Ir para conteúdo

[Arquivado]Discussão "caminho Para O Sucesso De Um Ot"


Administrador

Posts Recomendados

  • Administrador

Discussão "Caminho para o sucesso de um OT"

 

Fala galerinha,

Possívelmente, em 2009, tenhamos um servidor do xtibia.com e por isso, estou buscando

respostas para centenas de perguntas que tenho sobre "OTserv". Hmm, não sou

nenhum especialista e muito menos conheço "Tudo" sobre OTserv, aliás, ninguém

consegue essa façanha!

 

Queria conversar com vocês e tentar aprender um pouco juntos, o objetivo desta discussão

é identificar algumas dicas sobre "Como tornar um OT um sucesso?".

 

Vejo hoje, sexta 19:00 (feriado) os top's Otserv's brasileiros da Otservlist.org:

underwargv2.png

 

O underwar é um servidor exatamente igual ao Tibia 8.4, com o mesmo site

do Tibia e experiência 5x. Não estou julgando o projeto, aliás, se ele conseguiu

aquela posição, é por que é muito bom, a pergunta é:

 

"Como criar um OT de sucesso?"

"O que mais te chama a atenção em algum dos OTservers listados acima?"

"Alguém já jogou em algum? Pode nos contar um pouco?"

"Alguém é dono de algum Otserv desses? Quer conversar conosco um pouco?"

 

Alguém tem alguma dica?

- Como fazer o marketing?

- Qualidade?

- Estabilidade?

 

Este tópico recebeu destaque em nosso portal!

 

21nl25z.png
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o sucesso dos projetos, que você citou, estão na formação de uma equipe sólida,

com objetivos fixos e um olhar voltado mais para a diversão.

 

Se você possui isso, a publicidade faz todo o resto.

Inclusive dinheiro, para aqueles que visam ganhar algo com o projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo

 

Já conversei com muita gente sobre OTServs e o que elas elas acham essencial que um servidor possua. As principais respostam foram: Estabilidade (que não abra hoje e feche daqui um mês), Divertido (com quests novas, algumas inovações) e Rates não muito baixas (pois com rates baixas muita gente prefere jogar o Tibia Global).

 

Eu particularmente gosto de OTServs próximos do Tibia Global ou PvP-Enforced, adoro me quebrar para dar uma desestressada =P.

 

Vamos lá galera, ajudem-nos nesta discussão.

 

Abraços,

Rafael Medeiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, Tem q ter RPG, se n tiver RPG n tem nd pra faze no server... acho que essa é a unica coisa essencial, o server pode até cair kkk mas se tiver rpg de qualidade eu jogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, eu vou te dar uma opiniao que axo que muitos ots nao levam a sério...muitos dos ots nao tem todas as armas em jogo...tipo...muitas armas no global, nao só armas como shields e armaduras tbm, sao ganhadas em quests. Só que quando o cara vai criar o servidor ele nao para pra olhar isso...ele axa que os bixos dao todos os itens...pode parecer bobagem mais por exemplo, fui jogar num ot como knight pra ver como era ser um Lord'Paulistinha na vida...mais quando fui procurar a sword, vi que era de quest e que no ot nao tinha essa tal da quest...e fiquei muito triste...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a formação de uma equip (como pain disse) é a base de tudo, mais de 30 otserver são formados por equips boas por mes e não "vingam".

 

Eu acho que a publicidade é tudo, tem que incentivar o player a comprar e a jogar, e tambem, ter uma boa area para leveis baixos, para que eles catem lvl pelomenos 50 rapido, pois estando no 50 ele ja esta no embalo, e provavelmente alcançara o level 100.

 

Todas as exps podem dar um server bom, porem, você NUNCA deve deixar o player sem fazer nada, quem deseja criar um server com apenas os monsters do tibia global, tera que ser xp 10 -, pois no lvl 100, ele ja mata metade dos monsters, e ja fas metade das quests conhecidas no jogo, ja se voce for criar um ot xp 100 ou 200, apenas faça mais quests e mais monsters, para que o player n fique sem fazer nada!

