Ir para conteúdo

Aprenda A Balancear Vocações Em Seu Otserver


Posts Recomendados

Pessoal, depois de muito tempo, eu descobri um jeito muito bom de balancear as vocações, deixando elas bem parecidas!

 

É chato, mais vale a pena!

 

Ja vou avisando que as partes de editar é você quem faz, só estou explicando aqui como você pode balancear as vocações de seus otservers

 

PRIMEIRO

 

Na pasta /data do seu ot, tem o arquivo vocations.xml, que contém as vocações: knight, sorcerer, paladin e druid

 

Nela você balanceia exatamente como vou por aqui:

 

Veja:

 

<skill id="0" multiplier="1.5"/>
<skill id="1" multiplier="2.0"/>
<skill id="2" multiplier="2.0"/>
<skill id="3" multiplier="2.0"/>
<skill id="4" multiplier="2.0"/>
<skill id="5" multiplier="1.5"/>
<skill id="6" multiplier="1.1"/>

 

Esses são os skills do Sorcerers, mais se vocês verem sequencialmente, os skills estão em ordem: Fist, Club, Sword, Axe, Distance, Shielding e Fishing(0,1,2,3,4,5,6) que será a velocidade que o player vai subir seus skills, o normal é 1.0 (para subir normalmente) mas o code acima é o dos sorcerers, então, mago tem que ser pelo menos 2.0 (2x) mais demorados pra subir os skills, do que um Knight (1.0[1x])

 

OBS: magic level tem no final da linha:

 

manamultiplier="1.1"

 

Então você faz assim:

 

SKILLS DE FISHING SEMPRE COM 1.0

 

Sorcerers: Skills de Melee(menos o Fist Fightning) e Distance (2.0) Shielding e Fist (1.5) magic level (1.0)

Knights: Skills de Melee e Shielding (1.0), Distance (1.5) Magic Level (4.0)

Paladins: Skills de Distance e Shielding (1.0) Melee (1.5) Magic Level (2.5)

Druids: Skills de Melee(menos o Fist Fightning) e Distance (1.9) Shielding e Fist (1.4) magic level (1.1)

 

Depois disso, balanceie os status de mana e vida das vocações, de um modo que não exagere(por exemplo, knight quando upa level ganha 30 de life e sorcerer ganha 300 [LOL])

 

Após disso, Deixe os skills do seu ot alto, sempre pra cima de 25x, no mínimo 25x, e skills de magic level pode ser 2x.

 

Va no /data/weapons/weapons.xml copie o code abaixo e cole no arquivo weapons.xml

 

<?xml version="1.0"?>
<weapons>

----------------- Sorcerer Wands -----------------
<wand id="2190" lvl="8" range="7" mana="0" enabled="1" script="wand of vortex.lua"><vocation name="Sorcerer"/><vocation name="Master Sorcerer"/><vocation name="Supreme Sorcerer"/></wand>
<wand id="2191" lvl="15" range="6" mana="0" enabled="1" script="wand of dragonbreath.lua"><vocation name="Sorcerer"/><vocation name="Master Sorcerer"/><vocation name="Supreme Sorcerer"/></wand>
<wand id="2188" lvl="22" range="5" mana="0" enabled="1" script="wand of plague.lua"><vocation name="Sorcerer"/><vocation name="Master Sorcerer"/><vocation name="Supreme Sorcerer"/></wand>
<wand id="2189" lvl="30" range="4" mana="0" enabled="1" script="wand of cosmic energy.lua"><vocation name="Sorcerer"/><vocation name="Master Sorcerer"/><vocation name="Supreme Sorcerer"/></wand>
<wand id="2187" lvl="40" range="3" mana="0" enabled="1" script="wand of inferno.lua"><vocation name="Sorcerer"/><vocation name="Master Sorcerer"/><vocation name="Supreme Sorcerer"/></wand>

