Ir para conteúdo

O Que é Xml ? - História Do Xml !


Posts Recomendados

tutoriaishw9.png

 

O que é XML ?

 

Vemos rapidamente o que é o mundo XML e suas possibilidades.

 

XML é uma tecnologia na verdade muito simples que tem ao seu redor outras tecnologias que a complementam e a fazem muito maior e com possibilidades muito mais amplas. Vamos ver ao longo de vários capítulos uma introdução ao mundo XML, ou seja, à linguagem assim como às tecnologias que trabalham com ela, seus usos, vantagens e modos de realizar as tarefas.

 

XML, com todas as tecnologias relacionadas, representa uma maneira distinta de fazer as coisas, mais avançada, cuja principal novidade consiste em permitir compartir os dados com os quais se trabalha a todos os níveis, por todas as aplicações e suportes. Sendo assim, o XML tem um papel importantíssimo neste mundo atual, que tende à globalização e à compatibilidade entre os sistemas, já que é a tecnologia que permitirá compartir a informação de una maneira segura, confiável e fácil. Ademais, XML permite ao programador e aos suportes dedicar seus esforços às tarefas importantes quando trabalha com os dados, já que algumas tarefas trabalhosas como a validação destes ou o percorrido das estruturas corre a cargo da linguagem e está especificado pelo padrão, de modo que o programador não tem que se preocupar por isso.

 

Vemos que XML não está só, e sim com um mundo de tecnologias ao redor dele, de possibilidades, maneiras mais fáceis e interessantes de trabalhar com os dados e, definitivamente, um avance na hora de tratar a informação, que é na verdade o objetivo da informática em geral. XML, ou melhor dizendo, o mundo XML não é uma linguagem, e sim várias linguagens, não é uma sintaxe, e sim várias e não é uma maneira totalmente nova de trabalhar, e sim uma maneira mais refinada que permitirá que todas as anteriores se possam comunicar entre si sem problemas, já que os dados cobram sentido.

 

 

História do XML

Desde que IBM inventou o GML até que se criou o XML.

 

O XML provém de uma linguagem que inventou IBM lá pelos anos 70. A linguagem de IBM chama-se GML (General Markup Language) e surgiu pela necessidade que tinham na empresa de armazenar grandes quantidades de informação de temas diversos.

 

Imaginar por um momento a quantidade de documentação que a IBM geraria sobre todas as áreas nas que trabalhava e investigava, e a quantidade de informação que haverá gerado até hoje. Sendo assim, necessitavam uma maneira de salvar a informação e os experts de IBM inventaram GML, uma linguagem com a qual poder classifica-la toda e escrever qualquer documento para que se possa logo processar adequadamente.

 

Esta linguagem atraiu muito ao pessoal de ISO, uma entidade que se encarrega de normalizar quantas coisas você puder imaginar para os processos do mundo atual, de modo que lá pelo ano de 86 trabalharam para normalizar a linguagem, criando o SGML, que não era mais que o GML, porém, padrão (Standar em inglês).

 

SGML é uma linguagem muito trabalhada, capaz de se adaptar a um grande leque de problemas e a partir dele criaram-se os seguintes sistemas para armazenar informação.

 

Pelo ano de 89, para o âmbito da rede Internet, um usuário que havia conhecido a linguagem de etiquetas (Markup) e os hiperlinks criou uma nova linguagem chamada HTML, que foi utilizado para um novo serviço de Internet, a Web. Esta linguagem foi adotada rapidamente pela comunidade e várias organizações comerciais criaram seus próprios visores de HTML e disputaram entre eles para fazer o visor mais avançado, inventando etiquetas segundo sua própria vontade. Desde 96 até hoje uma entidade chamada W3C trataou de colocar ordem no HTML e de estabelecer suas regras e etiquetas para que seja um padrão. Entretanto o HTML cresceu de uma maneira descontrolada e não cumpriu todos os problemas que planejava a sociedade global de Internet.

 

O mesmo W3C em 98 começou e continua, no desenvolvimento de XML (Extended Markup Language). Nesta linguagem foi pensado muito mais e muitas pessoas com grandes conhecimentos na matéria estão ainda trabalhando na sua gestação. Pretendiam solucionar as carências do HTML no que se refere ao tratamento da informação. Problemas do HTML como:

 

* O conteúdo se mistura com os estilos que queremos aplicar.

* Não permite compartilhar informação com todos os dispositivos, como podem ser computadores ou telefones celulares.

* A apresentação na tela depende do visor que se utilize.

 

Imagine, uma pessoa que conhece o HTML e o difícil que pode chegar a ser entender seu código, se tivesse que processa-lo para extrair seus dados que necessite em outras aplicações. Seria muito difícil saber onde está realmente a informação que busca, sempre misturada entre etiquetas <FONT>, <TABLE>, <TD>, etc... Isto é uma má gestão da informação e o XML a soluciona.

 

Créditos : 95% CriarWeb e 5% Raphael.

 

 

Tutorial Dedicado ao Jvchequer !

 

Cya !

Editado por Raphael Lion
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 month later...
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...