 

Cliente proprio com sprites proprias: eu acho que não tem muita importancia, porem atrai mais player com ele, pois com as sprites novas e u cliente novo, da para voce criar outifits de monsters e players novos, itens novos, oque fara o player ficar mais "tentado" a jogar e a comprar.

 

O mapa: Obrigatoriamente tem que ser um mapa grande, por que como eu dice a cima, o player podera ficar sem nada o que fazer, porem, o mapa tem que ser bem detalhado, para que o player sinta a emoção do lugar que esta, porem raramente a alguns mapas "ruims" que fizeram otservs subirem, como o loko server, o mapa dele é um yourots, que mal tem bordas nas hunts, porem o players que jogam ele são iniciantes, pois na hora do PVP, não usam magic walls, paralyze, e para fugir deles, apenas dar Exani Hur "up em algum lugar que les não te pegam, pois não sabe como sobe!

 

Ta ai minha resposta! quero que você Gustavo me respone viu do que você acha disto.

 

 

 

Conheço o dono do FoxWorld, posso lhe passar o contato dele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hj em dia o foco principal é mesmo o RPG...sem ele ninguem joga...fika só nakele upa lvl upa skill!

 

mas o certo é fazer 3 servers! um de exp baixa outro exp normal e um pvp-e de exp baixa...todos entre 10 e 40xp

 

server serio e dedicado hj em dia naum precisa de formula pro sucesso...é só pensar no roleplay do jogador e naum em VIP ou lucrar neh!

 

OBS:

melhor não comparar com os servers da otlist...pois lá muitos usam akeles OT's de fazer com que apareça 3x mais o nº de player online, igual um ot aki do xtibia que usa este programa!

 

axo ridiculo isso...mas fazer oq!

Editado por Evil01
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, a qualidade de um OT está relacionada à diversão que ele proporciona; ultimamente tenho jogado no Collapser, além de não possuir lags constantes, ele possui várias quests, o que nos faz tirar daquela velha rotina de Caçar Demon para sempre... Upar e caçar Orshabaal pra sempre... E assim vai...

 

Originalidade é outra coisa que pesa bastante, um mapa próprio e bem feito nos faz sentir bem enquanto perdemos horas, dias, semanas e até meses jogando...

 

Especialmente no caso do Xtibia.com, eu surgiro que a rate seja essa:

 

[1 - 199 (30x)] [200 - 399 (25x)]

[400 - 599 (20x)] [600 - 799 (15x)]

[800 - 999 (13x)] [1000+ (10x)]

 

Skills : 30x

 

Magic : 15x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como criar um OT de sucesso?

Não existe uma fórmula. É dito que o consumidor NUNCA sabe o que quer até achar algo com o qual não pode viver sem, vide todas as inovações tecnológicas que viraram essenciais, principalmente o aparelho celular. Quem pensaria que andar com um telefone no bolso seria algo tão básico há vinte anos?

Então nessa ausência de fórmula, são dois os segredos:

1º - Copie algo que você sabe que dá certo (Tibia Global) e deixe as coisas mais fáceis, pro player poder sentir o gostinho de ser aquele fodão que sempre sonhou e não ficar upando skills e level eternamente, o que ele faria no próprio Global.

2º - Ou inove! Mas não crie coisas inúteis, ou até as crie, mas que sejam coisas inúteis que , quando somadas a todo o resto que você criou, se torne parte fundamental do jogo/modo de jogar do player. Assim, mesmo que ele saia do seu OTServ, ele irá sentir falta desse algo e uma vez ou outra vai acabar voltando.

 

 

"O que mais te chama a atenção em algum dos OTservers listados acima?"

Não joguei nenhum, mas aposto com você: não há mesmisse. Quando você está em qualquer level, sua única opção não é caçar isso ou aquilo, você tem um mapa enorme e várias opções para o que fazer. É isso, inclusive, que o próprio global vem tentando fazer a tanto tempo, criando sempre novas áreas, novas armas, novas criaturas... Faça algo que seja um desafio divertido tanto para leveis baixos quanto para os altos.

 

 

"Alguém já jogou em algum? Pode nos contar um pouco?"

