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Aprendendo a Editar Extensions do RME


FlamesAdmin

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Boa noite galera, irei ensinar como modificar o Extensions do Remere's Map Editor. Vamos lá!

Índice:

•Introdução
•Alterando posições de itens no Palette;
•Criando seu próprio Piso, com direito a borda;
•Criando sua própria parede, com todos os 'quatro cantos';
•Criando Doodads 'Espaçosos' (estilo Fontes);
•Criando Doodads 'Aleatórios' (estilo Flores);

PS: caso queira algo específico, aperte CTRL + F

Tutorial:
Vá até a pasta do seu RME, localizada em: (C:\Arquivos de Programas\Remere's Map Editor\data\854) ou (C:\Arquivos de Programas (x86)\Remere's Map Editor\data\854). Irei usar a versão 8.54 para ensiná-los. Obs: antes de editar uma extension, faça um backup, caso dê algum erro, vocês possam substituir pela original.
Explicando cada arquivo .xml

Creatures.xml

É o arquivo que mostra a outfit dos monstros do RME. É nele que podemos alterar a outfit e nomes dos monstros aparentes no programa.

Grounds.xml

É nele que configuramos todos os pisos (por exemplo a grama, que possui vários 'looks' diferentes), e também adicionamos as suas respectivas bordas (caso auto-border esteja ativo).
Items.xml
Neste arquivo, podemos trocar os "ID's" configurados no RME.
Materials.xml
Sem esse arquivo, nenhum dos outros teriam sentido.
Tilesets.xml
É aqui que organizamos a posição dos Itens no Pallete. Se quiser acrescenter, retirar ou alterar, é aqui que devemos configurar.
Walls.xml
Se não quiser fazer construção de parede em parede, é aqui que deve configurar.
Borders.xml
É aqui que colocamos as bordas, que só são utilizadas quando auto-border está ativo.
Doodads.xml
Criamos Doodads para árvores secas, para todo e qualquer tipo de lixo (que aparece randomicamente como opção para colocar no mapa), ou até criamos fontes que ocupam mais de 2 tiles.
O arquivo "items.otb" provavelmente é o local onde fica localizado os "ID's" de todos itens do seu servidor.

Alterando as posições de Itens no Pallete

O único arquivo a ser utilizado será o tilesets.xml

Após abri-lo, dê uma pesquisada por '<tileset="Nature">', ou '<terrain>', ou '<doodad>', ou '<tileset="Cave">', etc...

1. Para adicionar itens na seção de "Terrains" e "Nature", exemplo:

<tileset name="Nature">
        <terrain>
            <brush name="sea"/>
            <brush name="walkable sea"/>

Basta trocar a linha 3 e 4, ficando primeiro o "walkable sea", seguido por "sea".

2. Veja agora a parte '<tileset name="Nature">'. Repare que, dentro dela há três(3) sub-seções: 'Terrain', 'Doodad' e 'Raw'. Veja uma imagem retirada do RME:

Vm5djlp.png

Agora como podem ver, dentro dessas três seções, que eram sub-seções, são agora 'seções', e "Nature", que era a principal, agora se encontra como 'sub-seção' de três(3) 'seções'. Se você entendeu o que eu acabei de explicar, saberá em que lugar adicionar futuras Extensions criadas. Se quiser, pode optar por criar um próprio Palette (sub-seção).

Criando Pisos com bordas

Um pouco complicado, mais não difícil. Envolve três(3) arquivos .xml: o 'grounds.xml', o 'tilesets.xml' e, se realmente quiser ou precisar da borda, o 'borders.xml'.

Como exemplo, irei usar um já existente(GRASS com as BORDAS), faremos uma extension que utiliza os Grounds de IDs: 4526~4541, e bordas IDs: 4542~4553. Como já disse, estou usando como base o Grass.

1. Abrindo então o arquivo 'tilesets.xml', e logo após o "Grass", que se localiza em "Nature" e na parte "Terrain", adicionaremos a seguinte linha:

<brush name="grass"/>

Obs: Quando for criar outro, não pode colocar o mesmo nome.

