Ir para conteúdo
  • 0

Dúvidas Frequentes Sobre Mapping/remeres


Vilden

Pergunta

Este tópico foi 'mesclado', foram utilizados três outros tópicos para forma este, assim ficando

mais organizado e tudo em somente um local.

 

Creditos: ArthurFavilla e locosporot

 

 

Dúvidas Frequentes sobre Mapping/Remeres

 

 

 

ArthurFavilla Responde:

 

 

1# Como colocar level nas portas?

É simples! Use aquelas portas próprias, Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse encima da porta, no Action ID, você coloca o level, por exemplo, quando o action ID for 1080, a door será de level 80, quando for de 1120, a door será de level 120, quando for 1009, a door será de level 9.

 

2# Como utilizar Locked Door?

Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse encima da porta, e no Action ID coloque 999, pronto, sua porta está trancada.

 

3# Como fazer quests?

Modo 1# Você escolhe o baú, e coloca no mapa, clique duas vezes com o botão esquerdo nele, e coloque o ID do iten que você quer ganhar na quest, no Unique ID. Pronto sua quest está feita =]

 

 

4# Fiz uma quest que é necessario o uso de uma alavanca. Já tenho o meu script pronto... Como colocar?

Dê dois cliques com o botão esquerdo na alavanca, e no Action ID, coloque a ID que você colocou lá na pasta de Actions.

 

5# Não acho o item que quero, mas sei o ID dele, como procurar pelo ID?

Simples, aperte a tecla J, e coloque o ID do item, logo aparecera, dê 2 cliques que você vai para o local que ele esta =D

 

6# Como coloco um NPC novo no meu mapa?

<RME> Você vai em File, Import, Import Monster/NPC, acha seu NPC no seu computador, e pronto =]

 

7# Como fazer um teleport secreto?

É simples. Você coloca seu teleport, configura ele,e depois coloca alguma coisa para esconde-lo, uma cadeira, um pouco de gravel, dentre muitas outras coisas que também dão certo (:

 

8# Como eu faço um teleport?

Você coloca o teleport no seu mapa, depois disso, você leva o mouse encima do tile em que ele vai levar, feito isso, irá aparecer no canto inferior direito, x= ? y= ? z= ? (? são "números") você anota esses numeros, dê dois cliques com o botão esquerdo do mouse no teleport, e lá vai ter alguns espaços, dentre eles, três escritos x, y, z, coloque os numeros neles, dê ok, pronto seu teleport está feito =] Clique Aqui

 

9# Como tirar protection zone do mapa?

<RME> Clique no protection zone, no canto inferior esquerdo do map editor, aperte CTRL e passe por cima da onde quer tirar o protection zone. <SimOne> Clique no protection zone, que fica no topo do map editor, e passe por cima da onde quer tirar, sem apertar CTRL.

 

10# Como mudar o nome da house, e coloca sua rent?

Você primeiramente tem que selecionar os tiles da casa, após feito isso, no house pallete, clique em select exit, e clique onde ele vai cair quando ele disser alana sio. Agora vá em edit, ainda no house pallete, clique em edit, lá você coloca o nome da sua casa, e a rent. (:

 

11# Como mudar a versão do meu mapa?

É simples, vá em Maps>Properties, ou então aperte CTRL+P. Feito isso, você entrará uma janela com 6 opções, vá na segunda, client version, e coloque a versão que você quer seu mapa! Lembre-se que se você quer ele na versão 8.5, seu map editor precisa ser uma versão 8.5 ou superior.

 

12# Como eu retiro/coloco borda automatica no RME?

Fácil, basta você apertar a letra 'A'.

 

13# Eu não consigo ir pelo minimap, mas eu sei as coordenadas do local, da pra mim ir?

Sim, dá! Você clica em Edit>Goto Position, ou aperta CTRL+G, ao clicar, irá abrir uma janela com 3 espaços em branco, no primeiro espaço, você coloca o numero do 'x', no segundo você coloca o do 'y' e no terceiro o do 'z'. Aperte ok e pronto =D

 

14# Como dar nome para minha cidade?

