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Rajude

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  1. Eu estou tentando adaptar este código para a nova versão do TFS, que usa PUGI XML, em vez de LIBXML. O problema é que eu ainda não aprendi a manipular a nova biblioteca, então não sei como fazer a conversão.. Segue o CODE: int32_t LuaScriptInterface::luaDoCreateCustomMonster(lua_State* L) { //doCreateCustomMonster(name, pos, outfit, health, spells, corpse, distance, experience ) // created By MeNi for otland.net // uint64_t health, corpse, distance, experience; Outfit_t outfit; PositionEx pos; MonsterType* pobranyTyp = NULL; pobranyTyp = new MonsterType(); experience = popNumber(L); distance = popNumber(L); corpse = popNumber(L); std::string spells = popString(L); health = popNumber(L); outfit = popOutfit(L); popPosition(L, pos); std::string name = popString(L); Monster* monster; pobranyTyp->spellAttackList.clear(); pobranyTyp->health = health; pobranyTyp->healthMax = health; pobranyTyp->outfit = outfit; pobranyTyp->name = name; pobranyTyp->nameDescription = name; pobranyTyp->lookCorpse = corpse; pobranyTyp->targetDistance = distance; pobranyTyp->experience = experience; pobranyTyp->isSummonable = pobranyTyp->isIllusionable = pobranyTyp->isConvinceable = pobranyTyp->isWalkable = pobranyTyp->pushable = false; pobranyTyp->isAttackable = pobranyTyp->isHostile = pobranyTyp->canPushItems = pobranyTyp->canPushCreatures = true; pobranyTyp->defense = 50; pobranyTyp->armor = 80; pobranyTyp->baseSpeed = 200; pobranyTyp->changeTargetSpeed = pobranyTyp->changeTargetChance = 0; xmlDocPtr doc = xmlParseMemory(spells.c_str(), spells.length()); xmlNodePtr root = xmlDocGetRootElement(doc); xmlNodePtr tmpNode = root->children; while (tmpNode) { if (!xmlStrcmp(tmpNode->name, (const xmlChar*)"attack")) { spellBlock_t sb; if (g_monsters.deserializeSpell(tmpNode, sb, "doCreateCustomMonster")) pobranyTyp->spellAttackList.push_back(sb); } tmpNode = tmpNode->next; } monster = Monster::createMonster(pobranyTyp); if (!g_game.placeCreature(monster, pos, false, false)) { delete monster; lua_pushboolean(L, true); return 1; } ScriptEnvironment* env = getScriptEnv(); lua_pushnumber(L, env->addThing((Thing*)monster)); return 1; } O problema de conversão está nesta parte: xmlDocPtr doc = xmlParseMemory(spells.c_str(), spells.length()); xmlNodePtr root = xmlDocGetRootElement(doc); xmlNodePtr tmpNode = root->children; while (tmpNode) { if (!xmlStrcmp(tmpNode->name, (const xmlChar*)"attack")) { spellBlock_t sb; if (g_monsters.deserializeSpell(tmpNode, sb, "doCreateCustomMonster")) pobranyTyp->spellAttackList.push_back(sb); } tmpNode = tmpNode->next; } Então, alguém sabe e poderia dizer como fazer essa conversão para o PUGI-XML? Obrigado.
  2. Informamos que a partir do dia 09 de junho de 2009, o Thymera World OTserver encontra-se online e disponível para a criação de accounts. Entretanto, salientamos que, durante os primeiros dias, nos encontraremos em período de BETA Test, ou seja, é o período onde são feitos os ajustes finais e a correção de BUGs leves que restaram. Portanto, contamos com a compeensão e colaboração de todos os jogadores para o desenvolvimento deste período vital para o desenvolvimento do Thymera World OTserver. As configurações/características do Thymera World OTserver: Mapa Global Full Servidor Online 24 horas Servidor Estável Exp rate inicial 40x com stages Site para criação de accounts e characters: http://thymera-world.servegame.com:8090/ IP: thymera-world.servegame.com Quem tiver dúvidas, críticas ou sugestões, estamos a disposição. Atenciosamente; Thymera World OTserver Team
  3. E apesar de Ser um Copia do OTLand ta Blz.. Esse mapa podemos diser que e 99% Perfeito porque a algums bugs nos Respawn e de Alguns NPC que tem a mesma funçao do outro mais ta Renomiado com outro nome.. o Resto ta blzinha
  4. Todos já foram adicionados e estão sendo submetidos aos devidos testes.
  5. Trago-lhes aqui informando que sobre o projeto Arkantus OTserver, e que estamos recrutando membros para para participar do mesmo, entretanto, antes de mais nada, frizo que, exceto que você realmente seja bom no que faça, não tente entrar na equipe... A seguir irei dar-lhes as idéias básicas sobre o projeto e quem devemos recrutar. Idéias Básicas Gerais O Arkantus OTserver, apesar de já ter surgido anteriormente com outros nomes (...) é um projeto que visa, originalmente, criar um servidor com o intuito principal de trazer diversão, onde, prezamos, sobretudo, o RolePlay, e portanto, o RPG em si. Para tanto, e pela nossa idéia básica principal, pretendemos extrair determinadas concepções históricas e de lugares existentes, dos livros D&D e D&T, assim, contribuindo para o desenvolvimento do OT. Tão logo, caso você possua conhecimento deste, é de suma importância. Portanto, pretendemos criar um OT que possua RPG, diversão, com idéias e construção excelentes, além de outros. Com membros e uma equipe qualificada. É de se salientar que, a causa pela qual muitos projeto não saem do papel, é a má administração, que ocasiona em desorganização, e isto, aqui, não ocorrerá, e, tão logo, não preciso descrever o que isso signifca. Outras idéias Gerais do servidor, devem ser discutidas internamente para não fazer spoil, dúvidas serão respondidas via MSN. Informações Gerais Protocolo: 8.2X ou próxima versão. Sistema: SQL, invariávelmente. EXP: 4X a 8X (A ser definido) Skills: 10X Para mais informações, questionar Quem recrutamos e Qual a Equipe Atual Administrador/Diretor: Rajude (EU). SubAdministrador/Coordenador: Angelo, [VAGA] Hoster: Angelo. Mappers: Rajude (EU), [VAGA], [VAGA] Programadores: Rajude (EU), [VAGA] Scripters (Spells, Actions, NPCs, Monsters, Etc) [VAGA], [VAGA], [VAGA]. Designers: [VAGA]. WebDesigners/WebMasters (SQL/PHP/?/+) [VAGA], [VAGA]. Client Maker Rajude (EU), RPG Makers Rajude (EU), [VAGA] Com auxilio dos livros D&D e D&T, evidentemente todos RPGs Makers devem conhecer ambos os sistemas de RPG e livros. Como Entrar na Equipe Deverá preencher um post com os seguintes campos: Nome real: Apelido: Cargo desejado: Experiência com o Cargo: Tempo disponível: Por que Deseja Entrar na Equipe: Contato: Observações*: *=Opcional Irei verificar, e adicionar os devidos ao MSN. Para outras informações sobre o projeto, questione aqui, ou Via MSN. ---
  6. Primeiramente, muito bom seu tutorial...Excelente. mas, eu to com um problema no OTstriad...quando eu tento editar os dados de um jogador, por exemplo, apenas exemplo, acontece isso com tudo, inclusive nos outros BD do otstriad, eu testei com todos, aparece a seguinte mensagem de erro: -- Acesso Proibido! Você não tem premissão para acessar o objeto requisitado. Ele pode estar protegido contra leitura ou não ser legível pelo servidor. Se você acredita ter encontrado um problema no servidor, por favor entre em contato com o webmaster. Error 403 -- Eu chequei tudo, chequei os privilégios e todas as coisas que me vinheram a cabeça, inclusive reinstalei ele varias vezes e fiz varias coisas, mas não da certo, sempre da esse erro. O que fazer? Pode me ajudar, porfavor? Obrigado.
