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Lição Visual Basic.


Raphael Lion

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1 - Uso do Visual Basic

 

A interface do Visual Basic consiste nos seguintes elementos :

 

* Toolbar - Providencia acesso rápido ao comandos mais usados no ambiente de programação. Você clica no ícone na Toolbar para que seja executada a ação representada por este ícone.

 

Ação 	Equivalência no Menu
Cria um novo Form ou janela de interface com o usuário 	Comando New Form no menu File
Cria um novo módulo 	Comando New Module no menu File
Abre um projeto já existente 	Comando Open Project no menu File
Salva o projeto corrente 	Comando Save Project no menu File
Mostra a janela Menu Design 	Comando Menu Design no menu Window
Mostra a janela Properties 	Comado Properties no menu Window
Começa a execução dentro do modo projeto 	Comando Start no menu Run
Para a execução do programa durante a sua execução ( Pausa) 	Comando Break no menu Run
Para a execução da aplicação e retorna ao modo de projeto 	Comando End no menu Run
Ativa um breakpoint (ponto de parada) na linha corrente 	Comando Toggle Breakpoint no menu Debug
Mostra o valor da seleção corrente na janela Code 	Comando Instant Watch no menu Debug
Mostra a estrutura das chamadas ativas 	Comando Calls no menu Debug
Executa uma linha de código de cada vez (passo a passo) 	Comando Single Step no menu Debug
Executa um procedimento ou sentença de cada vez 	Comando Procedure Step no menu Debug

 

* Toolbox - Providencia um conjunto de ferramentas que você usa durante o projeto para colocar controles dentro de seu form (janela de interface com o usuário).

 

* Menu Bar - Mostra os comandos usados para construir a sua aplicação.

 

* Form - É a janela na qual voce irá construir a interface da sua aplicação. No form você irá adicionar controles , gráficos , figuras que irão criar a aprencia final da sua aplicação.

 

* Project Window - Lista os forms , módulos de código , arquivos Custom Controls que compoêm a sua aplicação.

 

* Properties Window - Lista as propriedades existentes para um form ou controle selecionado. Uma property (propriedade) é um valor ou característica associada a um objeto tais como tamanho , caption ou côr.

 

 

 

2 - Criando Aplicações com Visual Basic

 

* Diferença entre uma Aplicação Tradicional e outra Event-Driven ou seja ativada por eventos.

 

Em uma aplicação tradicional ou programada de forma procedural , a aplicação por si só controla que porções do código serão executadas. A execução começa na primeira linha de código e segue um caminho pré-definido através de toda a aplicação , chamando subrotinas conforme for sendo necessário.

 

Em uma aplicação controlada por eventos ou event-driven , uma ação do usuário ou do sistema , ativa um procedimento associado a este evento. Assim a ordem através do qual o seu código de programa é executado depende de quais eventos ocorrem , que por sua vez estes eventos dependem das ações tomadas pelo usuário. Esta é a essência das Interfaces Gráficas e da Programaçao Ativada por Eventos.

 

* Passos para a criação de uma aplicação

 

A. Criar a interface

B. Setar as propriedades dos controles

C. Escrever o código

 

A. Criar a interface.

 

O primeiro passo na construção de uma aplicação Visual Basic é desenhar os objetos que irão compor a interface. Para inserir o controle no seu form:

 

1. Clique no ícone do controle dentro do toolbox.

 

2. Mova a seta do mouse para dentro da área do form , a seta vira uma cruz.

 

3. Ponha a cruz no ponto dentro do form onde irá ficar o canto superior esquerdo do controle escolhido

 

4. Arraste a cruz até que o controle fique do tamanho desejado (arrastar significa apertar o botão esquerdo do mouse e mante-lo apertado enquanto o objeto é movido com a mudança de posição do mouse)

 

5. Solte o botão do mouse e controle aparecerá no form.

 

B. Setar as propriedades dos controles

 

O próximo passo é setar ( colocar valores de inicialização ) as propriedades dos objetos que você criou. A janela Properties proporciona uma maneira fácil de inicializar as propriedades para todos os objetos do form . Para abrir a janela de propriedades , escolha o comando Properties no menu Window ou então clique no botão Properties na Barra de Ferramentas ( Toolbar )

 

 

Object Box - Mostra o nome do objeto para o qual você que inicializar as propriedades. Clique a seta sublinhada a direita do box para selecionar o form ou nome de controle a partir da lista de objetos presentes no form atual.

