá!:

Rochas e Pedras

Introdução

Rochas e texturas de pedra são uma das coisas mais difíceis de se desenhar, mas a existência de rochas em jogos são praticamente inevitáveis. Rochas estarão em todo lugar, no passado, no presente, no futuro - mesmo no espaço temos meteoros e asteroides. Tenho notado que um monte de jogos tendem a tomar o caminho mais fácil e simplesmente usar o airbrush para uma textura rochosa, ou desenhar um círculo com um preenchimento em gradiente para uma rocha. Claro, eles são práticos, mas eles não estão nem perto de estarem esteticamente atraente. Mas, com um pouco mais de trabalho, e (espero) que com este tutorial, você vai ser capaz de ter uma melhor capacidade de desenhar pedras e tal, e, finalmente, parar de usar aqueles gradientes horríveis haha.

Relevo (Embossing)

Bom, o primeiro passo é sabermos olhar como a iluminação afetará nosso relevo e curvas, veja esta imagem:

standard.jpg

Esta primeira imagem mostra como trabalha com iluminação em uma colisão com uma superfície. Na parte superior esquerda é a fonte de luz (Noroeste, assim como no Tibia), e na parte superior direita é a visão do jogador. Podemos ver que os destaques na colisão estão mais próximos da fonte de luz, e a área sombreada, onde a fonte de luz não atinge fica mais próxima de onde os jogadores veem. Isto significa basicamente que se você fosse desenhar isso, a luz seria mais perto do topo da tela e o sombreamento seria mais perto do fundo, que ficaria assim:

st_tile_b.jpg

st_tile_s.jpg

Simples não? :)

Agora imagine que temos uma cavidade dentro deste terreno:

A iluminação de uma superfície recortada seria diferente. Seria algo parecido com isto:

invert.jpg

A partir disto, podemos ver que a área realçada é agora mais próximo do jogador, e a área sombra está mais perto da fonte de luz. E, se isso vier a ser tirado, a área sombreada seria mais perto da parte superior da tela, e a área iluminada seria mais perto do fundo. Isso se parece com isso:

in_tile_b.jpg

in_tile_s.jpg

Praticamente tudo o que eu fiz para este piso foi inverter a área com sombra e luz, o que o torna mais parecido com um buraco no chão.

Pensando em Rochas

Ok, mas como isso se relaciona com texturas de rochas e pedras? Bem, uma textura rochosa é constituída por milhares de recuos e solavancos sobre uma superfície. É por isso que o airbrush funciona bem com este tipo de textura - com isso você pode colocar aleatoriamente em pontos escuros e claros e fazer a ilusão de minúsculas saliências e reentrâncias.

Mas por estes recuos e colisões serem tão pequeno, não haverá um monte de contrastes com destaques e áreas sombreadas, esta é razão pela qual o número de cores deve definitivamente ser limitada quando o airbrush é usado. Eu vi as pessoas usarem 5 ou mais cores quando usam o airbrush em um solo rochoso. Este é um grande erro, porque muitas cores e contrastes fazem o ladrilho parecer extremamente brega e falso. Eu tenho uma tendência a usar apenas 2 cores e talvez às vezes três, mas não mais! A textura da rocha simples para mim ficaria assim:

floor_b.jpgfloor_s.jpg

É simples, e ele cumpre seu papel. Além disso, ele se parece muito mais do que usar um monte de diferentes tonalidades.

Rachando a superfície

Texturas de pedra não são apenas travessões e solavancos, também são compostas de rachaduras. Mas não seria suficiente desenhar somente uma linha preta na textura e assim chamá-la de rachadura certo? Uma vez que uma rachadura é feita sobre uma superfície, as mudanças no efeito de iluminação na superfície também mudam! Desenhar uma linha preta mais parece uma mancha, mas se você adicionar a iluminação ao racho, se parecerá muito mais com uma rachadura.

crack1_b.jpgcrack1_s.jpg

Começando com essa textura de pedra original, eu simplesmente desenhei uma linha preta que indica onde eu quero que a rachadura seja.

crack2_b.jpgcrack2_s.jpg

Em seguida, eu usei uma sombra e a destaquei logo abaixo da linha preta. Eu fiz isso porque, essencialmente, uma rachadura é um longo travessão em uma superfície, desse modo a iluminação iria aparecer embaixo da área sombreada.

crack3_b.jpgcrack3_s.jpg

Então, usei um tom mais escuro e protegido em uma pequena área acima da linha preta

23k3tk9.pngcrack4_s.jpg

Por fim, acrescentei algumas máscaras extras de cor nas áreas destacadas e sombreadas para parecer um pouco menos suave e mais rígida. No total, eu só usei 5 cores.