  7. Tutorial muito bom e importante para os iniantes ou mesmo para quem não sabe fazer chars, ou até mesmo editar. É único tão completo do genero e este tutorial é muito importante...quem sabe não é motivo para Fixo:... xD
  8. Rajude

    Curso Mysql/php

    Trago a todos essa apostila, se você sempre quis aprender MySQL/PHP é sua chance...Mas antes de começarmos é sempre importante lembrarmos dos autores. Flávio S. Gonzaga <bim@inf.ufsc.br> Guilherme Birckan <birckan@inf.ufsc.br> A apostila foi feita por dois alunos cursando faculdade de ciencia da computação da faculdade ufsc situada em florianópolis/Santa Catarina. 1 – MySQL MySQL é um servidor de banco de dados SQL multi-usuário e multi-threaded. SQL é a linguagem de banco de dados mais popular no mundo. MySQL é uma implementação cliente-servidor que consiste de um servidor e diferentes programas clientes e bibliotecas. SQL é uma linguagem padronizada que torna fácil o armazenamento e acesso de informações. Por exemplo, pode-se usar SQL para recuperar informações de produtos e armazenar informações de clientes para um site Web. O servidor MySQL é também rápido e flexível o suficiente para permitir armazenar logs e figuras nele. As principais vantagens do MySQL são velocidade, robustez e facilidade de uso. MySQL foi originalmente desenvolvido pois a equipe da T.c.X. DataKonsultAB (empresa que desenvolveu MySQL) precisava de um servidor SQL que pudesse manipular banco de dados grandes numa ordem de magnitude mais rápida que qualquer banco de dados comercial pudesse lhes oferecer. A equipe da TcX tem usado MySQL desde 1996 em um ambiente com mais de 40 banco de dados contendo 10.000 tabelas, das quais mais de 500 têm mais de 7 milhões de registros. Isto soma aproximadamente 100 Gbytes de dados. 1.1 - Principais Características As principais características do MySQL são: !" Manipula um número ilimitado de usuários simultâneos; !" Alta velocidade de execução; !" Possui APIs C, C++, Eiffel, Java, Perl, PHP, Python e TCL; !" Trabalha com diferentes plataformas: Unix, Windows etc.; !" Disponibiliza diversos tipos de dados: INT (inteiros sinalizados e nãosinalizados de 1, 2, 3, 4 e 8 bytes), FLOAT, DOUBLE, CHAR, VARCHAR, TEXT, BLOB, DATE, TIME, DATETIME, TIMESTAMP, YEAR, SET e ENUM; !" Alta velocidade na execução de joins usando multi-join otimizado; !" Suporte completo a operadores e funções nas cláusulas SELECT e WHERE; !" Suporte às cláusulas GROUP BY e ORDER BY e a funções de grupo (COUNT(), AVG(), STD(), SUM(), MAX() e MIN()); !" Suporte a LEFT OUTER JOIN com a sintaxe ANSI SQL e ODBC; !" Possibilidade de misturar tabelas de diferentes bancos de dados na mesma query; 4 !" Sistema de privilégios flexível, simples, eficiente e seguro, que permite verificação baseada em host. !" Suporte a ODBC (Open DataBase Connectivity) para Windows95 e suas funções. É possível, por exemplo, usar o Access para conectar ao servidor MySQL; !" Tabelas de disco sob a forma B-tree rápidas com compressão de índices; !" Permite 16 índices por tabela; !" Disponibiliza registros de tamanho fixos e variados; !" Manipula grandes bancos de dados com vastos volumes de informações, na ordem de 50.000.000 registros; !" Escrita em C e C++. Testada com diferentes compiladores; !" Possui um sistema de alocação de memória extremamente rápido; !" Suporte total ao conjunto de caracteres ISO-8859-1 Latin1, todos os dados são salvos e ordenados neste formato; !" Permite a definição de aliases em colunas e tabelas como no padrão SQL92; !" DELETE, INSERT, REPLACE e UPDATE devolvem o número de linhas afetadas pelo comando; !" Nomes de funções não entram em conflito com nomes de tabelas ou colunas; !" O servidor pode emitir mensagens de erros em diversas linguagens; !" Clientes podem conectar ao servidor MySQL utilizando conexões TCP/IP, Unix sockets ou sob o Windows NT. 1.2 - A Estrutura Um banco de dados nada mais é do que uma hierarquia de estruturas de dados complexas. Em MySQL, como em muitos outros bancos de dados, o conceito da estrutura que mantém os blocos (ou registros) de informações é chamado de tabela. Estes registros, por sua vez, são constituídos de objetos menores que podem ser manipulados pelos usuários, conhecidos por tipos de dados (datatypes). Juntos, um ou mais datatypes, formam um registro (record). Uma hierarquia de banco de dados pode ser considerada como: Banco de dados > Tabela > Registro > Tipo de dados. Os tipos de dados possuem diversas formas e tamanhos, permitindo ao programador criar tabelas específicas de acordo com suas necessidades. MySQL provê um conjunto bem grande de tipos de dados, entre eles: !" CHAR(M): strings de tamanho fixo entre 1 e 255 caracteres; !" VARCHAR(M): strings de tamanho flexível entre 1 e 255 caracteres. VARCHAR ocupa sempre o menor espaço possível, no entanto é 50% mais lento que o tipo CHAR; 5 !" INT(M) [unsigned]: números inteiros entre -2147483648 e 2147483647. A opção "unsigned" pode ser usada na declaração mudando o intervalo para 0 e 4294967295 para inteiros nãosinalizados; !" FLOAT [(M,D)]: números decimais com D casas decimais; !" DATE: armazena informação relativa a datas. O formato default é 'YYYY-MM-DD' e as datas variam entre '0000-00-00' e '9999-12-31'. MySQL provê um poderoso conjunto de comandos para formatação e manipulação de datas; !" TEXT/BLOB: strings entre 255 e 65535 caracteres. A diferença entre TEXT e BLOB é que no primeiro o texto não é sensível ao caso e no segundo sim; !" SET: conjunto de valores strings; !" ENUM: conjunto de valores strings, difere do SET pois só são armazenados valores previamente especificados. Além dos tipos de dados existem outras opções a serem usadas em conjunto com os tipos de dados para a criação de tabelas e especificação de colunas: !" Primary Key (Chave Primária): usada para diferenciar um registro do outro. Cada registro, desta forma, não pode ter a mesma chave primária. !" Auto_increment: uma coluna com esta opção é automaticamente incrementada quando da inserção de um registro; !" NOT NULL: não permite a inserção de valores nulos. 1.3 - O Sistema de privilégios Administrar o servidor MySQL, envolve a manutenção do banco de dados com as configurações do servidor (hosts, usuários e bancos de dados), ou seja, o sistema de privilégios. O conceito do sistema de privilégios é simples, pela atribuição de um conjunto de privilégios, um usuário em determinado host tem permissão para executar comandos sobre uma base de dados. Estes privilégios estabelecem um conjunto de regras no qual o servidor MySQL se baseia, e estas regras podem ser, por exemplo, permissão para inserir, selecionar, excluir informações de uma tabela, ou criar, modificar tabelas etc. Portanto, o sistema de privilégio, se resume em três tabelas principais: host, user e db tendo como hierarquia, da mais alta para a mais baixa, a ordem apresentada. !" A tabela host determina quais os hosts que estão habilitados a acessar o servidor MySQL. Sua estrutura de colunas é a seguinte: Host, Db, Select_priv, Insert_priv, Update_priv, Delete_priv, 6 Create_priv, Drop_priv, sendo que as duas primeiras colunas estabelecem, de qual host o banco de dados pode ser acessado e as colunas termindas em priv são privilégios de acesso