Ir para conteúdo

Aprenda O Basico Sobre C++(aula Atual: 3)


Posts Recomendados

Bem, como sempre sou solidario e bomzinho, resolvi fazer um topico para dar uma ajuda em C++ para a galera, mas tambem nao pensem que eu vou fazer code inteiro por voces, soh vou explicar como fazer, SE EU NÃO SOUBER ALGUMA COISA NAO FIQUEM FALANDO M**DA, EU NAO ESTUDEI C++, NEM EM LIVROS NEM NA NET, NEM NIMGUEM ME ENSINO, EU APRENDI OBSERVANDO CODES, E FAZENDO MEUS CODES! :)

Vamos começar:

------------------------------------------------------------------------------------------

AULA 1: Introdução ao C++

Primeiro, uma pequena introdução para os principais comandos de C++, que nós usaremos nas primeiras aulas:

void: O termo void, indica as funçoes, voce faz elas para nao repetir o mesmo code varias vezes, elas sao praticas, pois com uma linha voce "invoca" elas, sao uma otima ferramenta para diminuir os codes, e tornar sua vida mais pratica.

bool: O termo bool, é uma chave de verdadeiro ou falso, ele funciona como uma variavel, porem soh adimite 2 valores, verdadeiro ou falso(true e false), tambem pode se acoplar uma funçao a ele, usando bool mesmo, assim ele checa alguma coisa(ou faz qualquer outra coisa), e envia a resposta programada para aquele caso.

int e double: Os termos int e double servem para indicarem valores numericos, podendo assim como o bool serem usados como funçao. mas dessa vez para retornar um valor numerico, int é para um valor inteiro, e double para um valor decimal.

std::string: Essa indicaçao serve para frases, palavras etc...., tambem podendo serv usada como funçao.

if(){}: serve para indicar uma condicional, ou seja, o code dentro das chaves soh acontece a condiçao entre parenteses for atendida.

std::cin: Serve para fazer o usuario do programa ter que digitar algo.

system(): Serve para usar comandos iguais aos usados na prompt de comando.

std::cout: Serve para fazer algo aparecer na tela do programa.

Sleep(): Faz o programa pausar por alguns segundos.

exit(): Fecha o programa.

#include: Serve para usar funçoes de outros arquivos do projeto.

else if(){}: Assim como o if serve para estabelecer condicioes, porem o else tambem condiciona que a condicional anterior não pode ter funcionado.

==: É usado dentro de uma condicional, para expressar que o valor deve ser igual ao depois do "==".

!=: É usado dentro de uma condicional, para expressar que o valor deve ser diferente de depois do "!=".

<: É usado dentro de uma condicional, para expressar que o valor deve ser menor que o depois do "<".

>: É usado dentro de uma condicional, para expressar que o valor deve ser maior que o depois do ">".

=: Iguala uma variavel ao depois do mesmo.

-=: Subtrai de uma variavel o valor depois do mesmo.

+=: Adiciona a uma variavel o valor depois do mesmo.

-Existem MUITAS mais funções, essas são apenas as basicas.

-Sempre que acabar de usar uma funçao coloque ; depois dela.

-Sempre que for criar alguma funçao, tem que abrir as chaves no inicio e fechar elas no final.

-Todas as funçoes devem ser declaradas. Na Aula dois veremos como declaralas.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Aula 2: As Funçoes(1): Funçoes Simples(void) e declaração basica.

CASO 1:

Ai vai um exemplo de uma função simples de "void":

 

void exemple(){int exex = putt + pot;if(hehe < exex)hehe = exex;else if(hehe == exex)hehe += exex;else if(hehe > exex)hehe -= exex;}

 

No exemplo anterior, a palavra chave da função era "exemple", para usar ela voce teria que digitar apenas "exemple();", e ela realizaria o codigo abaixo dela.

CASO 2:

Exemplo:

 

void exemple(int bluu, int dam){int exex = (bluu*dam)-(putt+pot);if(hehe < exex)hehe = exex;else if(hehe == exex)hehe += exex;else if(hehe > exex)hehe -= exex;}

 

No exemplo anterior, a palavra chave da função também era "exemple", para usar ela voce teria que digitar apenas "exemple(valor1, valor2);", onde valor1 e valor2 são no caso variaveis do tipo "int", ou seja, voce deve colocar uma variavel sua, ou um valor comparivel ao pedido pela função, e se voce fizesse isso, ela realizaria o codigo abaixo dela. Perceba, que voce pode usar na sua função quantas variaveis quizer entra as "()".

