Ir para conteúdo

[Artigo Especial] Geração 4 Dígitos!?!


Posts Recomendados

A semana começou agitada no mundo gamer, na madrugada de domingo para segunda mais uma vez os brasileiros fizeram história no universo dos MMORPG. Trata-se do personagem Kharsek, Elite Knight, que atraiu os olhares da comunidade não apenas para si como também para o Tibia ao alcançar uma incrível marca: o level 999!

 

Desde abril 2012, o jogador brasileiro tem chamado a atenção da comunidade ao atingir o level 508 e assim ficar entre os top 10 gerais. Progressivamente, subiu degrau a degrau conquistando o top level em outubro de 2013 com olevel 683. E, desde então, vem batendo sua própria marca, se isolando como top level tibiano e escrevendo seu nome na história do Tibia ao ser o primeiro brasileiro a conquistar oslevel 600, o primeiro jogador a conquistar os levels 700, 800, 900 e, possivelmente, o primeiro a alcançar a inimaginável marca dos 4 dígitos, o level 1000! 

kharsek1.png

 

Especulações sobre o uso de meios ilegais a parte, a marca atingida é sim um feito memorável não apenas para o jogador como também para o Tibia e motivo pelo qual o anuncio da marca dos 999, movimentou não apenas o fórum oficial do Tibia e dos fansites como também diversos sites especializados e tópicos de discussões que pipocaram pela rede.
 

kharsek-900.png

 

Toda questão por trás da conquista do level 999 envolve o mistério da emblemática porta em Banuta. Uma restrição colocada no jogo anos atrás que só permite a passagem de personagens a partir deste level e que, por muito tempo, acreditou-se ser um trote inserido pelos desenvolvedores dado ao fato de se considerar improvável que alguém conseguisse evoluir um personagem até este nível.

No universo dos jogos, um dos diferenciais do Tibia é a ausência de limite de level para a evolução dos personagens. Se por um lado esta característica pode desestimular alguns jogadores a iniciar sua jornada tibiana em mundos antigos, por outro estimula a competitividade e o desejo, muitas vezes insaciável, de levar seu personagem a patamares de evolução inimagináveis e que desafiam até mesmo a criação de conteúdo para estes "super chars".

 

Ao longo de seus 19 anos de existência, o jogo vem se modificando conforme muda o perfil da comunidade. E, mudou muito deste o level 100 de Bubble até o provável  1000 de Kharsek. Se antes demorava-se meses ou anos, para alcançar o por muito tempo sonhado level 100, hoje em dia, com a atual dinâmica e características do jogo os três dígitos deixaram de ser referência a categoria "high level " e passaram a ser considerados requisito "mínimo para se divertir".

 

linha%2Bdo%2Btempo%2Btops.png

Cronologia dos marcos de conquistas de level

 

Então, muito mais do que acompanhar a evolução de um personagem tem-se também voltado a atenção, preocupação e questionamentos para a questão da jogabilidade e da experiência ingame diante do atual cenário: a ampla variedade delevels para um mesmo conteúdo.

Apesar de estimativa indicarem que a maioria dos personagens do Tibia ainda se encontrar na faixa de level 1-100 é crescente o número de personagens entre os levels 101-500. E, em mundos mais antigos e populosos, não é difícil encontrar jogadores com personagens 500+ em hunts e espaços que seriam destinados para 200+.

Especula-se que esse fato não é apenas consequência do aumento progressivo da faixa média de level dos personagens, mas, também em decorrência da ausência de conteúdo atrativo voltado para faixas de levels superiores nas atualizações dos últimos anos.

 

estatisticas%2Bpersonagens.png

 

Desde de 2013,  observa-se a tendência de implementar conteúdo para levels 250+,  contudo, infelizmente, muito dos novos locais, não atenderam as expectativas da crescente massa de personagens. A comunidade tem subutilizado as novas áreas, buscando-as apenas pelos achievements, outfits, montarias e não como novas alternativas para huntsfrequentes.

Não se pode negar a existência desse novo perfil de personagens nem, muito menos, a influência de seu comportamento e demandas no andamento do jogo. Muito embora, acredita-se que o grande volume de personagens secundários exista para sustentar e tornar viável a manutenção de personagens principais mais evoluídos, com o sonho dos 4 dígitos prestes a se tornar realidade, pode ser este o combustível para que a geração de personagens 500+ também se empenhe na busca pela mesma meta.

 

pizza%2Bjogadores.png

 

Dessa forma, muito além da curiosidade a respeito do mistério por trás da porta de Banuta, fica a expectativa se é possível para o Tibia abrigar toda uma geração de personagens ávidos pelos 1000+. Sobre o segredo, há indícios que Kharsek não pretende revelar de imediato. Sobre o futuro do Tibia, resta-nos acompanhar e torcer para que as próximas atualizações contemplem conteúdo atrativo para crescente demanda e que permita equilíbrio e diversão para todas as faixas de level de personagens e perfil de jogadores.
 

led%2Blevel%2Bup.png

 

Fonte: Equipe Tibia Guias 

Referências: Dados coletados de Guildstats.eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem verdade que a facilidade de se alcançar níveis mais altos tem crescido nos últimos anos no universo do tibia. Isso certamente tem estimulado a competição por upar, e talvez uma boa parte do rpg clássico vá perdendo o sentido, dando espaço para a disputa.

Não posso afirmar se isso é bom ou ruim para o tibia a longo prazo, mas particularmente não gosto do rumo que o jogo está tomando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...