Ir para conteúdo

Cidades Modernas - Stone wall & Brick Wall


Posts Recomendados

  • Administrador

mgF7iOV.png

 

 

Bem vindos a mais um tutorial com um texto chato para ler. De certa forma, só será chato se você quiser um mapa pronto ou achar que serão meros 10 minutos para construir um mapa utilizando essas dicas. Não, mapping é lento e exige paciência, concentração e muita, digo, muuuita prática. Portanto, espero que aprecie este conteúdo e o utilize da forma correta. Vale ressaltar que este tutorial fora escrito e organizado por mim e, sendo assim, não permito repostarem em qualquer outro lugar, mesmo com créditos. Por favor, respeitem a ética que eu sei que vocês não levam a sério.

 

 

 

INTRODUÇÃO

3626luX.png

Stone wall (Parede de pedra) e Brick Wall (Parede de tijolo), são itens adicionados no Tibia em 12 de dezembro de 2012 (update 9.8). São itens que proporcionam certa facilidade para manuseamento e, junto a isso, utiliza-se muito por um fator simples: as walls são agradáveis e se encaixam em diferentes temas. Neste tutorial ensinarei alguns truques bacanas de como manusear estas de uma forma original e criativa para desenvolver diferentes tipos de estruturas. Não darei qualquer ênfase em detalhamento ou coerência em relação a itens não participantes da estrutura.

Para o desenvolvimento deste conteúdo, fora utilizado a última versão (10.90) e o programa Remere's Map Editor, disponível na seção de Downloads de Utilitários do Xtibia.

 

 

 

COMPOSIÇÃO

9FBvuGd.png

Stone Wall possui duas extensões para utilização, posteriormente, vários tipos de itens de complemento, um para cada tipo. Diferente da Brick Wall, que não apresenta diversidade para a construção. O motivo disto é simples, a brick wall é uma estrutura de apoio, não sendo utilizada diretamente para detalhes ou embelezamento focado em estruturas maiores. Veja, por esta definição, a imagem abaixo, retirada de um mapa do Tibia Global:

 

NdraBWf.png

Note a forma com que a estrutura se desenvolve; brick wall em contato com a lama/swamp/água, em seguida, um dos tipos da stone wall inicia a estrutura e logo acima, a stone wall maior completa. Veja que neste mapa, criado no Tibia global, há erros evidentes, como o pilar "desfigurado" em meio as paredes e o mal posicionamento das janelas. Outros detalhes que você pode talvez perceber que estão errados (como o vaso de flor invadindo a parede ou a má aplicação do swamp subindo a parede), são obstáculos difíceis de evitar, visto que o gráfico fora feito para ser assim (:/).

Veja uma estrutura diferente construída com base no mesmo conceito:

 

9a5lcCk.png

FORMAÇÃO

WbZVrTX.png

A formação da estrutura pode, no entanto, ser feitas de outras formas. Sem os pilares de ligação das laterais; com Brick Walls no topo, não recomendado por falta de opções para desenvolver a estrutura que, no topo, há mais ramificações; utilizando apenas um dos tipos de Stone Walls entre outras formas, estarei mostrando abaixo alguns modelos criados por mim, procure observar a origem dos detalhes. Observe também que esses detalhes só formulam outro conceito porque foram utilizados com Stone e Brick wall que, como disse mais a cima, são walls muito flexíveis para trabalhar com temáticas.

 

 

Periferia

SDCbEbg.png

Prático

SO3cN39.png

Moderno

98BvRYm.png

Logístico

OlCPiDF.png

Belo

Wu1vzXd.png

Deserto

2zeXfID.png

 

DESAFIO

fXekIVG.png

Escolha um dos temas acima e construa uma casa de 5 andares (contando com o telhado). Deve ser entre 10x10 e 20x20. (Postem aqui no tópico)

Darei 10 pontos de reputação a quem tentar.

Obrigado pela atenção! :XTibia_smile:

F7YWBzH.png

@@SamueLGuedes

OrHgqCA.png

@@PsyMcKenzie

zv1zdl.jpg

Dicas do Mapper

Detalhes: A estrutura precisa dizer à pessoa algo, por exemplo, se o local não for óbvio como um templo ou um depot, o que vai falar ao player a finalidade deste local é uma placa ou um detalhe específico que faça a pessoa reconhecer a estrutura. Percebi que vocês não utilizaram placas, o que dificultou o meu entendimento sobre o mapa, arrisco dizer que um tipo de centro, mais comparado à um castelo do rei ou algo do tipo. Ai vai algumas dicas de placas que ficam legais nesse tema, e uns exemplos de personalização destas. (Não é apenas jogar a placa, você pode trabalhar com ela e melhorar ainda mais); nesse caso utilizei wood comum, mas pode ser feito com qualquer set:

 

gwpfmT7.png

Arquitete: Arquitetos precisam pensar em todos os detalhes possíveis de um mapa, a estrutura quadrada do seu deu a perceber que isso não fora respeitado em mapping. Não significa que você é ruim ou não sabe, significa que você não conhece as possibilidades de formatos e detalhes, e se conhece, não sabe interligá-los. Veja esta imagem abaixo, ela demonstra um exemplo muito prático de como interligar walls em estruturas. Na segunda imagem o local é grande e há exageradamente a presença de somente um tipo de wall na estrutura principal. Eu sempre recomendo que utilizem mais tipos de walls em estruturas grandes.