 

Settings box - Permite que você edite a inicialização da propriedade selecionada na lista de propriedades. Algumas inicializações podem ser trocadas clicando-se na seta sublinhada existente a direita do box ; será mostrada então uma lista de opções . Você poderá clicar em um item da lista para seleciona-lo

 

Lista de Propriedades - A coluna esquerda mostra todas as propriedades para um ojeto selecionado, a coluna da direita mostra a inicialização atual para cada uma das propriedades.

 

C. Escrever o código.

 

A janela de código é o local onde você escreve o código Visual Basic para a sua aplicação. Código consiste em sentenças da linguagem , constantes e declarações. Usando a janela de código ( Code Window ) , você pode rápidamente ver e editar qualquer parte do seu código dentro de sua aplicação.

 

Para abrir a janela de código você deve clicar duas vezes no form ou no controle para o qual você deseja escrever código ou então a partir da janela Project , selecione o nome do form e clique no botão View Code.

 

 

A janela de código ( Code Window ) contém os seguintes elementos :

 

Object Box - Mostra o nome do objeto selecionado. Clique na seta sublinhada a direita para mostrar a lista de todos os objetos associados a este form.

 

Procedures List Box - Lista os procedimentos existentes para um objeto. O box mostra o nome do procedimento selecionado - no exemplo acima Click . Clique na seta sublinhada a direita do box para mostrar todos os procedimentos associados a este objeto.

 

O código ( ou programa) em uma aplicação Visual Basic, é dividido em pequenos blocos chamados procedures (procedimentos). Um event procedure ( procedimento associado a um evento ) comtém código que é executado quando um evento ocorre ( como por exemplo quando o usuário clica um botão) .

 

Como criar um event procedure ( procedimento associado a um evento ) :

 

1. No Object box , selecione o nome do objeto no form ativo ( form que atualmente tem o foco)

 

2. Na Procedure List box , selecione o nome do evento desejado. No exemplo acima a procedure Click já estava selecionada, já que ela é a procedure default para o botão de comando. Note que uma máscara (template) para a escrita do código para este evento está sendo mostrada na janela de código

 

3. Digite o código desejado entre as sentenças Sub e End Sub e a procedure se parecerá com o texto abaixo.

 

Sub Command1_Click ( )

 

Text1.text = "Hello World!"

 

End Sub

 

3 - Criação de Menus

 

Menus são criados usando a janela Menu Design. Você adiciona items ao menu em tempo de projeto pela criação de controles de menu e setando propriedades que definirão sua aparência.

 

Para mostrar a janela de Menu Design , escolha a opção Menu Design no menu Window ou então escolha o botão Menu Design no toolbar.

 

 

 

4 - Conectando Formulários

 

A adição de novos formulários na sua aplicação é feito através da opção File na barra de menu , comando New Form.

 

Comandos para controle do form :
Comando 	Ação
Load form 	Carrega o form mas o deixa invisivel
Form.Show [modo] 	Mostra o form se ele estiver invisivel, se ele não estiver carrega então ele primeiro carrega o form e depois o mostra , estilo refere-se a se o o form que fez a carga do próximo form , fica parado até a desativação do novo form (modo =0 ou modeless) ou se continua a sua execução sem se importar com o proximo form (modo=1 ou modal)
Unload form 	O form é descarregado da memória e a sua execução é encerrada

 

 

5 - Usando Controles

 

O Toolbox do Visual Basic comtem as ferramentas necessárias para desenhar controles no seu form . Cada ferramenta no Toolbox representa um controle. Abaixo os controles mais usados :

Controle 	Descrição
Pointer 	Executa a movimentação e mudança de tamanho um controle.
Picture Box 	Mostra Bitmaps , ícones ou metafiles ou serve como container para outros controles.
Label 	Mostra texto que não pode ser alterado pelo usuário.
Text Box 	Fornece uma área de entrada de dados ou mostra texto.
Frame 	Fornece um container visual para controles .
Command Buttom 	Botão de Comando . Executa um comando ou ação quando clicado pelo usuário
Check Box 	Mostra opção Falso/Verdadeiro ou Sim/Não. Qualquer numero de Check Box podem ser marcados ao mesmo tempo.
Option Button 	Como parte de um grupo de opções junto com outras opções, mostra multiplas opções, no qual o usuário pode escolher só uma.
Combo Box 	Combina uma Text Box com uma List Box. Permite ao usuário escolher uma opção a partir de uma lista Drop-Down.
List Box 	Mostra uma lista de items no qual o usuário poderá fazer uma escolha.
Scroll Bar Horizontal 	Permite que o usuário selecione um valor dentro de um limite de valores.
Scroll Bar Vertical 	Permite que o usuário selecione um valor dentro de um limite de valores.
Timer 	Executa eventos de tempo dentro de intervalos regulares.
Drive List Box 	Mostra e permite ao usuário selecionar drivers de disco.
Directory List Box 	Mostra e permite ao usuário selecionar diretórios.
File List Box 	Mostra e permite ao usuário selecionar a partir de uma lista de arquivos.
Shape 	Adiciona retângulos, circulos, elipses e circulos ao form de interface com o usuário.
Line 	Adiciona um segmento de linha ao form.
Image 	Mostra bitmaps, ícones ou arquivos Metafile; age como um botão de comando quando clicado.
Data 	Habilita a conexão com um banco de dados e mostra informção dele no seu form.
Grid 	Mostra uma série de linhas e colunas e permite ao usuário manipular dados em suas células .
OLE 	Adiciona dados em uma aplicação Visual Basic.
Common Dialog 	Fornece caixas de dialogo padrão para operações como abrir, salvar, e imprimir arquivos e selecionar fonts de letras e cores.

