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Compilando OT CLIENT - WINDOWS

 

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     com MinGW, otc usa a nova versão
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    )

 


 

Certifique-se de que você instalou as últimas versões, ou algumas coisas podem não funcionar. Nota: otc utiliza C:/MinGW como diretório toolchain, você pode mudar mas cuidado.

 

Instale MinGW32

Note que esse GCC precisa ser 4.6 ou posterior, qualquer outro GCC que você já tenha instalado não vai funcionar porque otclient precisa de features C++11 que são suportados apenas por compiladores recentes. Execute o instalador MinGW32 e no processo de instalação certifique-se que você usa o último catalogo, quando perguntado e marque a instalação do compilador C++. Quando acabado, o MinGW deve ser instalado em C:/MinGW. é seguro instalar o sistema MSYS e funciona com isso.

 

Instale CMake

Rode o Instalador, se perguntado se você quer que o CMake configure Path Variable, diga não. Isto será setado manualmente nos próximos passos.

 

Instale CodeBlocks

Execute o instalador do CodeBlocks, lembre, não instale MinGW quando pedir.

 

Instale Bibliotecas Otclient

Extraia o otclient-libs_mingw32-dwarf2.zip em C:/MinGW/. Este zip contém 3 pastas *Lib,include e bin devem ser jogados em C:/MinGW/lib, C:/MinGW/include e C:/MinGW/bin.

 

Configure system PATH variable

Agora todas as ferramentas necessárias estão instaladas, você precisa configurar o system path variable para fazer o CMake encontrar o MinGW32 e as bibliotecas instaladas, vá até:

 

Control Panel->System->Advanced->Environment Variables

 

Verifique se o user variable path existe, se não, crie um, então sete isso para:

 

C:\Program Files (x86)\CMake 2.8\bin;C:\MinGW\bin;C:\MinGW\lib;C:\MinGW\include

 

Tenha certeza que esse user variable path existe e referencia para o diretório do CMake apropriadamente.

 

Faça Download das Sources do OTClient

Baixe as últimas sources do OTClient (

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). O diretório no qual você colocou as sources pode não conter espaços (e.g. "C:\OTClient\" é bom, contudo "C:\Program Files\OTClient" não é).

 

Gere CodeBlocks Arquivo de Projeto (Project File)

Rode CMake-gui.exe localizado em \Program Files\CMake 2.8\bin, e especifique o diretório no qual você recém jogou as sources, e onde você quer que os arquivos do projeto sejam criados. Pressione configurações, selecione CodeBlocks - MinGW Makefiles como gerador, então gere os arquivos do projeto.

 

Scripting e Compilação

Abra o (otclient.cbp) por CMake com CodeBlocks, e escreva. Para compilar, você precisa primeiro configurar a pasta do MinGW32, indo em Settings >Compiler And Debugger... > Toolchain Executables.

 

Mantenha uma cópia do Tibia.dat e Tibia.spr dentro de /data/things// antes de rodar o cliente.

 


Créditos e Fonte: 

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Xtibia.com - Sua comunidade de Tibia e OTServ!

 

 

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Postado (editado)

Dúvidas nessa parte.

Scripting e Compilação

Abra o (otclient.cbp) por CMake com CodeBlocks, e escreva. Para compilar, você precisa primeiro configurar a pasta do MinGW32, indo em Settings >Compiler And Debugger... > Toolchain Executables.

Lá em 

Settings >Compiler And Debugger... > Toolchain Executables.

eu preciso direcionar a parta do MinGW?

Como é a primeira vez que tento isso pra compilar eu fui em Build/Build. e deu esse erro.

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Editado por diarmaint

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O download das Lib's-OTC estão corrompidas, dando falha após chega aos 15MB de download! 

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tenho uma duvida !!!

se eu compilar meu otclient com minhas spr's e dat e com o items.otb do meu servidor ele nao vai dar debug depois?

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quais opções do mingw32 tenho que selecionar? no codeblok oque eu tenho que fazer? tenho que abrir um novo projeto? se sim como? se não oque devo fazer então?

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esse erro oque esta havendo eu fis algo errado?