especificados com Y ou N (o default é N). !" A tabela user determina os usuários que podem acessar o servidor e suas senhas de identificação a partir de um host. Sua estrutura de colunas é: Host, User, Password, Select_priv, Insert_priv, Update_priv, Delete_priv, Create_priv, Drop_priv, Reload_priv, Shutdown_priv, Process_priv, File_priv; !" A tabela db contém as informações relativas a qual banco de dados um usuário de um certo host pode acessar: Host, Db, User, Select_priv, Insert_priv, Update_priv, Delete_priv, Create_priv, Drop_priv. 1.4 - O Ambiente MySQL As tabelas acima funcionam exatamente como tabelas normais MySQL. Elas podem ser facilmente modificadas usando comandos como INSERT, UPDATE e DELETE. Para entrar no ambiente MySQL monitor, ou o programa cliente mysql, e acessar o servidor MySQL, o comando a ser executado é o seguinte: shell> mysql –h host –u username –p databasename A opção -h host significa especificar o nome do host, –u username significa especificar o nome do usuário que está acessando, -p solicita um pedido de senha e o databasename é o nome do banco de dados que se deseja acessar. A resposta a este comando é o pedido de identificação do usuário através da senha e em seguida a apresentação e o prompt do ambiente a espera de comandos: Enter password: ****** Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 459 to server version: 3.22.20a-log Type 'help' for help. mysql> A partir do momento que se está conectado ao servidor, é possível realizar vários comandos sobre os bancos de dados que se tem permissão, como selecionar um banco de dados (“use db_name;”), buscar de dados em tabelas através de queries (consultas do tipo “select * from uma_tabela;”), inserir valores em uma tabela (“insert into 7 uma_tabela values(1,2);”), criar bancos de dados (“create uma_bd;”), criar tabelas (“create table teste(id int, descricao varchar(50));”), mostrar tabelas do banco de dados selecionado (“show tables;”), descrever a estrutura de uma tabela (“describe uma_tabela;” ou “show columns from uma_tabela;”), remover tabelas (“drop table teste;”) e outros comandos SQL comuns à manipulação e controle de bancos de dados. O comando para desconectar-se do ambiente é “quit”. 1.5 - Exemplos [shell]$ mysql -u root Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 2 to server version: 3.22.25 Type 'help' for help. mysql> show databases; +----------+ | Database | +----------+ | mysql | | test | +----------+ 2 rows in set (0.00 sec) mysql> create database Curso; Query OK, 1 row affected (0.00 sec) mysql> show databases; +----------+ | Database | +----------+ | Curso | | mysql | | test | +----------+ 3 rows in set (0.00 sec) mysql> use Curso; Database changed mysql> create table Aluno ( -> ID int not null auto_increment primary key, -> Nome varchar(40), -> Email varchar(30), -> DataNasc date, -> Matricula char(9) ); Query OK, 0 rows affected (0.00 sec) mysql> show tables; 8 +-----------------+ | Tables in Curso | +-----------------+ | Aluno | +-----------------+ 1 row in set (0.00 sec) mysql> desc Aluno; +-----------+-------------+------+-----+---------+----------------+ | Field | Type | Null | Key | Default | Extra | +-----------+-------------+------+-----+---------+----------------+ | ID | int(11) | | PRI | 0 | auto_increment | | Nome | varchar(40) | YES | | NULL | | | Email | varchar(30) | YES | | NULL | | | DataNasc | date | YES | | NULL | | | Matricula | varchar(9) | YES | | NULL | | +-----------+-------------+------+-----+---------+----------------+ 5 rows in set (0.00 sec) mysql> alter table Aluno drop Email; Query OK, 0 rows affected (0.00 sec) Records: 0 Duplicates: 0 Warnings: 0 mysql> alter table Aluno add Endereco varchar(100) after Nome; Query OK, 0 rows affected (0.01 sec) Records: 0 Duplicates: 0 Warnings: 0 mysql> desc Aluno; +-----------+--------------+------+-----+---------+----------------+ | Field | Type | Null | Key | Default | Extra | +-----------+--------------+------+-----+---------+----------------+ | ID | int(11) | | PRI | 0 | auto_increment | | Nome | varchar(40) | YES | | NULL | | | Endereco | varchar(100) | YES | | NULL | | | DataNasc | date | YES | | NULL | | | Matricula | varchar(9) | YES | | NULL | | +-----------+--------------+------+-----+---------+----------------+ 5 rows in set (0.00 sec) mysql> insert into Aluno values( NULL, 'Guilherme', 'Rua Pirineus, 43', '1979-11-18', '9723220-3' ); Query OK, 1 row affected (0.00 sec) mysql> insert into Aluno values( NULL, 'Fulano', 'Rua Pigmeus, 69', '1980-10-24', '9723299-9' ); Query OK, 1 row affected (0.01 sec) mysql> select * from Aluno; +----+-----------+------------------+------------+-----------+ | ID | Nome | Endereco | DataNasc | Matricula | +----+-----------+------------------+------------+-----------+ | 1 | Guilherme | Rua Pirineus, 43 | 1979-11-18 | 9723220-3 | | 2 | Fulano | Rua Pigmeus, 69 | 1980-10-24 | 9723299-9 | +----+-----------+------------------+------------+-----------+ 2 rows in set (0.00 sec) mysql> select ID, Nome from Aluno where ID < 10; 9 +----+-----------+ | ID | Nome | +----+-----------+ | 1 | Guilherme | | 2 | Fulano | +----+-----------+ 2 rows in set (0.00 sec) mysql> delete from Aluno where ID=2; Query OK, 1 row affected (0.00 sec) mysql> update Aluno set Nome='Guilherme Birckan' where ID=1; Query OK, 1 row affected (0.00 sec) Rows matched: 1 Changed: 1 Warnings: 0 mysql> select * from Aluno; +----+-------------------+------------------+------------+-----------+ | ID | Nome | Endereco | DataNasc | Matricula | +----+-------------------+------------------+------------+-----------+ | 1 | Guilherme Birckan | Rua Pirineus, 43 | 1979-11-18 | 9723220-3 | +----+-------------------+------------------+------------+-----------+ 1 row in set (0.00 sec) mysql> grant all privileges on Curso.* to visitante@localhost identified by ‘senha2000’; Query OK, 0 rows affected (0.02 sec) mysql> quit Bye [shell]$ mysql -u visitante; Welcome to the MySQL monitor. Commands end with ; or \g. Your MySQL connection id is 3 to server version: 3.22.25 Type 'help' for help. mysql> use Curso; Reading table information for completion of table and column names You can turn off this feature to get a quicker startup with -A Database changed mysql> show tables; +-----------------+ | Tables in Curso | +-----------------+ | Aluno | +-----------------+ 1 row in set (0.00 sec) mysql> select * from Aluno; +----+-------------------+------------------+------------+-----------+ | ID | Nome | Endereco | DataNasc | Matricula | +----+-------------------+------------------+------------+-----------+ | 1 | Guilherme Birckan | Rua Pirineus, 43 | 1979-11-18 | 9723220-3 | +----+-------------------+------------------+------------+-----------+ 1 row in set (0.00 sec) 10 mysql> drop table Aluno; Query OK, 0 rows affected (0.00 sec) mysql> drop database Curso; Query OK, 0 rows affected (0.00 sec) mysql> show databases; +----------+ | Database | +----------+ | mysql | | test | +----------+ 2 rows in set (0.00 sec) mysql> quit Bye 11 2 - PHP PHP é uma linguagem de script no lado do servidor (server-side) embutida no HTML, portanto é necessário instalar o interpretador da linguagem no servidor de Web. PHP, assim como MySQL, estão disponíveis para download