Ir para conteúdo

Aula 3 - Português Estruturado


Nostradamus

Posts Recomendados

A matéria desse módulo é o Português Estruturado, que nada mais é do que uma tradução literal de linguagem de programação (normalmente baseada em Pascal).

Visão Geral

O português estruturado usa uma linguagem parecida com a dos índios "mim fazer isso, mim fazer aquilo" porém, voltada para a informática e é assim que iremos programar durante toda nossa vida ou até alguém criar uma maneira diferente de se escrever os nossos códigos.

Ex:

- Pegar primeiro número

- Pegar segundo número

- Resultado recebe primeiro número + segundo número

- Mostrar resultado na tela

Primeiros passos

Assim como vimos nos tópicos anteriores, um código é chamado de Algoritmo, que seria a estrutura do nosso programa e é com ela que vamos trabalhar. No nosso primeiro algoritmo em português estruturado, vamos fazer uma calculadora simples com dois números e duas operações matemáticas (soma e subtração), após analisaremos o algoritmo:

01 | algoritmo calculadora

02 | variaveis

03 | num1: inteiro

04 | num2, operacao: inteiro

05 | resultado: real

06 | inicio

07 | escrever ( 'Digite o primeiro numero: ' )

08 | ler ( num1 )

09 | escrever ( 'Digite o segundo numero: ' )

10 | ler ( num2 )

11 | escrever ( 'Digite 1 para soma ou 2 para subtracao' )

12 | ler ( operacao )

13 | se operacao = 1

14 | entao resultado <- num1 + num2

15 | senao se operacao = 2

16 | entao resultado <- num1 - num2

17 | senao

18 | inicio

19 | escrever ( 'Voce escolheu uma operacao invalida.' )

20 | sair_do_programa ( verdadeiro )

21 | fim

22 | escrever ( 'O resultado da conta eh: ', resultado )

23 | fim

Analisando o algoritmo

- Vamos começar observando a linguagem. É uma linguagem bastante simples e legível, qualquer um pode entendê-la se prestar um pouco de atenção aos detalhes. É escrita de cima para baixo ( algoritmo sequêncial ) e possui algumas palavras-chave ( em negrito ) que não podem ser usadas para declaração de variáveis, por exemplo.

- Agora vamos analisar o espaçamento. Vocês todos devem estar acostumados com ferramentas como o Windows Explorer aonde você escolhe a pasta e quando acessa alguma subpasta, ela aparece logo abaixo e um pouco para a direita dando a impressão de que ela realmente está dentro da pasta mãe. Em algoritmos funciona exatamente da mesma maneira, você pode notar que algumas linhas estão mais a direita pois é uma estruturação feita para ser mais legível e para rápido entendimento de que um comando só funciona se seu "pai" for verdadeiro.

Importante: não é necessário fazer dessa maneira mas para a boa prática e melhor organização do seu código, é recomendada essa estrutura de código.

- Linhas. Como podem ver, eu coloquei linhas no código não só para explicar aqui mas porque elas são muito importantes na hora de verificar erros uma vez que o compilador poderá dizer muitas vezes um erro do tipo "Comando não finalizado adequadamente na linha 32" e isso nos quebra quando não temos uma contagem de linhas. Para que esse tipo de situação não aconteça, é sempre bom usar um editor que mostre as linhas do código ao lado.

- Analisando linha a linha. Vamos ver agora como funciona nosso algoritmo começando pela linha 01, que é nada mais, nada menos do que a declaração do nome do nosso programa.

Em seguida, na linha 02, usamos o comando para dizer pro compilador que começou a declaração de variáveis e ele entenderá que tudo embaixo desse comando até o início do programa são variáveis que serão usadas no programa.

Na declaração de variáveis, você pode notar que estamos usando 4 variáveis sendo 3 do mesmo tipo e 1 de outro tipo, mas porque eu declarei a "num1" antes da "num2" e "operacao"? Porque foi minha vontade. Poderia ser uma de cada vez, todas juntas ou como eu bem entender, desde que sejam do mesmo tipo.

Logo após declarar minha variáveis, eu usei o comando "inicio" que diz ao meu compilador que ali começa o corpo do meu programa (o que o computador deve fazer), tudo o que estiver abaixo deste comando e antes do último comando "fim" que se encontra na linha 23, será usado como comando no desenrolar do nosso programa.

Nas linhas 07 até 22 estão meus comandos. Começo enviando mensagens ao usuário para que ele nos informe valores que serão armazenados nas variáveis usando os comandos "escrever" e "ler" (que fazem exatamente o que dizem). Para sabermos que tipo de operação matemática devemos fazer, pedimos para que o usuário digite 1 se quiser somar ou 2 se quiser subtrair e se for informado um valor diferente, o programa envia um erro e termina a execução (linhas 18 até 21 - será melhor explicado depois). Para que possamos obter um resultado, temos um teste que atribui a variável "resultado" a soma OU a subtração dos números e para isso usamos o símbolo "<-" que diz que tudo o que estiver a direita dele será executado e logo após será jogado na variável que está no lado esquerdo, portanto só é possível ter UMA variável no lado esquerdo enquanto no lado direito pode se ter um programa inteiro (desde que o valor final seja do tipo da variável da esquerda). Por fim mostramos ao usuário o resultado final.

Algumas observações

- Uma variável sempre terá um espaço na memória para seu valor mas se você atribuir mais de um valor, este será substituirá o antigo, então este será perdido.

- Podemos escrever um programa inteiro sem enviar nenhuma mensagem para o usuário e na execução nada será visto. Isso é muito usado em rotinas que o usuário não precisa saber, coisas como uma manutensão de arquivos temporários.

Exercícios

Deixei para o final uma pequena lista de exercícios para quem quiser exercitar seus conhecimentos adquiridos até aqui. Devo lembrar que não existe nada melhor para um programador do que praticar a programação então aconselho tentar resolver os exercícios e por si próprios criar novos e resolver. Qualquer dúvida, de qualquer tipo, deve ser solicitada uma ajuda pois informática é uma ciência exata então dúvidas não podemos ter.

1) Acrescentar no algoritmo do tópico as operações de divisão e multiplicação.

2) Criar um algoritmo que leia a idade de 5 pessoas e diga quem é a mais velha e quem é a mais nova.

3) Criar um algoritmo que faça a fórmula de Baskara ao ser informada a fórmula x² - 2x - 8 = 0

Fórmula de Baskara:

-b +- raiz(b² - 4ac)

----------------------------

2a

É isso ai galera, espero que apoveitem e desenvolvam seu raciocínio e aprimore seus conhecimentos na arte da programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 5 months later...

aaaa quero aprende isso =/ pena que seja tao fodao tentando fze a calculadora em php

ate agora usando isso:

PHP

Se = if

Então = {

Senão = else

Final da condição = }

 

Sintaxe: <? if ($variavel == "Alguma coisa") {

$outravariavel = "Alguma coisa diferente";

}

else {

$outravariavel = "Alguma coisa diferente ainda";

}

?>

 

<?php

Cacl bY GuH

if($num1 = "1") {

$num2 = "2" ; }

else {

Nun passei disso e mesmo assim achu que isso ai tah errado pq nun tem muita logica

else { = senao entao ?? bem estranho

Editado por darksoul0
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...