Salve e feche.

2. Agora, ao abrir o arquivo 'grounds.xml', como base 'brush' "Grass". Abra o RME e faça algo como na imagem abaixo. Isso facilitará na hora de modificar os dois arquivos restantes.

Como foi aberto um '<brush>', não se esqueça de fechá-lo, adicionando '</brush>'.

Ci5DG0L.png

 

 

<brush name="grass" type="ground" server_lookid="4526" z-order="3500">

<item id="4526" chance="2500"/>
<item id="4527" chance="10"/>
<item id="4528" chance="25"/>
<item id="4529" chance="25"/>
<item id="4530" chance="25"/>
<item id="4531" chance="25"/>
<item id="4532" chance="25"/>
<item id="4533" chance="25"/>
<item id="4534" chance="15"/>
<item id="4535" chance="25"/>
<item id="4536" chance="25"/>
<item id="4537" chance="25"/>
<item id="4538" chance="20"/>
<item id="4539" chance="20"/>
<item id="4540" chance="20"/>
<item id="4541" chance="20"/>
<item id="470" chance="0"/>

Não se esqueça:

<border align="outer" id="2"/>
		<border align="inner" to="none" id="1"/>
	</brush>

3. Agora faremos as modificações necessárias.

Legenda:

Vermelho: Deve ser colocado o mesmo nome que no arquivo 'tilesets.xml' como eu disse acima;

Azul: O tipo de arquivo, que no caso é 'chão';

Roxo: Como ele aparecerá no Palette (ID representante);

Ouro: Ignore... Se alguém souber o significado disso, diga nos comentários que acrescentarei aqui;

Laranja: ID's que podem aparecer ao clicar com o botão esquerdo (durante o mapeamento);

Verde: Chance de aparecer (durante o mapeamento). Quanto menor, mais difícil. Se quiser deixar equilibrado (como neste caso), deixe todos em 10.

Após editar, ficará assim:

(Retirei alguns ID's para não ficar muito grande, mais deixem como acima)

 

 

<brush name="grass" type="ground" server_lookid="4526" z-order="3500">
<item id="4526" chance="2500"/>
<item id="4527" chance="10"/>
<item id="4528" chance="10"/>
<item id="4529" chance="10"/>
<item id="4530" chance="10"/>
<border align="outer" id="2"/>
<border align="inner" to="none" id="1"/>
</brush>

Ainda não está completo. Este "<border align="outer" id="2"/>" é a borda do antigo "brush". Então pegue um número alto, um que não exista, sugiro começar do 999 e ir 'descendo'. O próximo seria 998, 997, etc. Como já utilizei alguns aqui, farei este como sendo 979.

4. Com o arquivo ainda aberto, abra outro. O "borders.xml". Procure pela borda 2, copie, cole a <border> (e tudo que tiver dentro), até o </border>, no final, para que possa saber onde está quando for editar.

Após editar no arquivo 'grounds.xml', o número 2 pelo ID da borda utilizada, que no caso é "979", pode salvar e fechar. Deixe apenas o 'borders.xml' aberto.

Será algo parecido com isso (após alterar o border id e acrescentar outro nome).

<border id="2" group="1"> -- grass border --
		<borderitem edge="n"   item="4542"/>
		<borderitem edge="e"   item="4543"/>
		<borderitem edge="s"   item="4544"/>
		<borderitem edge="w"   item="4545"/>
		<borderitem edge="cnw" item="4546"/>
		<borderitem edge="cne" item="4547"/>
		<borderitem edge="csw" item="4548"/>
		<borderitem edge="cse" item="4549"/>
		<borderitem edge="dnw" item="4550"/>
		<borderitem edge="dne" item="4551"/>
		<borderitem edge="dsw" item="4552"/>
		<borderitem edge="dse" item="4553"/>
	</border>

5. Agora teremos que alterar as bordas (para não usa-las, desative o auto-border), pois estão programadas para o "2" ainda. Para que possamos alterar corretamente, devemos estar com o RME aberto...

Ainda não terminei... <3

Editado por AdminGabriel
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