Ir para conteúdo

[Programando em C#] Capítulo 1 - Introdução ao C# e Visual Studio


Bruno

Posts Recomendados

Capítulo 1 - Introdução ao C# e Visual Studio


Vou começar a escrever e gravar tutoriais sobre C# para incentivar pessoas que tenham interesse em começar a programar, e esta foi a linguagem escolhida devido à facilidade principalmente da ferramenta que é utilizada para trabalharmos. Apenas para ressaltar que estes tutoriais começaram com teoria (escrito) e em seguida com a prática (vídeo aulas).

Aos finais de semana, sempre que estiver disponível estarei ajudando com dúvidas pelo Skype (o que já faço com algumas pessoas).
Antes de começarmos, peço que ao lerem os tutoriais e encher-me de perguntas, lembre-se que eu trabalho durante a semana e quando não puder responder, não é capricho e sim indisponibilidade. Então quando possíveis erros surgirem usem outros meios de conseguirem respostas, com isso você aprende a lidar com as situações do dia-a-dia.

1.1 – Introdução
O C# é uma das linguagens disponíveis na Plataforma .NET que em conjunto com o Visual Studio que será nossa ferramenta de desenvolvimento, podemos criar várias aplicações do gênero, sejam elas para ambiente Windows ou para ambiente Web, como: biblioteca de classes (as famosas DLLs), páginas Web, aplicações para Desktop, Web Services, entre outros.

Ao fim deste capítulo você terá o fundamento básico para começar a trabalhar com a linguagem C#: a Plataforma .NET, o Visual Studio, a introdução a uma programação elementar e os conceitos básico de como compilar e executar o seu programa.

1.2 – A Linguagem C#

Com o C# podemos desenvolver diversos tipos de aplicativos, tais como: banco de dados, cliente-servidor, aplicativos tradicionais do Windows, além de componentes distribuídos, Web Services, Web Sites, entre outros. O C# é uma linguagem orientada a objetos, fortemente tipada¹, estável e versátil. Em conjunto com o Visual Studio, permite ao desenvolvedor um ganho de produtividade característico das ferramentas Microsoft.

O Visual Studio conta com um depurador integrado, um editor de códigos avançado, designers de interface de usuários altamente funcionais, entre outras ferramentas que auxiliam na criação de aplicativos que serão executados no .NET Framework.

Embora seja uma linguagem fácil de trabalhar, o C# é muito sofisticado. Pessoas que tenham conceitos básicos de C, C++ ou Java reconhecerão rapidamente detalhes de sua sintaxe e funcionamento.


¹ O termo "fortemente tipada" significa que todos os dados utilizados na programação precisam ter um tipo definido.

 

 

1.3 – Plataforma .NET

A Plataforma .NET visa unificar o desenvolvimento e a execução de diferentes aplicativos e sistemas em uma única Plataforma, sejam eles para Windows, Web, Windows Store, Windows Phone, Windows Azure, etc. Qualquer código gerado por essa plataforma poderá ser interpretado em qualquer dispositivo ou equipamento que possua o Framework compatível.

Por meio das soluções oferecidas por esta Plataforma, torna-se possível, acima de tudo, a integração de diferentes sistemas de forma fácil e ágil, gerando uma interoperabilidade entre as tecnologias existentes. As diferentes tecnologias que compõem a Plataforma .NET são chamadas, em conjunto, de .NET Framework.

Ela é composta basicamente com as linguagens C# e Visual Basic, e dois componentes fundamentais, o Common Language Runtime (CLR) e o Framework Class Library (FCL).

De forma simplificada, a plataforma .NET é composta pelos seguintes elementos:

Visual Studio: Ferramenta para desenvolvimento de aplicações. Ele contém o compilador primário que gera o executável;

Compilador primário: Transforma o programa que fizemos em linguagem de alto nível (C#, C++, VB.Net) em uma linguagem intermediária (MSIL);

Bibliotecas de classes: Conjunto de DLLs contendo milhares de recursos disponíveis para utilizarmos nas nossas aplicações;

Compilador secundário: Lê as instruções contidas no arquivo MSIL e as traduz para a linguagem do microprocessador (Assembly).

A ideia é que o desenvolvedor escreva o código uma vez, independente do sistema ou dispositivo que irá utilizá-lo.

O programa é escrito em qualquer uma das mais de trinta linguagens .NET disponíveis para a plataforma, o código fonte gerado é então compilado para um código intermediário, em uma linguagem chamada MSIL (Microsoft Intermediate Language), gerando um arquivo de extensão DLL ou EXE (outra extensão .NET), conforme o template de projeto escolhido.
Esse arquivo então, quando executado, deverá ser interpretado pela CLR compatível com o sistema operacional utilizado.


Os itens 1.4 e 1.5 seriam a introdução à Interface do Visual Studio, então decidi deixar para o Capítulo 2, pois vou fazer em vídeo aula, para facilitar o entendimento da ferramenta.
Espero que gostem deste primeiro capítulo, embora seja apenas a teoria irá ajudar em possíveis dúvidas que surgirão ou até pessoas que já conhecem a linguagem e tem dúvidas em certos detalhes.

Tomei-me como base uma apostila que tenho, porém foi tudo escrito por mim, nada copiado, apenas interpretado.

Estou aberto à dicas, sugestões e críticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

Obrigado man!

Espero também poder suprir a necessidade do pessoal,

Esse mês está sendo complicado para mim e não prometo,

Mas garanto que mês que vem dou continuidade nas aulas, através de vídeo-aulas!

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Vai prosseguir com as aulas/tutoriais bruno ?

Pretendo mano, eu me ferrei na formatação do meu pc, estou correndo atrás de tudo novamente!

Está tudo corrido, mas de acordo com meus planos espero que semana que vem tudo se normalize.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, vou tentar acompanhar tudo sempre que possível, espero que dê continuidade... ^^

Obrigado man! Assim que possível irei continuar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Adorei sua iniciativa amigo, estou ansioso para o capítulo 2!

Boa sorte :)

 

A, quase esqueci ;x, você tem alguma apostila digital para disponibilizar? Estou querendo aprimorar meus conhecimentos em programação que já são bem escaços para quem sabe utilizar em conjunto a minhas habilidades com Design para projetos futuros!

Agraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adorei sua iniciativa amigo, estou ansioso para o capítulo 2!

Boa sorte :)

 

A, quase esqueci ;x, você tem alguma apostila digital para disponibilizar? Estou querendo aprimorar meus conhecimentos em programação que já são bem escaços para quem sabe utilizar em conjunto a minhas habilidades com Design para projetos futuros!

Agraço.

 

Obrigado man :)

Já faz um tempo que to prometendo o Cap. 2, mas infelizmente ainda não saiu.

Eu até tenho apostilas, mas não posso disponibilizar por direitos autorais e por conta que consta meus dados nelas...

 

Att.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que tem a ver C# e OTServ?

Ao OTServ atual nada, o tópico estava em outro lugar, irei mover para a seção correta pois não tinha reparado.

Obrigado man.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...