Pisos, tijolos e paralelepípedos

O método acima é a base de todo o resto do tutorial. Você pode usar o mesmo método para fazer pedras, paredes de tijolos, e qualquer superfície que tenha uma estrutura semelhante.

Assim, o próximo exemplo será uma parede de tijolos.

brick1_b.jpgbrick1_s.jpg

Em vez de começar com a textura de pedra real, eu gosto de traçar exatamente o que o meu padrão será. Como mencionei antes, esta é uma parede de tijolos. E eu também quero ter certeza de que se eu coloque várias paredes de tijolos juntas no meu mapa, pareça coeso e que não fiquem fora do lugar.
brick_tile.jpg

brick2_b.jpgbrick2_s.jpg

Em seguida,Escolho a direção que estará a sombra e destaco-a abaixo as linhas escuras e também alguns ao longo do do tijolo.

brick3_b.jpgbrick3_s.jpg

Em seguida, eu aleatoriamente clareio a área sombreada, acrescentando tons extras de cores, de novo, para tornar essas áreas menos suaves e mais rígida.

brick4_b.jpgbrick4_s.jpg

Por último, eu faço o mesmo com as superfícies maiores. Claro, você pode pular esta etapa caso você queria seus tijolos de aparência perfeitamente lisa.

E, como sempre, quando você terminar de desenhar, una os desenhos para ter certeza de que eles se conectem bem, não ficando desproporcional no jogo.

brick_finish.jpg

Tijolos são fáceis de fazer. Você pode combiná-los um pouco e fazer as pedras irregulares e torná-las um pouco mais interessantes.

stone1_b.jpgstone2_b.jpg

stone3_b.jpgstone4_b.jpg

stone1_s.jpgstone2_s.jpgstone3_s.jpgstone4_s.jpg

stone_finish.jpg

Bem legal né? :p

Rochas e uma parede de rocha

Texturas de rochas são grandes e tudo mais, mas são as rochas que são vistas com mais frequência em ambientes naturais no jogo. Por mais que seu jogo seja futurista, e que utilize metal como seu principal material, ainda com certeza veremos rochas espalhadas pelo mundo, então seu mapa não pode ser diferente não é mesmo?.

Então, o que vamos fazer a seguir é uma rocha:

rock1_b.jpgrock1_s.jpg

Eu começo com a cor principal da rocha. É um meio-tom, por isso vou acrescentar tons mais brilhantes e tons mais escuros à ela. Com isso, eu somente desenhei a rocha de uma forma simples. Ela pode ser de qualquer formato, sendo que os detalhes a farão agradáveis aos nossos olhos.

rock2_b.jpgrock2_s.jpg

Eu, então, usei um tom mais escuro e sombreei a parte inferior da pedra. Para essa parte, não darei nenhum conselhos, basta seguir as técnicas básicas de sombreamento.

rock3_b.jpgrock3_s.jpg

Agora usei outra tonalidade mais escura e apenas sombreei a parte inferior da rocha. Isto a faz destacar-se e criar um contraste legal ali.

rock4_b.jpgrock4_s.jpg

Aqui eu adicionei alguns detalhes no meio da rocha. Veja que não adicionei nenhuma cor de destaque no topo, pois a rocha é curva no topo, então deve ser mais escura.

E depois de adicionar as cores do seu gosto, você pode deixá-la assim mesmo. Do jeito que está desenhada já faz com que a pedra esteja mais suave, deixando as áreas de sombras mais limpas para dar este efeito de suavidade.

rock5_b.jpgrock5_s.jpg

Mas se você quiser fazer a rocha parecer um pouco mais áspera, simplesmente posicione aleatoriamente um tom um pouco mais escuro em sua imagem.

Claro, é uma rocha bem simples, mais com isso teremos uma boa noção de como faze-las e consequentemente como aperfeiçoa-las.

Ok, agora que já sabemos como fazer uma rocha, vamos empilhá-las e formar uma parede de rochas.

