Ir para conteúdo

Vegetarianismo E Veganismo


DiogoTemporario

Posts Recomendados

Debatemos aqui o ato de não comer carne, ou nem carne nem derivados, independente do motivo. Qual sua posição? Por quê você a acha certa? Tópico aberto também para xingar o DiogoTemporário por dar uma de pastor vegetariano e tentar converter vocês. Aberto também para darem uma de pastores da carne e tentar me converter de volta à carnificina.

 

Todas informações que posto aqui provém de artigos científicos, ensaios ou teses de mestrado/doutorado/pós-doutorado, notícias, livros ou documentários, todos com as respectivas fontes citadas. Ficou quase um mini-ensaio.

 

Vou editando o post conforme lembro de mais informações.

 

Minha visão:

 


Não como carne porque acho que a vida de um animal vale tanto quanto a vida do homem - outro animal. Todos os vertebrados, e possivelmente os invertebrados*1*2, do reino animalia e com cérebro, por menor que seja, sentem dor*3*4, e tem pelo menos sinais de senciência*5. Os que comemos, a exemplo do boi, possuem também vida social. Há estudos que indicam que as vacas tenham até melhores amigas e sofrem quando são separadas delas - o que também é observado por fazendeiros*6. Há também o bônus da redução dos gastos com água, do desmatamento e das emissões de CO2.

 

A maneira como os animais de fazenda - bois, porcos, galinhas... - são criados e mortos é cruel na maioria dos casos. Eles demonstram stress e se debatem antes de serem abatidos - isso quando não são abatidos clandestinamente, onde o gado ou o porco são postos de cabeça para baixo e tem a garganta cortada, morrendo lentamente enquanto o coração bombeia o sangue para fora.*7 As galinhas são confinadas em gaiolas do tamanho do seu corpo, para não se mexerem, deixando a carne mais macia - o que acontece de forma semelhante com os bois. Além disso, elas [as galinhas] são criadas com a luz sempre acesa nas chamadas factory farms - fazendas que criam animais em linha de produção - para que não durmam - o que as estressa. Consequentemente, comem mais, e engordam mais rápido. *8 Isso sem falar dos maus tratos aos animais, a marcação do boi à ferro, entre outros abusos. Os camarões e outros mariscos são mortos ou por choque elétrico ou por congelamento*7. Há o mito de que peixes não sentem dor, porém, estudos demonstram que isso não é verdade. *9

 

http://3.bp.blogspot...actory+farm.bmp

 

Há quem fale na necessidade nutricional do homem comer carne e da importância que essa teve no desenvolvimento de nosso cérebro. É verdade que a carne contribuiu à evolução do cérebro humano. Isso pois, com ela, o homem primitivo conseguiu nutrientes de diversas frutas, cereais, e verduras difíceis de se coletar, reunidos em uma só refeição - afinal, o que o boi come senão o verde?Hoje em dia, porém, encontramos facilmente todas as proteínas e nutrientes necessários para manter um corpo e cérebro saudáveis em qualquer restaurante de qualidade. Um vegetariano com uma alimentação balanceada pode ser mais saudável que a grande maioria dos comedores de carne.*10 Não entrarei em detalhes sobre a desinformação que ocorre na necessidade de proteína e outros nutrientes, nem na toxicologia da carne e na nossa suposta evolução para onívoros, pois é um assunto muito amplo. Porém, se alguém quiser, posto aqui as informações.

 

Gostaria de lembrar também o fator da hipocrisia, ou da falta de desinformação ou conformismo, que leva as pessoas a acharem inaceitável matar um cachorro e ao mesmo tempo comer um bife de almoço. Ambos, cachorros e bois, apresentam elevados níveis de senciência e sociabilidade. Há também quem diga que é uma utopia fazer com que todos parem de comer carne, que não adianta nada só ele(a) parar. Porém, há cada vez mais vegetarianos no mundo, e cada vez mais famílias ensinando desde cedo às crianças a significância de matar para comer. "Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que não fazemos."

 

https://fbcdn-sphoto...780507970_n.jpg

 

Há quem fale em hipocrisia, principalmente depois de uma imagem*11 ter começado a circular na net. Os produtos citados como feitos à partir de origem animal, são nos dias de hoje, por motivos de custo e qualidade, de origem sintética. Poucas raquetes ainda são feitas de tendões animais, ou pincéis de pelo. As "pragas" das plantações - os insetos - apesar de se enquadrarem no grupo dos invertebrados, que apresentam apenas indícios de dor e senciência, nem precisam ser mortos. Cada vez mais cresce o mercado dos orgânicos e dos hidropônicos.*12

 


*1 "painless, a Drosophila Gene Essential for Nociception" W. Daniel Tracey, Rachel I Wilson, Gilles Laurent, Seymour Benzer, California Institute of Technology http://www.cell.com/...7403002721?cc=y

*2 "Can Insects Feel Pain?" Brian Tomasik http://www.utilitari...nsect-pain.html

*3 Responder a um stimuli que ameaça o ser não quer dizer necessariamente sentir dor. Bactérias e plantas, que não possuem sistema nervoso, respondem à agressividades, buscando escapar ou se recuperar das mesmas para não se prejudicarem. Um conceito amplamente adotado para dor é: "Possuir a sensação de medo, ansiedade ou nervosismo perante a situações de risco, além da resposta ao stimuli provocado pelas mesmas."