 

Propriedades mais comuns para os controles :

Propriedade 	Função
BackColor 	Determinar a cor de fundo de um objeto
ForeColor 	Determina a cor de primeiro plano de um objeto
FontName 	Determina a font usada para mostrar texto no controle
FontSize 	Determina o tamanho do font a ser utilizado
TabIndex 	Determina ordem de salto entre os controles quando se tecla Tab , dentro de um form
Enabled 	Determina se um controle pode responder a eventos gerados pelo usuário
Visible 	Determina se um controle é visivel ou não
Name 	Especifica o nome a ser usado no programa para identificar o objeto
BorderStyle 	Determina o estilo da borda de um objeto
Text 	Determina o texto contido na area de edição
Caption 	Determina o texto mostrado dentro ou próximo ao controle

 

 

Principais Eventos :

Evento 	Descrição
Click 	Ocorre quando o usuário pressiona e solta o botão do mouse
DblClick 	Ocorre quando o usuário pressiona o botão do mouse 2 vezes seguidamente
GotFocus 	Ocorre quando um objeto recebe o foco ( habilitação para receber eventos)
LostFocus 	Ocorre quando um objeto perde o foco por uma ação de usuário tal como a tecla Tab ou clicando em outro objeto ou pelo comando SetFocus
KeyPress 	Ocorre quando o usuário pressiona e solta uma tecla no teclado com exceção das teclas de função
Change 	Indica que o conteúdo de um controle foi trocado
MouseMove 	Ocorre quando o mouse é movido

 

6 - Tratamento de Arquivos

 

O Visual Basic possui treis tipos de acesso a arquivo :

 

. Randomico

 

. Sequencial (Input , Output e Append)

 

. Binário

 

Acesso Randomico - Um arquivo aberto como random acess é assumido como sendo composto de uma série de registros (records) de tamanho idêntico. Apesar de um registro corresponder a um unico tipo de dados, podem existir tipos de dados definidos pelo usuário que podem ser usados para criar registros compostos de numerosos campos, onde cada um dele podem ter diferentes tipos de dados. O comprimento de cada registro necessita ser informado como parametro para o comando Open usado para abrir o arquivo para acesso randomico , ou então o Visual Basic assumirá o tamanho de 128 bytes. O comprimento é utilizado para calcular a posição do registro dentro do arquivo. Tudo que você precisa para acessar um registro em particular é especificar o numero do registro.

 

Abertura do Arquivo Randomico :

 

Open arquivo For Random As numero_de_arquivo Len = tamanho_de_registro

 

Leitura de dados :

 

Get #numero_de_arquivo, numero_de_registro, registro

 

Gravação de Dados :

 

Put #numero_de_arquivo, numero_de_registro, registro

 

Acesso Sequencial - O acesso sequencial é projetado para uso com arquivos texto. Cada caracter no arquivo representa um caracter do texto ou sequencia de formatação de texto, como por exemplo um salto de linha (newline). Arquivos sequenciais permite que você use procedimentos especialmente projetados para escrita e leitura de linhas ou strings de texto. Isto facilita o trabalho com arquivos produzidos por um editor de texto , isto é arquivos com dados que não estão divididos em uma série de registros.

