Ir para conteúdo

Configurando Seu Vocations.xml


felipeek

Posts Recomendados

Fiz este tutorial com o intuito de mostrar as principais configurações do arquivo vocations.xml.

 

Vá até a pasta data/XML do seu OT e procure pelo arquivo vocations.xml. Este é o arquivo que deve ser configurado para editar as configurações ligadas com as vocações.

 

Você verá algo parecido com isto:

 

<vocation id="1" name="Sorcerer" description="a sorcerer" needpremium="0" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="6" gainhpamount="50" gainmanaticks="3" gainmanaamount="50" manamultiplier="1.1" attackspeed="300" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="1">
<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" magDefense="1.0" armor="1.0"/>
<skill fist="1.5" club="2.0" sword="2.0" axe="2.0" distance="2.0" shielding="1.5" fishing="1.1" experience="1.0"/>
</vocation>

 

Como perceberam, usarei neste exemplo as configurações do "Sorcerers".

 

Agora vamos configurar passo a passo. Observe:

 

vocation id="1"

Nesta linha, eu aconselho não mexer. Ela representa o ID de cada vocação, que em outros scripts estão sendo utilizados. Portanto, se você mexer no ID de alguma vocação, irá interferir em outras partes do servidor.

 

 

name="Sorcerer"

Aqui é, obviamente, o nome da vocação. Sinta-se livre para colocar o nome que você quiser.

 

 

description="a sorcerer"

Aqui deve ser colocado o nome que irá parecer ao dar "look" no personagem. Pela lógica, se você mudou o nome na linha anterior, deve mudar aqui também. Não se esqueça de deixar o "a" antes do nome ou o "an" caso a próxima palavra começar por vogal para manter o inglês correto :whistle:

 

 

needpremium="0"

Aqui você informa se a vocação precisa de Premium Account ou não. Se não precisar, coloque "0". Caso precise, mude pra "1".

 

 

gaincap="10"

Esta linha serve pra configurar quanto de CAP (capacidade) esta vocação irá ganhar ao ganhar um level. Eu aconselho muito a sempre manter os valores originais, pois mexer aqui às vezes deixa o servidor "zoado" no futuro, mas isso é opção sua.

 

 

gainhp="5"

Semelhante a linha anterior, aqui você deve informar quanto de HP a vocação ganhará ao mudar de level. Novamente aconselho não mexer.

 

 

gainmana="30"

Semelhante novamente, aqui configura quanto de mana irá ganhar ao ganhar um level, não aconselho mexer.

 

 

gainhpticks="6"

Aqui deve ser configurado o tempo, em segundos, necessário para recuperar certa quantia de HP. Esta quantia será configurada na próxima linha.

 

 

gainhpamount="50"

Nesta linha, você deve configurar o quanto de HP o player irá ganhar dentro do tempo que você configurou na linha anterior. Ou seja, no caso do nosso exemplo, os sorcerers estariam recuperando 50 de HP a cada 6 segundos.

 

 

gainmanaticks="3"

Exatamente igual ao "gainhpsticks", só que agora funciona com a mana. Nesta linha você irá configurar o tempo necessário para ocorrer a recuperação de mana por parte do player.

 

 

gainmanaamount="50"

Também exatamente igual ao "gainhpamount", só que agora com a mana. Aqui deve ser configurado o quanto de mana o personagem irá recuperar dentro do tempo informado na linha anterior.

 

 

manamultiplier="1.1"

Nesta linha deve ser configurado a velocidade que o Magic Level desta vocação subirá. Aconselho a não mexer aqui. Quanto mais alto este valor, maior será a dificulade de ganhar ML.

 

 

attackspeed="300"

Aqui é configurado o Attack Speed da vocação, ou seja, a velocidade de ataque. Quanto menor o valor, mais rápido será o ataque. No nosso exemplo o sorcerer irá atacar muito rápido, pois 300 é um número bem pequeno comparado ao padrão, que é 2000.

 

 

soulmax="100"

Aqui é o número máximo de Soul Points que a vocação terá. Aconselho deixar 100 para vocações sem promotion e 200 para vocações com promotion.

 

 

gainsoulticks="120"

Nesta linha é configurado o tempo, em segundos, necessário para recuperar um Soul Point. No nosso exemplo, cada soul point está sendo recuperado em dois minutos (120 segundos).

 

 

fromvoc="1"

Esta linha deve ser igual à linha "vocation ID" em vocações que não necessitam de promotion. Em vocações que necessitam de promotion, deve ser posta a vocation ID da vocação anterior. Levando em conta que você não está criando novas vocações, não é necessário mexer nesta linha, já que os OTServers sempre vêm configurados.

 

 

<formula meleeDamage="1.0"
distDamage="1.0"
wandDamage="1.0"
magDamage="1.0"
magHealingDamage="1.0"
defense="1.0"
magDefense="1.0"
armor="1.0"/>

Esta parte é preferível deixar todos os valores em "1.0", pelo simples fato que não é preferível aumentar esses "multiplicadores". Se você quiser aumentar o dano da wand, por exemplo, é melhor aumentar na pasta "weapons", e assim por diante.

 

 

<skill fist="1.5"
club="2.0"
sword="2.0"
axe="2.0"
distance="2.0"
shielding="1.5"
fishing="1.1"
experience="1.0"/>

Aqui não há muito o que falar, a não ser o seguinte: Quanto mais alto for o valor, mais difícil será upar na skill configurada, ou seja, será mais fácil ganhar club fighting se o "club" for mudado para 1.0, ao invés de 2.0. Outro exemplo, se a "experience" dos sorceres for aumentada para 2.0, será duas vezes mais difícil de conseguir ganhar experiência. É mais ou menos isso a ideia.

 

 

 

Por fim, isso deve ser configurado em todas as vocações, desde as free até as premmium.

 

Espero que gostem do tutorial,

abs

Editado por Zetdiz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...
  • 7 months later...
×
×
  • Criar Novo...