Ir para conteúdo

Henrique Moura

Posts Recomendados

27zz31i.jpg

Já passou da hora de introduzirmos e, talvez, até migrar a galera pra esse tipo de sistema(unix). Sei que bastante usuários aqui são iniciantes, leigos, principalmente quem procura por servidores de pokemon, mas, que tal aprender e botar em prática o aprendizado pra uma significante melhora no seu servidor e no trabalho nele em geral, principalmente manutenção?

Pra quem ainda não sabe do que estou falando: Unix-like

 

 

» Beleza campeão, mas e eu, o que ganho com isso?

Robusto e estável: Linux pode suportar grande carga de trabalho sem falhar, e um servidor Linux pode permanecer em funcionamento por meses ou anos, sem precisar ser reiniciado uma única vez. Processos rodando em Linux podem ser encerrados de forma isolada, sem afetar todo o sistema.

Acessível: Com custo de licença zero, Linux pode ser instalado em quantos computadores você desejar.

Flexível: Com código-fonte aberto, inúmeras opções de configuração e inúmeros softwares desenvolvidos para Linux, ele se torna o sistema mais flexível do mercado, podendo se adaptar a qualquer empresa.

Seguro: Levando a segurança em conta desde sua concepção inicial, Linux é muito mais imune a vírus e outras ameaças de segurança do que outros sistemas operacionais.

 

» As coisas melhoraram, mas e pro meu servidor, o que isso significa?

Pensemos bem: se o Linux nos da todas essas vantagens sobre outros sistemas, o que ganhamos no nosso servidor com isso? Estabilidade, segurança, um trabalho mais fácil e mais confortável e principalmente desempenho. Por quê?

O linux é muito mais leve! Logo você pode exigir mais da capacidade do seu dedicado/vps com menos máquina. E isso é uma beleza, humpty-dumpty?!

Logo, economia e satisfação ao jogador por melhor qualidade do serviço prestado.

 

» Parece legal, algo mais pra me convencer?

Se após argumentos tão válidos e necessários para um servidor, como estabilidade, segurança, flexibilidade e portabilidade ainda não o convenceu, leia este artigo. Se estiver com pressa, clique aqui e veja 5 belos motivos.

 

» Whooo-yupi, por onde devo começar?

Antes de tudo você deve escolher um sistema e provir de uma máquina com este sistema. Os sistemas preferíveis para servidores são:

 

Gentoo

Debian

Ubuntu

Slackware

CentOS

BSD's(unix-like, requer mais conhecimento)

Alguns downloads: clique aqui, ó.

 

Ao contratar um serviço de hospedagem/dedicado ou VPS. Exija ou peça uma máquina com a pré-instalação de algum desses sistemas. Se a empresa já trabalhar com estes sistemas, melhor.[A ****** tê da a portabilidade de escolher qual sistema quer usar e por preços baixos e qualidade indiscutível, visitem: www.******.com.br]

 

 

» Agora veja uma lista de tutoriais aqui no Ékz, com compilação de OTservs e uso geral do Linux em OpenTibia:

Compilando em Ubuntu e Debian

Compilando em Ubuntu [outro]

Outro tutorial de compilação em Linux

Anti-nukers e informações

Diferenças entre Windows vs Linux

Rodando RME no Wine[linux]

Compilando em Conectiva

Informações sobre servidor rodando em Linux

 

» E se eu tiver alguma dúvida, onde procuro por ajuda?

Basta visitar as seguintes seções aqui no Ekztibia:

Dúvidas sobre Linux/Unix-like's

Dúvidas sobre Rede/Infraestrutura

Tutoriais sobre Linux/Unix-like's

Tutoriais de Rede/Infraestutura

 

Tudo em mãos. Vamos lá?

www.******.com.br

 

Abraços e boa sorte,

Henrique M.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo Henrique, eu não sabia que as vantagens eram tão grandes.

 

Sempre soube que para servidores Linux era melhor que Windows, mas não sabia o porquê rsrs.

 

Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Genericamente falando, servidores windows chegam a ter um downtime de 240h por ano enquanto os linux tem no máximo 4h.

 

Alguns links aí:

Editado por Sasky
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E verdade eu vo ve se complillo meu otserv para linux esse sistema operacional e execelente devemos explorar ele mais alem disso traz muita segurança ao otserv e estabilidade no xtibia devia existir os distro complildados em windows e linux mais nao e dificil de complilar e so uma ideia msm.

Editado por caotic
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao curto linux.

Motivos:

 

Pouco conteudo relacionado sobre otserv.

Fora que muitos programas nao abrem em linux, ai tem a necessidade de usar o virtual box.

E complicado de mais de mecher, ta sempre mudando e atualizando..

 

Eu uso o linux so pra programar em C, e as vezes para jogar tetris.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao curto linux.

Motivos:

 

Fora que muitos programas nao abrem em linux, ai tem a necessidade de usar o virtual box.

 

Não precisa. Use WINE ou equivalente.

 

E complicado de mais de mecher, ta sempre mudando e atualizando..

 

É mais simples de mexer do que Windows, não precisa ficar comprando programas / procurando licenças. Apesar de estar sempre mudando e atualizando ser na verdade uma vantagem, não é inteiramente verdade, já que as atualizações (que se não me engano são praticamente diárias no Ubuntu) são apenas "internas", de performance, segurança, etc... O visual só muda com a nova versão do S.O, que, no Ubuntu, vem uma ou duas vezes por ano. O Windows também possui essas atualizações "internas" quase que diariamente.

 

Só não uso Linux por jogar muito alguns jogos que não rodam no mesmo, nem no WINE, e com máquina virtual prejudicaria a performance que no meu PC já é baixa.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera o Henrique Moura veio aqui Apresentar o Linux, com o intuito voltado somente pra Servidores ( OT ) não para o uso de Doméstico entendem ?, aliás eu uso Linux em meu servidor e recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera o Henrique Moura veio aqui Apresentar o Linux, com o intuito voltado somente pra Servidores ( OT ) não para o uso de Doméstico entendem ?, aliás eu uso Linux em meu servidor e recomendo!

Hocus-pocus!

Espero que não receba mais comentários do tipo 'meu xp blablabla'

:}

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E verdade parece que nao fizeram linux para uso DOMESTICO porque apresenta bastante imcompartibilidade com outros programas isso dificulta o uso dele mais em termos de SERVIDORES primeiramente o windows nao tem a proteçao do Linux alem disso nao existe virus pra linux porque ele nao codifica esses tipo de coisa e segurança.

Imagine so seu servidor rodando em linux e uma beleza voces nao se perguntaram porque grandes servidores usam o linux eu vejo muita reclamaçao do linux e blabla mais eu adoro ele msm.

Meu vps ja ta online e ubutu vai trazer muita segurança e estabilidade ao otserv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...