Do jeito que olhamos a parede, as paredes em uma caverna são simplesmente um monte de pedras empilhadas uma sobre a outra, ou mesmo apenas uma grande rocha. Mas, no entanto, se você olhar para algumas das minhas mais recentes cavernas,elas são rochas essencialmente em cima de rochas em cima de mais rochas:

cave1_b.jpg

Para fazer com que minhas paredes pareçam um pouco menos monótonas, eu tenho mais de um peça para a parede. Este em particular são de duas peças. Fazendo paredes das cavernas maiores fará sua caverna parecer mais maciça. Mas é claro que, em termos de um equilíbrio da função e estética, duas peças serão suficientes.

Então, eu começo com a minha cor de base. E com outra cor que se destaca completamente, eu basicamente tracei onde meus detalhes estarão. Você poderia ter as mesmas rochas empilhadas uma em cima da outra, mas neste exemplo, eu tinha os feito menor em sua parte inferior e fazer uma leve mistura com a parede em sua parte superior. E, mais uma vez, eu apenas os juntei para ver se se encaixam como uma peça de quebra-cabeça.
cave_tile.jpg

cave2_b.jpgcave2_s.jpg

Eu percebi que a sombra que eu comecei é muito brilhante, e como tenho a intenção de fazer uma caverna escura,obviamente, usarei tons mais escuros. Se você está apontando para o realismo, use tons mais escuros a menos que haja uma boa fonte de iluminação.

Então, eu irei trabalhar de baixo para cima, dando inicio pelo meu tom mais escuro -o preto -. Eu só tracei minha linha na parte inferior, pois será onde ficará mais escuro. Você não tem que abusar muito, fará com que pareça pegajoso. Você pode ajustá-lo mais tarde, se você sentir que você exagerou. Mas basta colocar o suficiente para que ele se destaque do solo.
Eu também joguei um pouco de preto na metade superior da peça. Isso faz parecer que o muro está rachado e desgastado, semelhante ao de rachaduras no chão que eu fiz no início deste artigo.

cave3_b.jpgcave3_s.jpg

Usando a próxima sombra, eu continuo trabalhando em refazer o contorno azul que eu tinha feito antes. Aproveito também esta oportunidade para usar a mesma cor para as sombras das rochas na parte inferior da parede.

cave4_b.jpgcave4_s.jpg

A próxima sombra acima é basicamente a cor que utilizei como base, então eu eu vou para o próximo tom após ela.
A partir da metade inferior da parede, eu apenas destaquei as rochas, certificando-se que eu tenho somente uma tonalidade mais escura ao redor e nada mais escura. Não há qualquer técnica real para isso, eu fiz desse jeito sem nem pensar nisso.
E caso você não tenha notado, eu estou tentando torná-lo mais escuro na parte inferior e ir tornando-se gradualmente mais brilhante no topo. Não há qualquer razão por trás disso, nem faz qualquer sentido lógico. Mas o fato de que na maioria das cavernas em jogos, você pode ver a parede apesar de não ter qualquer fonte de luz, então eu não acho que realmente importa. É apenas para olhares.

OBS: Se a parede de rochas for do lado externo de cavernas, então devemos nos atentar muito ao posicionamento de cores e sentido da iluminação.
Então, por causa disso, eu percebi que a metade superior da parede ficou muito escura, então basta eu alterar a cor que eu utilizei de base para uma cor mais brilhante.

cave5_b.jpgcave5_s.jpg

E com a sombra que acabei de alterar na metade superior, eu termino de fazer o contorno, me certificando de adicionar o excesso em torno das cores mais escuras para realizar o sombreamento.

cave6_b.jpgcave6_s.jpg

E, finalmente, eu vou para a próxima sombra acima (o que seria agora a sombra mais brilhante) e basta destacar a metade de cima das rochas. Mais uma vez, não há realmente qualquer processo de pensamento por trás disso.

Com essa última sombra adicionada, nossa parede de pedras está terminada. Então agora eu vou juntar mais de uma dela para me certificar de que elas se encaixam perfeitamente, isso é muito importante, pois elas podem não se encaixar, o que vai causar um efeito visual muito feio no jogo. E sem contar a cor rosa, eu utilizei apenas 5 cores e criei uma parede simples, porém bonita.
cave_finish.jpg

superwalrusland (Tutorial)

Thayam (Tradução e compartilhamento no fórum)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


  • Conteúdo Similar

    • Por Disturbbed
         lá meus caros amigos, sejam muito bem vindos ao BaiakUnder         
       
      É com enorme satisfação que damos largada ao nosso servidor, voltando depois de muitos anos de sucesso!
       