 

Abertura do Arquivo Sequencial :

 

Open arquivo For [input | Output | Append] As numero_de_arquivo Len = tamanho_do_buffer

 

Leitura de dados :

 

Input #numero_de_arquivo, variável1, variável2

 

Gravação de Dados :

 

Print #numero_de_arquivo, expressão1, expressão2

 

Acesso Binário - O acesso binário permite que você use arquivos para guardar dados no formato que você desejar , não são assumidos nenhum tipo de formato de dados ou necessidades de informar o tamanho do registro. Você precisa saber com exatidão onde seus dados foram escritos para poder recupera-los corretamente. Apesar do acesso binário fornecer poucas funções e procedimentos para ajudar na manipulação de dados, ele providencia grande flexibilidade. Por exemplo ele pode conservar espaço em disco pela construção de registros de tamanho variável.

 

 

Abertura do Arquivo Binário :

 

Open arquivo For Binary As numero_de_arquivo

 

Leitura de dados :

 

variável="ABCD"

 

Get #numero_de_arquivo, posição_inicial, variável ' Serão lidos 4 bytes do arquivo

 

Gravação de Dados :

 

Put #numero_de_arquivo, posição_inicial, variável

 

Observação : O parâmetro posição inicial é necessária apenas na primeira leitura ou gravação , as outras operações serão efetuadas nas posições posteriores.

 

 

7 - Uso dos Tipos de Dados Suportados pelo Visual Basic

 

A declaração de nomes de variáveis não é obrigatória no Visual Basic , mas é recomendada pois com esta precaução , evitam-se erros de digitação e atribuição de valores.

 

Na criação do nome da variável, devemos seguir as seguintes regras :

 

.Comece o nome com uma letra.

 

.O nome deve conter apenas letras, numeros e o caracter underscore , caracteres de pontuação e espaços não são permitidos.

 

.O nome não deve exceder 40 caracteres

 

.Não podem ser utilizadas palavras reservadas do Visual Basic

 

Dentro de uma procedure , a variável é declarada com a sentença :

Dim variável As tipo

 

Tipos fundamentais de váriaveis no Visual Basic :

Tipo Descrição

Caracter de

declaração do Tipo

Limites

Integer Inteiro de 2 bytes % -32.768 até 32.767

Long Inteiro de 4 bytes & -2.147.483.648 até 2.147.483.647

Single Número de ponto flutuante de 4 bytes !

 

-3,402823E38 até -1,401298E-45 e

1,401298E-45 até 3,402823E38

Double Número de ponto flutuante de 8 bytes #

 

-1,79769313486232D-308 até -4,94065645841247D-324

4,94065645841247 D324 até 1,79769313486232D-308

Currency Numero de ponto decimal fixo com 8 bytes @ -922337203685477.5808 até 922337203685477.5807

String String de caracteres $ Comprimento de 0 até 65.500 caracteres

Variant Pode conter date/time, numeros de ponto flutuante ou strings Nenhum

 

Datas : de 1 de Janeiro de 0000 até 31 de Dezembro de 9999

Valores numéricos : igual ao tipo Double

Strings : igual ao tipo String

 

Escopo das Variáveis

 

Quando você declara uma variável dentro de uma procedure , apenas o código contido nesta procedure pode acessar ou trocar o valor desta variável, significando que o escopo ou alcance daquela variável é restrito ou é local aquela procedure. As vezes voce pode necessitar usar a variavel com um alcance maior , de forma que o seu conteúdo esteja disponível para todas as procedures contidas dentro de um form , ou mesmo que ela possa ser vista por todos os módulos em todos os forms de uma aplicação. O Visual Basic permite que você especifique o escopo ou alcance de uma variável dependendo da forma que você a declarar.

Escopo 	Declaração da variável
Local 	Dim , Static ou Redim - declaração dentro da procedure
Módulo 	Dim - declaração na seção Declarations de um form ou de um módulo de código
Global 	Global - na seção Declarations de um módulo de código

Declaração implicita de variáveis :

 

Você não precisa declarar uma variável antes de usá-la.Por exemplo, você pode escrever uma função como abaixo:

 

Function SafeSqr(num)

 

TempVal=Abs(num)

 

SafeSqr=Sqr(tempVal)

 

End Function

 

Você não tem que declarar TempVal antes de usá-lo na função. O Visual Basic automáticamente cria uma variável com o seu nome, de forma que você pode usa-lo como se houvesse explicitamente declarado a variável. Ao mesmo tempo que esete procedimento é conveniente , ele tambem pode levar a erros em seu código se voê escrever uma variável de forma errada.

