Ir para conteúdo

[Tutorial] A arte do pontinho - 2.01 Perspectiva


Insaend

Posts Recomendados

Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada, mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.

 

Perspectiva (Modo de Visualizar) em Sprite de perspectiva 45º

A arte do pontinho - 2.01 Perspectiva

 

Bem-vindo senhores aspirantes a Spriter, hoje o estudo de hoje trataremos da perspectiva. Essa parte nos traz a inclinação que temos para nossos desenhos no mundo do Spriting temos vários modos e modelos para todas essas partes e vários tipos de games diferentes que são feitos com Pixel Arte;

Resumo: A forma que você vê ou usa o gráfico relativo a vista do Usuario (jogador).

 

As que vou representar são as mais conhecidas com seus nomes mais usuais porem dentre todas essa temos outros nomes mais difusos para cada. Com isso a perspectiva na mais e do que o ponto de visão entre os pontos 1, 2 e 3 sendo eles (X, Y e Z);

Isométrica: Onde nosso eixo Y na imagem deve está inclinado a 30º graus para frente para que possamos considerá-lo uma visão Isométrica e como este não pode ser feito somente com 2 pontos de fuga este tipo de gráfico faz uso de 3 pontos de fuga. Sendo x, y e z.

 

YXkvYPX.png   d1v13fT.jpg    1IaMPqt.jpg

 

Imagem de game fazem parte do Jogo Luminous Arc para DS.

Esta forma de isometria e a mais usada para jogos de RPG táticos tendo em vista que os gráficos podem ser facilmente construídos e encaixados ou mesmo os personagens sendo encaixados e sobre pontos uns nos outros sendo representados por profundidade e altitude.

Tendo ainda o eixo Y inclinado a 45º graus da horizontal. Poucos games fazem uso desta perspectiva porem trago o com imagens a baixo (GBA);

    

xAcyz3c.png        vKrdXbZ.jpg 

yP57HIt.gif  

 

Top Down: que também podemos chamar de ¾, está para vários programas de Criação de jogos de RPG tais como RPG Maker (... extensões ...), e o tipo de gráfico ideal. Sendo o mais simples de ser representado na hora de fazê-lo aparecer para o jogador e o mais usado, para melhor entendermos o Eixo Y e Z se fundem para o Norte sobre o eixo X.

 

Wgr4iiF.png    cUkSiKP.png

 

Esta perspectiva pode ser a majoritária em quesito de uso para Games de RPG e até mesmo outros... segue a baixo creio que o mais famoso em todo o mundo;

 

vvTgsVr.png

 

Sempre tendo em mente que nesta mesma perspectiva podemos ter outros resultados para o fundo com o ponto de fuga para paredes estilo Zelda e muitos outros... que não vou mostrar nem citar aqui.   

 

Spoiler

8sPLmgh.jpgtQSGVQI.jpg

 

Agora que mostrei alguns dos possíveis trabalhos em perspectiva podemos ir para nosso ponto principal a nossa Perspectiva 45º derivada da Isometria junto com a ¾.

 

oN0f0As.png

 

O item da perspectiva 45 que usamos em nossos projetos pode ser interpretado como um item que sobre o eixo X se inclina para a Esquerda com o eixo Z em 135º graus.

              

Fz1Z6fx.png

 

Todos os items (lados) tem a mesma proporção para termos de espaçamento, porem sobre o que terá dentro não temos este item como fixo e obrigatório... Exemplos podem ser dados como criaturas com corpo irregulares.

 

hhuczTJ.png

 

Nossa perspectiva para criaturas e items com profundidade exemplo baús e ou até mesmo o já usado no tutorial anterior (Parcel).

Também a transparecer essa igualdade, porem já na criatura (monstros/corpo) ele não nos mostra essa simetria.

 

         W9LPvF1.png

 

Vídeo com gráficos em Perspectiva 45 todos os gráficos são de minha autoria neste vídeo.

 

 

No vídeo podemos ver como fazer uso dessa área interna... caso queira saber estará logo no fim do vídeo.

 

 

 

 att...

 

A arte do pontinho - Sumario

A arte do Pontinho - Textura 1.05

A arte do Pontinho – Outline 2.02 (em Construção)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, DarkWore disse:

Muito Bom, Obrigado por Compartilhar.

 

Sempre que puder...

 

 

Galera qual Outline vocês querem estudar....   

Citar

 

Ps: O tutorial de Outline sera apresentado com as 3 formas que sei fazer então o mesmo item ou criatura será apresentado com estes tipos...

 

@_Criatura @_Outfit @_Item @_Cenario

  • Max 64px
  • 1 cena

 

 

 

 

Editado por Insaend
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Frenvius disse:

Opa, olha só quem ta de volta kk,

 

Muito bom @Insaend, gostei de ver,

 

Obrigado por compartilhar seu conhecimento =):

 

O prazer sera nosso ^^.

 

 

mfF3m1N.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...