para sistemas UNIX, mas para o sistema operacional Windows precisam de uma licença. PHP é diferente de um script CGI escrito em linguagens como Perl ou C pois, ao invés de escrever um programa com muitos comandos para saída em HTML, você escreve um script HTML com um código embutido para fazer a mesma coisa. O código PHP é encapsulado em tags especiais de início e fim que permitem você alternar para dentro e fora do modo PHP. O que distingue PHP de algo como um Javascript no lado do cliente é que o código é executado no servidor. Se você tivesse um script PHP em seu servidor, o cliente iria receber os resultados da execução deste script, e de maneira alguma poderia determinar qual o código que está por baixo desta execução. É possível configurar um servidor Web para processar todos os arquivos HTML com código PHP, e então realmente não há maneira de os usuários perceberem que existe código embutido na página HTML. No nível mais básico, PHP pode fazer qualquer outra coisa que um programa CGI pode fazer, tal como coletar dados de um formulário, gerar conteúdo de páginas dinâmicas, ou enviar e receber cookies. Talvez a maior e mais significante característica em PHP é seu suporte a uma faixa muito ampla de bancos de dados. Escrever uma página Web baseada em um banco de dados é muito simples. Os seguintes bancos de dados são atualmente suportados: Adabas D, Interbase, Solid, Dbase, mSQL, Sybase, Empress, MySQL, Velocis, FilePro, Oracle, Unix dbm, Informix, PostgreSQL. PHP também tem suporte a comunicação para outros serviços usando protocolos tais como IMAP, SNMP, NNTP, POP3, ou mesmo HTTP. Você pode também abrir sockets de rede e interagir usando outros protocolos. Um exemplo de um script dinâmico que imprime a data atual está a seguir: <HTML> <HEAD> <TITLE>Script de exemplo</TITLE></HEAD> <BODY> <CENTER>Bem-vindo ao script de exemplo:</CENTER> <?php /* "<?" acima indica o início do script PHP */ $hoje = date("Y-m-d"); print "<BR><BR>Hoje é: $hoje."; # o sinal "?>" seguinte indica o fim do script 12 ?> </BODY> </HTML> Assumindo que hoje é dia 06 de maio de 2000, a saída do script acima seria: Bem-vindo ao script de exemplo: Hoje é: 2000-05-06. Alguns pontos a considerar: 1. Todos os comandos PHP3.0 devem ser envolvidos pelas tags <? e ?>. Uma segunda maneira de denotar comandos PHP é envolvendo-os nas tags <?php e ?>; 2. Todas as sentenças de saída para a tela devem ser envolvidas por aspas (“) e conduzidas pelos comandos print ou echo; 3. Quase todos os comandos PHP3.0 terminam com um ponto-e-vírgula; 4. Todo comando HTML dentro do comando print será executado normalmente pelo browser e desempenhará sua função usual; 5. Documentos incluindo código PHP devem ser salvos com a extensão .php ou .php3, isto informará ao interpretador PHP3.0 para executar os comandos encontrados dentro das tags <? e ?>. É possível também utilizar extensões diferentes do padrão, mas isso acarretará o uso das tags <?php e ?> no sentido de informar ao servidor Web que é o interpretador PHP3.0 que se encarregará de executar o script, já que isto não pode ser identificado pela extensão do arquivo; 6. A função date apresentada no script acima é uma das milhares de funções que o PHP disponibiliza, ela tem o formato: string date (string formato, int timestamp);, ou seja, retorna um string e aceita dois parâmetros: o tipo de formato a ser aprensentado e um valor timestamp1 de data opcional (quando omitido, como no nosso caso, considera a data atual). Uma grande característica de PHP3.0 é a capacidade de construção de templates HTML, que são muito úteis quando se está desenvolvendo um site com muitas páginas. Isso é possível através do comando include que permite a inserção de código, provindo de um arquivo separado, dentro de um documento HTML. Desta maneira é possível estabelecer, por exemplo, um arquivo de rodapé num arquivo chamado rodape.txt que aparecerá em várias páginas sem precisar reescrever o código, apenas utilizando o comando include, como segue: 1 Timestamp é um formato especial de data, geralmente usado em sistemas UNIX, ele armazena sob a forma de um número inteiro, os segundos, minutos, horas, dia, mês e ano de uma data. Sendo que a cada segundo ele incrementa o seu valor, tornando simples a manipulação de data a partir de operadores como soma, subtração etc. 13 <? include("rodape.txt"); ?> Um outro aspecto importante de PHP é a capacidade de modificar variáveis passadas de formulários HTML, tornando possível a realização de várias tarefas como: envio de um e-mail (através da função mail()) baseado em informações de uma página, impressão de páginas personalizadas, passagem e armazenamento de informações em um banco de dados etc. Existem várias outras características interessantes a destacar sobre PHP, entre elas pode-se citar: Suporte ao modelo de orientação a objetos, Interação com bancos de dados, Criação de imagens GIF, Autenticação HTTP, Manipulação de erros, Manipulação de cookies, Suporte para upload de arquivos, Conexões persistentes de bancos de dados, Manipulação de arquivos remotos entre muitas outras. Para se ter uma idéia algumas classes de funções disponíveis no PHP3.0 são listadas a seguir: funções de suporte a bancos de dados, específicas ao Apache (servidor de Web), de array, matemáticas, calendário, data, diretórios, execução de programas, HTTP, imagem, filesystem, hashes, Rede, NIS, PDF, Perl, expressões regulares, strings, URL, compressão, XML etc. 2.1 - Um breve histórico de PHP PHP foi concebido num dia do outono de 1994 por Rasmus Lerdof. A primeira versão utilizada ficou disponível no início de 1995 e foi conhecida como Personal Home Page Tools. Ele consistia de um analisador muito simples que entendia somente algumas macros e um número de utilidades que estavam em uso comum nas home pages até então, um livro de visitantes (Guestbook), um contador e algumas outras coisas. O analisador foi escrito em meados de 1995 e foi chamado de PHP/FI versão 2. Rasmus combinou os scripts do Personal Home Page Tools com o Form Interpreter e adicionou suporte a mSQL. PHP/FI cresceu e as pessoas começaram a contribuir com o seu código. É difícil dar estatísticas, mas estima-se que, no fim de 1996, PHP/FI estava em uso em pelo menos 15.000 sites pelo mundo. Na metade de 1997 este número cresceu para mais de 50.000 e nesta época ocorreram mudanças no desenvolvimento do PHP. O analisador foi reescrito por Zeev Suraski e Andi Gutmans e o novo analisador deles formou a base do PHP versão 3. 