      Possuímos uma infra-estrutura impecável (sem lag)!
      Nosso servidor possui todas as features que um baiak perfeito necessita, são algumas; Dodge e Critical, Castle 24H, Snowball, Battlefield, Capture The Flag, Dice Event, Items Upgrade até +10, Online Points, Loteria de Event Coin (para trocar por ponto no site), Invasão de bosses e muito mais!
       
      Entre no servidor e ative o comando !vipgratis e receba 2 Dias de VIP Donate. 
       
      Rates
      EXP: 300x
      Skills: 30x
      Magic: 20x
      Servidor 8.6 com cliente custom com novas sprites
       
      Abaixo fotos para conhecer um pouco a respeito do servidor.

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).
    • Por willks123
      SAMERA-GLOBAL

      ABRIU 19/11/2017 AS 13:55 Horas... Aproveite e venha ser o TOP.

      SITE: Registre-se para ver link(s).


      IP: samera-global.servegame.com
      PORT: 7171

      Sobre o Servidor:

      É um servidor novo 100% dedicado, 24h Online, feito para garantir a diversão para voce.

      O Unico item editado é a SAMERA BOOTS (SPEED +20) Fast Regeneration e 3% fire protection. Essa é vendida no STORE por 25 Coins.

      Fora isso todos os itens sao possiveis de adquirir dentro do jogo.

      EXP: 150x - STAGE.

      E Muito mais...

      Estamos te aguardando. Crie sua conta, baixe nosso Cliente e DIVIRTA-SE.
    • Por willks123
      Baiak-Brasil OT
      Venham se divertir no mais novo Baiak FULL DEDICADO!!!!

      Registre-se para ver link(s).
      CLIENTE PROPRIO NO SITE !!!
      FAST ATK!!!!
      RATES:
      EXP: 150x Estagiada
      SKILLS: 20x
      ML: 20x
      DROP: 2x

      1- Templo Melhorado/Reformulado
      2- Teleportes Free Personalizados
      3- Eventos :
      3.1- Dice
      3.2- War Evento
      3.3- Xp Evento
      3.4- BP Evento
      3.5- Castle 24 horas
      4- City Vip 1,2,3
      5- City Vip Donation
      6- War-System (Com Escudos)
      7- Cast-System
      8- Rep-System
      9- Sistema de Forja
      10- Sistema de Casamento
      11- Bosses
      12- Itens Donates
      13- Amuleto (Red e Black)
      14- Bless Infinita
      15- Stamina Refil Infinita
      16- Dodge System
      17- Critical System
      18- Double Exp Potion
      19- Novas Quest Donate
      20- Novas Hunts Donate
      21- Sistema de Addon
      22- Task System
      23- Treiners Offline
      24- Treiners VIPs
      25- Sistema de Loteria
      26- Bugs Removidos
      27- Itens Balanceados
      28- Vilas Houses
      29- Addon Dolls
      E MUITO MAIS....
      Venham se divertir!!!
    • Por wall22
      BAIAKUDOS DEDICADO INAUGUROU HOJE 15/11/2017 !!!!!
      Servidor dedicado 24/7 on ! sem Lags e Quicks totalmente dedicado ! 
      venha conhecer nosso mapa que esta cheio de novidades para você se divertir ! 

      IP/SITE 198.50.194.114    
       
      Client: 10.96 Global
      Depot Global System
      Store System
      Critical Boost
      PvP Expert
      Reward System
      New Spawn System
      New Potions
      Novas Areas (Krailos, Asura, Medusa Town, etc..)
      Eventos
      Quests Sem Missão
      Store Inbox
       
       

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).

      Registre-se para ver attachment(s).
    • Por asdw
      #Empire Started in -*******************- #IP: Empire-war.ml #Create Account Registre-se para ver link(s).
      ------------------------------------------------------------------------- #System Event #Run Event #Zombie Event #Battle Field #Lms #City War <============> #System Buff Npc #Npc Talents #Buff Team Battle #Npc Seller Stone Skin Amulet #Price 50k **************************************************]  
      Registre-se para ver attachment(s).