 

Declaração explicita de variáveis :

 

Para evitar o problema de variáveis escritas de forma errada , você pode estipular que o Visual Basic sempre gera uma mensagem de erro quando encontra um nome não préviamente declarado explicitamente como uma variável. Para fazer isto, coloque a sentença abaixo na seção Declarations do form ou do módulo de código :

 

Option Explicit

 

 

 

Declaração de Constantes

 

Utilizada quando um valor ou uma String repete-se contantemente dentro do código com a finalidade de aumentar a legibilidade do código

 

Sintaxe :

 

[Global] Const nome_constante = expressão

 

Exemplos:

 

Const PI=3.141592654

 

Global Const MAX_PLANETS=9

 

Const PI2 = PI * 2

 

Tipos de variáveis definidos pelo usuário (estruturas)

 

Você pode combinar variáveis de diversos tipos de forma a criar novos tipos de variáveis. Esta situação assemelha-se ao comando struct do C ou ao record em Pascal. Você cria tipos definidos pelo usuário (user-defined types) com o uso da sentença Type que deve ser colocada na seção de declarações de um módulo de código. Um tipo criado pelo usuário é sempre visto de forma global dentro do código Visual Basic apesar de que as variáveis declaradas com este tipo possam ser globais , locais a funções ou módulos form.

 

Você pode criar por exemplo , um tipo definido pelo usuário que guarda informações sobre sistemas de computadores.

 

' Declarations ( de um módulo de código)

 

Type SystemInfo

 

CPU as Variant

 

Memory as Long

 

VideoColors as Integer

 

Cost as Currency

 

PurchaseDate as Variant

 

End Type

 

Você pode declarar uma variável global ou local ou a nivel de módulo com o tipo SystemInfo.

 

Dim MySystemas as SystemInfo , YourSystem as SystemInfo

 

Você pode assinalar valores de elementos dentro da variável de forma semelhante a que é usada para setar-se propriedades de controles.

 

MySystem.CPU = "486"

 

If MySystem.PurchaseDate > #1/1/92# then

 

8 - Codificando em Visual Basic

 

Comentários: '

 

Numeros : Decimal - 9 , Octal &O11 , Hexadecimal &H9

 

Sentenças do Visual Basic são normalmente colocadas apenas uma por linha e não tem nenhum terminador de linha. Apesar disto você pode colocar mais de uma sentença em uma linha se você colocar dois pontos ":" entre elas

 

Text1.Text = "HEllo" : Red=255 : Text1.Backcolor = Red

 

Nomes de Sub ou Functions seguem as regras abaixo

 

.Comece o nome com uma letra.

 

.O nome deve conter apenas letras, numeros e o caracter underscore , caracteres de pontuação e espaços não são permitidos.

 

.O nome não deve exceder 40 caracteres

 

 

.Não podem ser utilizadas palavras reservadas do Visual Basic

 

Palavras reservadas

 

Consulte o Help do Visual Basic em Programming Language

 

Dando valores a propriedades ou variaveis

 

Destino = Origem ' Este formato é usado para assinalar o valor de uma variavel , pegar o valor de uma propriedade de um controle ou guardar/pegar o valor de uma variavel.

 

Setando o valor de uma propriedade :

 

Text1.Text = "Seu nome aqui"

 

Text1.BackColor = 0

 

Pegando o valor de uma propriedade :

 

VariavelString = Text1.Text

 

Pegando ou assinalando o valor de propriedades de controles existentes em outros forms:

 

Form2!text1.Text = "Seu nome Aqui"

 

VariavelString=Form2!Text1.text

 

 

9 - Loops e Condicionais

As sentenças que controlam decisões e loops no Visual Basic são chamados de estruturas de controles. As mais utilizadas estruturas são :

 

* Blocos If_Then

 

Utilizados para executar uma ou mais sentenças de forma condicional.Você pode usar a sintaxe de uma linha única ou a sintaxe de bloco multilinhas:

 

If condição Then comando

 

If condição Then

 

comandos

 

End If

 

 

 

As condições são comparações mas podem ser qualquer expressão que ao final resulte em valores numéricos. Visual Basic interpreta estes valores como True (verdadeiro) ou False (falso). Um valor zero é considerado False e um valor não zero é considerado True. Se a condição é verdadeira o Visual Basic executa todos os comandos depois da palavra Then.

 

If Anydate < Now Then Anydate=Now

 

If Anydate < Now then

 

Anydate=Now

 

End If

 

* Blocos If_Then_Else

 

Esta estrutura é usada para controlar diversos blocos de comando, onde apenas um deles será executado.

 

If condição1 Then

 

comandos-1

ElseIf condição2 Then

 

comandos-2

 

Else

 

comandos-3

 

End If

 

* Sentenças Select Case

 

O Visual Basic providencia a estrutura Slect Case como uma alternativa a estrutura If_Then_ElseIf para seletivamente executar um bloco de comandos dentro de multiplos blocos de comandos. O Select_Case torna o código escrito mais eficiente e fácil de ler.