------------------- Druid Rods -------------------
<wand id="2182" lvl="8" range="7" mana="0" enabled="1" script="snakebite rod.lua"><vocation name="Druid"/><vocation name="Elder Druid"/><vocation name="Druid of Wrath"/></wand>
<wand id="2186" lvl="15" range="6" mana="0" enabled="1" script="moonlight rod.lua"><vocation name="Druid"/><vocation name="Elder Druid"/><vocation name="Druid of Wrath"/></wand> 
<wand id="2185" lvl="22" range="5" mana="0" enabled="1" script="volcanic rod.lua"><vocation name="Druid"/><vocation name="Elder Druid"/><vocation name="Druid of Wrath"/></wand>
<wand id="2181" lvl="30" range="4" mana="0" enabled="1" script="quagmire rod.lua"><vocation name="Druid"/><vocation name="Elder Druid"/><vocation name="Druid of Wrath"/></wand>
<wand id="2183" lvl="40" range="3" mana="0" enabled="1" script="tempest rod.lua"><vocation name="Druid"/><vocation name="Elder Druid"/><vocation name="Druid of Wrath"/></wand>

------------ Paladin Spears and Arrow ------------
<distance id="2545" range="6" enabled="1" exhaustion="0" hitchance="70" ammo="removecount" script="poison arrow.lua"></distance>
<distance id="2546" range="6" enabled="1" exhaustion="0" hitchance="60" ammo="removecount" script="explosive arrow.lua"></distance>

</weapons>

 

Isso fará com que todas as suas wands NÃO UTILIZEM MANA PARA SEREM USADAS

 

Depois, dentro da pasta /data/weapons/scripts/ modifique todas as suas wands e rods.

 

local combat = createCombatObject()
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_TYPE, COMBAT_ENERGYDAMAGE)
setCombatParam(combat, COMBAT_PARAM_DISTANCEEFFECT, CONST_ANI_ENERGY)
setCombatFormula(combat, COMBAT_FORMULA_LEVELMAGIC, 0, >>>>>>>ATAQUE MINIMO<<<<<<<<<, 0, >>>>>>>>>>>ATAQUE MÁXIMO<<<<<<<<<<<<<<<<)

function onUseWeapon(cid, var)
return doCombat(cid, combat, var)
end

 

Então você edita o Ataque Mínimo e o Ataque Maximo de cada uma, SEM MUDAR MAIS NADA Lembrando que, onde esta escrito ATAQUE MINIMO e ATAQUE MAXIMO no code acima, você deve adicionar o sinal de menos, se não a varinha ao invés de causar dano, vai curar quem você esta atacando!

 

Primeira Wand: -20 a -40

Segunda Wand: -40 a -70

Terceira Wand: -70 a -110

Quarta Wand: -110 a -160

Quinta Wand: -160 a -220

 

Pelo que vocês devem estar notando, as varinhas ALÉM de não diminuir sua mana, terá quase o TRIPLO, de ataque que tinha antes, então fica bem rox assim!

 

MINHA OPINIÃO (PODEM PULAR ESSA PARTE SE QUISEREM, POIS ELA EXPLICA O QUE EU ACHO LITERALMENTE SOBRE O BALANCEAMENTO)

 

No meu ot offline, eu utilizo a Sprite Wand, eu fiz ela com -220 a -440

 

Os knights level 100+ usam Stonecutter Axe com uns 80 de atk e eles tem skills 100+ também, dai ficam tirando, 400, 800, 700, 400, 900, e assim vai, enquanto mago, pode usar varinha (como se fosse um kina), sem gastar nada de mana, tirando a METADE, mais assim, podendo usar magias, sendo que o knight só usa exori e utani hur de magia praticamente.

 

Pra ficar mais balanceado, Faça os mages criarem runas com 3x mais cargas (sd de 3x, hmm de 15x, e assim por diante) e aumente o ataque das armas dos knights em 50% maior (de atk 30 para 45, 45 para 67 ou 68[67.5]) e caso queira deixar o jogo mais facil, duplicar a defesa das armaduras ou escudos, deixando os 2 com defesas dobradas poderá deixar todos com imunidade aos ataques físicos.

 

Uma coisa pra fazerem os players jogarem com mais frequência com druid do que com sorcerer, faça com que apenas os druids podem fazer monstros, qualquer monstro, até demon, e sorcerers levels alto, inventem uma magia, no meu ot eu fiz a magia armageddon(exevo gran mas vis hur) gasta 2500 de mana e precisa level 100+, tira 3000~7000, enquanto mago tem essa magia, druid, pode criar demons, e inclusive, curar eles, ja q é um druid né.