14 2.2 - Comentários Todo programa deve possuir comentários, visando o entendimento do código em consultas posteriores. No PHP, existem três tipos de marcadores de comentário, que são: // e # para comentário de uma linha. Por exemplo: // atribui o nome à variável $nome = "Guilherme Birckan"; $email = "birckan@inf.ufsc.br"; # atribui o E-mail à variável e para comentários que ocupem mais de uma linha, usamos os marcadores /* */. /* Nas linhas abaixo, atribuiremos os valores Do nome e do e-mail às respectivas variáveis */ $nome = "Guilherme Birckan"; $email = "birckan@inf.ufsc.br"; 2.3 – Variáveis Para começar, vamos ver como o PHP trata suas variáveis (ou constantes), que podem ser variáveis escalares ou não-escalares. As variáveis escalares são aquelas que podem ser retrabalhadas, ou "divididas em pedaços menores", enquanto as não escalares são as arrays (matrizes) e os objetos. A identificação de uma variável, independente do seu tipo é pelo sinal $ colocado como primeiro caractere, como abaixo: $nome = "Guilherme Birckan"; $matricula = 97232203; A primeira variável é do tipo string, e a segunda, inteiro (ambas escalares). Vale lembrar que, como a linguagem C, as variáveis $nome e $Nome são consideradas diferentes, pois o PHP as trata como sensíveis ao caso. 15 2.3.1 – Inteiros e ponto flutuante As variáveis inteiras são bastante simples de ser usadas, sem nenhuma diferença das demais linguagens que você está habituado a usar. Segue as sintaxes abaixo: $a = 123; $b = -123; As variáveis em ponto flutuante também são bem simples, lembrando que no lugar da vírgula devemos usar um ponto (“.”): $a = 1.23; // a recebe 1,23 $a = 1.2e3; 2.3.2 – Arrays PHP suporta arrays simples e múltiplas dimensões (também chamadas de matrizes). Usa-se uma variável simples indexada para denotar um array. Esta indexação pode ser feita por números ou mesmo por strings usando colchetes: $a[1] = “abc”; $a[1] = “def”; $b[“a”] = 15; Para se adicionar valores no final do array você pode simplesmente usar esta sintaxe: $c[] = “abc”; // $c[0] == “abc” $c[] = “def”; // $c[1] == “def” Existem funções já implementadas de ordenamento de vetores, tais como: sort() $fruits = array ("lemon", "orange", "banana", "apple"); sort ($fruits); Os arrays multidimensionais são usados quase que da mesma forma que os arrays simples: $a[1][2] = $f; $b[1][“bola”] = $f // Você pode misturar índices $b[“bar”][5][“mesa”][2] = $f; //array de 4 dimensões 16 Em PHP3 temos um problema de referenciar arrays multidimencionais dentro de strings. O exemplo a seguir não funciona: $a[1][5] = $f; echo “Isto não vai funcionar: $a[1][5]”; Mas você pode fazer isso usando a concatenação: echo “Agora funciona: “ . $a[1][5]; 2.3.3 – Strings Significado \n Nova linha \t Tab horizontal \\ Contra barra \$ Dollar Atribuições e concatenações: $str = “Abacate”; $str = $str . “ grande”; //concatena “ grande” na string $str .= “ e madura”; // concatena “ e madura” na string Pegando um caracter dentro de uma string: $primeiro = $str[0]; $ultimo = $str[ strlen($str) – 1 ]; Alguns exemplos de conversão de strings: $a = 1 + "10.5"; // $a é um double (11.5) $b = 1 + "10 Small Pigs"; // $b é um inteiro (11) $c = 1 + "10 Little Piggies"; // $c é um inteiro (11) $d = "10.0 ratos " + 1; // $d é um inteiro (11) $e = "10.0 ratos " + 1.0; // $e é um double (11) 17 2.3.4 – Variáveis de variáveis Algumas vezes é conveniente você utilizar valores de variáveis como nomes de outras variáveis, utilizando assim variáveis de forma dinâmica. Isto é possível em PHP! $a = “hello”; // Isto é uma variável simples $$a = “ world”; /* Acabamos de criar uma variável $hello com o conteúdo “ world” */ Você também pode imprimir estas variáveis de forma dinâmica: echo “$a ${$a}”; Terá como resultado: “hello world” 2.3.5 – Type casting Type casting em PHP funciona praticamente como em C: $a = 10; # $a é um inteiro $b = (double) $a; # $b é um double (int), (integer) Converte para inteiro (real), (double), (float) Converte para double (string) Converte para string (array) Converte para array (object) Converte para objeto 2.3.6 – Variáveis por referência no PHP4 Na versão 4 do PHP, as variáveis podem receber valor por referência. Isto significa que ao para atribuir o valor a uma variável não usamos um valor, mas um "ponteiro" para o valor em questão. Na verdade, este "ponteiro" é uma outra variável: $nome = "Guilherme Birckan"; $identificacao = &$nome; Deste modo, a variável $identificacao recebe o valor de $nome e, se uma das duas for atualizada, a outra também será, mantendo o mesmo valor em ambas. 18 2.4 - Operações Matemáticas As operações no PHP também seguem o padrão das outras linguagens (+, -, *, /, %[modulo da divisão], sin(), cos()). Além destas, o PHP tem um completo conjunto de operações matemáticas, que podem ser consultadas nesta página: http://br.php.net/manual/ref.math.php3 Um exemplo para calcular o valor líquido de um preço, depois de aplicar 10% de desconto sobre o preço bruto: $valorbruto = 10; $desconto = 10 * $valorbruto / 100; $valorliquido = $valorbruto - $desconto; 2.5 - Operadores Operadores aritméticos: Exemplo Nome $a + $b Adição $a - $b Subtração $a * $b Multiplicação $a / $b Divisão $a % $b Modulo da divisão Operador de atribuição: Exemplo Nome $a = $b Atribuição $a = ($b = 4) + 5; // $b recebe 4 e $a recebe 9 19 Operadores lógicos: Operadores de comparação: Exemplo Nome $a == $b Igual $a === $b Idêntico $a != $b Não igual $a < $b Menor que $a > $b Maior que $a <= $b Menor ou igual $a >= $b Maior ou igual Operadores de execução: $output = `ls –l`; echo “<pre>$output</pre>”; Operadores de incremento/decremento: Exemplo Nome Efeito ++$a Pré-incremento Incrementa $a, depois retorna seu valor $a++ Pós-incremento Retorna o valor de $a, depois incrementa --$a Pré-decremento Decrementa $a, depois retorna seu valor $a-- Pós-decremento Retorna o valor de $a, depois decrementa Exemplo Operador $a and $b E $a && $a E $a or $b OU $a || $b OU $a xor $b XOR !$a NOT 20 2.6 - Operações com strings Operações com strings são uma das características mais desenvolvidas do PHP. Para concatenar-se dois strings, usamos o operador “.” - Dentre as funções mais importantes estão: • strlen(), que permite saber quantos caracteres possui a string: echo "A palavra 'internet' possui " . strlen("internet") . " caracteres "; • substr(), que devolve uma substring da string informada: echo substr("abcde", 2 , 2); // Esta linha irá exibir os caracteres "cd"; • ucwords (string), converte os primeiros caracteres de strings em maiúsculo. Exemplo: $nome = ucwords("valdir henrique dias leite"); echo($nome); //Esta linha exibirá Valdir Henrique Dias Leite • strpos (), para saber se determinado caractere (ou substring) está contida em uma string: if strpos ($email, "@") { echo("Seu e-mail parece estar correto!\n"); } else { echo("O e-mail está inválido\n"); } No exemplo acima, verificamos se o caractere "@" está contida em uma variável $email. Se estiver, exibe a primeira mensagem. Do contrário, exibe a segunda. Outras funções relacionadas à operações com strings podem ser encontradas em http://br.php.net/manual/ref.strings.html 21 2.7 - Controlando o fluxo e LOOPS As funções usadas para controlar o fluxo do programa e execução de "loops" são: • if ... else ... else if, que segue o padrão da linguagem C: if ($sexo == "m") { echo "Você é do sexo Masculino\n"; } elseif ($sexo == "f") { echo "Você é do sexo Feminino\n"; } else { echo "Por favor, informe corretamente seu sexo\n"; } • switch, uma maneira de controlar o fluxo onde a variável de controle do fluxo pode ter várias opções de valores. Este tipo de controle poderia ser feito com uma seqüência de "ifs" e "elseifs", mas o uso do switch torna o código mais legível e faz com que seja executado mais rapidamente, pois a verificação da variável "$sexo" só é feita uma vez e depois comparada com as opções de cada "case". Se não estiver em nenhuma delas, é executado o bloco sob o "default". Já com