Aperte CTRL+T, irá aparecer uma janela, com um quadro branco, maior, e logo embaixo escrito "add", clique em add, embaixo tem: Name/ID, coloque ali o nome da sua cidade, vá no templo e veja a posição onde quer que o player nasça, e coloque em temple position. Pronto sua cidade está configurada.

 

15# Como eu dou nome ao meu depot? Pra quando eu mandar um parcel para tal cidade, ir para ele?

Primeiro de nome a sua cidade (ensino isso na pergunta 14), ao terminar, vá ao depot, e clique com o botão auxiliar, direito, na caixa do depot e vá em propriedades. Lá, vai ter Depot ID, clique na seta ao lado, e escolha a cidade. Pronto está configurado =D

 

16# Como criar miragens?

Primeiro, você cria a 'realidade', após ter criado o que realmente existe, suba dois andares, e crie lá a miragem, exatamente encima do objeto real, lembre-se de colocar o mesmo tile que você usou embaixo, encima. Um tutorial sobe isso pode ser lido clicando aqui

 

17# Como juntar dois mapas?

Primeiro, você aperta SHIFT e seleciona a parte do mapa em que você quer colocar, selecionado verifique se ficou mais escuro que o restante do mapa, verificado aperte CTRL+C. Vá para o outro mapa, aperte CTRL+V e leve ao local que você quer colar seu mapa.

 

18# Como realço o RPG no meu mapa?

Isso não é algo para se responder em poucas palavras... É algo bem complicado, mas vou tentar resumir. Faça quests, com npcs, conversas, viagens, detalhe muito bem sua cidade, crie uma história para seu OT, e siga ela no seu mapa, A RISCA! Bom, esse é o básico.

 

19# Como eu coloco uma porta para abrir com chave?

Primeiro, você escolhe a porta, coloque no mapa, e vá em propriedades. Coloque em Action ID, um numero, ex: 8000. Depois você escolhe a chave, que irá abrir a porta, clique em propriedades e coloque no Action ID o mesmo numero e está pronto =D

 

20# Como fazer aquelas florestas do Tibia Global?

Suas florestas ficam feias? O Minimap fica feio? Leia isso! Primeiramente, coloque bush ID: 2767 e small fir tree ID: 2768, coloque uns 3, para cada duas arvores. Lembre-se de não coloca-los reto, sempre em curva. Quando acabar de colocar, começe a pôr as arvores, sempre tentando tampa-los, deixando apenas um amostra. Assim seu minimap ficará muito parecido com as florestas do Tibia Global.

 

 

 

 

Locosporot Responde:

 

 

1 - Como instalar?

A instalação é simples, como qualquer outro programa. Depois que instalar abra o map editor e vá em File/Preferences, na próxima janela vá na aba Client Version.

Depois disso é mais simples ainda, selecione a sua versão padrão (em default client version) e nas cainhas abaixo você deverá indicar o local onde o tibia está instalado, não precisa ser todos, apenas a versão que você quer usar.

 

 

2 - Como buscar um item?

Com o map editor aberto, aperte J. Irá aparecer uma caixa, onde você deverá colocar o nome do item que deseja.

 

3 - Quando eu vou deletar algum item do mapa, acaba bagunçando tudo que está perto, tem como tirar?

Este é um recurso muito interessante no RME, chama-se Auto Border. Para desativar basta apertar "A", para ativar novamente aperte "A" denovo.

 

4 - E como saber rapidamente se o Auto Border está ativado?

Clique em alguma borda (Aperte Espaço para ficar apenas a Seta), se apenas a borda ficar escura o Auto Border está desativado, se a Borda + o Chão ficarem escuros o Auto Border está ativado.

 

5 - Como colocar level nas portas?

Primeiro a porta tem que ser um Gate Of Expertise (Utilize dica 1). Clique com o botão direito e vá em Properties, No ActionID você colocará o level da porta, exemplo, para uma porta de level 100 o actionID deverá ser 1100, uma porta de level 8 o actionID deverá ser 1008, uma porta de level 15 o actionID deverá ser 1015, entenderam?

 

6 - Como trancar uma porta?

Clique com o botão direito e vá em Properties, no actionID coloque 999.

