Ir para conteúdo

[Arquivado]Como vocês aprenderam a programar?


Yobias

Posts Recomendados

Olá, gostaria de saber como vocês aprenderam a programar? Pois gostaria de aprender *---* E queria algumas dicas sobre programação e Tutoriais, etc.... *-----*

Editado por Drazyn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estudando.

É só você buscar na net a linguagem que tu tenha enteresse de aprender.

Ler alguns tutoriais te ajuda a iniciar na linguagem apresentada, mas caso você queira se especializar,  terá que buscar um curso especializado nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só completando o que o @BananaFighte o @Poccnn disseram , recomendo que estude lógica de programação antes da orientação a objetos.. É muito chato no início, mas fundamental para seu desenvolvimento como programador. 

Depois busque alguma linguagem que você vá  se adaptar melhor,  de acordo com o objetivo que você pretende.. Linguagens como python e ruby acho mais fácil de aprender (falando da sintaxe) por serem bem didáticas.

 

PS: tenho alguns tutoriais aqui na área de programação, caso queira dar uma olhada.. Além de muitos outros excelentes conteúdos que você vai encontrar lá 

Editado por Felipe Moraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprendi a lógica com lua, nessa série de videos aq:
 

 

Mas não, nao recomendo que comece em lua. É uma linguagem mt simples a princípio, e que ao msm tempo é avançada caso for dar uma estudada profunda. Aprenda dps que tu dominar a lógica de programação se quiser curtir um opentibia ;p 
Recomendo que comece com C, é complexa de início mas é mt interessante e te introduz no C++, que é um C Orientado a Objetos (não te preocupa com os termos). Se nao quiser perder tempo e aproveitar todo potencial do C e da Orientaçao a Objetos, vai em C++ logo, é 100x mais simples no começo. C++ é utilizado nas sources do teu otserv, na construçao dos Sistemas Operacionais, em quase todos programas do teu computador etc...
Talvez PHP tmb seja interessante de aprender de início, nao sei... é bem complexa e dá a maior raiva, te dizer... e o foda é que na maioria dos cursos de PHP o pessoal só te ensina a parte legal e basica da programaçao la pela metade dele, já que é meio diferente das outras linguagens, o que pode te desinteressar da area ;p 

Caso se interesse em C++, posso te indicar alguns conteúdos.
Tem esses vídeos do canal eXcript (mt bom todos os cursos desse canal), foram meu primeiro contato com C++:

Spoiler

 

Esse pdf aq, caso já tenha um conhecimento em C++ e queira acelerar as coisas, é bem interessante:

E por último, esse site. Cara, esse site é magnifico, mas é em ingles... se souber, nao custa nada heuhehue:

 

 

Editado por Gabriel Netto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Complementado o que os 3 falaram acima.

 

 

Eu recomendo você estudar Algoritmo ou Lógica de programação. Ambos são praticamente o mesmo rsrs

 

 

Recomendo o http://www.cursoemvideo.com.

 

 

Eles tem bastante cursos gratuitos, inclusive um curso de Algoritmo.

 

 

Ele ensina bem detalhado, explicado e não é tão chato quanto alguns que tem na internet kk

 

 

 

 

 

Ele ainda gera certificado, não é algo assim tão importante neh, mas só pra falar mesmo kk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Drazyn disse:

Complementado o que os 3 falaram acima.

Eu recomendo você estudar Algoritmo ou Lógica de programação. Ambos são praticamente o mesmo rsrs

Recomendo o http://www.cursoemvideo.com.

Eles tem bastante cursos gratuitos, inclusive um curso de Algoritmo.

Ele ensina bem detalhado, explicado e não é tão chato quanto alguns que tem na internet kk

 

Ele ainda gera certificado, não é algo assim tão importante neh, mas só pra falar mesmo kk

Falando em certificado, tem a edX tmb, varios tipos de cursos de varios assuntos, mt boa. Mas é aql, né, é em Ingles. 