o "elseif", a comparação é feita novamente a cada sentença. Neste exemplo, a diferença não é tão grande, mas quando o tipo de verificação vai ficando mais complexo a velocidade começa a ser sentida. Na maioria dos casos, vale a pena optar pelo switch. switch ($sexo) { case "m": echo "Você é do sexo Masculino\n"; break; case "f" echo "Você é do sexo Feminino\n"; break; case default: echo "Por favor, informe corretamente seu sexo\n"; break; } Sempre inclua o comando break no final do case. Caso contrário, a execução continuará até encontrar o final do switch (ou a instrução break), fazendo com que as instruções de mais de um case sejam executadas. • while, que permite repetir o código enquanto uma condição for verdadeira: 22 while ($contador > 0) { $contador = $contador - 2; } • for, para execução de um loop determinada quantidade de vezes: for ($i==0; $i<100; $i++) { echo "$i\n"; } 2.8 - Tratando formulários Vamos fazer, passo-a-passo, um script para receber os dados de um formulário, consistir as informações e enviar o resultado por e-mail. Este formulário possui campos para digitação do nome, e-mail e telefone. Todos os campos são obrigatórios e a consistência do campo email deve ser feita apenas verificando a existência do caractere @, para facilitar as coisas. Já o campo telefone deve ter sete ou oito caracteres. Tendo este cenário, mãos a obra! <?php $erro = ""; if ($nome == "") { $erro .= "Digite seu Nome\n"; } if ((strlen($telefone) > 8) or (strlen($telefone) < 7)) { $erro .= "O número do telefone deve ter sete ou oito caracteres\n"; } if strpos ($email, "@") = 0 { $erro .= "O e-mail digitado não é válido\n" } Esta primeira parte faz a consistência dos dados e altera o valor da variável $erro, caso alguma das condições não seja satisfeita. Para prosseguir, devemos verificar a ocorrência de erros e então enviar o email se erros não tiverem ocorrido ou enviar uma tela de resposta informando qual o erro aconteceu. Como o valor de $erro antes da verificação dos campos é "", basta testar se a variável ainda tem este valor para saber se aconteceu ou não um erro. Vamos continuar: 23 echo("<html><title>Envie o formulário abaixo</title><body><center>\n"); # Cabeçalho de resposta. if ($erro == "") { // Não houve nenhum erro no preenchimento mail("birckan@inf.ufsc.br", "Dados do Formulário"," Nome: $nome\n E-mail: $email\n Telefone: $telefone\n","From: $email\nDate: $date\n" ); echo("Obrigado por enviar este formulário!\n"); } else echo("Não foi possível enviar o formulário!<br>Verifique as mensagens abaixo<br><br><b> $erro \n"); } echo("</center></body></html>\n"); Pronto! A novidades neste script é: • e-mail. Sua sintaxe é a seguinte: mail(Destinatário, Assunto, Mensagem, Informações_Adicionais); Depois do script que envia e-mail, vamos fazer um outro que guarde as informações de um formulário HTML em um banco de dados. 2.9 – Funções As funções no PHP não diferem muito das outras linguagens. Algumas características das funções: • Devem ser declaradas antes de serem usadas. • Podem receber parâmetros por valor ou por referência. • Podem ter quantidade variável de parâmetros (Apenas a partir da versão 4). • Os parâmetros podem ser declarados com um valor default. • Uma vez definida, uma função não poderá ser "redefinida". 24 Alguns exemplos de funções: /* Esta função retorna TRUE ou FALSE, dependendo da validade ou não do e-mail informado. */ function verifica_email($email){ if strpos ($email, "@") = 0 { return false; } else { return true; } } /* Neste exemplo calculamos o valor líquido, tendo o valor bruto e o desconto a ser aplicado. Se o desconto não for informado, utilizaremos 10% como padrão. */ function valor_liquido($valor_bruto, $desconto = 10) { return ($valor_bruto - ($valor_bruto * $desconto/100)); } Os dois exemplos acima receberam seus parâmetros por valor. Isso significa que as alterações de variáveis realizadas dentro da função só terão efeito no contexto da função, e estas mudanças não refletirão no resto do script. Em alguns casos pode ser interessante que os valores dos parâmetros sejam alterados pela função, e que seus novos valores reflitam no script como um todo. Para conseguir isto, usamos a técnica de passagem de parâmetro por referência. Vamos ver um exemplo: function completaURL(&$mv_URL) { $mv_URL .= "http://".$mv_URL; } $URL = "www.inf.ufsc.br"; completaURL($URL); echo "A URL completa fica assim: $URL\n"; 25 2.10 – Classes Como não poderia deixar de ter, PHP também possui suporte a criação de classes e objetos de forma simples: class carro { var $estado; // Estado do carro: ligado ou desligado function liga() { if ($this->estado != “ligado”) { $this->estado = “ligado”; return true; } else { return false; } } } $carro1 = new carro; $carro1->liga(); O método construtor da classe (método que é executado quando a classe é criada) é uma função com o mesmo nome da classe: class Pessoa { var $idade; function Pessoa() { $idade = 0; //Todo objeto desta classe é criado com 0 anos } } As classes podem herdar características de outras classes. Criando uma classe derivada de uma outra classe, como no exemplo a seguir da criação da classe Aluno, derivada da classe Pessoa: class Pessoa { var $nome; var $endereço; } class Aluno extends Pessoa { var $matricula; } 26 Todas as características da classe mãe são herdadas pela classe filha. A herança múltipla não é suportada pelo PHP. 2.11 - Acesso à banco de dados Como foi dito na apresentação do PHP, o acesso à banco de dados é um dos pontos fortes desta linguagem. Ele possui acesso nativo a ADABAS, ORACLE, SYBASE, SQL SERVER, DBASE, INFORMIX, mSQL, MySQL, POSTGRESQL, além de suportar ODBC, fazendo com que o PHP possa trabalhar praticamente com todos os bancos de dados existentes. Neste módulo vamos ver apenas as apenas as funções relativas ao banco MySQL, pois esta dupla PHP/MySQL está sendo preferida por uma boa parte dos desenvolvedores, particularmente no ambiente Linux/Apache. O MySQL é um servidor SQL e portanto devemos seguir alguns procedimentos e regras para acesso aos seus dados. Se você está acostumado com o Oracle ou SQL Server não terá dificuldades, mas se você usa somente bancos de dados do tipo Access ou DBF, poderá ter dificuldades em entender o mecanismo usado pelo MySQL. A primeira regra é ter um banco de dados cadastrado e um usuário com acesso à este banco de dados. Vale lembrar que o MySQL não é um banco de dados, e sim um servidor de dados. Tenha isto em mente para entender o exemplo. Digamos que temos um banco de dados Curso com o usuário visitante e senha temp99. O primeiro passo é "logar" ao servidor. Para isso usamos a função mysql_connect e informamos ao servidor login (usuário) e senha. Veja abaixo: $conn = mysql_connect ("localhost", "visitante", "temp99"); Este comando abrirá uma conexão com o MySQL da máquina local (localhost), usando o usuário visitante cuja senha é temp99. Uma referência a esta conexão será gravada na variável $conn. Depois de conectados ao servidor, devemos conectar ao banco de dados propriamente dito, usando o comando mysql_select_db, que precisa de dois parâmetros: O nome do banco de dados e a conexão. Caso a conexão não seja informada, ele tentará usar a última criada. Em nossos exemplos, iremos sempre informar os dois parâmetros. $db = mysql_select_db("", $conn); 27 Neste ponto já temos uma conexão com o servidor e já criamos um link com o banco de dados. Agora podemos enviar os comandos SQL que desejarmos. Se você não souber SQL, aprenda :-) Agora segue nosso exemplo prático: Vamos usar o script do módulo passado e alterá-lo de modo que os dados digitados no formulário sejam gravados no banco de dados Curso antes de enviar o e-mail. <?php $erro = ""; # Verificar se o campo NOME está vazio. if ($nome == "") { erro .