 

7 - Como coloco um NPC ou Monstro no map editor?

Vá em File/Import/Import Monsters/NPC e faça a festa :]

 

8 - Como criar quests?

Leia Este Tutorial.

http://www.xtibia.co..._1

 

9 - Como tirar Protection Zone?

Selecione o Icone de PZ Tool, segure CTRL e passe normalmente. Essa dica vale pra algumas outras Tools.

 

10 - Como mudar a versão do mapa?

Aperte CTRL + P e mude a versão em Client Version, se não encontrar a versão desejada mude tambem o Map Version. Se mesmo assim não encontrar atualize seu map editor para uma nova versão.

 

11 - Como fazer um Teleport?

Coloque o teleport no mapa (1387), depois anote a posição em que o teleport irá levar (A posição é dada por coordenadas X Y e Z). Com a posição anotada, clique com o botão direito no teleport, e vá em properties. Agora é só colocar a posição anotada.

Vc tbm pode dechar ele secreto so botar algo por cima ,eu aconselho botar uma large gem fica bonito

 

 

12 - Como Add novos monster e npcs no remeres .

 

1° Passo - Após abrir seu remeres map editor vá em File->Import->Import npcs/monsters (na aba superior)

 

2° Passo - Irá abrir uma janela de procura, nessa janela você irá procurar o arquivo xml do seu

npc ou monster, quando encontrar seu npc/monster de um clique duplo sobre o arquivo dele.

 

 

3° Passo - Agora é só você ir em Creature palette e vai estar la o seu npc ou monster novo

 

 

.::Erro::.

 

 

Obs: Caso der erro sobre algo do arquivo .xml do npc pode ser que a script do npc esteja bugada e será

necessária a correção do mesmo.

 

 

13- Como rodar os items?

Simples, com alguns items do DOODAD palette é possível rodar, apertando a tecla X

 

 

14- Como Randomizar mapa inteiro:

O RME MAP EDITOR conta com uma função muito útil para os otservers em que você fez com o SIMONE MAP EDITOR, "Randomize Map"

Nessa função ele randomiza quase todos os tiles, as gramas, o gelo, a terra das caves e etc...

Para fazer isso vá em Edit > Border Options > e clique em Randomize Map.

 

15- como fazer todas as bordas:

Essa função permite por bordas no seu mapa inteiro de uma vez, vá nas opçoes do auto border e clique em Borderize Map, o seu mapa ficará com as bordas.

 

 

16- Como aumentar o zoom?

Simples, use a "roleta" que tem no mouse.

 

 

17- Como faço para apagar tiles de casas / PZ?

Você pode apagar com qualquer "pincel", mantenha pressionada a tecla CTRL e desenhe. (Shift ainda funciona como normal)

 

 

 

18- Como eu utilizo a ferramenta apagar?

Selecione a ferramenta de apagar.

Se você só clicar com o botão esquerdo do mouse, você só removerá itens na posição atual.

Se você manter pressionada Ctrl ao clicar com o botão esquerdo do mouse, você apagará telhas e chão.

Se você manter pressionado Shift ao clicar com o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens.

Se você mantenha pressionada Ctrl, Shift e o botão esquerdo do mouse você pode selecionar um espaço de onde você deseja excluir todos os itens e todo terreno.

A não ser que você desmarque a opção "Eraser não deleta unique itens" no Menu preferências a borracha não exclui itens em containers ou itens com unique e / ou action ID.

 

 

19- Como eu faço casas?

Bom, para fazer casas no RME MAP EDITOR você deve criar uma cidade primeiro....

Para criar uma cidade vá até MAP > EDIT TOWNs

Ali você faz a cidade...

Agora faça uma casa, vá no pallete de casas, selecione a cidade e clique em ADD.

Selecione os Tiles da casa e depois a saída dela.

Pronto, aí está sua casa.

 

20- Eu não encontrar um certo item, onde está ela?

Você pode encontrar todos os itens utilizando o "Raw Palette" ou procure - o pressionando "J" no teclado. Você pode procurar por ambos os nomes e IDs. A lista com todos os itens encontrados de pesquisa serão exibidos em uma lista abaixo.

