Ir para conteúdo

Bueiro Raso


Posts Recomendados

UZWNw08.png


Fala aí pessoal do XTibia, beleza? Hoje eu vou tentar ensinar a vocês a fazer um bueiro raso. Nesse caso, seria um bueiro em que a água está no mesmo nível do chão (mas é claro, no sub-solo).



Tirei a inspiração para fazer esse tutorial/mapa a partir de uma foto no Show OFF do Beto, a foto está abaixo no spoiler. Veja antes de ler a parte do tutorial! Algumas coisas estarão diferentes, mas a essência é praticamente a mesma nos dois mapas!




F70SPND.png

 



XA4X7F9.png



Então pessoal, como vocês viram mais ou menos o que eu desejo nesse tutorial, vamos começar agora a fazer a base do seu bueiro! Vale lembrar que as fotos do tutorial são somente uma parte da localidade e que você pode fazer algo bem maior que o exemplo abaixo!



A base é bem simples de fazer.


Primeiro você deve definir quantos SQM (quadradinhos) terá o "rio" que passará no bueiro, ou seja, a água. No meu exemplo, eu escolhi que seriam quatro SQM de água. Aconselho que você escolha entre 2 e 4 SQM.



Depois disso, defina de quantos SQM será o espaço entre a água e as paredes do bueiro. Eu escolhi três SQM, e continuo aconselhando um número entre 2 e 4.



Sabendo isso, basta você passar para o mapa o formato escolhido, começando pela água. Depois contorne a água com o ground escolhido (no meu caso foi o de id 3152). Mas o seu formato também vai ter "entradas e saídas", então escolha bem os locais para fazê-las e isso independe da água ao redor!



Acabando essa delineação do local, coloque as paredes no local proposto de acordo com a sua escolha de SQM e "por trás" das paredes, utilize o ground de montanha, de id 919. A wall que utilizei foi a 3361.



YbEmagl.png



XA4X7F9.png



Nessa etapa pré-detalhamento nós iremos continuar a editar a estrutura, mas, dessa vez, encorpando melhor o bueiro.



É a hora de colocar escadas. No meu caso eu utilizei uma escada de pedra, diferentemente do Beto, pois achei mais interessante. Note que utilizei duas e "puxei" a parede para dentro do bueiro para melhorar o visual (por erro meu, tirei a foto ainda com aquelas paredes dentro da montanha, não faça isso!).



Também vale a pena mudar um pouco as walls. A escolha dessa wall eu fiz baseada no fato de que há muitas variações disponíveis, além também de combinar muito com o ground e com a temática do bueiro. Também não deixe de colocar "portas" de passagem nas partes que ficarem um pouco abertas no mapa.



Também utilizei algumas pilastras, uma entre as escadas, para não deixar vazio, mas é um caso especia, e as outras duas dos lados dessas portas de passagem. Nesse caso, aconselho utilizar os pedestais em todas essas passagens no bueiro. O id é 3766.



Além disso, coloquei algumas bordas d'água (6639 a 6650). Tenha preferência em utilizar terra ou grama para compor os espaços vazios deixados pelas bordas. Também usei os metal fittings (5771 a 5774), pois é necessário algum tipo de borda para separar a água e o ground de pedra, e acho que essa borda é a mais legal de se utilizar.



RGmzjpt.png



XA4X7F9.png



Agora que a estruturação do local está completa, é a hora de você pensar no detalhamento do local. E por detalhamento eu dou um grande foco em NATURE. Para isso, lembre-se de que o bueiro é um local sujo e sujeito ao crescimento de musgos e alguns tipos de vegetação.



Você pode colocar alguns gravels de pedra nas bordas das paredes, respeitando um limite de excesso. Além disso, algumas pedrinhas andáveis pelo meio do local, como praticamente todos os mapas!



Também coloque musgos nas paredes, os ids são de 1921 a 1944. Porém, evite exagerar na quantidade total dos musgos e sempre tente separar um pouco com um certo distanciamento entre os mesmos. No chão onde esses musgos de parede tocam, eu acho bastante legal colocar um pouco de borda de grama de floresta, dá um visual bem legal ao local.



Algumas bordinhas de grama e terra também são legais de colocar.



Nos locais em que colocamos as bordas de água, eu coloquei algumas pedras com musgos (id 3632 a 3635) e também mangrove pequena (5397), que combinam com a ambientação.



É essencial nesse tipo de ground e ambiente colocar os musgos de chão também que estão nos ids 4580 a 4594. Eles dão um aspecto diferente ao local e também ao ground de pedra, já que todos os grounds são iguais e ficam repetitivos sem a utilização desses musgos!



Por fim, também vale a pena utilizar as graminhas andáveis menores (6218 e 6219) principalmente nas partes onde você colocou grama ou borda de grama, dão um aspecto legal também ao local!



Também utilizei tochas, mas somente perto da entrada. Evite encher o local de iluminação, pois os bueiros são realmente escuros :)



kyMzRvy.png



XA4X7F9.png



Pessoal, esse foi o tutorial, espero que tenham gostado e que seja de grande ajuda! É bem fácil de fazer tudo isso aí e você ainda pode tentar outros recursos quando for ficando mais experiente!



Abraços, Gabriel Couto.


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...