= "Digite seu Nome\n"; } # Verificar a quantidade de caracteres no campo TELEFONE. if ((strlen($telefone) > 8) or (strlen($telefone) < 7)) { $erro .= "O número do telefone deve ter 7 ou 8 caracteres\n"; } # Testar vamor do campo E-mail, verificando o caracter "@" if strpos ($email, "@") = 0 { $erro .= "O e-mail digitado não é válido\n"; } # Cabeçalho de resposta. echo("\n"); echo("<center>\n"); if ($erro == "") { $conn = mysql_connect("localhost", "visitante", "temp99"); $db = mysql_select_db("Curso", $conn); $sql = mysql_query("insert into Aluno (Nome, Email, Telefone) values ('".addslashes($nome). "','".addslashes($email)."', '".addslashes($email)."')" or die ("Não foi possível atualizar a tabela"); mysql_close($conn); mail("birckan@inf.ufsc.br", "Dados do Formulário"," Nome: $nome\n E-mail: $email\n Telefone: $telefone\n","From: $email\nDate: $date\n"); echo("Obrigado por enviar este formulário!\n"); } else { echo("Não foi possível enviar o formulário! Verifique as mensagens abaixo: \n"); 28 echo("<b>$erro </b>\n"); echo("<br><br><a href=form.htm>Voltar\n"); } echo("</center>"); Este é o procedimento padrão para usar servidores de banco de dados com o PHP: • Conectar ao servidor • Abrir o banco de dados (um servidor SQL pode ter mais de um banco de dados) • Enviar os comandos SQL • Desconectar do servidor A novidade deste exemplo fica por conta do comando die que finaliza o script caso a função que o precede não possa ser executada. 2.12 - FTP e HTTP Algumas vezes pode ser útil que nosso script execute um outro script ou então transfira um arquivo para outro servidor. Para isso, podemos executar comandos HTTP e FTP de dentro do PHP. Veja os exemplos: HTTP: Podemos fazer, dentro do script PHP, uma chamada a outro script ou programa CGI hospedado em outro servidor. Isto é muito útil quando queremos consultar algum dado em um servidor remoto, ou até mesmo para abrir uma página, usando o protocolo HTTP. Para isso, basta chamar a função Header("location: pagina.htm") para redirecionar para uma página específica ou então o usar o comando abaixo para executar um CGI passando parâmetros via URL: header("location: http://server/cgi/script.pl?p=" . $param); Onde $param é uma variável que pode vir de uma consulta a banco de dados ou mesmo de um formulário. Outra função HTTP importante é o uso de "cookies" para gravar alguma informação no browser de quem estiver visitando sua página. Para gravar um "cookie", usamos a função setcookie(), como mostrado abaixo: setcookie("Visitou", "Sim", time()+3600); 29 O comando acima gravará um cookie chamado "Visitou" com o valor "sim", com apenas uma hora de duração. Note que o 3600 é o número de segundos além do horário atual que o cookie deve ficar ativo. Se no lugar de 3600, usássemos 36000, o cookie seria ativo por 10 horas. FTP: A seqüência de tarefas para uso do protocolo FTP é Conectar ao Servidor, Identificar-se (Login e Senha), Enviar/Buscar arquivo(s), Desconectar. Os comandos para cada uma destas tarefas são: $conn = ftp_connect(“ftp.inf.ufsc.br”); $log = ftp_login($conn, 'login', 'pass'); ftp_put($con, 'arquivo_remoto', 'arquivo_local', FTP_ASCII/FTP_BINARY); ftp_quit($conn); 2.13 - Sessões Sessões HTTP servem para preservar dados em acessos subseqüentes, através de registros de variáveis de sessão. Usamos basicamente três funções: • session_start(); • session_register( ”VARIÁVEL" ); • session_destroy(); Exemplo: <?php session_start(); session_register("VARIAVEL"); if (!isset($VARIAVEL)) { header("Location: error.php"); exit(); } print "Passou!!"; ?> 2.14 - Tratamento de Arquivos O PHP possui várias funções para o tratamento de arquivos a fim de facilitar sua manipulação. A primeira coisa que se tem que saber é 30 que para se manipular arquivos, tem-se que abrir e fechar o arquivo. O PHP possui as seguintes funções para se abrir e fechar arquivos: • fopen( “nome_do_arquivo”, “mode”, [diretório] ) – Abre o arquivo • fclose( fp ) - Fecha o arquivo Estes modos de abrir o arquivo podem ser os seguintes: r somente leitura; posiciona-se no início do arquivo. r+ leitura e escrita; posiciona-se no início do arquivo. w somente escrita; posiciona-se no início do arquivo e o trunca para tamanho zero. Caso o arquivo não exista o PHP tenta criá-lo. w+ leitura e escrita; posiciona-se no início do arquivo e o trunca para tamanho zero. Caso o arquivo não exista o PHP tenta criá-lo. a somente escrita; posiciona-se no final do arquivo. Caso o arquivo não exista o PHP tenta criá-lo. a+ leitura e escrita; posiciona-se no final do arquivo. Caso o arquivo não exista o PHP tenta criá-lo. Após abrir um arquivo, pode-se ler o conteúdo ou escrever em seu conteúdo, de acordo com a forma que se abriu o arquivo. • fread( fp, tamanho ) • fgets( fp, tamanho ) • fwrite( fp, string, [tamanho] ) Exemplos: $nomedoarquivo = "/tmp/teste.txt"; $fp = fopen ($nomedoarquivo, "r"); $contents = fread ($fd, filesize ($nomedoarquivo)); fclose ($fp); $fp = fopen(“/tmp/teste.txt”, “a”); fwrite($fp, “bla bla bla \n”); fclose($fp); $fp = fopen ("/tmp/teste.txt", "r"); while ( !feof($fp) ) { $buffer = fgets($fp, 4096); echo “$buffer <br>”; } fclose ($fp); 31 Neste último exemplo, pega-se linha a linha de um arquivo e imprime em HTML separando as linhas pela tag “<br>”. 2.15 - Tratamento de Erros O PHP tem um esquema especial de "debugging" (tratamento e verificação de erros), que é acessado por uma porta TCP, que permite acompanhar a execução dos scripts e ver quaisquer erros que estiverem acontecendo. Além disso o tratamento de erros pode ser feito no próprio script, conforme explicado abaixo: O PHP possui 4 níveis de erros e avisos, que são: 1 - Erros de normais de Funções 2 - Avisos Normais 4 - Erro de interpretação 8 - Avisos que você pode ignorar, mas que podem causar danos à execução normal do script. O padrão do PHP é o nível 7 (1 + 2 + 4), mas este nível pode ser alterado tanto no arquivo de configuração quanto em tempo de execução, chamando a função error_reporting($nivel) com o nível desejado. Se usarmos o valor 0 (zero) nenhum aviso ou mensagem de erro será gerada em tempo de execução. Neste caso, podemos usar uma variável especial ($php_errormsg) que conterá o último erro gerado pelo script, para que possamos criar rotinas específicas para tratamento de erros. Podemos fazer uma analogia ao comando on error resume next do ASP, técnica muito útil para personalizarmos mensagens de erro para o usuário, entre outras coisas. Lembramos: Flávio S. Gonzaga <bim@inf.ufsc.br> Guilherme Birckan <birckan@inf.ufsc.br> Se você for publicar esta apostila em algum outro lugar favor não esquecer dos autores.
  9. Realmente pode ajudar muita gente.
  10. Rajude

    Problema De Conexão!

