Ir para conteúdo

Aula 2 - Variáveis


Nostradamus

Posts Recomendados

Olá a todos! Vamos continuar com o nosso estudo de lógica e começar a entrar no mundo da informática! Neste tópico vamos estudar um pouco sobre o que são variáveis e como usá-las, peças indispensáveis na programação.Você deve ter percebido na Aula 1 que eu destaquei certos textos em vermelho em informações adicionais, vou explicar o que são.

Descrição técnica de Variáveis

Variáveis e constantes, são espaços reservados na memória ram do computador para guardar informações que serão utilizadas durante o código do programa. Podem ter valores de diversos tamanhos e tipos, tais como números inteiros, números reais, caracteres, frases, enfim, diversas coisas.

Descrição simples

Imagine que você tem uma estante para guardar diversos livros, quando você compra os livros, os coloca na estante e quando quer ler um dele, o pega na estante... com o computador é a mesma coisa, a memória RAM é a estante e as variáveis e constantes são os livros, você cria elas (compra) e as joga na memória. Claro que o computador faz isso sozinho, você só precisa dizer o nome da variável e o tipo dela.

Tipos de variáveis e contantes

Existem alguns tipos básicos em todas as linguagens (com algumas exceções) e tipos que você mesmo pode criar, então os tipos de variáveis são infinitos mas vamos ver aqui os tipos básicos:

- Inteiro: números que não possuem casas decimais, apenas a parte inteira e podem ser positivos ou negativos (ex: 1, 2, 67, 999)

- Real: números que possuem casas decimais e também podem ser positivos, negativos e inteiros (ex: 1, 2.3, 5.7, 78) - para usar casas decimais é necessário usar PONTO ao invés de VÍRGULA

- Caracter: nesse tipo, apenas um caracter pode ser armazenado que pode ser letra, número e até símbolos (dependendo da linguagem), de acordo com o padrão ASCII (ex: A, B, 7, J) os números serão interpretados como caracter então não terão compatibilidade com inteiros e reais.

- String: esse é um tipo que existe em algumas lingagens e em outras existem algo parecido. Strings são espaços para você guardar palavras, frases e qualquer coisa que use vários caracteres (ex: isso é legal, palavra)

Diferença entre variáveis e constantes

São basicamente a mesma coisa mas um detalhe as faz serem totalmente diferentes.

- Uma variável, como diz o nome, pode ter seu valor alterado, sendo assim, uma variável do tipo inteiro pode ter o valor 1 em determinada parte do programa e mais tarde pode receber o valor 7, por exemplo.

- Uma constante, como diz o nome, recebe um valor no início do código e não poderá ser modificado posteriormente, se receber, por exemplo, o valor 3 no início então terá que ficar com esse valor até o final do programa.

Exemplo prático usando 3 variáveis

1 - Declaração de variáveis

2 - a: inteiro

3 - b: inteiro

4 - c: real

5 - Início do programa

6 - a <- 13

7 - b <- 2

8 - c <- a / b

9 - mostra ( c )

10 - Fim do programa

Explicação do código

linha 1: comando que determina aonde começa a declaração das variáveis

linha 2: a variável 'a' está sendo declarada do tipo INTEIRO

linha 3: a variável 'b' está sendo declarada do tipo INTEIRO

linha 4: a variável 'c' está sendo declarada do tipo REAL

linha 5: comando que determina aonde termina a declaração das variáveis e começa o corpo do programa

linha 6: a variável 'a' recebe o valor 13

linha 7: a variável 'b' recebe o valor 2

linha 8: a variável 'c' recebe o valor da divisão de 'a' por 'b' (13 div 2)

linha 9: comando que coloca na tela o valor da variável 'c' (6.5)

linha 10: comando que determina o fim do programa

- como podemos ver, existe uma área aonde você declara as suas variáveis para serem usadas durante o programa e por serem variáveis, podem ter seu valor modificado.

- logo no início do programa atribuímos valores para as variáveis 'a' e 'b' e para a variável 'c' atribuímos o resultado de uma divisão de dois números inteiros mas que resulta em número decimal e por isso a variável 'c' foi declarada do tipo REAL

- ao fim do programa é mostrado o resultado ao usuário, no caso 6.5 que é o valor da divisão de 13 por 2

Conclusão

Este foi um exemplo simples mas eficaz para se entender o funcionamento de variáveis, que podem ser milhares (de acordo com a memória RAM disponível) e espero que todos tenham aproveitado e façam exercícios parecidos com esse, a partir do próximo passo do curso, teremos muita coisa para fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 10 months later...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...