N/A.

 

 

"Alguém é dono de algum Otserv desses? Quer conversar conosco um pouco?"

N/A.

 

---

 

- Como fazer o marketing?

É simples: divulgue para as pessoas certas. Elas se transformarão em fanáticos pelo seu OTServ e logo vão chamar legiões de pessoas para jogá-lo. Faça as coisas de uma forma que um só jogador se apaixone e você tem grandes chances de vários outros se apaixonarem.

Óbvio que uma boa colocação no ##### também irá chamar mais pessoas, mas se você não tiver algo que faça-as permanecer no seu servidor, não vai adiantar muito.

Bom, falei, falei, e não disse nada.

Deixe um banner chamativo em locais visíveis em vários sites, não só no XTibia. Se puder pagar para concorrentes (e eles aceitarem), ótimo!

No começo de qualquer negócio o que você quer é que saibam que você existe. Depois disso, só tem que criar motivos para irem até você, e não ao concorrente. E aí eu volto a falar toda a baboseira acima: faça-os não querer sair.

Promoções e eventos especiais constantes também são válidos!

 

 

- Qualidade?

Como já dito, não deixe a pessoa enjoar em level nenhum. Faça que a cada level ele tenha algo novo para descobrir (se quiser), uma área nova em que seja capaz de ir sem morrer. Quando somos novatos em qualquer servidor, seja o oficial ou OTServ, o que mais desejamos é sempre ir em um local novo e sair da área tediosa em que nos encontamos.

Claro, quanto maior a rate do seu servidor, menos locais você precisa fazer, já que não haverá aquela estagnação nos leveis e, assim, não haverá o tédio de ficar eternamente em um mesmo lugar.

No lags, no small map, no "tédio"...

... Yes Quests!

Crie várias. Mesmo que sejam idiotas, mas incentive o jogador a explorar seu mapa para descobrir onde achar o que ele quer. Ou, ao menos, criar amizades para que elas o digam ou o acompanhem.

É perceptível também o quanto a Cipsoft vem investindo no Team Play. Por que? Está claro, se você pode fazer tudo no jogo sozinho, qual a graça? Você acaba enjoando de ser um semi-Deus e vai dormir que ganha mais. No Tibia Global, quando você está caçando sozinho, o que te distrai são as conversas com seus amigos.

Eu sei, dar amizades ao player não cabe ao servidor, mas incentivar situações em que companhias são necessárias, sim! Não deixe ninguém jogar sozinho, as pessoas tendem a ficar em um servidor se o grupinho delas está lá.

 

 

- Estabilidade?

Server save com horário fixo, nada de lags ou freezes. Isso é o pedido básico de qualquer jogador, em qualquer jogo online. Ele quer que o que planeja dê certo, e não que seus planos (e horas de uping) vão por água abaixo por causa de um lag infernal.

 

 

O que mais, VaL?

Inove! Inove! Inove!

Os tópicos que mais atraem no próprio XTibia são aqueles que dão algo novo ao jogador. Os servidores com mais posts são aqueles que prometem mais aventuras, e essas sempre mais inovadoras.

Na minha época de 7.1, o segredo do próprio "Universal X Open Tibia Server" eram justamente as magias e monstros inovadores que possuia. Flecha de fogo para os paladinos e outras tantas que não lembro, bosses próprios... Além, é claro, do mapa próprio agradável e o "não-tédio". Era desafiante, inovador e divertido, e foi sem dúvidas o melhor OTServ em que já joguei.

E, antes que me esqueça e seja crucificado por isso, o RPG! Mesmo que a maioria dos jogadores não conheça, o Tibia Global tem várias e várias histórias. Livros sobre vários assuntos, um Genesis... É como se fosse um mundo próprio! E não é isso que é um jogo de RPG, um mundo novo onde o jogador se joga? E em qualquer mundo há cientistas que buscam o porque das coisas, há exploradores, há quem construa... Lembre-se disso! Colocando em um exemplo, no Tibia Global tem um túnel inacabado que diz em uma placa que os construtores pararam por algum motivo que não lembro qual, assinado por "empresa construtora", ou algo assim.