 

21- Como faço para copiar / colar / mover uma parte do mapa?

Se você tem um item ou "pincel" selecionado de um espaço para selecionar o "ponteiro" (ou o que ele é chamado). Agora mantenha pressionado shift e arraste o mouse, mantendo baixo botão esquerdo do mouse para selecionar uma área. Agora, você pode simplesmente mover a área selecionada ou pressione Ctrl + c, Ctrl + v para, em seguida, colá - lo no Editor. Você precisará clicar com o botão esquerdo do mouse antes de botar o conteúdo colado ao próprio mapa.

 

22- eu quero outra árvore! Posso ver os tipos de variações?

Mantenha pressionada CTRL e clique em espaço, enquanto o doodad estiver selecionado a variação mudará.

 

23- As paredes têm a orientação errada! Como faço para rodar elas?

Mantenha pressionado ALT com o wallbrush selecionado e clique no tile para girar que parede.

 

24- Como fazer montanhas de neve/gelo?

Bom, primeiro você deve baixar isso AQUI, quando substituir os arquivos, vá até a terrain pallete, e depois snow.

Irá perceber que há 2 novos ícones, snowy mountain e icy mountain.

Agora clique neles, faça a montanha que quiser, ficara meio "bugado", agora vá na ferramente "optional auto border", e faça as bordas da montanha de gelo.

 

 

25 - Quando eu abro meu mapa a tela fica branca!!

Não é em qualquer pc que o remeres funciona, caso aconteça isso no seu pc

apenas reabra o mapa caso ainda fique com a tela branca tente reinstala o

remeres, tente abrir apenas o remeres.

 

26- Como botar nome e rent na casa!!

 

Você primeiramente tem que selecionar os tiles da casa, após feito isso, no house pallete, clique em select exit, e clique onde ele vai cair quando ele disser alana sio. Agora vá em edit, ainda no house pallete, clique em edit, lá você coloca o nome da sua casa, e a rent.

 

 

27- Como desativar o auto border?

 

 

Simples aperta "A"

 

 

28- Como ir para um local pelas cordenadas?

 

Aperte CTRL+G ira aparecer 3 espaços em brancos

 

1º = x

2º = y

3º = z

 

29- Como colocar nome na cidade que vc criou?

 

Aperte CTRL+T ,Aperte em ADD bote nome/id ,e em posiçao do temple ,bota onde quer que os players nasce.

 

30- Como juntar maps ?

 

Aperte SHIFT marque oque quer colar no outro map ,veja se fico escuro se ficou aperte CTRL+C depois va onde quer colar e Aperte CTRL+V

 

 

31- Como vejo meu mapa de longe?

 

Aperte Q para ver de longe e W para voltar

 

32- Como colocar spawn de bichos no mapa?

 

Logo

em cima, na barra de ultilidades do Map Editor, tem um quadrado

vermelho, do lado dá casa, clique nele e clique no lugar do mapa, logo

ápos você colocara bichos na área vermelha. Ai vem você e me pergunta:

E pra que serve o foginho do meio? Aquilo serve para diminuir/aumentar

a area de spawn, clicando com o botão direito do mouse no foginho.

 

33-Fiz uma quest que necessita de uma alavanca, já tenho o meu script pronto... Como colocar?

propriedades na sua alavanca, ID 1945 ou 1946, dependendo do que está

no script, onde está ActionID, coloque o ID dá Action que você colocou

no Actions.xml. Exemplo, se você colocou 9050, lá você tem que por 9050.

 

 

 

Comandos rápidos do Remeres [Atalhos]

cdmanga responde:

 