 

ktNmANL.png

Você pode/deve observar e arriscar mesclar as walls com outras também, não somente com a do tema. Perceba que a Brick wall se encaixou bem nesta temática, porém usando em menor quantidade para dar ênfase à ao Wooden, note que eu também usei outro tipo de wooden para fazer as bases laterais. Veja que eu usei detalhes que indicam a finalidade deste local, tente me dizer qual é.

gF0QraO.png

A última dica reflete em algo que tem sido feito na arquitetura moderna, para evoluir estruturas que já eram consideradas bonitas. Não é algo notável se for pensar, mas em estruturas muito retas/quadradas como a sua, deve-se trabalhar com ramificações internas, que é nada mais nada menos que o posicionamento das walls na mesma direção. Portanto torna-se possível fazer uma estrutura quadrada, bonita. Veja a imagem:

pnz6ZZc.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Mission complete

 

OrHgqCA.png

 

o que acham?

 

Ótimo desempenho!

Você ainda pode fazer algumas ramificações, vou dar um exemplo:

 

kSfR5fv.png

 

 

Alguns detalhes e estruturas podem ser modificadas também, meio sem sentido...

REPs entregues!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Ae, o melhor que consegui!

O que acharam?

Vou disponibilizar pra download quando terminar os detalhes de dentro!

 

zv1zdl.jpg

 

@@PsyMcKenzie

Parabéns por participar e pela dedicação, você explorou bem os itens, embora não os tenha posicionado na maneira correta. Vou te dar algumas dicas importantes que vão te ajudar a melhorar isto.

 

Detalhes: A estrutura precisa dizer à pessoa algo, por exemplo, se o local não for óbvio como um templo ou um depot, o que vai falar ao player a finalidade deste local é uma placa ou um detalhe específico que faça a pessoa reconhecer a estrutura. Percebi que você não usou placas, o que dificultou o meu entendimento sobre o mapa, arrisco dizer que um tipo de centro, mais comparado à um castelo do rei ou algo do tipo. Ai vai algumas dicas de placas que ficam legais nesse tema, e uns exemplos de personalização destas. (Não é apenas jogar a placa, você pode trabalhar com ela e melhorar ainda mais); nesse caso utilizei wood comum, mas você pode fazer com qualquer set:

 

gwpfmT7.png

Arquitete: Arquitetos precisam pensar em todos os detalhes possíveis de um mapa, a estrutura quadrada do seu deu a perceber que isso não fora respeitado em mapping. Não significa que você é ruim ou não sabe, significa que você não conhece as possibilidades de formatos e detalhes, e se conhece, não sabe interligá-los. Veja esta imagem abaixo, ela demonstra um exemplo muito prático de como interligar walls em estruturas. Isso é importante, também, porque o local que você fez é grande, há exageradamente a presença de somente um tipo de wall na estrutura principal. Eu sempre recomendo que utilize mais tipos de walls em estruturas grandes.

 

ktNmANL.png

Você pode/deve observar e arriscar mesclar as walls com outras também, não somente com a do tema. Perceba que a Brick wall se encaixou bem nesta temática, porém usando em menor quantidade para dar ênfase à ao Wooden, note que eu também usei outro tipo de wooden para fazer as bases laterais. Veja que eu usei detalhes que indicam a finalidade deste local, tente me dizer qual é.

gF0QraO.png

A última dica reflete em algo que tem sido feito na arquitetura moderna, para evoluir estruturas que já eram consideradas bonitas. Não é algo notável se for pensar, mas em estruturas muito retas/quadradas como a sua, deve-se trabalhar com ramificações internas, que é nada mais nada menos que o posicionamento das walls na mesma direção. Portanto torna-se possível fazer uma estrutura quadrada, bonita. Veja a imagem:

pnz6ZZc.png

Pergunte a vontade e pratique, estarei aqui respondendo a todos que participarem do tutorial!

@@PsyMcKenzie - 10 REps entregues.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, no meio do caminho eu lembrei dessa placa e quando terminei esqueci de por kkkk

 

Acho que os detalhes que indicam, são a carroça e o carrinho, certo?

 

Eu não pratico há muito tempo, mas esse tutorial, seguido do desafio me deixou inspirado, vou praticar mais e obrigado pelas dicas.

Acho que falhei na estrutura, principalmente no telhado kkkk mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

A carroça com o carrinho, que tem uma jaula atrás, indica que algo vivo foi trazido dentro desta jaula. Note as "cabeças" na parede da "Loja", que por esta vez não possui placas. =)

 

Pode postar mais tentativas se assim desejar, eu vou avaliar e dar mais dicas, se precisar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...