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  • Conteúdo Similar

    • Por Frenvius
      Fala galero, me deparei com um pessoal pedindo ajuda com isso e vi que não tinha tutorial aqui no fórum ainda, e já que muita gente ainda usa isso, ficadicae:
       
      Passo 1:
       
      Primeiramente, será necessário dois IPs direcionando para o ip do seu servidor, um com 17 caracteres e outro com 19.
      Tipo esses:
      ot1.servegame.com (17 caracteres) otserv.servegame.com (19 caracteres) Você pode utilizar o Registre-se para ver link(s).
       para isso
       
      Passo 2:
       
      Você precisará do Registre-se para ver link(s).
      , não tem ele instalado ainda? No problem, só clicar no link ai e baixar o/
      Depois que você baixar e instalar, abra o Tibia.exe que deseja editar com o Registre-se para ver link(s).
       e aperte Ctrl+F.
       
      Procure pelos IPs abaixo (um de cada vez):
      login01.tibia.com login02.tibia.com login03.tibia.com login04.tibia.com login05.tibia.com Substitua todos esses IPs do tibia pelo seu IP de 17 caracteres criado no passo 1.
       
      Feito isso, procure pelos IPs abaixo (novamente, um de cada vez :D):
      tibia01.cipsoft.com tibia02.cipsoft.com tibia03.cipsoft.com tibia04.cipsoft.com tibia05.cipsoft.com Substitua todos esses IPs do tibia pelo seu IP de 19 caracteres criado no passo 1.
       
      Passo 3:
       
      Beleza, terminando de substituir os IPs, vai faltar só substituir a RSA key do Client
       
      Procure por:
      132127743205872284062295099082293384952776326496165507967876361843343953435544496682053323833394351797728954155097012103928360786959821132214473291575712138800495033169914814069637740318278150290733684032524174782740134357629699062987023311132821016569775488792221429527047321331896351555606801473202394175817  
      E substitua por:
      109120132967399429278860960508995541528237502902798129123468757937266291492576446330739696001110603907230888610072655818825358503429057592827629436413108566029093628212635953836686562675849720620786279431090218017681061521755056710823876476444260558147179707119674283982419152118103759076030616683978566631413  
      Pronto, salve o arquivo e teste
       
      Qualquer problema/duvidas, comentem!
    • Por Insaend
      Spriting a Arte do pontinho.
      Seu mundo de muitos pontos
      Apresentação:
       

      Meu nome e Insaend ( Wanderson Carlos D. S. ) sou sprite a algum tempo frequento o xtibia a um bom tempo porem aprendi muitas das coisas que sei no fórum da Perspective45.org. Não venho fazer propaganda do fórum mas acho errado que aqueles que passaram por la o ignorem pois ele foi um marco na minha vida assim como o Xtibia foi para as outras áreas que gosto de fazer em relação ao Otserve. Venho por meio deste tópico mostrar e ensinar o que sei para todos os usuários ou não usuários do fórum. Não sou o melhor do brasil nem do meu estado não acho que eu nem vocês podemos dizer que não damos conta de chegar perto de quem admiramos
       
      Proposta:
      Quero ajudar todos os usuários a entender que a arte de pixel não e nada alem de dedicação e treinamento com orientação correta. Um pixel arte (Spriting/Sprite) nada mais e do que um retrato desenhado com pequenos detalhes que para o olho humano forma uma grande arte (desafio). Tendo em mente que teremos um longo caminho eu iniciarei esse trabalho assim como também iniciei a minha caminhada. Sim como pequenos itens e suas formas para que possamos depois melhorar ainda mais para outros itens (sprite)
       
      Spriteing “perspectiva 45ª”
      A forma com que vou tratar o trabalho da spriter e em perspectiva 45 graus então peço que tentem sempre acompanhar todo o contexto e absorver o máximo de informações que forem lhes passadas para que não percam tempo com outros tipo de sprite confundido assim suas mentes!

      Trabalhos/Tutoriais
       
      1 - Iremos iniciar com tutorias sobre itens:
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      PS: no tutorial estarei mostrando como fazer e não como colocá-las em seus projetos e Arquivos de jogos, fica para uma próxima!

       
       
      2 - Trabalharemos o cenário com isso teremos que fazer vários tutorias essa no mais sera a parte mais complicada pois abrange muitos tipos de sprites e cada um com seu mode de fazer em um geral todos dentro de um só objetivo.
       
      Registre-se para ver link(s).

      2.02 - Outline (Em construção)
      2.03 - Iluminação/Sombreamento
      2.04 - Volume
      2.05 - Tons
      2.06 - Textura
      · Trabalharemos em cenário com os temas:
      Piso(floor), natureza”plantas, arvores, relevos, pedras, paredes de pedras e terra”(nature), itens para enfeite(items for garnish).
      PS: no tutorial estarei mostrando como fazer e não como colocá-las em seus projetos e Arquivos de jogos, fica para uma próxima!