  • Ctrl + Q = fecha o Remere's map editor
  • Ctrl + W = deixa o floor a baixo invisível
  • Ctrl + E = deixa o mapa invisível
  • Ctrl + T = abre o editor de cidades (serve para editar o nome da cidade e aonde fica o templo “local onde o personagem renasce após a morte”)
  • Ctrl + Y = vai para frente (ex: após usar Ctrl + Z)
  • Ctrl + O = procurar para abrir um arquivo (open file)
  • Ctrl + P = abre as propriedades do mapa
  • Ctrl + S = salva o mapa
  • Ctrl + F = procura itens (pela id ou nome)
  • Ctrl + G = vai para o local escolhido (definido por: X/Y/Z
  • Ctrl + Z = volta uma coisa
  • Ctrl + C = copia o local selecionado
  • Ctrl + V = cola o local selecionado (após usar Ctrl + C)
  • Ctrl + N = cria um novo projeto
  • Q = deixa o floor abaixo mais escuro
  • W = abre palette de waypoints
  • E = desativa visão de casa
  • R = abre palette de RAW
  • T = abre palette de Terrain
  • I = abre palette de items
  • O = marca em vermelho os locais onde o personagem não consegue passar
  • S = aparece ou desaparece o Spawn time flame (fogo que faz monstros renascerem)
  • D = abre palette doodad
  • F = faz os animais desaparecerem
  • G = Deixa objetos transparentes
  • H = abre house palette
  • J = abre o itens selecionado no RAW palette (usando id ou nome)
  • C = abre palette de creatures
  • V = marca em azul todos os detalhes do mapa
  • M = abre o mini mapa de navegação

 

 

 

21nl25z.png
Editado por Vilden
atualizado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posts Recomendados

  • 0

Pode ser que as versões estejam diferentes, coloque as duas em só uma

versão e tente.. se não funcionar pode ser erro do funcionamento do remeres

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

preciso de ajuda então gente estava fazendo um mapa no rme só que o meu ot é 9.53 e quero por os monstros da atualidade só que eu seleciono os monstro na pasta do ot e eles até aparecem com o nome só que eu clico neles eles n aparecem e n tem como colocar no mapa e ja vi varios ot com monstros do 9.53 como eles conseguiram se o rme só vai até 9.31 FAST PLZ +rep

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Então cara eu tbm nem sei onde conseguir e os que tem nem n tem os bixo do 9.53 no max 9.31 ;s eo rme só vai até 9.31 e ainda esta na versão beta Oks

sou GM de um ot por isso to com essa dudiva ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Vilden, tem como me dar uma forcinha? O meu RME's abria normal meu mapa, ai de repente ele começou a dar um erro falando que está em uma versão incorreta o OTBM, ja tentei de tudo, já postei aqui no XTibia também mas ninguém me ajuda... Tem como você me ajudar? O RME's não ta abrindo mais nenhum mapa, nem o backup original do OT! Ja reinstalei, ja reinstalei o Tibia 8.54, o 8.60, ja fiz tudo! Tem como em dar uma ajudinha?! Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa galera estou com uma dúvida, eu coloquei uma nova porta nas casas aquelas portas de zao só que não está funcionando a porta para ficar igual de casa normal se for possível alguém pode me ajudar?

Quando eu dou look na porta aparece Report intem e mas algumas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A resposta ali, de trocar a versao do seu servidor, funciona mesmo ? Sério tipo vamos supor eu tenho um 8.60, e quero passar pra 9.60 funciona ? Nao consigo acreditar, vou testar aq :X

 

 

#Edit

ÉÉÉ,,,, nao funciona ;/

Editado por Claudio14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A resposta ali, de trocar a versao do seu servidor, funciona mesmo ? Sério tipo vamos supor eu tenho um 8.60, e quero passar pra 9.60 funciona ? Nao consigo acreditar, vou testar aq :X

 

 

#Edit

ÉÉÉ,,,, nao funciona ;/

 

Claro que funciona.

Para fazer isso você vai precisar do rme 2.2 e Tibia 9.6

 

RME: http://remeresmapeditor.com/marklar.php

Tibia: http://remeresmapeditor.com/marklar.php?clients

 

Após ter instalado o RME e Tibia abra seu mapa que você deseja mudar a versão e aperte CTRL+P, vai abrir uma janelinha com algumas opções, na opção "Client Version" você bota 9.60 e da OK.

Feito isso seu mapa estará na versão 9.6.

 

Mas para conseguir rodar ele em algum server você precisa de algum server 9.6.

 

http://www.xtibia.com/forum/forum/764-otserv-9x/

 

Com certeza nesse link você vai achar um server 9.6 pra você usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...