 

A estrutura Select_Case funciona com uma simples expressão de teste que é avaliada no topo da estrutura. O resultado é então comparado com os valores para cada Case dentro da estrutura. Se houver uma coincidência , será executado o bloco de comandos associado com aquele Case :

 

 

Select Case expressão_de_teste

 

Case item_de_teste1

 

bloco_de_comandos1

 

Case item_de_teste2

 

bloco_de_comandos2

 

Case item_de_teste3

 

bloco_de_comandos3

 

Case item_de_teste4

 

bloco_de_comandos4

 

Case Else

 

bloco_de_comandos5

 

End Select

 

Cada item de teste é uma lista de um ou mais valores. Se houver mais de uma valor , eles estarão separados por virgulas. Cada bloco de comandos comtêm um , mais de um comando ou nenhum comando. Se mais de um Case coincide com a expressão testada, apenas o bloco de comandos associado com o primeiro Case coincidente será executado. O Visual Basic executará comandos no bloco Case Else (que é opcional) se nenhum dos valores na lista de itens não coincidir com a expressão de teste.

 

* Sentenças Do ... Loop

 

Use o Do ... Loop para executar um bloco de comandos por um numero indefinido de vezes. Existem variações da sentença Do... , mais cada uma avalia uma condição numérica para determinar quando continuar a execução. Assim como acontece com o If_Then a condição precisa resultar em um valor numérico que possa ser traduzido como True(não zero) ou False (zero).

 

O Do ... Loop abaixo é executado enquanto a condição for True:

 

Do While condição

 

comandos

 

Loop

 

Outra variação do Do...Loop executa primeiro os comandos e depois testa a condição. Esta variação garante pelo menos uma vez a execução do bloco de comandos :

 

 

Do

 

comandos

 

Loop While condição

 

As duas variações abaixo são analogas as anteriores , com a exceção de que elas ficam em loop enquanto a condição de teste for False

Executa zero ou mais vezes 	Executa pelo menos uma vez
Do Until condição

comandos

Loop
Do

comandos

Loop Until condição

 

Observer que Do Until condição é equivalente a Do While Not condição.

 

 

* For ... Next

 

Esta é uma estrutura de repetição utilizada quando se sabe préviamente o numero vezes que um bloco de codigos sera executado. O For...Next utiliza um contador que é incrementado ou decrementado durante cada repetição do bloco de comandos. Sua sintaxe é :

 

For contador = início To final [ Step incremento ]

 

comandos

 

Next [ contador ]

 

Os argumentos contador , inicio , final e incremento são todos numéricos. O argumento incremento pode ser positivo ou negativo . Se incremento é positivo, inicio deve ser menor ou igual a final ou os comandos nos limites do For...Next não serão executados. Se incremento é negativo, inicio deve ser maior ou igual a final , para que os comandos sejam executados. Se o incremento não for informado então ele terá seu valor assumido como 1.

 

* Saindo de estruturas de controle

 

O comando Exit permite que você saia diretamente de um bloco For..Next, Do...Loop, Sub procedure, ou Function procedure. Sintáticamente, o comando Exit é simples:

 

Exit For pode aparecer quantas vezes você precisar dentro de um bloco For e Exit Do pode aparecer o numero de vezes que for necessário dentro de um bloco Do :

 

For contador = início To final [ Step incremento ]

 

comandos

 

Exit For

 

comandos

 

Next [ contador ]

 

Do While condição

 

comandos

 

Exit Do

 

comandos

 

Loop

 

* Saindo de procedures Sub ou Functions

 

Exit Sub e Exit Function é útil quando a procedure tiver feito tudo que necessita fazer e pode encerrar a execução imediatamente.

 

* Comando Go To

 

Faz com que o programa vá incondicionalmente para uma linha especificada dentro de uma procedure. Sintaxe :

 

Go To { rótulo | número de linha }

 

Rótulo marca a linha que deve ser executada em seguida . O rótulo deve começar com um caracter alfabético e encerrar com dois pontos ":". Cada rótulo precisa ser único dentro da procedure.