 

Todos devem estar pensando, ué, mais isso é balanceamento? Druid fazendo demon, sorc tirando 3000~7000 enquanto os knights e palys ficam de 600 em 600? NÃO, muito enganado, no /data/vocations.xml você edita para somente os knights e paladins terem o ataque mais rapido >>>> atkspeed="1500" promoted_atkspeed="1000" >>> deixem atkspeed="500" e o promoted ="250", assim, enquanto SORCERERS tiram 3000~7000, DRUIDS fazem 2 demons, os PALYS, tiram um monte com infernal bolt ou power bolt, com ataques muito rapidos, por exemplo, de 600 em 600, se o atkspeed for 500 (0.5 segundos) vai demorar 3 segundos pro cara levar cerca de 3000~4000 também, mais dai vem o esquema de cima (aumente 50% do ataque das armas), power bolts com 80 de atk e infernal bolt com uns 110.

 

Utilize o OT itemeditor e deixem as armas de knight mais fortes, avenger por exemplo, é bom por uns 75/75, dependendo da arma, aumenta só uns 5 de atk, defesa tambem

 

Armaduras não tem muita importância aumentar, pois afetaria todas as vocações.

 

Na pasta /data/spells/spells.xml na magia Summon Creature, coloque para somente os druids fazerem monstros, e coloquem para que eles façam qualquer tipo de monstro, isso os deixaria mais "cobiçados", sorcerers façam magias novas, como a que eu citei no quote (armageddon[uE 5x mais forte]), Paladins e Knights, va no /data/vocations.xml e mudem o:

 

atkspeed="1500" promoted_atkspeed="1000"

 

Para

 

atkspeed="500" promoted_atkspeed="250"

 

Assim seus ataques teriam mais velocidade, e poderiam chegar ao nível dos mages.

 

Faça os mages terem

 

Concluindo:

 

Knights e Palys batendo 1000 por segundo.

Sorcerers podendo tirar entre 200 a 5000 (dependendo do quanto de mana eles tiverem para uma magia poderosa como a armageddon, ou algo parecido, É LÓGICO!!! Eles não vão ficar soltando armageddon a cada segundo, imagine o que seria do server assim??? ACONSELHO USAR REGENERAÇÃO DE MANA RAPIDO OU MANA RUNE)

Druids criando demons, que podem tirar de 0 a 600 por segundos, sem contar as varinhas que eles podem usar e/ou SD's.

 

Ta ae, no meu ot, é balanceado desse jeito, e ninguem reclama muito do balanceamento, pelo contrário, acham muito bom!

 

FIM!

 

Quem tem dúvidas, favor postar, e comentem plx.

 

Obrigado a todos que pelo menos vieram ver meu tópico.

 

E Feliz 2008 xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Escalador

É, ta explicado, mais eu não tive paciência pra por como mudar algumas actions do spells.xml e vocations.xml :p eu poderia ter editado, mais a hora que eu tava fazendo isso era as 5 da manhã ja :lol: e você sabe como é, eu tava com "mó" preguiça, lol.

 

@Topic

Me esqueci de dizer uma coisa, sobre a questão do armageddon dos sorcerers, não precisa ser tão alto assim o ataque, se tirar entre 2000~4000 ja ta bom, armageddon na verdade seria duas UE's ao mesmo tempo, com tamanho maior, e o dobro de mana :p

 

Ahh, mais comments plx :p

 

Valew a todos, abraço...

Editado por guilherme lopes bezerra
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
  • 2 weeks later...
  • 1 year later...

otimo turial,mais...

as classes são diferentes umas das outras,umas hitam mais outras menos,umas healam mais e outras menos,isso é RPG.

O fato é que a diferença entre classes sempre vai existir. Uma classe que é forte hoje será fraca amanhã e vice-versa. É muito complicado equilibrar todas as classes e as mudanças constantes no jogo sempre acabam favorecendo uma ou outra classe.

 

ops queria saber como eu faço para a aumentar o regeneração de mana??

 

vai em vocations.xml

 

gainmanaticks="3" gainmanaamount="100"

 

em vermelho é os segundos que vão encher a mana,ali no caso 3

em azul é quanto ele ganhará de mana. ali no caso 100

 

ou seja nesta formula ali ele ganhara a cada 3 segundos 100 de mana.

Editado por Critico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 8 months later...
  • 1 year later...
×
×
  • Criar Novo...