Declarando:

Ambas funções a cima, devem ser declaradas do geito basico, ou seja, copiar a primeira linha delas no começo do arquivo(logo após os "#include"), tirar a "{" e adicionar ";" ao final da linha. Porém, esse tipo de declarção soh permite usar as funções dentro do mesmo arquivo, em funções declaradas do mesmo geito.

--------------------------------------------------------------------

Aula 3: Funções de “return”

Funções de “return” são todo o tipo de função, que ao invez de simplesmente fazer uma coisa, podem:

-Fazer uma coisa e retornar um valor;

-Somente retornar um valor;

Elas são muito úteis para padronizar um calculo, checkar alguma coisa, ou qualquer outra coisa do gênero.

Ai vai um exemplo:

 

bool advancelevel(int lvl, int exp){int reqexp = (lvl*lvl)(100)-exp;if(reqexp == 0)return true;elsereturn false;}

 

No caso anterior, voce deve ter percebido que era uma função, mas que eu estava usando o bool e não void como operador da função, qualquer função que não use void, será de return, ou seja, mandara uma resposta de volta, que pode ser uma palavra, um numero, true or false e etc... Para fazer a função retornar o valor, usamos o “return”, acompanhado, ou do valor ou de uma variável que ele ira mandar. Podemos usar essas funções no lugar de variáveis, como nos exemplos:

 

bool teef  = advancelevel(player->lvl, player->exp);

 


if(advancelevel(player->lvl, player->exp);){

player->lvl += 1;

Para Criar essas funçoes com outro tipo, simplesmente, substua o bool, pelo tipo de função desejada.

Na próxima aula aprenderemos declaração com header files(.h)

-------------------------------------------------------

[color=red]Aluno Cadastrados:[/color]

Adriano(honux);

cadastre-se, me mande uma mp pedindo, seu nome vem pra cá, e de tempos em tempos, você recebera uma prova, e eu avaliarei seu devenvolvemento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 36
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

heyo ^^

kra.... to relendo seu tuto algumas vzs.... e acabei axando uma dúvida x~

 

void exemple(){int exex = putt + pot;if(hehe < exex)hehe = exex;else if(hehe == exex)hehe += exex;else if(hehe > exex)hehe -= exex;}

 

Neste code, pq vc não declarou 'hehe'? e se declarou onde declarou?

a mesma pergunta com o 'putt' e o 'pot'...

Kyo ~*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho muito rox essas parada de programa em C++ e talz criar o seu proprio servidor pena que eu n intenda ainda mas quando pego um code pronto ja da pra sacar sabe? :)

To ancioso pra proxima aula :D

Abraços _HeNnEt_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

lol... se eles taum dizendu q o tuto ta bom ... parabens

p dessas p**** eu num intendu nada... assim como eu num intendia nada de OT...e nem de TIBIA U.u...mais cum o Tempo nois aprende ( tomara q seja assim com c++ tb :p )

e eh como disse o HeNnet ; quandu vc pega algo pronto e começa a ver e tals... vc saca um poko a noçaum da parada.. foi assim q eu hoje "manjo' em actions e tals.. :S

PROXIMA AULA PLX ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom tuto

coloke mais exemplos ajuda muito

vo dar um exemplo aki:

la vai :

[/code]

/***********

* Exemplo *

***********/

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

int main()

{

//declara as variaveis

int intAnoNasceu,intAnoAtual,intIdade;

intAnoNasceu = 1967;

intAnoAtual = 2002;

intIdade = intAnoAtual - intAnoNasceu;

printf("voce tem %d anos de idade \n",intIdade);

system("pause");

}


Bom, compilei esse code usandu o Dev.cpp (compilador de C++)

Agora explicarei :

em :

int intAnoNasceu,intAnoAtual,intIdade;

como eu disse declara as variaveis.

isto "//" signifika um comentario issu nao aparecera no programa

e nao precisa compilalo juntu , a menus que queira nao mudara nada.

"printf" é onde podemos escrever um texto para aparecer no programa.

Observem:

se vcs compilarem esse programa sem issu

#include <stdlib.h>

e isso

system("pause");

o programa abrira e fexar sem nenhum tempo de ve-lo.

Observem akela "%" akilo é o resultado perceberam quando o programa estiver compilado =)

Explicando Chaves:

Exemplo:

{ <- iniciu da funçao

Aki fika o corpo da funçao

} < termino da funçao

Bom é isso se quiserem posso dar uma aula pra v6 sou iniciante mais entendo alguma coisa =D

precisa to ake ;): ja que u [Retirado] ta uma ###### xD

entao eh isso ateh + gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...