 

Número de linha que deve ser executada em seguida. O número de linha pode ser qualquer numero com até 40 caracteres , deve conter só numeros e não deve terminar com dois pontos ":"

 

10 - Depuração de Código

 

O Visual Basic não pode diagnosticar ou consertar erros para você, mas fornece ferramentas que o ajudarão a analizar. As ferramentas de depuração incluem passo a passo em linhas na execução do programa , breakpoints , break em expressões , pasos a passo em procedures e visualização de variáveis e propriedades. Visual Basic tambem inclui facilidades especiais de depuração tais como editar-e-continuar , alterando a proxima sentença a ser executada e testando o procedimento enquanto a aplicação está parada.

 

Durante a digitação do código o Visual Basic faz uma checagem prévia da sintaxe assinalando os erros em relação as palavras chaves da linguagem. Isso só acontecerá se estiver ativada a opção Syntax Checking para Yes em Options , Environment no menu do Visual Basic.

 

* Ferramentas de depuração no ToolBar

 

Ativa um breakpoint (ponto de parada) na linha corrente 	Comando Toggle Breakpoint no menu Debug
Mostra o valor da seleção corrente na janela Code 	Comando Instant Watch no menu Debug
Mostra a estrutura das chamadas ativas 	Comando Calls no menu Debug
Executa uma linha de código de cada vez (passo a passo) 	Comando Single Step no menu Debug
Executa um procedimento passo a passo sem passar pelas subrotinas 	Comando Procedure Step no menu Debug

 

* Identificando o modo corrente

 

Barra de títulos quando o Visual Basic está no modo de projeto (design)

 

Barra de títulos quando o Visual Basic está no modo de execução (run)

 

Barra de títulos quando o Visual Basic está no modo parada (break)

 

Note que o modo corrente tambem determina quais ferramentas de depuração estão disponíveis , as ferramentas não disponíveis aparecem com o as cores do botão com a intensidade reduzida.

 

* Entrando no Break Mode

 

Automáticamente - Você entra no break mode automáticamente quando ocorre uma das situações abaixo :

 

1 - Um comando gera um erro de execução não tratado por rotinas internas

 

2 - Durante a execução do programa é atingida uma linha que contem um breakpoint

 

3 - Durante a execução do programa é encontrada o comando Stop

 

4 - Uma expressão de break definida na caixa de dialogo Add Watch mudou de valor ou tornou-se verdadeira True , dependendo de como você definiu

 

Manualmente - Você ativa o break mode manualmente quando se você executar uma das ações abaixo enquanto a aplicação estiver executando :

 

1 - Pressionar CTRL+BREAK

 

2 - Escolher a opção Break no menu Run

 

3 - Clicar no botão Break no ToolBar

 

 

11 - Impressão em Forms , Picture Box e Impressoras

 

O comando Print é o comando principal para apresentação de saídas de programas. A saída é escolhida colocando-se o objeto na qual deseja-se a impressão antes do comando Print.

 

Sintaxe :

 

[objeto].Print [lista_de_expressões] { ; | ,}

 

O objeto é opcional , se for omitido o Visual Basic assume que a impressão será no form.

 

Exemplos :

 

Impressão em um Form chamado MeuForm :

 

MeuForm.Print "Este é o meu form"

 

Impressão em um Picture Box chamado MeuPictureBox :

 

MeuPictureBox.Print "Este é um picture box"

 

Impressão no form corrente :

Print "Este é o form corrente"

 

Impressão na impressora :

 

Printer.Print "Este texto vai para a impressora"

 

Use o ponto e virgula ";" e a virgula "," para separar os itens a serem impressos dentro da linha de impressão. O ";" faz com que os itens sejam impressos um após o outro , a "," faz com que a impressão seja feita saltando-se as tabulações. Exemplos :

 

x=2 : y=7

 

Print "O valor de X é "; x; " e o valor de Y é "; Y

 

Por default , cada vez que o comando Print é utilizado , o texto desejado é impresso e salta-se para a próxima linha , se não houverem dados a serem impressos , o comando Print fará que se salte uma linha em branco , se for colocado um ";" no final da linha de comando , o comando Print não saltará linhas :

 

Print "Isto tudo aparece " ;

 

Print "na mesma linha"

 

A instrução Format$/Format é utilizada converte valores numéricos em strings de forma que você tenha controle sobre a forma com que os numeros serão impressos/visualizados . O comando Format$ transforma os valores numéricos em strings e o Format transforma em tipo Variant.

