Ir para conteúdo

[Flash] Action Script


SkyDangerous

Posts Recomendados

Galera !

 

Alguem que entenda Adobe Air e sabe fazer trabalhar bem em action script?

 

To estudando as coisas , e tava afim de fazer um tibia será que dá? !

 

Action Script:

 

ActionScript é uma linguagem de programação orientada a objetos baseada em ECMAScript, utilizada principalmente para construção de aplicações RIA (do inglês RIA: Rich Internet Applications (Aplicações Ricas de Internet)). É executada em uma máquina virtual (AVM - "ActionScript Virtual Machine"), atualmente na versão 3 que está disponível no Adobe Flash Player (plug-in encontrado em navegadores web) e também no ambiente Adobe AIR.[1]

 

 

 

Adobe Air:

 

O runtime Adobe® AIR® 2.7 permite que os desenvolvedores usem HTML, JavaScript, tecnologias Adobe Flash® e Flex, e o ActionScript® para criar aplicativos da Web que possam ser executadas como aplicativos clientes independentes, sem as limitações de um navegador. O Adobe AIR, um dos principais componentes da Plataforma Adobe Flash, dá asas à criatividade de designers e desenvolvedores, pois oferece um ambiente de desenvolvimento consistente e flexível para a distribuição de aplicativos em dispositivos e plataformas. Já está disponível suporte a sistemas operacionais de dispositivos móveis Android™, BlackBerry® Tablet OS e iOS.

Editado por SkyDangerous
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dá sim, o novo tibia é feito em as3.. mas eu, pessoalmente, nao recomendo.

 

hj eu sugeriria fazer em html5, o publico gamer sabe o que é browser, como atualizar, etc.. o único problema do html5 em geral é esse, temos que pedir pros usuários atualizarem seus browsers constantemente, sendo fortemente recomendado o google chrome pra esse tipo de tecnologia.

 

diferenca entre as3 e html5? a principal é que o html5 consegue utilizar toda forca da sua placa de vídeo, e funciona como OpenGL ou DirectX, apenas funções de baixo nível p/ renderizar a tela (ex: double buffering), no as3 nao, o as3 gerencia todos objetos da tela, suas posicoes, rotacoes, transformacoes 2D e 3D.. isso é muito ruim, pra armazenar isso de.. 2-3 objetos pra um banner, ok. mas e se armazenarmos e exibirmos 150 sprites de uma vez só p/ um joguinho com as3? na grande maioria das vezes isso dará lag. existem grandes projetos que utilizam as3, mas tudo é muito bem pensado p/ nao causar lag.

 

ex: dofus

se vc já jogou, sabe que quando entrar em qualquer tela com uns 30-40 jogadores se movimentando, seu flash player começa travar/lagar, por quê? porque tem 30-40 sprites sendo armazenados na memória.

 

com html5 vc nao terá esse problema, por quê? porque com double buffering, o desenvolvedor que é responsável por armazenar tudo que precisar na memória, e a tecnologia canvas/webgl do html5 apenas renderiza, como é feito em C++ e outras linguagens de baixo nível.

 

resumo:

html5 mais trabalhoso, melhor performance

as3/flash: mais simples, pior performance a pequeno custo

 

ps: eu sei tanto html5, quanto as3, entao sei o q estou falando e nao puxando pra nenhuma das tecnologias pq nao sei a outra =p

 

aqui tem um post meu falando exclusivamente sobre o tibia flash:

http://www.xtibia.com/forum/topic/154058-sobre-o-novo-tibia/

http://www.xtibia.com/forum/topic/154058-sobre-o-novo-tibia/page__p__1017389#entry1017389

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Há três meses comecei a criar um jogo genérico do Tibia como parte de estudos em ActionScript. A empolgação foi se acabando quando dei de cara com algumas limitações do ActionScript como consumo de memória, recursos de CPU, etc. O Flash Player 11 e AIR 3, agora são acelerados por hardware. Vai melhorar bastente, mas por enquanto to iniciando em C++ e quando é possível, dou um mexida nesse jogo. Pra quem ta iniciando em Flash e quer as sources posso disponibilizar. Não vou postar link pra baixar pq tem códigos de outras pessoas e inda preciso ver isso. Alguns são traduzidos pra ActionScript diretamente do C++ do Forgotten Server e YATC. Podem ser base para um novo OT Cliente em Flash, quem sabe happy.png .

post-294642-0-04196500-1322921781_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...