    Realmente, estava entrando à tarde e nao entrou, depois de um tempo fui entrar, entrou, mas estava com muuito devagar... Mas tb não tem problema pois erros acontecem e de toda forma já foi resolvido então ta td blz... ^^ :grin: t+
  11. Primeiro eu vou começar esplicando os fundamentos para hackear, ou seja, vou esplicar os termos utilizados para hackear e quem são os hackers, irei atualizar este tutorial sempre, espero ir para outra seção de tutos, bom, vamos lá... FUNDAMENTOS *termos utilizados/quem são os hackers Nas organizações modernas, as redes de computadores têm crscido a uma velocidade espantosa. Em contra partida, os controles de segurança precisam ser adequados à novas tecnologias empregadas. A falta de ferramentas para monitoração de rede dificulta o processo de implementação de um verdadeiro sistema de segurança digital. O crescimento desornedado de compartilhamento de informações é um ponto crítico em qualquer rede pois o sigilo dessas informações é o que garante sua integridade. O ser humano está sempre à procura de desafios, hackers, crackers, e sua turma são os campeões na busca por brechas digitais. Você aprende o que eles podem fazer para prejudicar um computador pessoal, ou até mesmo acessar informações sigilosas de uma empresa e também como se proteger. Na verdade, podemos separar esses invasores digitais em dois grandes grupos: aqueles que visam a apenas acessar os sistemas e aqueles que pretender destruir ou usar informações em beneficio próprio. Veja, a seguir, os principais termos utilizados pelos hackers e crackers... Termos Hackers São invasores que apenas descobrem as brechas digitais, invadem um sistema para pesquisa-lo sem autorização, para estudos ou para provar alguma teoria, invadindo a privacidade alheia. Os hackers não visam a prejudicar ou se aproveitar doque estão fazendo em beneficio próprio, geralmente são os "etinicamente corretos", ou White Hat (chapéu branco) O hacker é geralmente um programador abilidoso que tem conhecimento aprofundado de sistemas operacionais e linguagens de programação de baixo nível. São pessoas comprometidas com a produção e distribuição do conhecimento de tecnologia. Crackers Já os crackers tem outra motivação, seu objetivo é a invasão, a desruição ou a apropriação indevida de informações sigilosas. Podemos caracterizar um cracker por suas ações de cunho destrutivo e malicioso. Os crackers são aqueles que roubam números de cartão de crédito e utilizam para fazer compras. se apossam de informações de clientes de uma empresa e até mesmo para vender estes dados. Possuem quase sempre as mesmas habilidades dos hackers, porém as utilizam de formas negativas. Lammers O lammer é normalmente definido como um iniciante que se empenha em descobrir comandos e programas que servem para ludibriar instituições e em fazer de outros lammers seu principal alvo, passando horas diante de um computador. Lammers gostam de se promover e adoram se inititular hacker diante dos outros. Na verdade, não possuem conhecimento aprofundado de linguagens de programação, nem do funcionamento aprofundado do sistema operacional, muito menos dos protocolos de redes. São geralmente discriminados entre hackers e Crackers. Newbie Oque posso falar desse...? Newbie é um novato de rede, agora que está descobrindo o que a internet pode oferecer a ele, às vezes, faz perguntas e se mete em lugares que não deveria. Mas aquele cara que entra num chat com nick de newbie é um "espertinho" querendo dar uma de ingênuo. Por mais que seja ingênuo, ele não vai entrar na sala com isso estampado na cara. Wannbe Este você nunca ouvio falar...? Wannbe é um principalmente que aprendeu a usar alguns programas pronto (no jargão hacker, receitas de bolo) para descobrir senhas ou invadir sistemas, entrou num provedor de "fundo de quintal" e pensa que vai conseguir entrar nos computadores da nasa. Phreaker Este também...? Tem ótimos conhecimentos de telefonia, inclusive consegue fazer chamadas internacionais sem pagar, o que lhe permite desenvolver seus ataques a partir de um servidor de outro país (telefone) Os tipos dos caras que entram nos sistemas foi os que eu falei agora, agora continuaremos vendo-os mas iremos ver sobre alguns programas, formas de entrar... Sniffer O Sniffer é um programa para captura de informações destinadas a uma outra maquina (Não vá no google e procure esse programa e muito menos faça download, dependendo do lugar e do lugar que vc baixar pode pegar trojan e ser hackeado) Spoofing O Spoofing do ip envolve o fornecimento de informações falsas sobre uma pessoa ou sobre a indentidade de um host para obter acesso não-autorizado a sistemas e/ou aos sistemas que eles fornecem. Ainda , interfere na forma como um cliente pode ocorrer com diversos protocolos específicos, o do IP é o mais conhecido dentre todos os ataques de spoofing. A primeira etapa de um ataque é indentificar duas máquinas de destinos, as quais chamaremos de A e B. Na maioria dos casos, uma máquina terá um relacionamento confiável com a outra, com isso, o ataque tentará explorá-lo. Uma vez que os sistemas de destino tenham sido identificados, o violador tentará estabelecer uma conexão com a máquina B de forma que a B acredite haver uma conexão com a máquina com A, quando, na realidade, a conexão é com a máquina do violador, que chamaremos de X. Isso é feito pela criação de uma mensagem falsa. (uma mensagem criada na maquina X, mas que cintém o endereço de origem de A) solicitando uma conexão com B. Mediante o recebimento dessa mensagem, B responderá com uma mensagem semelhante que reconhece a solicitação e estabelece números de sequencia. O Spoofing do IP, como acabamos de descrever, é uma estratégia desajeitada e entediante. No entanto, uma analise recente revelou a existência de ferramentas capazes de executar ataque em menos de 20 segundos. O Spoofing de IP é uma ameaça perigosa, cada vez maior, mas, por sorte, é relativamente fácil de criar mecanismos de proteção contra ela. A melhor defesa é configurar toteadores de moso a rejeitar qualquer pacote recebido cuja origem alegada seja um host da rede interna. Em breve direi mais sobre hacker, em breve estaremos estudando sobre: Trojans, Newsgroup, Firewalls, IRC, Exploits, Worms, DoS (denial os service), criptográfia (ou encriptação), vírus e DNS, e depois iremos para outra etapa... Edited 1 - Continuando Trojans A lenda do cavalo de tróia diz que um grande cavalo de madeira foi ofertado pelos gregos aos troianos, xomo sinal de que estavam desistindo da guerra. Mas, o cavalo escondia, no seu interior, um grupo de soldados gregos que esperaram a noite e abriram os portões da cidade de troia para o exército grego que invadio e dominou. Um trojan é um programa que oculta seu objetivo sob uma camuflagem de outro programa util ou inofensivo. Funciona como um servidor de rede (server) e tem outro programa "comparsa", que funciona como cliente (client). O server fica instalado no computador da vítima e o cliente no computador do cracker. Se ambos estiverem na internet, o cracker pode estabelecer uma conexão direta (cliente-servidor), não monitorada e imperceptível com o server (vítima) por um backdoor. Assim, estes programas oferecem grande risco para a máquina infectada, pois se tem quase que total controle sobre a máquina remota, podendo acessar todos os arquivos, ou mesmo apagá-los. Newsgroup Grupos de discussão da usenet (rede de internet que usa o network news transfer protocol (NNTP)). Cada newsgroup (grupo de discussão) trata de um assunto (tema) específico, desde alienígenas no Novo Méximo até culinária tailandesa (lol). Os grupos estão organizados em hierarquias de tópicos. A primeira parte do nome do grupo designa a categoria geral a que ela pertence. As partes seguintes são as subcategorias. As categorias gerais são: news (notícias, avisos), rec (lazer ntretenimento), soc (sociedade), sci (ciência), comp (computação), entre muitas outras. Os usuários podem responder a mensagens postadas, introduzir novas mensagens e até criar um novo grupo de discussão (newsgroup) . Assim, um grande repositório de troca de informações está nos diversos newsgroups espalhados pelo mundo. Dr maneira geral, os hackers frequentam assiduadamente essas listas de discução, trocando todos os tipos de informações e experiência. Em breve continuarei falando sobre os outros...
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