Faça tudo de forma que a história que você conta influencie diretamente no jogo. Não adianta você dizer que demônios estão tomando conta do mundo e quando o jogador for explorar o mapa só ter demons em um local específico.

 

 

OK, VaL... Agora chega de falar e vai dormir.

Sir! Yes, sir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como criar um ot server de sucesso?

 

Se tivece uma formula todo mundo teria um! Mais eu axo que a base de tudo não é a XP alta ( por que naquela lista contém ot de XP 6 e ta "BEM" )

 

Não é uma boa equipe ( por que uma pessoa sóh pode faser um server assim, é só se entereçar! )... Mais também não posso negar que uma boa equipe ajudara muito!

 

Para ter um server de sucesso é preciso ter criterios, como por exemplo:

 

Não dar muito Lag;

Não deixar ele ON um dia sim outro dia não ( no caso é preciso estabilidade );

E ter um bom mapa, que não seje muito usado ( não falo que os outros são ruins ).

 

ta ae, falei oque axo!...

 

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah na Minha Opniao E bom Montar Um historia para o ot estio (Escondi meu liro nas profundezas guardando um grande segredo) Assim Dexa com modo bem mais de aventura Pra mim issu e essencial :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Vou deixar aqui o que eu penso:

Você já viu um OT Serv de exp mais de 100 que já deu sucesso? acho que não, né?

Sabe por que? Oras, uma coisa leva a outra.

------

A exp baixa ou média, é otimo. Mas levando em conta que o Serv deve conter uma boa organização dos administradores dele, pois o Serve deve conter uma boa organização desde do Hoster até o Scripter, ou Mapper.

------

O que faz as pessoas ficarem no Server?

Bom, claro que a exp não muita alta, é claro. Pois o Player level 50, já se sente um level bom no OT. Se o Player conseguir aquele Dragon Shield...Nossa que conquista !

Acho que isso faz os Players ficarem. Servers de pouco sucesso, você encontra equips bons jogados no chão, enquanto OTs de sucesso os Players valorizam seus equipamentos e seus Levels.

-----

Os Administradores do OT não devem pensar no lucro, e sim no Server em si e como manter os Players ali.

-----

Resumindo, O server não deve ser tão dificiiiil, porque se for muito dificil eles jogariam global. Mas não se deve deixar tudo de mão beijada, porque se não os players nao valorizam o Server.

 

Cya :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não joguei nenhum, mas aposto com você: não há mesmisse. Quando você está em qualquer level, sua única opção não é caçar isso ou aquilo, você tem um mapa enorme e várias opções para o que fazer.

 

Eu discordo de você nesse ponto... Em servidores como o Global mesmo que você elogiou tanto... Não há uma opção tão grande. Em Menera, existe um exemplo real disso... Elson Knight vem caçando no Elf Fortress desde o level 20, até o 65... Eu mesmo fiquei até o level 26 caçando rotworms no meu Druid... No meu Pala eu fiquei várias vezes desde o level 15, upando em Cyclops até o level 30... E tantos outros exemplos... Até mesmo no ot sugerido por mim... Somos obrigados a viver desde o level 150~301 matando demon lord... Muitas pessoas enjoam e simplesmente abandonam o servidor. A mesmica nos faz abandonar o server.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a base de um OT bom e sério é uma equipe, podem ver todos os OT's que estão no Ranking tem uma boa equipe, depois que você tenha uma boa equipe vem as outras coisas como: GM's e GOD's sérios, Mappers para seu OT experientes, Scripters experientes, server online 24 horas, XP, e assim vai, siga esses conceitos que você tem sucesso pro seu OT !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@loldinis

 

Gostei da sua opinião rapaz, penso um pouco parecido também.

Me passe sim rapaz, por e-mail, por favor. (minha pm é desabilitada)

 

@val

 

Nossa rapaz, excelente resposta, estou até imprimindo aqui para poder

me lembrar sempre disso, pois você fez um overview de excelente

qualidade sobre diversos pontos fortes para o sucesso.

 

A todos os outros, obrigado pelas respostas galera, muito boas =ppp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...