O de introduçao a Ciencia da Computaçao é de gratis, mas o certificado é pago:

https://prod-edx-mktg-edit.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x

E na real, tem ele em Portugues, ent se tu quiser usar o curso em Portugues pra aprender msm, ta aq:

http://cc50.com.br/index.php?nav=psets

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Gabriel Netto disse:

Falando em certificado, tem a edX tmb, varios tipos de cursos de varios assuntos, mt boa. Mas é aql, né, é em Ingles. 

O de introduçao a Ciencia da Computaçao é de gratis, mas o certificado é pago:

https://prod-edx-mktg-edit.edx.org/course/introduction-computer-science-harvardx-cs50x

E na real, tem ele em Portugues, ent se tu quiser usar o curso em Portugues pra aprender msm, ta aq:

http://cc50.com.br/index.php?nav=psets

Entendo, vou dar uma olhada nesses cursos ou nesse curso, pelo o que entendi são os mesmos. 

 

Se a pessoa for se tornar um programador o básico que tem que saber é lógica de programação e se for realmente levar a sério saber inglês, até por que... nos dias de hoje inglês é uma linguagem praticamente universal, já que muitos se comunicam em inglês quando são de países diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Drazyn disse:

Entendo, vou dar uma olhada nesses cursos ou nesse curso, pelo o que entendi são os mesmos. 

 

Se a pessoa for se tornar um programador o básico que tem que saber é lógica de programação e se for realmente levar a sério saber inglês, até por que... nos dias de hoje inglês é uma linguagem praticamente universal, já que muitos se comunicam em inglês quando são de países diferentes.

É o mesmo, apesar do em Portugues ser bem mais didático, o cara que deu as aulas é um genio shaushaushu

 

O negócio do Ingles é complexo, qualquer investimento pessoal precisa dele, ainda mais programção. A maior parte dos problemas com a lógica da programação se solucionam sabendo o que os termos significam ;p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Inglês consigo me virar, e gostei bastante dos conteúdos apresentados, começarei aprendendo a Lógica de Programação(algoritimo huahua) xD Agradeço D+ a ajuda de todos, muitíssimo obrigada pelo apoio XD

 

 

E Creio que não ajudara apenas a mim, outros que se interessarem e não sabem por onde começar, com certeza ira vir aqui. XD

Editado por Yobias
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou aproveitar as dicas e também tentar aprender uma linguagem, eu sei o básico do básico do básico de c#, será que é melhor continuar investindo nela ou tento uma outra linguagem como c, c++ ou java?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Rodine disse:

Vou aproveitar as dicas e também tentar aprender uma linguagem, eu sei o básico do básico do básico de c#, será que é melhor continuar investindo nela ou tento uma outra linguagem como c, c++ ou java?

Minha dica seria C# ou Java.

Se já tem alguma noção de C#, poderia focar nela. 

A sintaxe de Java é muito próxima do C#, então não seria problema caso você quisesse migrar. É apenas ver as características de cada uma e escolher a que melhor se adapta aos seus objetivos.

 

Abraçoss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comecei a 'programar' editando scripts em lua, coisas simples, mais batia cabeça que tudo. Dai fui estudando, buscando conteúdo na net, principalmente voltado pra fazer algo que eu queria.

Em geral eu sempre aprendi mais quando eu tinha um objetivo, e é esse o conselho que te dou, não somente estude teoria, porque se você não aplicar simplesmente vai esquecer. Há uma sutil diferença entre informação e conhecimento, informação é um conjunto de dados que você decora e etc, já o conhecimento é algo que você aprende, que você de fato entendeu e não esquece mais. Pode até perder a prática mas não esquece.

Independente da linguagem e etc foque em um projeto e finalize-o, planeje obviamente, estude, analise códigos similares, copie quando for conveniente, mas sempre procurando entender o que ta copiando. E por osmose vai aprender, com tempo vai entender a logica de programação, que é de fato o mais importante. Dai em diante é só detalhes de sintaxe e bibliotecas. E lembre que quase tudo que tu imaginar alguém um dia já fez, então quando estiver muito agarrado em algo pesquise, veja como implementaram, pergunte em fóruns e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...