Ir para conteúdo

O Homem É Bom Ou Mau Por Natureza?


DiogoTemporario

Posts Recomendados

  • Respostas 30
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Já li sobre Russeau a um tempo. "O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe"

 

De qualquer jeito, acho que a sociedade o corrompe.

Só pegar o exemplo de crianças; elas não tem preconceitos, não são racistas, não estão nem aí para a religião do outro. Porém, quando elas começam a crescer e ver como é a sociedade é mesmo, eles são corrompidos.

Vide índios antes da chegada dos portugueses/espanhóis.

 

obs: Sei que haviam índios canibais e também índios que comiam carne de, por exemplo, algum guerreiro, pensando que absorveriam as habilidades deles, não lembro o nome desse "ritual" agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já li sobre Russeau a um tempo. "O homem nasce bom, a sociedade é que o corrompe"

 

De qualquer jeito, acho que a sociedade o corrompe.

Só pegar o exemplo de crianças; elas não tem preconceitos, não são racistas, não estão nem aí para a religião do outro. Porém, quando elas começam a crescer e ver como é a sociedade é mesmo, eles são corrompidos.

Vide índios antes da chegada dos portugueses/espanhóis.

 

obs: Sei que haviam índios canibais e também índios que comiam carne de, por exemplo, algum guerreiro, pensando que absorveriam as habilidades deles, não lembro o nome desse "ritual" agora.

 

isso pra mi m das crianças não eh ser bom. Pra mim elas são apenas inocentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso depende da definição de mau(isso varia de cultura para cultura e de pessoa para pessoa)....

 

na minha definição ja nasce mau,pois inconcientemente sempre pensamos no beneficio proprio(mesmo quanto ajudamos outros,pois fazemos para que as pessoas gostem de nos,respeitem,pense bem em nós ou pra irmos para o ceu,entre outros), e a sociedade corrompe tbm a pessoa,mas a pessoa pode reagir de forma diferrentes a isso.

exemplo: ser ladrão ou mendigar.

Tem gente que escolhe medigar do que roubar mesmo n temdo comida ou água,tem gente que tem dinheiro e rouba.

 

quanto a pessoas serem controladas isso é uma coisa que acontece muito,muitas veses as pessoas nem se ligam que estão usando alguem.

 

Mais acho que impossivel respoder esse tipo de pergunta de modo que valha para todas as culturas e pessoas.Assim como o que é bom ou mal(afinal tem gente que gosta de sentir dor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é mais psicológico... um cara realmente pobre pode:

 

1- Ir para o mundo do crime

2- Tentar trabalhar em algum lugar

 

Isso é muito relativo e a sociedade não influencia.

 

Isso é relativo ao seu preconceito infeliz e o do resto da sociedade.

 

O homem nasce sem definição de bom ou mau, ele apenas nasce e vive como homem.

Quem o corrompe, o traduz ou delimita é a sociedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Isso é mais psicológico... um cara realmente pobre pode:

 

1- Ir para o mundo do crime

2- Tentar trabalhar em algum lugar

 

Isso é muito relativo e a sociedade não influencia.

 

Tive que quotar.

 

O homem é produto do meio que vive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que o Homem nasce animal, sem ligar para o bom e o mal, somente para sobrevivencia, então ele aprende o que é bom e ruim, e é influenciado pelos meios a sua volta.

 

 

Mas a pessoa nasce Psicopata, isso é um fato, agora, questão de nascer bem ou mal, acredito que nenhuma das duas, ela simplesmente opta por ser boa ou ruim. Influencia é boa parte disso, mas é a pessoa em si, que vai decidir puxar ou não o gatilho para sua maldade no fim das contas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A teoria da folha em branco é a que melhor se aplica a pergunta.

O homem nasce com seus instintos básicos, comer, dormir e reproduzir. Quem vive ao seu redor é quem determinará quem você é, apenas uma colagem de vários gostos, opiniões e dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um adendo ao meu pensamento:

 

A sociedade é formada por homens. Logo, os homens são maus ou bons se a sociedade influencia os novos homens a serem maus/bons?

Como foi formado o conceito de bom/mau nos primeiros conceitos teóricos de sociedade e de homem?

 

Não tem como pensar sobre isso. É algo muito subjetivo esses conceitos. Por exemplo, o que é mau pra você pode não ser mau pra outra pessoa, e assim sucessivamente, até que chegue ao ponto que uma massa concorda e é influenciada pela cultura regional ou até mesmo de antepassados. Mas não haveria como saber, se estes primogênitos (ancestrais) seriam maus ou bons, já que o conceito é subjetivo.

 

Um exemplo é a China. Aqui é totalmente cruel maltratar e matar cachorros, lá eles comem. Por quê isso? Influencia cultural? Costumes? Como isso foi construído? Será que os antepassados chineses comiam cachorros? Eles sabiam que isso era mau/bom?

 

Novamente, subjetivo.

 

:/

 

A sociedade foi/é formada por homens. Se o homem está dentro dela, o surgimento foi maligno ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

×
×
  • Criar Novo...