      PS: muitas das imagens contida nessa gif não são de minha autoria tendo
      vários membros do perspectiva45 como autores!
       
      3 - Criaturas/monstros, estaremos trabalhando como fazer criaturas sejam elas monstros personagens: personagem para jogar (character), Monstros (creaturas)...
       
      3.01 - Perspectiva
      3.02 - Outline
      3.03 - Anatomia
      3.04 - Iluminação/Sombreamento
      3.05 - Volume
      3.06 - Tons
      3.07 - Textura
      3.08 - Movimento
      · Dentre muitas coisas pequenas que iremos trabalhar abordando ainda o tema de Criatura com toda certeza o mais complexo de todos devido cada individuo ter diferentes tipos de serem feitos e trabalhados.
      PS: no tutorial estarei mostrando como fazer e não como colocá-las em seus projetos e Arquivos de jogos, fica para uma próxima!

       
       
      Conclusão
      Espero ajudar o máximo de pessoas com os tutorias e peço que nas paginas que forem feitas com os tutorias cada um que tenha um duvida postem a no tópico correspondente que sempre que eu tiver um tempo ou puder ajudar eu ajudarei, não estarei respondendo perguntas por PM pois sua duvida também pode ser a de seu amigo usuário, não darei dicas fora dos tópicos e não responderem perguntas off!
      Estarei postando os link se assim for preciso com atualização deste tópico na primeira pagina sendo assim logo abaixo do agradecimento!
       
      Obrigado e aproveitem.
       

      ATT Insaend
       
       
       
      Links já upados:

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      A arte do Pontinho - Outline 2.02 (Em construção)
       
      Aguardem Mais link's...




    • Por Insaend
      Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.
       
      Texturas (Detalhe) em Sprite de perspectiva 45º
       
      A arte do pontinho - 1.05 Texturas
       
      O estudo de hoje rodeia nos trará algo se não o mais complicado equivalente a tão temida perspectiva do Sprite que usamos em nossos projetos de Open Server (TIBIA). Sendo assim o trabalho será sempre efetivado com muito suor e dedos doloridos pois somente com a tentativa e que será feito um bom trabalho.
       
      Na imagem 01 temos cores básicas que já vem configurado no paint, a parte de Cores personalizadas pode ser colocada as cores que mais vamos usar ou mesmo podemos colocá-las na própria imagem para pegarmos com a ferramenta de Conta Gotas.
       
      Texura: não podemos dizer que um monstro a ser derrotado, mas sim uma habilidade a ser trabalhada sendo assim vamos pôr em pratica, mas como vamos fazer isso Sr. Insaend...
      Sabemos q os gráficos do tíbia antigos por volta de 7.1 não eram grandes coisas para os dias de hoje certo mas podemos ver que temos algo em comum todos nos traziam uma nostalgia próxima do que realmente seria o item que o jogo nos apresenta.
       

       
      Tendo em vista que todos os itens podem e devem sempre passar por uma suave atualização para melhoria dos gráficos podemos notar que a grande melhoria, isso se deve a textura pois cada item destes pode nos trazer em grande parte somente um rascunho do que realmente temos em mente para nossos gráficos.
      Tendo em mente Itens hoje vamos brincar com algo que poderia cair de Dragon (Escama/pele “Registre-se para ver link(s).
      e Registre-se para ver link(s).
      ”) para itens meio planos e para o tão temido pelo vamos brincar com (Registre-se para ver link(s).
      e Registre-se para ver link(s).
      ).
      01   02  
      03    04 
       
      Então vamos iniciar.
      1 / 2 -  Registre-se para ver link(s).
      (“Escala de Lagarto ou também conhecido como Escama de Lagarto”) Os lagartos contem uma pele que se pode dizer não ser lisa e com isso alguns teriam algo parecido com escama, tipo aquelas que sua Mãe tira do peixe, porem diferentes das do peixe. 

      Para o seguimento em escamas de dragão vamos trabalhar com essa linha.  
      Outline Sprite:
       Tentamos trabalhar um outline de escama de peixe onde cada escama cai sobre a outra assim como um telhado de casa.
      Pintura com Iluminação:
          Logo em seguida podemos pensar que estamos somente dando cor e um pouco de vida com iluminação.
      Detalhes:
        Nessa já fazemos a Iluminação suavizando junto com o que seria a textura (Iluminação + forma = Textura), a forma pode ser identificada nas linhas mais claras que destacara o item como se tivesse o relevo.
                 