 

Sintaxe :

 

Format[$] ( expressão_numérica [,formato$] )

 

Expressão numérica especifica o numero a ser convertido e fmt$ é a string formada de simbolos que irão formatar o numero. O simbolos mais usados eestão abaixo :

Simbolo 	Descrição
0 	Caracter posicionador; imprime um zero anterior ou postrior ao numero na posiçao se apropriado
# 	Caracter posicionador; nunca imprime zeros anteriores ou posteriores
. 	Separador de decimais
, 	Separador de milhares
- + $ ( ) espaço 	Caracteres literais; mostra cada um desses caracteres exatamente como digitado dentro da string de formatação

 

Exemplos :

 

Format$(83514.4 , "00000.00") resulta em 08315.40

 

Format$(83514.4 , "#####.##") resulta em 8315.4

 

Format$(83514.4 , "##,##0.00") resulta em 8,315.40

 

Format$(315.4 , "$##0.00") resulta em $315.40

 

Format$(Now , "d/m/yy") resulta em 12/09/95

 

Note que a representação da separação de milhares e decimais deverá no programa ser colocada na forma utilizada nos Estados Unidos , mas o Windows mostrará na tela os caracteres configurados no Painel de Controle , opção Internacional.

 

 

Imprimindo com o objeto Printer.

Comando 	Ação
Printer.Print "texto" 	Enviar os dados para a impressora
Printer.NewPage 	Mudar de página
Printer.EndDoc 	Iniciar a impressão
Printer.CurrentX = 0 	Seta a coordenada horizontal de impressão
Printer.CurrentY = 0 	Seta a coordenada vertical de impressão
Printer.ScaleMode 	Define a unidade a ser usada para posicionamento da impressão
Printer.Print Spc(10);"Texto" 	Pula 10 espaços antes de imprimir o texto
Printer.Print Tab(40);"Texto" 	Posiciona na coluna 40 antes de imprimir o texto

 

12 - Uso do Controle de Acesso a Dados

 

 

 

Com o Data Control você pode criar aplicações que mostram , editam e atualizam informações a partir de diversos tipos de banco de dado. Primeiro você adiciona ao form o Data Control e especifica o banco de dados a utilizar. Após você adiciona os controles tais como text boxes ao form , seta as propriedades de ligação ao banco de dados , através dos quais será feito o acesso ao banco de dados.Quando você executar o programa , este controles estarão ligados ao banco de dados e automáticamente irão mostrar os dados.

 

O Visual Basic faz acesso aos bancos de dados , através do mesmo mecanismo de acesso implementado no Microsoft Acess que encontra-se embutido no Visual Basic.

 

As propriedades principais do Data Control são :

Propriedade 	Determina 	Observação
Connect 	O tipo de banco de dados 	Não é necessário para banco de dados Access
DatabaseName 	O nome da fonte dos dados. Identifica a localização do arquivo de banco de dados 	Seta o path e nome de arquivo para o arquivo de banco de dados
Exclusive 	Acesso Monousuário ou Multiusuário ao banco de dados 	True (monousuário); False (multiusuário) . Default False
ReadOnly 	Acesso de leitura e escrita ao banco de dados 	True(só leitura) ou False (leitura/gravação). Defaul é False
RecordSource 	O nome da tabela do banco de dados ou texto de um pergunta SQL 	Tem que ser um nome de tabela válido dentro do database especificado ou um SQL query válido

 

A propriedade Connect do Data Control pode assumir os seguintes valores :

Database Format 	DatabaseName 	Connect
Access 	drive:\path\arquivo.MDB 	não é necessário
FoxPro versão 2.0 	drive:\path\ 	FoxPro 2.0;
FoxPro versão 2.5 	drive:\path\ 	FoxPro 2.5;
DBASE III 	drive:\path\ 	dbase III;
DBASE IV 	drive:\path\ 	dbase IV;
Paradox 	drive:\path\ 	paradox;pwd=password
Btrieve 	drive:\path\.arquivo.DDF 	btrieve;

 

Usando Controles Ligados.

 

Os controles Check Box , Image , Label , Picture Box, Text Box , etc. são ligados ao Data Control através das propriedades abaixo :

Propriedade 	Descrição
DataChanged 	Indica quando o valor mostrado em um controle foi alterado
DataField 	Especifica o nome do campo no conjunto de registros criado pelo DataControl
DataSource 	Especifica o Nome do DataControl ao qual este controle está ligado

 

Créditos : Autor Desconhecido.

 

Dedicado á Skipe.

 

OBS : Todo fim de semana estarei postando alguns tutoriais aqui no Xtibia, não me ausentarei assim nem tão cedo.

 

Raphael Lion.

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Bom,

 

Agora sim.

Ficou ÓTIMO!

 

Agora ficou bem legal e organizado.

Tá de parabéns cara..

Só tem que ter paciência para ler tudo! :pinch:

 

Más parabens.

 

X H O T

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