*4 "Are Bigger Brains Better?" Lars Chittka, Queen Mary University of London, Jeremy Nirven, University of Cambridge http://www.cell.com/...960982209015978

*5 Diversos são os valores atribuídos à palavra senciência. Uso-a aqui com o significado de "sentir, perceber, ou ser consciente."

*6 Krista McLennan, PhD, Northampton University http://www.dailymail...-separated.html

*7 Earthlings, Shaun Monson youtube.com/watch?v=R06Imw4Zzy0

*8 "Território e sociedade no mundo globalizado, geografia geral e do Brasil - Vol. Único" Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco, Cláudio Mendonça. p. 297

*9 "Do fishes have nociceptors? Evidence for the evolution of a vertebrate sensory system" Sneddon L U, Braithwaite V A and Gentle M A, Proc. R. Soc. Lond. B (2003) 270, 1115–1121

*10 "O papel da carne na evolução humana", prof. Rui Murrieta à revista VEJA http://veja.abril.co...evolucao-humana

*11 http://www.underflas...riano-chato.jpg

*12 Mercado de orgânicos cresce cada vez mais, EPNotícia/OGlobo, 01/04/2011 http://eptv.globo.co...a+vez+mais.aspx

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 147
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Na minha opinião, deixar de comer carne não vai salvar nenhum animal. É a cadeia alimentar...

 

Em resposta fica este trecho do meu post, que acrescentei após você postar:

 

Há também quem diga que é uma utopia fazer com que todos parem de comer carne, que não adianta nada só ele(a) parar. Porém, há cada vez mais vegetarianos no mundo, e cada vez mais famílias ensinando desde cedo às crianças a significância de matar para comer. "Não somos responsáveis apenas pelo que fazemos, mas também pelo que não fazemos."

 

Sobre o "cadeia alimentar": É uma visão com a qual não posso discutir. Se, mesmo depois de ler todas as informações que postei, ainda se ache aceitável, moral ou justo matar para comer, então simplesmente não há o que se discutir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gosto da ideia de ter que matar animais para me alimentar.

Mas, infelizmente, desde cedo sempre fui acostumado a comer carne. Estou tentando mudar este meu habito e virar vegetariano.

E já não gosto muito mais da ideia de matarem animais para fazerem casacos. Isso é uma violência imensa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo deixa pra depois e fica no comodismo, quem realmente quer mudar, muda. Começa comendo só peixe e frango, depois só peixe, depois mais nada; mas começa.

 

Sim, eu concordo, e infelizmente estou nesse comodismo

 

Estou sendo um puta de um hipocrita, mas também tem a questão de que eu estudo manha/tarde

aí nos restaurantes aí, nunca tem nada além de carne e afins

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem não come carne tem uma falta de proteínas infernal.

 

todos nutrientes existentes em carnes podem ser encontrados em vegetais terrestres e/ou marinhos, e outra, existe também suplementação extrínceca, que sai mais barato do que comprar carne num açougue hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ser humano não é carnívoro????? Porque seria ruim comer animais?

 

Não li o tópico todo, faz um tldr pra mim se eu falei algo que foi citado.

 

O ser humano tolera a carne, não é que foi feito para comer carne. Posso detalhar, se necessário, mas estou sem o livro da onde peguei as informações, então vai ficar sem fonte. Motivos porque seria ruim comer animais:

 

1. Saúde:

Existem benefícios e malefícios no consumo de carne vermelha, em termos de saúde. É um alimento gorduroso com altas doses do "colesterol ruim", e tem relação comprovada com diversos tipos de câncer. Por outro lado, contém uma grande diversidade proteica e mineral que você só consegue tendo uma dieta rica em cereais e legumes - ou seja, você pode excluir os malefícios tendo uma dieta balanceada, sem carne.

 

2. Fator ambiental:

Quem já estudou ecologia sabe que a energia se perde conforme o nível trófico aumenta, e é muito mais sustentável obter alimento à partir dos níveis mais baixos - os produtores, isto é, as plantas. Além disso, a pecuária consome quantidades absurdas de água e espaço - causando assim o desflorestamento -, além de que as emissões de uma vaca contribuem mais para o efeito estufa do que as de um carro.

 

3. Moralidade:

Porém, o motivo mais importante, em minha opinião, pelo qual seria ruim comer animais é que é imoral. Se eu não mataria um homem para comer, então também não mataria um boi. Leia os dois primeiros parágrafos do meu primeiro post e entenderá. Tem uma discussão bem legal que é, de modo grosseiro: Se vale a lei do mais forte, por que práticas como a escravatura são erradas? A lei só vale entre espécies, que nem são lá tão diferentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo mesmo raciocínio: Seu organismo tolera nicotina, fume.

 

Plantas não tem sistema nervoso, não sentem dor, não são senciências nem conscientes. São seres vivos, como são as bactérias. A questão aqui é matar seres vivos que possuam senciência/consciência, sintam dor, prazer, angústia... para comer. O conceito de vida é muito amplo. Existem simulações de I.A. em supercomputadores onde os programas competem, evoluem, reagem... Procure no TED, lá tem a palestra sobre o assunto.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...