      Com isso podemos imaginar que este item poderia estar pronto mais e como aplicá-lo em criatura... podemos simplesmente olhar como está sendo feito no peixe a cima já mostrado que foi feita uma texturização bem legal pela CIP.
      3 / 4 -  Registre-se para ver link(s).
      Fur (“Pele de Macaco”) O primeiro ponto a ser feito e a novamente a Outline.  
      Outline Sprite:
         Nesta parte a outline para os itens somente nos dará a direção a que devemos fazer o uso da iluminação para aplicarmos os tons com sombras. Para que possamos fazer algo como pelos em seguida.
      Pintura com Iluminação:
       Logo em seguida podemos pensar que estamos somente dando cor e um pouco de vida com iluminação.
      Detalhes:
        Nessa já fazemos a Iluminação suavizando junto com o que seria a textura (Iluminação + forma = Textura), nada mais do que já dito a cima porem com um trabalho de AA junto com este pois o item vem pelo por cima de pelos. Um belo trabalho da CIP para caracterizar este item com riqueza de trabalho e o Bear (urso) e o Leão de montaria.... e outros que temos hoje em dia no projeto.
                 
      Mas até onde podemos ir sem perde tempo ou mesmo sem ficar sem sentido essa ou demais texturas... o Sprite não precisa ser 100% idêntico ao original mais sim parecido fica a dica.
       
      Segue exemplo de criatura minha:
       
            
      Vídeo do tema.
                 
       
       

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    • Por Insaend
      Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada, mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.
       
      Perspectiva (Modo de Visualizar) em Sprite de perspectiva 45º
      A arte do pontinho - 2.01 Perspectiva
       
      Bem-vindo senhores aspirantes a Spriter, hoje o estudo de hoje trataremos da perspectiva. Essa parte nos traz a inclinação que temos para nossos desenhos no mundo do Spriting temos vários modos e modelos para todas essas partes e vários tipos de games diferentes que são feitos com Pixel Arte;
      Resumo: A forma que você vê ou usa o gráfico relativo a vista do Usuario (jogador).
       
      As que vou representar são as mais conhecidas com seus nomes mais usuais porem dentre todas essa temos outros nomes mais difusos para cada. Com isso a perspectiva na mais e do que o ponto de visão entre os pontos 1, 2 e 3 sendo eles (X, Y e Z);
      Isométrica: Onde nosso eixo Y na imagem deve está inclinado a 30º graus para frente para que possamos considerá-lo uma visão Isométrica e como este não pode ser feito somente com 2 pontos de fuga este tipo de gráfico faz uso de 3 pontos de fuga. Sendo x, y e z.
       
             
       
      Imagem de game fazem parte do Jogo Luminous Arc para DS.
      Esta forma de isometria e a mais usada para jogos de RPG táticos tendo em vista que os gráficos podem ser facilmente construídos e encaixados ou mesmo os personagens sendo encaixados e sobre pontos uns nos outros sendo representados por profundidade e altitude.
      Tendo ainda o eixo Y inclinado a 45º graus da horizontal. Poucos games fazem uso desta perspectiva porem trago o com imagens a baixo (GBA);
          
               
        
       
      Top Down: que também podemos chamar de ¾, está para vários programas de Criação de jogos de RPG tais como RPG Maker (... extensões ...), e o tipo de gráfico ideal. Sendo o mais simples de ser representado na hora de fazê-lo aparecer para o jogador e o mais usado, para melhor entendermos o Eixo Y e Z se fundem para o Norte sobre o eixo X.
       
          
       
      Esta perspectiva pode ser a majoritária em quesito de uso para Games de RPG e até mesmo outros... segue a baixo creio que o mais famoso em todo o mundo;
       

       
      Sempre tendo em mente que nesta mesma perspectiva podemos ter outros resultados para o fundo com o ponto de fuga para paredes estilo Zelda e muitos outros... que não vou mostrar nem citar aqui.   
       
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       att...
       

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      A arte do Pontinho – Outline 2.02 (em Construção)
       
       
       
    • Por Tenobrer38
      Site: Hopera.servegame.com:8090
      Ip: Hopera.servegame.com

      Servidor com prision para up em equipe com mesmo sistema de party do global.
      Poi
      Inq
      Wrath of the Emperor
      Yalahar Quest
      Anihi
      DH
      Nightmare doll
      Legendary Quest = Os Melhores Itens do jogo

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