Ir para conteúdo

Como Calcular Quantos Players Seu Servidor Aguenta Sem Lag.


upking

Posts Recomendados

Bem, desde tempos remotos uma das maiores duvidas dos donos de servidores é descobrir quantos players ele pode colocar online SEM LAG

Hoje vou ensinar para vocês como calcular, é claro que não é um método 100% preciso porque não existe nada que te leve a essa precisão pelo fato das conexões na internet serem variaveis mas eu garanto que vc vai conseguir uma boa idéia ao final desse tutorial e utilizando o bom senso vai poder proporcionar qualidade ao numero maximo de players que sua internet suportar

2º Você deve descobrir o seu UPLOAD, bem destacado mesmo, porque o download praticamente não é utilizado por um servidor e eu vou provar isso pra vocês mais a frente.
Então entre em http://www.speedtest.net, faça o teste no ponto recomendado, vou mostrar para voCês o meu resultado
1295207610.png

Download: 15Mbps
Upload: 1.07Mbps


Vamos esclarecer umas coisinhas aqui... Esses valores são Megabits por segundo, que é a oitava parte do Megabyte por segundo que é o que você está acostumado a ver por ai nos tamanhos dos seus arquivos

Isso significa que uma musica de 3Megabytes por exemplo tem 24Megabits...
Seguindo a mesma lógica, 15/8= 1.875Megabytes e 1.07/8 = 0.133 Megabytes que é aproximadamente 136Kilobytes por segundo(KB/s)

Mas o que nos interessa mesmo é o upload, vou arredondar para 1Mbps assim os calculos ficam mais tranquilos...
Eu fiz um teste com um programa de monitoramento de internet para descobrir quanto de banda o Tibia usa, confia abaixo
 


Veja no youtube em 720p e tela cheia para fica mais legível.


Minha conclusão foi a seguinte, o Tibia usa de 200 à 1200 Bytes da internet, tudo depende do que está acontecendo com o seu char no momento. (assista o video para mais detalhes com monitoração em tempo real)

Como não podemos nivelar por baixo porque se não vai dar lag, vamos nivelar pelo alto, vamos assumir que cada char utilize 1024Bytes de internet, isso significa 1 Kilobyte.
Mas tio, isso é de Upload ou Download?
R: Depende. Como tudo na internet, sempre tem alguém enviando e alguém recebendo. O teste que eu fiz foi do ponto de vista do cliente, aquele que recebe. Mas para receber alguém tem que enviar, então podemos convencionar que se eu estou recebendo 1024 Bytes o servidor está enviando 1024 Bytes

Por isso que o Upload é a coisa que mais importa para os servidores, porque o que ele vai receber do cliente é uma pequena fração do que ele vai ter que enviar.

Mas voltando lá para o meu exemplo de 1 Mbps... Se cada char utiliza 1 Kilobyte e eu tenho 125 Kilobytes inteiros de banda (1Mbps/8=125Kilobytes) (repare no ponto) (ninguém vai ficar no youtube com o servidor ligado, ok? se não, não há calculo que resolva.) isso significa que eu posso colocar 125 players online né?
Resposta: Apenas teoricamente. Como eu disse há variações, tanto paraa mais quanto para menos na banda que os chars usam, ai entra o bom senso, vamos limitar para 100 players, afinal quando estiver rolando aquela War massiva ninguém quer lag né?

E o site?
Meus caros amigos, o site é o seu maior inimigo. (Intrigaaaa!)
Falando sério, ter que enviar toda a página para o player que está acessando consome muita banda e pode lagar o servidor
Imagine um servidor de 100 players online, pelo menos 10 estão vendo o ranking, acessando a conta, criando chars novos...

Ja pensou no estrago? Site é muito legal meus amigos, mas não é util para quem tem um servidor caseiro que ter ter o maximo de players que sua internet aguentar
Utilizem ACC Manager, rank/guild ingame, se você quiser mesmo o site (o que eu acho até muito interessante/importante) faça uso de um Blog (Wordpress é uma boa pedida) você pode criar páginas com informações sobre o servidor, doações e etc.. ou faça um site mesmo só que totalmente desconectado do servidor, é a melhor maneira de previnir o lag. (e de previnir alguns zé manés atualizando as paginas do site só pra lagar de propósito)

Conclusão:
Em resumo, cada player utiliza:
Aproximadamente 1024Bytes = 1Kb = 0.01Mbps do upload o servidor

Vou deixar uma tabelinha para o que eu faria com um servidor meu, se vc quiser testar outros valores é com você

Upload:
0.256mbps (256kbps) = 25 Players online
0.5 mbps (512 kbps) = 50 Players online
1mbps (1024kbps) = 100 Players online

E por ai vai, essas são as 3 velocidades de upload mais populares do Brasil.

Nota: 1024kb = 128Kb
kb = Kilobits
Kb = KiloBytes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio que nao seja muito verdade, pois o computador também influencia muito.

Em hosts vc pode pegar 100 mb a 1 GB de upload facil, + se nao tiver uma boa memória ram e processador ele vai lagar com 100 players facilmente.

 

Esse calculo é + para saber em relação a quanto a internet suporta, porém se tiver um computador ruim isso é inutil..

 

Belo tutorial msmo assim..

 

rep+ pelo esforço, ficou bunitinhu kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

creio que nao seja muito verdade, pois o computador também influencia muito.

Em hosts vc pode pegar 100 mb a 1 GB de upload facil, + se nao tiver uma boa memória ram e processador ele vai lagar com 100 players facilmente.

 

Esse calculo é + para saber em relação a quanto a internet suporta, porém se tiver um computador ruim isso é inutil..

 

Belo tutorial msmo assim..

 

rep+ pelo esforço, ficou bunitinhu kk

 

Thaanks! Mas na verdade a questão da memória e processador vai influenciar mais dependendo do tamanho do seu mapa, se vocÊ tiver um mapa global ai não tem jeito mesmo não.

Editado por upking
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 1 year later...
  • 1 month later...
  • 1 year later...
×
×
  • Criar Novo...